1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As coroas de Thranduil

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Nessä Nólatáry, 8 Ago 2014.

  1. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    Observado os seguintes trechos:

    “Em sua cabeça havia uma coroa de frutos e folhas de leitura, para o Outono chegou novamente.”

    (...) Thranduil se veste como um grande Senhor Elfico....Um Rei Coroado não por ouro e diamante trabalhado, mas com bagas e folhas vermelhas no outono, e flores silvestres colhidas em belos jardins na primavera (..)

    "... sentava-se um rei da floresta com uma coroa de folhas sobre os cabelos dourados... Seus cabelos dourados estavam enfeitados com flores, pedras verdes e brancas brilhavam em seus colares e cintos, e seus rostos e canções eram cheios de alegria."

    "Ele não usa mais a coroa de ramos de árvores e sim uma coroa metálica que lembra o estilo dos elfos que já conhecemos nos filmes do Senhor dos Anéis. Lembrando da cena do início de o Hobbit, uma jornada inesperada, Thranduil não aparece com essa armadura, mesmo estando na liderança de seu exército. Essa armadura se assemelha a armadura usada por Elrond, por também ser um metal escuro." - Este trecho é um comentário do filme

    Me faz pensar: Thranduil usava uma coroa para cada estação do ano? Elas tinham nome especifico? Qual o nome da esposa dele? Já encontrei 2 nomes nas net, Wilwarin e Talanwen, mas não sei qual é verídico! Existe algum texto ou ensaio no qual Tolkien fale mais sobre a mãe do Legolas?!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Olha, quanto ao nome das coroas e da mãe do Legolas, não se encontram em nenhum texto canônico, que eu me lembre.
     
  3. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    E o nascimento de Thranduil, tem alguma indicação? Em enciclopédias ele é colocado como sendo da Primeira Era, mas nunca encontrei a referência...
     
  4. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Bem, tudo que sei é o que encontrei numa nota sobre etimologia que contava que Tolkien já tinha demonstrado alguma resistência em determinar o significado até mesmo para o próprio nome do Thranduil.

    Tal é a ausência de informações sobre os primeiros anos de Legolas, a falta de dados sobre Thranduil que apontam para um buraco na história de Thranduil que parece ser sistêmico a todos os membros da família.

    Quer dizer, se Legolas e Thranduil, os quais são mais significativos na narrativa estão cheios de lacunas então a mãe de Legolas realmente é uma incógnita.

    Serve adicionar que para efeito de fanart é possível navegar na possibilidade de que os personagens da terra média seguem o padrão e reúnem um pouco de cada força (destino, coincidência, livre-arbítrio) então a mãe de Legolas também estaria amarrada em parte ao destino do próprio nome e das escolhas que fez. E aqui fica a explicação do porque eu ter ido buscar pela etimologia dos nomes deles, para projetar alguma coisa mínima na minha cabeça sobre ela baseado nos métodos de Tolkien.

    Pra mim, tenho tendência a considerar o histórico de guerras no passado de Thranduil (como a guerra que uniu Galadriel e seu esposo), de que se uma esposa apareceu e engravidou nesse meio tempo a construção do personagem talvez esteja relacionada ao destino de exílio forçado das terras destruídas... A ausência total dela das narrativas também não parece um bom sinal e poderia indicar uma viagem para o Oeste, morte por assassinato ou um erro intencional ou não de Tolkien. Aí dependeria da teoria.
     
    Última edição: 18 Ago 2014
    • Gostei! Gostei! x 2
  5. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    Vasculhando pela internet, encontrei as seguintes informações mas não sei se codizem com Tolkien, mas faz sentido de certa forma, então analisemos:

    ''Senhor dos Elfos''

    Nome:
    Thranduil/(Tharanduil= Além do Grande Rio)
    Sexo: Masculino
    Raça:Elfo
    Linhagem: Sindarin
    Idade: Desconhecida (nascido antes de 1000 S.E.)
    Origem: Lindon
    Moradia: Reino da Floresta
    Classe/Ocupação: Rei
    Súditos: Tawarwaith (Elfos Silvestres)


    Domínios:

    Reino da Floresta:
    Toda região norte de Eryn Lasgalen (Floresta das Folhas Verdes), entre as Ered Mithrin (Montanhas Cinzentas) e as Montanhas da Floresta (ao norte da Velha Estrada da Floresta). Inclui-se no reino o "Rio da Floresta", o "Rio Encantado", o "Portão da Floresta", a "Trilha dos Elfos" e os "Salões de Thranduil" (Capital do Reino)


    Línguas: Sindarin (fluente); Elfico Silvestre (fluente); Quenya (fluente); Westron (fluente);


    Aparência


    Thranduil é alto e de porte nobre, e sua pele é bastante clara. Seu rosto é sereno, nem jovem nem velho, mas carregado de sabedoria e magia antiga, o que é acentuado por seus olhos tão brilhantes quanto as estrelas de Varda, das quais eles parecem ter capturado o brilho. Seus longos cabelos parecem fios de ouro, e sua voz é clara e imponente, bela e calmante como as ondas do mar.

    Vestimentas

    Thranduil se veste como um grande Senhor Elfico, mas não um carregado de metais e jóias preciosas; Veste-se como um Rei exaltado pela própria floresta, usando suas cores e fragrâncias místicas, sentado num tronco esculpido. Um Rei Coroado não por ouro e diamante trabalhado, mas com bagas e folhas vermelhas no outono, e flores silvestres colhidas em belos jardins na primavera. Em suas mãos não carrega um cetro polido, mas um cajado de carvalho entalhado. Por isso, aos olhos de outras casas elficas, Thranduil (e o resto de seu povo) parece ser mais "rústico"


    Personalidade

    " I'll take a quiet life ....silent... such a pretty house, such a pretty garden with no alarms and no surprises. No alarms and no surprises please."

    (radiohead)


    A muitos anos atrás Thranduil, e um pequeno grupo de elfos Sindarin, decidiu abandonar a vida das Grandes Casas Elficas, que viviam sob a eterna tensão de batalhas. Assim ele optou por uma vida mais simples, rústica e silvestre, aonde deixaria ao lado de fora toda a dor e preocupação, e voltaria, como os primeiros elfos, a observar as estrelas ainda sem nome e sentir toda a alegria do florescer. Thranduil nunca desejou expandir seus domínios conquistando outras terras, mas apenas defende-los e viver em paz, sem se misturar com os problemas do mundo de fora. Infelizmente isso nunca foi definitivamente alcançado, e seu povo foi obrigado a participar das grandes guerras das eras passadas.

    Sua ligação com a natureza é muito forte, e prefere viver no seio da floresta, em seus salões escavados na terra e na rocha, do que viver em grandes palácios frios, cercados de aristocracia.

    Não obstante, gosta muito de caçar montado a cavalo com seus arqueiros de elite, assim como apreciar belas safras de vinho.


    Habilidades

    Arqueirismo, esgrima, leitura e escrita, montaria, conhecimento de ervas/historia/ritualistica, afinidade com a floresta (consegue se comunicar com plantas e animais através de palavras/gestos/olhares/pensamentos), senso de orientação, previsão do tempo, canto, conhecimento de estratégia de guerra, sobrevivência, ocultação.


    • Pontos Fracos:
    1. Dependentes: Thranduil é um Rei, e por isso nunca pode tomar decisões por si próprio; tem sempre que pensar no bem estar de seu povo;
    2. Trauma: As lembranças da batalha da Ultima Aliança o marcaram profundamente. Sempre que é obrigado a relembrar o momento é tomado de tristeza;
    3. Serenidade: Como já alcançou a maturidade elfica, Thranduil raramente se envolve em disputas "corporeas" (embate de espadas, etc) (Não se aplica situações de guerra, defesa pessoal, "duelos de poder" ou arco e flecha);
    4. Bondade: Thranduil não consegue deliberadamente fazer o mal, mesmo com seus prisioneiros (não se aplica a criaturas de Morgoth);


    Parentes:

    Pai = Oropher (morto em 3434, no cerco a Mordor)

    Filho = Legolas (um dos "Nove Caminhantes" que levaram o Anel Um a destruição, e tornou-se amigo de Gimli, Filho de Glóin.)

    Esposa = Wilwarin (Partiu para Aman)

    História:

    Thranduil foi um dos elfos Sindar a se misturar aos Elfos Silvestres que migraram em direção a leste no inicio da Segunda Era. Ele e seu povo procuravam isolamento, pois desejavam voltar a levar a vida simples dos elfos do inicio dos tempos, e não queriam mais se meter nos assuntos dos Noldor e das outras casas Elficas, ou de qualquer outro povo, como os Homens e os Anões. Oropher, pai de Thranduil, levou-os atravessando o Grande Rio e fundou o Reino da Floresta ao sul da Grande Floresta Verde. Nessa época Sauron ainda não fixara seus dominios em Mordor, e a região parecia bastante agradavel.

    Originalmente a capital do reino ficava em Amon Lanc, porém mais tarde Oropher moveu-se com seu povo para além dos Campos de Lís. Tomou essa decisão pois a região se mostrava muito "populoza". Do outro lado do Anduin viviam os elfos de Lórien, e também Galadriel e Celeborn, de quem ele se ressentia por intrusões. Além disso, a região ainda acomodava os anões em Khazad-dûm, que começavam a incomoda-lo.

    Então Sauron contruiu Barad-Dûr em Mordor, e Oropher mudou-se novamente, indo para Emyn Duir, nas Montanhas da floresta.

    Apesar de desejar o isolamento Oropher sabia que a paz nunca seria real com a ameaça de Sauron. Assim reuniu uma grande contingente de guerreiros do seu povo, somados aos homens de Malgalad de Lórien (Amdír, pai de Amroth), e marchou em direção a Mordor na batalha da Ultima Aliança.

    Thranduil foi um desses guerreiros e lutou bravamente ao lado de seu pai. Mas Oropher era muito independente e não morria de amores pelos Noldorin, a quem culpava pelos grandes maleficios da era anterior, e não quis se submeter ao comando de Gil-Galad. Assim resolveu atacar, liderando o primeiro assalto aos portões de Mordor antes de todos.

    Seu guerreiros eram muito valorosos, mas não contavam com equipamentos ao nivel dos exercitos de elfos do Oeste. Por esses dois motivos as perdas foram muito maiores do que o necessario, e no final cerca de dois terços de suas hostes pereceram. Os guerreiros de Malgalad foram praticamente dezimados com seu senhor na região dos Pantanos dos Mortos, e até hoje o local é mal assombrado com os espiritos dos homens, elfos e orcs.

    Oropher também tombou no primeiro ataque, deixando o reino a seu filho. Ele porém nunca mais pode olhar para o sul, em direção a Mordor, sem que uma sombra caisse sobre sua face.


    Por isso, na Terceira Era, quando forças escuras começaram se manifestar em Amon Lanc e toda a floresta começou a ser tomada por aranhas e outras criaturas malignas Thranduil tranferiu novamente a capital para o norte, onde foram contruidos os Salões de Thranduil, uma versão mais "rustica" de Menegroth (Mil Cavernas, Reino de Thingol) em Doriath, na região nordeste, proximo ao rio da floresta. Lá passou a viver protegido por portões magicamente selados. Não era do conhecimento que o motivo real do surgimento da sombra na floresta fosse a tomada da região por Sauron, que lá contruiu Dol-Guldur. Nessa época a floresta ganhou o nome de Floresta das Trevas e Taur-e-Ndaedelos, mas apesar disso, os elfos nunca deixaram de amar a floresta, e durante seu reinado o povo voltou a crescer.


    Em 2941 T.E., um grande grupo de anões se perde em seu reino e acabam sendo capturados. Entre eles estava Throrin II. Algum tempo depois, com a noticia que o Dragão Smaug foi morto, Thranduil marcha ao lado dos homens de Esgaroth em direção a Erebor. Lá, descobre que aqueles anões já tomaram posse de todos os tesouros e, ajudados pelos anões das Colinas de Ferro, declaram guerra aos recém chegados. Porém um grande exercito de orcs resolve atacar, e é iniciada a Batalha dos Cinco Exércitos em Valle (elfos, humanos, anões e águias contra orcs).


    Em 3017 T.E., no dia 21 de março, Aragorn, herdeiro de Isildur, entrega Gollum, que carregou por longos anos o Um Anel, aos cuidados de Thranduil


    Em 3018, no mês de junho, um exercito de Dol-Guldur ataca o Reino da Floresta. O que parecia um ataque comum, era na verdade um plano arquitetado para libertar Gollum, que depois disso desapareceu. Thranduil enviou seu filho, Legolas, até Valfenda contar o acontecido a Elrond


    Apesar dos Elfos não terem participado deliberadamente da Guerra do Anel, não puderam se manter longe das garras do mal. O Reino da Floresta foi atacado por um grande contingente de Orcs, que tentaram incendiar a floresta. Após muita luta, Thranduil e seu exercito conseguiram derrotar os inimigos.

    E, no dia do Ano Novo dos elfos, Celeborn e Thranduil encontraram-se no meio da floresta; deram então um novo nome á Floresta das trevas, Eryn Lasgalen, A Floresta das Folhas Verdes.


    Outros:

    "... sentava-se um rei da floresta com uma coroa de folhas sobre os cabelos dourados... Seus cabelos dourados estavam enfeitados com flores, pedras verdes e brancas brilhavam em seus colares e cintos, e seus rostos e canções eram cheios de alegria.

    Thranduil Reina sobre o estandarte verde, e seus soldados vestem-se de verde e marrom.''


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    --------------------------------------------------------------

    Então crianças o que me dizem?!
     
    Última edição: 8 Ago 2014
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. Belle Vox

    Belle Vox Thranduil Oropherion: Badass !!

    @Nessä Nólatáry ´, essa informações vc pegou aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e esse é um site de RPG, portanto as informações não são canônicas, apenas basedas nas citações de Tolkien, algumas coisas são literais mesmo. Não existe nenhum registro ou informação sobre a mãe de Legolas, nem mesmo sobre a mãe do próprio Thranduil (aliás, Oropher surge do nada tambem, não consta o nome de nenhum dos pais). Isso não é incomum em Tolkien, muitas esposas e mães deixaram de ser citadas.
    As coroas de Thranduil, ao que parece, eram feitas com o material natural de cada estação do ano, e elas não tem nome. No filme foi criada uma armadura para a Batalha dos Cinco Exércitos, na minha opinião muito bonita, e se não ha referencia a ela nos livros, é lógico imaginar que o Rei não fosse lutar sem proteção.
    Todas as fontes as quais eu tive acesso concordam que Thranduil nasceu em Doriath na Primeira Era. Como não há menção, a conclusão é baseada em calculo.
    Ha, se não me engano, duas referencias a Thranduil no Silmarillion, e a maior parte nos Contos Inacabados, se tambem não me engano, na historia de Galadriel e Celeborn. É mencionado tambem na Historia da Terra-Média rapidamente, bem como no Senhor dos Anéis, onde a maioria das citações é referente a Legolas, e nos Apêndices .
    Tudo isso fora O Hobbit, onde ele é chamado apenas de "The Elvenking".
    Apesar de Thranduil , junto com Théoden, serem meus personagens favoritos, não decorei todas as passagens , mas é facil encontrá-las nos livros que citei.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    É uma pena eu não ter acesso aos livros ainda, mas desse jeito o professor acaba com a minha curiosidade!

    Quando o assunto é voltado para a mãe; na verdade para as mulheres; não exite informações
    relevantes! Em toda a mitopedia do professor são poucas a mulheres que tem muita importância fundamental, fora a tia Galadriel, Luthien, Arwen, Idril, que fazem parte da mesma família; tem informações precisas, como data de nascimento, local, pais, era e tudo mais! Entretanto estas mesma informações não foram atribuídas aos demais personagens femininos, pelo fato de não serem tão fundamental na historia digamos assim! Tolkien fez algo tão grande que demoraria meses para liga uma coisa a outra, vejo isso olhando as arvores genealógicas dos hobbtis e anões que dariam um livro inteiro!
     
  8. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Aliás, pesquisando aqui, Wilwarin é na verdade uma das constelações de Arda. Christopher Tolkien sugere que pode ser a constelação de Cassiopeia.
     
  9. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Bem que poderia ser a Cabeleira de Berenice.
     
  10. Deriel

    Deriel Administrador

    Acredito que as coroas se tratem de coroas criadas no momento, em cada Estação, e portanto não teriam qualquer nome especial. Possivelmente para a festa de início da Estação.

    Eu tenho tremenda restrição quanto a essas informações dos filmes que se passam por canônicas junto aos fãs.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  11. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    • Gostei! Gostei! x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  12. Olwë

    Olwë Usuário

    Para começo de conversa, quase tudo o que tem no livro "O Hobbit" é difícil de compatibilizar com o resto do cânon. Afinal, foi escrito antes de "O Senhor dos Anéis" e sem tanto compromisso de ser coerente com um plano de fundo maior... Partindo dessa premissa, dá para - com ressalvas - fazer algumas conjecturas:

    No livro "O Hobbit", o cabelo de Thranduil é descrito como loiro. Já o cabelo de Legolas nunca é descrito como loiro em "O Senhor dos Anéis" (refiro-me ao livro; não ao filme). Thranduil era filho de Oropher e este (Oropher) é descrito como um sindar (um dos "elfos cinzentos", ou seja: que não eram nem elfos da luz - eldar - nem elfos da escuridão - avari) por conta de ter iniciado a Grande Jornada, mas abandonado a viagem no meio do caminho, sem jamais pisar em Valinor.

    A única maneira que eu encontro de compatibilizar os fatos (canônicos) de Thranduil ter cabelos dourados e ser um sindar é que a esposa de Oropher fosse uma dos eldar de cabelos dourados que ele conheceu durante a Grande Jornada. Os cabelos loiros poderiam ter passado da esposa de Oropher para o filho deles (Thranduil).

    Os eldar de cabelos loiros eram os vanyar, que ficaram todos em Valinor e jamais retornaram à Terra Média. Há apenas uma exceção: a casa de Finarfin, que era dos Noldor, esteve em Valinor (e portanto era dos "elfos da luz" ou "eldar") e depois voltou para a Terra Média, para lutar contra Morgoth. Eles tinham cabelos dourados porque Finarfin era filho do patriarca dos noldor (Finwë) e de uma vanya (Indis).

    O meu melhor chute, portanto, é que Oropher tenha se casado com uma descendente de Finarfin, já na terra média, assim nascendo Thranduil com cabelos dourados.

    Como Oropher se misturou a elfos silvestres, passando a reinar sobre eles, Thranduil tinha ascendência dos elfos cinzentos (sindar) por parte de pai (Oropher), mas costumes dos elfos silvestres.
    Legolas, em "O Senhor dos Anéis", identifica-se como um elfo silvestre, mas na carta 297 Tolkien esclarece bem isso ao descrever Legolas como um elfo silvestre de ascendência sindarin.

    Quanto à coroa de flores, não vou dar nenhum chute. Já viajei demais. Apenas vale relembrar que a insígnia da casa de Finarfin era uma coroa de flores douradas (veja-se, a propósito, no Silmarillion, quando mencionado o anel de Barahir).
     
    • Ótimo Ótimo x 3
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Deriel

    Deriel Administrador

    Baseado em que? Qual a origem da imagem? =]
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    Vasculhando o forum achei um
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    do @Ilmarinen sobre desenhos mangas, em site muito legal, mas a inspiração da imagem não é citada =/
     
  15. Deriel

    Deriel Administrador

    @Ilmarinen é um putardo, cheiíssimo de conteúdo. Bom quem sabe ele vê aqui e nos diz a fonte? :D

    Eu rodei o tópico original mas não vi a imagem - é de antes ou depois dos filmes dO Hobbit?
     
  16. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    Creio que seja depois, a maioria das imagens tem os atores como base =)
     
  17. Alatáriel-

    Alatáriel- Usuário

    Já li que a esposa de Thranduil é Wilwarin (borboleta).
     
  18. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Como fiquei curioso para saber como o termo "Wilwarin" andou entrando em circulação no fandom por aí fui cruzá-lo com Thranduil, Wife e/ou Esposa. O google retorna resultados a partir de 2003, e no caso de textos em português a partir de 2010. Todos parecem vir de fanfics. Os resultados para a palavra isolada apontaram fontes que indicam apenas o significado tradicional de constelação e borboleta:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)





     

Compartilhar