1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As cores de Gondor e Arnor

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Senhor_de_Gondor, 27 Fev 2007.

1. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Eu vi em algum site que falava de Senhor dos Anéis(n me lembro qual, mas parecia bastante confiável) a informação de que Gondor e Arnor possuiam estandartes semelhantes(árvores brancas num fundo negro)e em alguns casos e que eles poderiam ser diferenciados, por ''sub-cores'', e essas seriam o azul e o vermelho, o azul representaria Arnor por sua bandeira original apresentar estrelas num fundo azul marinho escuro e por sua capital, no caso, Amnúnias ficar a beira de um lago, o que representaria a cor da água(algo parecido aparece na bandeira de Dol Amroth, é azul pois se baseia na água do mar), o vermelho representaria Gondor, pois sua capital Minas Anor(posteriormente Minas Tirith)se encontra na província de Anórien(a bandeira de Anórien mostra a árvore branca de Gondor num fundo vermelho representando o sol, símbolo de Minas Anor) e segundo eles, o vermelho representa a cor da glória(baseado no império romano) e Gondor, como todos sabem, era o reino dúnedain mais forte e glorioso que existia e podia se comparar com o império romano tanto em poder quanto ''na cor'', eles afirmaram e isso todos sabemos que a sua bandeira original era a já mencionada e que aparece tanto nos livros quanto no filme e que o vermelho n se enquadrava nela de maneira alguma, mas servia para diferenciar de Arnor que era sub-representada pelo azul. Eu achei isso bem interessante e decidir mostrar à Valinor, bem eles deram vários outros motivos para essa representação, mas eu só me lembrei desses(caso eu me lembre de outros, eu os colocarei nesse tópico), o que vcs acharam?

2. Thor_theOld

Thor_theOld Banned

Você realmente gosta de cores de bandeiras, hein... :think: :mrgreen:

3. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Pode-se dizer que sim, gosto muito de detalhes(talvez eu seja perfeccionista), é porque eu tento apresentar fatos e provas e tirar dúvidas para esclarescer de vez coisas que eu já venho postanto em outros tópicos, pessoas modificam o que Tolkien criou e produziu, por causa de bobagens, tiram a originalidade, eu posso citar como exemplo a bandeira de Gondor, Tolkien nunca mencionou uma bandeira daquelas, ela não existe, o que eu tentei descobrir no outro tópico: ela existe? Se existe por que a criaram? E como? Por que a usam tanto? Meu Deus, vcs n se sentem indignados com isso? Sempre adimirei muito o Reino de Gondor(pode-se dizer que sou um grande fã dessa criação maravilhosa de Tolkien), amo cada detalhe que se possa referir a esse reino, desde construções, mapas, até a belíssima bandeira com um elegante fundo negro, Tolkien estabeleceu tudo isso, então, meio que de repente, chega alguém e embaralha tudo, a pessoa fica extremamente confusa, poderia ser qualquer coisa, dentre elas foram ''as cores'' por assim dizer de Gondor,então fiquei em dúvida quanto a sua originalidade, pense em algo que vc admira muito e modificam tudo o que vc gostava, é muito frustante, por isso vim atrás de conselhos com os mais sábios, busquei Valinor, onde a luz do antigo oeste ainda vive, para esclarescer de vez essas muitas dúvidas minhas, e até hoje, travo essa ''guerra contra esse azul'', tentem ver esse ''azul'' como uma manifestação da quebra de originalidade dessa magnífica obra que J.R.R. Tolkien produziu, conhecida por todos como O Senhor dos Anéis.

OBS.: Continuem dando suas opiniões sobre o assunto referido no tópico, esse texto eu fiz para o Lobo Nobre ou para qualquer um que esteja interessado a lê-lo e me ajudar nessa ''empreitada'', para ''salvar'' Gondor.

''O mundo está dividido entre aqueles que leram e que não leram O Senhor dos Anéis''

Última edição: 28 Fev 2007
  4. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Bem, alguém tem o que falar sobre esse texto? Pode-se dizer que possui algum fundamento?

5. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Infelizmente não sei dizer ao certo se essa simbologia toda com relação as cores das bandeiras é válida. As Sete Pedras e a Árvore branca simbolizam o que sobrou de Númenor, resgatado pelos Fiéis. Quanto a outros símbolos, os que ostentavam poder seriam o cetro de Annúminas e o Anel de Barahír, que lembram o passado glorioso. Com relação ao que você achou na internet, ele faz sentido, mas pode muito bem ter sido criado, com bases em interpretações, Anor (sol), com o vermelho, e assim por diante.

6. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Mas o que me faz pensar que o vermelho poderia representar Gondor n é por causa só desses fatores, mas por muitos dizerem que remota à origem númenoriana do reino, por que dizem isso?

7. Lyvio

Lyvio Usuário

Nada mas justo que represenjtar a bandeiras com cores e simbologia, afinal tolkien é detalhista e logicamente ele colocaria cores com simbologias lógicas adssim como os paises estados cidadse e etc. atualmente e antigamente também, tornado assim mais real.

8. Aracáno Elessar

Já li, inclusive aqui no fórum, sobre a colocação da cor vermelha remeter-se a estrela que daria o nome quenya de Númenor como Elenna-nórë [terra em direção a estrela*].
    Abraços.

9. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Vc lembra onde está essa colocação? Eu gostaria de ver.

10. Aracáno Elessar

Infelizmente não lembro, mas está, creio eu, aqui no "Diga Amigo e Entre".

Abraços.

11. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Mas vc saberia dizer porque Elenna-nóre é representada pelo vermelho e conseqüêntemente, Númenor e Gondor?

12. Aracáno Elessar

Elenna-nóre é o nome élfico para ilha de Númenor, a Terra em direção a Estrela, e essa estrela seria vermelha. Por isso a ligação de Númenor (Elenna-nóre) com o vermelho.

13. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Eu me pergunto às vezes: Tolkien nunca mencionou essa relação do vermelho com Númenor e Gondor? Afinal ele era detalhista, nunca vi nenhum comentário dele sobre isso que estamos discultindo, aliás eu encontrei outro fator para considerar que o azul se relacionaria a Arnor: ''Houve uma época em que o Reino de Arnor foi dividido em três reinos: Arthedain, Cardolan e Rhudaur, sabe-se que esses três reinos possuiam bandeiras tanto como o reino de outrora, Arthedain possuia uma bandeira azul em que apareciam estrelas azuladas, Cardolan, um carneiro dourado em fundo verde com uma estrela e Rhudaur, um cervo também dourado em fundo vermelho, igualmente, com uma estrela. Sabe-se também que Arthedain era o Reino mais poderoso dos três e sua capital era a antiga capital do reino de Arnor, Amnúninas, daí sua semelhança com o antigo reino, seu estandarte também herdou essa semelhança, seguindo o padrão azulado, enquanto Gondor continuava a ser representada pelo vermelho, pelos fatores anteriormente citados e por sua descendência do antigo reino de Númenor...''

14. Aracáno Elessar

São relações possíveis de serem feitas, e interessantes a quem interessa os detalhes. Quanto ao vermelho, provávelmente é mencionado nas obras, quando fala-se da formação de Númenor, ou algo do tipo. Tolkien era sim bem detalhista, e se procurar bem irá encontrar vários significados, de cores, símbolos, etc.

15. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Se tiver alguma menção de Tolkien sobre isso, poste aqui plz...

16. Aracáno Elessar

É só dar uma olhadinha nos livros, nas partes descritivas, com cautela, vai encontrar muitos detalhes... =]

17. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Qual deles vc recomendaria?

18. Aracáno Elessar

Diria que a descrição da Ilha de Númenor em Contos Inacabados pode ser enriquecedora neste quesito, e mais que os demais, O Senhor dos Anéis, o mais rico em detalhes.

19. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Gostei, mas na sua opinião, que cor poderia se relacionar a Gondor tirando as originais já mencionadas(preto, branco e prateado)? Pode parecer irrelevante isso, mas pense na mente detalhista de Tolkien, tente se basear em fatores dos livros ou dos filmes, obrigado.

20. Aracáno Elessar

Eu que agradeço a confiança em mim depositada. =]
    Sempre que penso nos reinos do exílio, antes de tudo, penso no auge da cultura númenoreana, e em seus ícones. A árvore Branca, e as Sete Pedras vigias. Quanto a cores, habituei-me a pensar no Negro e Prata, mas o dourado de Ar-Pharazôn (por mais que metafórico) e o vermelho das velas de suas naus sempre me estão a mente. Então, ao pensar Gondor, penso em Osgiliath, e sua abóbada estrelada, no prata das estelas, no negro do céu noturno, no vermelho vívido, talvez como a lembrança da estrela a qual Númenor ia em direção a, ou mesmo do esplendor de Ar-Pharazôn, que por mais corrompido que possa ser, representa uma grandeza humana.

Abraços.

Compartilhar