1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As cores de Gondor e Arnor

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Senhor_de_Gondor, 27 Fev 2007.

  1. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Eu vi em algum site que falava de Senhor dos Anéis(n me lembro qual, mas parecia bastante confiável) a informação de que Gondor e Arnor possuiam estandartes semelhantes(árvores brancas num fundo negro)e em alguns casos e que eles poderiam ser diferenciados, por ''sub-cores'', e essas seriam o azul e o vermelho, o azul representaria Arnor por sua bandeira original apresentar estrelas num fundo azul marinho escuro e por sua capital, no caso, Amnúnias ficar a beira de um lago, o que representaria a cor da água(algo parecido aparece na bandeira de Dol Amroth, é azul pois se baseia na água do mar), o vermelho representaria Gondor, pois sua capital Minas Anor(posteriormente Minas Tirith)se encontra na província de Anórien(a bandeira de Anórien mostra a árvore branca de Gondor num fundo vermelho representando o sol, símbolo de Minas Anor) e segundo eles, o vermelho representa a cor da glória(baseado no império romano) e Gondor, como todos sabem, era o reino dúnedain mais forte e glorioso que existia e podia se comparar com o império romano tanto em poder quanto ''na cor'', eles afirmaram e isso todos sabemos que a sua bandeira original era a já mencionada e que aparece tanto nos livros quanto no filme e que o vermelho n se enquadrava nela de maneira alguma, mas servia para diferenciar de Arnor que era sub-representada pelo azul. Eu achei isso bem interessante e decidir mostrar à Valinor, bem eles deram vários outros motivos para essa representação, mas eu só me lembrei desses(caso eu me lembre de outros, eu os colocarei nesse tópico), o que vcs acharam?
     
  2. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Você realmente gosta de cores de bandeiras, hein... :think: :mrgreen:
     
  3. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Pode-se dizer que sim, gosto muito de detalhes(talvez eu seja perfeccionista), é porque eu tento apresentar fatos e provas e tirar dúvidas para esclarescer de vez coisas que eu já venho postanto em outros tópicos, pessoas modificam o que Tolkien criou e produziu, por causa de bobagens, tiram a originalidade, eu posso citar como exemplo a bandeira de Gondor, Tolkien nunca mencionou uma bandeira daquelas, ela não existe, o que eu tentei descobrir no outro tópico: ela existe? Se existe por que a criaram? E como? Por que a usam tanto? Meu Deus, vcs n se sentem indignados com isso? Sempre adimirei muito o Reino de Gondor(pode-se dizer que sou um grande fã dessa criação maravilhosa de Tolkien), amo cada detalhe que se possa referir a esse reino, desde construções, mapas, até a belíssima bandeira com um elegante fundo negro, Tolkien estabeleceu tudo isso, então, meio que de repente, chega alguém e embaralha tudo, a pessoa fica extremamente confusa, poderia ser qualquer coisa, dentre elas foram ''as cores'' por assim dizer de Gondor,então fiquei em dúvida quanto a sua originalidade, pense em algo que vc admira muito e modificam tudo o que vc gostava, é muito frustante, por isso vim atrás de conselhos com os mais sábios, busquei Valinor, onde a luz do antigo oeste ainda vive, para esclarescer de vez essas muitas dúvidas minhas, e até hoje, travo essa ''guerra contra esse azul'', tentem ver esse ''azul'' como uma manifestação da quebra de originalidade dessa magnífica obra que J.R.R. Tolkien produziu, conhecida por todos como O Senhor dos Anéis.

    OBS.: Continuem dando suas opiniões sobre o assunto referido no tópico, esse texto eu fiz para o Lobo Nobre ou para qualquer um que esteja interessado a lê-lo e me ajudar nessa ''empreitada'', para ''salvar'' Gondor.


    ''O mundo está dividido entre aqueles que leram e que não leram O Senhor dos Anéis''
     
    Última edição: 28 Fev 2007
  4. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Bem, alguém tem o que falar sobre esse texto? Pode-se dizer que possui algum fundamento?
     
  5. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Infelizmente não sei dizer ao certo se essa simbologia toda com relação as cores das bandeiras é válida. As Sete Pedras e a Árvore branca simbolizam o que sobrou de Númenor, resgatado pelos Fiéis. Quanto a outros símbolos, os que ostentavam poder seriam o cetro de Annúminas e o Anel de Barahír, que lembram o passado glorioso. Com relação ao que você achou na internet, ele faz sentido, mas pode muito bem ter sido criado, com bases em interpretações, Anor (sol), com o vermelho, e assim por diante.
     
  6. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Mas o que me faz pensar que o vermelho poderia representar Gondor n é por causa só desses fatores, mas por muitos dizerem que remota à origem númenoriana do reino, por que dizem isso?
     
  7. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Nada mas justo que represenjtar a bandeiras com cores e simbologia, afinal tolkien é detalhista e logicamente ele colocaria cores com simbologias lógicas adssim como os paises estados cidadse e etc. atualmente e antigamente também, tornado assim mais real.
     
  8. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Já li, inclusive aqui no fórum, sobre a colocação da cor vermelha remeter-se a estrela que daria o nome quenya de Númenor como Elenna-nórë [terra em direção a estrela*].
    Abraços.
     
  9. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Vc lembra onde está essa colocação? Eu gostaria de ver.
     
  10. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Infelizmente não lembro, mas está, creio eu, aqui no "Diga Amigo e Entre".

    Abraços.
     
  11. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Mas vc saberia dizer porque Elenna-nóre é representada pelo vermelho e conseqüêntemente, Númenor e Gondor?
     
  12. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Elenna-nóre é o nome élfico para ilha de Númenor, a Terra em direção a Estrela, e essa estrela seria vermelha. Por isso a ligação de Númenor (Elenna-nóre) com o vermelho.
     
  13. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Eu me pergunto às vezes: Tolkien nunca mencionou essa relação do vermelho com Númenor e Gondor? Afinal ele era detalhista, nunca vi nenhum comentário dele sobre isso que estamos discultindo, aliás eu encontrei outro fator para considerar que o azul se relacionaria a Arnor: ''Houve uma época em que o Reino de Arnor foi dividido em três reinos: Arthedain, Cardolan e Rhudaur, sabe-se que esses três reinos possuiam bandeiras tanto como o reino de outrora, Arthedain possuia uma bandeira azul em que apareciam estrelas azuladas, Cardolan, um carneiro dourado em fundo verde com uma estrela e Rhudaur, um cervo também dourado em fundo vermelho, igualmente, com uma estrela. Sabe-se também que Arthedain era o Reino mais poderoso dos três e sua capital era a antiga capital do reino de Arnor, Amnúninas, daí sua semelhança com o antigo reino, seu estandarte também herdou essa semelhança, seguindo o padrão azulado, enquanto Gondor continuava a ser representada pelo vermelho, pelos fatores anteriormente citados e por sua descendência do antigo reino de Númenor...''
     
  14. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    São relações possíveis de serem feitas, e interessantes a quem interessa os detalhes. Quanto ao vermelho, provávelmente é mencionado nas obras, quando fala-se da formação de Númenor, ou algo do tipo. Tolkien era sim bem detalhista, e se procurar bem irá encontrar vários significados, de cores, símbolos, etc.
     
  15. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Se tiver alguma menção de Tolkien sobre isso, poste aqui plz...
     
  16. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    É só dar uma olhadinha nos livros, nas partes descritivas, com cautela, vai encontrar muitos detalhes... =]
     
  17. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Qual deles vc recomendaria?
     
  18. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Diria que a descrição da Ilha de Númenor em Contos Inacabados pode ser enriquecedora neste quesito, e mais que os demais, O Senhor dos Anéis, o mais rico em detalhes.
     
  19. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Gostei, mas na sua opinião, que cor poderia se relacionar a Gondor tirando as originais já mencionadas(preto, branco e prateado)? Pode parecer irrelevante isso, mas pense na mente detalhista de Tolkien, tente se basear em fatores dos livros ou dos filmes, obrigado.
     
  20. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Eu que agradeço a confiança em mim depositada. =]
    Sempre que penso nos reinos do exílio, antes de tudo, penso no auge da cultura númenoreana, e em seus ícones. A árvore Branca, e as Sete Pedras vigias. Quanto a cores, habituei-me a pensar no Negro e Prata, mas o dourado de Ar-Pharazôn (por mais que metafórico) e o vermelho das velas de suas naus sempre me estão a mente. Então, ao pensar Gondor, penso em Osgiliath, e sua abóbada estrelada, no prata das estelas, no negro do céu noturno, no vermelho vívido, talvez como a lembrança da estrela a qual Númenor ia em direção a, ou mesmo do esplendor de Ar-Pharazôn, que por mais corrompido que possa ser, representa uma grandeza humana.

    Abraços.
     

Compartilhar