• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes... 2003)

As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes de Belleville, 2003)

B00005JMZ2.01.LZZZZZZZ.jpg


Esse filme teve duas indicações ao Oscar (Filme de Animação e Canção) e depois de tantos elogios acabei pondo minhs expectativas altas demais, mas o que eu vi não me decepcionou. As Bicicletas de Belleville é um filme altamente divertido e inteligente.

Em apenas 78 minutos de duração, o longa tem, se eu contei direito, 3 falas. E rápidas. O resto fica por conta das belas imagens e da animação maravilhosa. Enfim, mesmo com a maior parte do tempo em silêncio (eu digo, sem diálogos), em momento algum se deixa cair na monotomia. É incrível como os detalhes e a rica direção de arte deixam tudo um tanto mais realista, ao mesmo tempo que interage com formas grotescas.

Aliás, esse exagero da arte atribui um aspecto bastante caricato à película. Os personagens têm movimentos completamente bizarros e ágeis. É a própria hipérbole na forma de cores e traços: por exemplo, os agentes da máfia, meio que satirizando os mesmos, possuem ombros tão largos que adquirem a forma de um quadrado; ou o garçom, que, em seu jeito elegante de andar, caminha tão curvado que forma um "U" de cabeça para baixo só com o corpo.

Como dá pra perceber, esses modelos sempe correspondem à personalidade de seus respectivos representantes, e mais do que dar um charme, dão carisma e humor. Não tem como não dar um sorriso diante de tanto surrealismo.

O filme começa com um garoto que vive com sua vó, e está claramente infeliz. Mas após ganhar uma bicicleta, cresce usurfruindo dela o máximo, tornando-se um verdadeiro ciclista (o que é evidenciado pelos músculos enormes de suas pernas em contraste com o tronco fino e esquelético). Enquanto participava de uma competição, acaba sendo capturado por agentes da máfia e levado a Belleville.

Sua avó vai atrás e lá conhece o trio das cantoras, com certeza as personagens mais interessantes de "As Bicicletas...". Passamos a conhecer seu modo de viver, e no fim é impossível não se apaixonar por essas três artistas. Elas são responsáveis pela canção que recebeu a indicação; muito boa, aliás.

No fim da projeção eu estava encantado com o espetáculo de imaginação que tinha acabado de ver. Esse filme é curto, mas capaz de passar ótimas sensações, além de ser um colírio. Vejam. :grinlove:

4/5

Oh, yeah, fiquem até o fim dos créditos. :lol:
 
O filme realmente, é delicioso.
Um pouco ousado até, pois foi um filme mudo lançado em 2003... mas ele nunca fica monótono, o tempo todo é interessante e visualmente maravilhoso de assistir. Todas aquelas formas bizarras ajudando a compor os personagens, até pq eles não poderiam ser desenvolvidos através de falas e tudo o mais.
A trilha sonora tb é divertidíssima... aliás, de jeito nenhum esse filme teria perdido o prêmio de melhor animação para um filme como Procurando nemo se o mundo fosse um lugar justo.
 
Esse é um dos casos que cagaram o título :disgusti:
As bicicletas nunca foram de Belleville...

No mais, adorei o filme. Fui com as expectativas lá nas alturas, e acabei não achando tãããão bom assim. De qualquer forma, ainda assim é uma animação maravilhosa. O que eu mais gostei no filme foi o fato da protagonista ser inesperada. No início do filme, tudo leva a crer que o garotinho será o protagonista, com sua trajetória até chegar ao Tour de France. Mas não, é a torta vovozinha. E, diga-se de passagem, é uma personagem maravilhosa.
Outra coisa que eu gostei bastante também foi a sonoplastia. O filme tem poucas falas, e grande parte da história é amparada pelos sons, que são muito bem usados.
E os personagens... todos têm um visual meio repulsivo, mas são incrivelmente adoráveis. A vovozinha então... esquisitíssima, mas quem não queria ter uma vovó daquelas? :mrgreen:
Bom, no final das contas eu acho que gostei mais do filme do que imaginava :grinlove:

triplets-of-belleville.jpg


Swinging Belleville rendez-vous
Marathon dancing doum dilouuu
Vaudou Cancan, balais tabouuu
Au Belleville swinging rendez-vous
:assobio:

rbelleville.jpg
 
Não é estranho que o nome original seja "TRIplettes" e tenhamos traduzido como BIcicletas?
É apenas uma observação de um leigo em francês, perdoem a ignorância, se for o caso.
 
harmien disse:
Bom, então o nome no título do tópico está errado?

:lol:

Os nomes dos tópicos são os nomes do filme quando estreiam no Brasil. Ele quis dizer que a tradução que fizeram não foi a mais correta.
 
Tisf disse:
harmien disse:
Bom, então o nome no título do tópico está errado?

:lol:

Os nomes dos tópicos são os nomes do filme quando estreiam no Brasil. Ele quis dizer que a tradução que fizeram não foi a mais correta.

Não estou falando do título "As Bicicletas de Belleville", mas sim do título "Les Triplettes..", que imaginei ser o original.
 
Eu assisti!!!!!!
O filme é muito engraçado e a trilha é muito boa. Uma boa pedida para quem quer se divertir e está cansado de Disney e afins.
 
O filme é uma delicia de se ver!!!!! E eu me apaixonei pelo Bruno :grinlove: (o cachorro)!!!!!

ps: eu enxerguei demais ou um dos personagens é sátira ao próprio Disney?
 
Que estranho, eu tinha quase certeza que já tinha postado no tópico sobre o Bicicletas, que o Gabil inclusive tinha comentado um monte sobre a trilha do filme. :eek:

Enfim, foi a melhor animação que vi no ano passado. Eu sei que pode ser muito pelo "fugir do convencional", mas é ótimo poder ver uma história sem já saber o que vai acontecer no final (padrão disney).

E a animação em si é linda, eu não sabia se via o todo ou ficava prestando atenção aos detalhes. Só lembro de ter ficado boba assim com animação em As Viagens de Chihiro.

Só uma coisa...

Ris disse:
Oh, yeah, fiquem até o fim dos créditos.

O que é que tinha nos finais dos créditos que eu não vi? :|
 
Então, faz séculos que eu vi, mas era mais ou menos isso: (spoilers)




Depois dos créditos aparecia o carinha dono dos pedalinhos ainda na margem do lago, à noite, esperando o moleque voltar.

...

Na hora é engraçado, btw. :|
 
levei um dia pra lembrar quem era essa personagem :oops:

deve ter sido engraçado, na hora. se bem que é uma animação que vale a pena assistir de novo, nunca se sabe se na segunda vez esse lance do final surte um efeito hehe.
 
Ah tá. Eu falei que não lembrava direito. :mrgreen:

(se bem que, mesmo assim, não faz o menor sentido ter pensado no molequinho... enfim...)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo