• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As aventuras de Tom Bombadil

Quem aqui ja leu esse livro?
As aventuras de Bombadil narradas acontecem antes ou depois dos acontecimentos que envolveram a Guerra do Anel?
Quem leu poderia falar, de uma forma breve, que aventuras o livro conta? (por ex.: fala de como e por que Tom foi morar na floresta?, ou como conheceu Fruta D'Ouro?, coisas assim...)
E, aproveitando o embalo, há ediçoes recentes do livro em português?
 
Não li o livro ainda porque o Maglor ganhou numa certa gincana mas ainda não me enprestou :disgusti: Não é mesmo, Maglor? :mrgreen:

Sei que há uma edição em português (Portugal) que você até consegue encontrar (com muita dificuldade) em alumas livrarias. Sai por uns 70 reais.
 
As Aventuras de TB são 16 poemas que são considerados avulsos ao Livro Vermelho. São poemas ligados a cultura de lugares da Terra Média, como o Condado, Valfenda e Gondor, e, infelismente, não têm nenhuma relação com Tom Bombadil ( pois é, nunca entendi o motivo do título :think: :o?: )

Por exemplo:


O Alifante

Cinzento como um murganho,
Uma casa no tamanho.
Nariz como uma serpente,
Eu faço a terra tremente
Quando passo entre o arvoredo;
E as árvores gemem de medo.
Chifres na boca, taful,
Vou caminhando pro Sul.
Orelhas como uns abanos;
Já nem sei contar os anos
Que lá pra trás de mim vão;
Nunca me deito no chão,
Nem sequer pra morrer.
Alifante quero ser.
Velho e um tanto disforme,
Sou, porém, um bicho enor...me.
Se, um dia, me puderes ver,
Nunca me vais esquecer.
Mas, se não me tiveres visto,
Vais julgar que não existo.
Mas alifante me sinto,
E nunca minto!

[comentário do livro] Em O Senhor dos Anéis, Sam afirma que o n. 10 (acima) era tradicional do Shire.

Vilya disse:
Sei que há uma edição em português (Portugal) que você até consegue encontrar (com muita dificuldade) em alumas livrarias.

É justamente de onde eu tirei, mas tem um detalhe, essa edição têm As aventuras de Tombadil, O ferreiro de Wootton Major, O lavrador Giles de Ham e A folha de Niggle.
 
*Pearl* disse:
As Aventuras de TB são 16 poemas que são considerados avulsos ao Livro Vermelho. São poemas ligados a cultura de lugares da Terra Média, como o Condado, Valfenda e Gondor, e, infelismente, não têm nenhuma relação com Tom Bombadil ( pois é, nunca entendi o motivo do título :think: :o?: )

Por exemplo:


O Alifante

Cinzento como um murganho,
Uma casa no tamanho.
Nariz como uma serpente,
Eu faço a terra tremente
Quando passo entre o arvoredo;
E as árvores gemem de medo.
Chifres na boca, taful,
Vou caminhando pro Sul.
Orelhas como uns abanos;
Já nem sei contar os anos
Que lá pra trás de mim vão;
Nunca me deito no chão,
Nem sequer pra morrer.
Alifante quero ser.
Velho e um tanto disforme,
Sou, porém, um bicho enor...me.
Se, um dia, me puderes ver,
Nunca me vais esquecer.
Mas, se não me tiveres visto,
Vais julgar que não existo.
Mas alifante me sinto,
E nunca minto!

[comentário do livro] Em O Senhor dos Anéis, Sam afirma que o n. 10 (acima) era tradicional do Shire.

Vilya disse:
Sei que há uma edição em português (Portugal) que você até consegue encontrar (com muita dificuldade) em alumas livrarias.

É justamente de onde eu tirei, mas tem um detalhe, essa edição têm As aventuras de Tombadil, O ferreiro de Wootton Major, O lavrador Giles de Ham e A folha de Niggle.

Que legal que tem a versão em português. Mas o que são "O ferreiro de Wootton Major, O lavrador Giles de Ham e A folha de Niggle"?? São poemas do Tolkien tb, ou são poemas que tem a ver com outra coisa?
 
*Pearl* disse:
As Aventuras de TB são 16 poemas que são considerados avulsos ao Livro Vermelho. São poemas ligados a cultura de lugares da Terra Média, como o Condado, Valfenda e Gondor, e, infelismente, não têm nenhuma relação com Tom Bombadil ( pois é, nunca entendi o motivo do título :think: :o?: )

Por exemplo:


O Alifante

Cinzento como um murganho,
Uma casa no tamanho.
Nariz como uma serpente,
Eu faço a terra tremente
Quando passo entre o arvoredo;
E as árvores gemem de medo.
Chifres na boca, taful,
Vou caminhando pro Sul.
Orelhas como uns abanos;
Já nem sei contar os anos
Que lá pra trás de mim vão;
Nunca me deito no chão,
Nem sequer pra morrer.
Alifante quero ser.
Velho e um tanto disforme,
Sou, porém, um bicho enor...me.
Se, um dia, me puderes ver,
Nunca me vais esquecer.
Mas, se não me tiveres visto,
Vais julgar que não existo.
Mas alifante me sinto,
E nunca minto!

[comentário do livro] Em O Senhor dos Anéis, Sam afirma que o n. 10 (acima) era tradicional do Shire.

Vilya disse:
Sei que há uma edição em português (Portugal) que você até consegue encontrar (com muita dificuldade) em alumas livrarias.

É justamente de onde eu tirei, mas tem um detalhe, essa edição têm As aventuras de Tombadil, O ferreiro de Wootton Major, O lavrador Giles de Ham e A folha de Niggle.

Mas, se não me engano, aqui mesmo na Valinor é dito que um dos poemas é sobre Tom Bombadil e uma aventura sua pela Floresta Velha
e seria por isso que o livro tem esse nome.
 
Ka Bral o Negro disse:
Bombadil é o mais inútil de todos os personagens concebidos por Tolkien :puke:

Não é verdade, pois Frodo teria sido morto pelas Criaturas Tumulares se Bombadil não o tivesse salvo, logo o Anel nunca chegaria à Amon Amarth sem sua ajuda.
 
Olórin disse:
Ka Bral o Negro disse:
Bombadil é o mais inútil de todos os personagens concebidos por Tolkien :puke:

Não é verdade, pois Frodo teria sido morto pelas Criaturas Tumulares se Bombadil não o tivesse salvo, logo o Anel nunca chegaria à Amon Amarth sem sua ajuda.

Exatamente. Ele foi de grande importância, embora meio discreta (na minha opinião) no livro.
 
Mago do Alvejante disse:
Olórin disse:
Ka Bral o Negro disse:
Bombadil é o mais inútil de todos os personagens concebidos por Tolkien :puke:

Não é verdade, pois Frodo teria sido morto pelas Criaturas Tumulares se Bombadil não o tivesse salvo, logo o Anel nunca chegaria à Amon Amarth sem sua ajuda.

Exatamente. Ele foi de grande importância, embora meio discreta (na minha opinião) no livro.
Não levem a sério, crianças, é só 'pilha' mesmo (se é que me entendem). 8-)

Bombadil é um boneco das crianças de Tolkien; ele não tem explicação, não se pode dizer se é Vala ou Maia.

Tem um amigo meu que diz que na verdade ele é o Espírito de Arda, e por isso existe desde que foi criada a Terra. Talvez. :think:

De qualquer maneira, seu livro de aventuras não me parece ser uma aquisição interessante. Ou não. Só lendo para saber.
 
É o seguinte... no Aventuras de Tom Bombadil tem poemas sim sobre ele, inclusive um onde ele conhece a Fruta D'ouro. As outras histórias ( O ferreiro de Wootton Major, O lavrador Giles de Ham e A folha de Niggle) são independentes. O Lavrador Giles de Ham foi lançado no Brasil sob o título Mestre Gil de Ham e é imperdível. É off-Arda, mas é fantástico. O Ferreiro de Wooton Major é fraquinha, mas o Folha de Niggle é fantástico, é um texto extremamente autobiográfico. Eu tenho a versão em inglês do livro, com o nome Tales from the Perilous Realm.
 
8O :roll:

Xi, verdade... os dois primeiros poemas são sobre Tom, feito pelos Hobbits.

Já a utilidade do Tom na história, bom... Tolkien por algum motivo achava ele importante, e sinceramente, eu acho que ele dá um toque legal de fantasia a história...
 
Alustriel EveningFall disse:
Eu não li o livro não, mas acho q pode baixar ele ne internet... :wink:

:nope: Não pode não!!!!

Isso é pirataria! :x

Regras do Forum disse:
6 - Pirataria

Não é defensável termos tópicos sobre pirataria no Fórum. Isso seria uma conivência oficial do Fórum (e por conseqüência da
própria Valinor) com a pirataria.

Isso independe das nossas posições pessoais com relação à pirataria. O que estamos decidindo é a opinião e a postura da
Valinor e do Fórum Valinor quanto ao assunto e, olhando por esse prisma, não temos sequer como pensar em outra opção a não ser condenar veementemente a prática.

Portanto a instrução oficial da Valinor (seja Fórum, listas de discussão ou homepage) é: somos completamente contra a pirataria e defendemos os direitos autorais, segundo as leis brasileiras.

O que significa na prática, pro Fórum? Que os Mods vão apagar imediatamente todos os tópicos referentes a pirataria, seja de livros ou filmes, ou qualquer coisa que se relacione a isso, inclusive venda de filmes ou tópicos de ajuda de como baixar o filme. Os tópicos não serão bloqueados, serão apagados. Usuários insistentes nesses aspectos estarão sujeitos a penalidades.

É impossível que a Valinor seja conivente com esse tipo de prática ilegal, seja por apoio explícito ou implícito (permitindo a existência do assunto em seu Fórum), pois mesmo a pirataria "gratuita" é danosa, pois impede que o real detentor da obra receba o que lhe é de direito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo