1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As aventuras de Tom Bombadil

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Luna Telperion, 25 Fev 2004.

  1. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    Quem aqui ja leu esse livro?
    As aventuras de Bombadil narradas acontecem antes ou depois dos acontecimentos que envolveram a Guerra do Anel?
    Quem leu poderia falar, de uma forma breve, que aventuras o livro conta? (por ex.: fala de como e por que Tom foi morar na floresta?, ou como conheceu Fruta D'Ouro?, coisas assim...)
    E, aproveitando o embalo, há ediçoes recentes do livro em português?
     
  2. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Não li o livro ainda porque o Maglor ganhou numa certa gincana mas ainda não me enprestou :disgusti: Não é mesmo, Maglor? :mrgreen:

    Sei que há uma edição em português (Portugal) que você até consegue encontrar (com muita dificuldade) em alumas livrarias. Sai por uns 70 reais.
     
  3. Pearl

    Pearl Usuário

    As Aventuras de TB são 16 poemas que são considerados avulsos ao Livro Vermelho. São poemas ligados a cultura de lugares da Terra Média, como o Condado, Valfenda e Gondor, e, infelismente, não têm nenhuma relação com Tom Bombadil ( pois é, nunca entendi o motivo do título :think: :o?: )

    Por exemplo:


    É justamente de onde eu tirei, mas tem um detalhe, essa edição têm As aventuras de Tombadil, O ferreiro de Wootton Major, O lavrador Giles de Ham e A folha de Niggle.
     
  4. Que legal que tem a versão em português. Mas o que são "O ferreiro de Wootton Major, O lavrador Giles de Ham e A folha de Niggle"?? São poemas do Tolkien tb, ou são poemas que tem a ver com outra coisa?
     
  5. Mas, se não me engano, aqui mesmo na Valinor é dito que um dos poemas é sobre Tom Bombadil e uma aventura sua pela Floresta Velha
    e seria por isso que o livro tem esse nome.
     
  6. Durub-bùrz

    Durub-bùrz Usuário

    Mas apenas este poema fala sobre Tom ???
     
  7. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Bombadil é o mais inútil de todos os personagens concebidos por Tolkien :puke:
     
  8. Não é verdade, pois Frodo teria sido morto pelas Criaturas Tumulares se Bombadil não o tivesse salvo, logo o Anel nunca chegaria à Amon Amarth sem sua ajuda.
     
  9. Creio que sim... mas ele seria o poema principal do livro...
     
  10. Exatamente. Ele foi de grande importância, embora meio discreta (na minha opinião) no livro.
     
  11. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Não levem a sério, crianças, é só 'pilha' mesmo (se é que me entendem). 8-)

    Bombadil é um boneco das crianças de Tolkien; ele não tem explicação, não se pode dizer se é Vala ou Maia.

    Tem um amigo meu que diz que na verdade ele é o Espírito de Arda, e por isso existe desde que foi criada a Terra. Talvez. :think:

    De qualquer maneira, seu livro de aventuras não me parece ser uma aquisição interessante. Ou não. Só lendo para saber.
     
  12. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    É o seguinte... no Aventuras de Tom Bombadil tem poemas sim sobre ele, inclusive um onde ele conhece a Fruta D'ouro. As outras histórias ( O ferreiro de Wootton Major, O lavrador Giles de Ham e A folha de Niggle) são independentes. O Lavrador Giles de Ham foi lançado no Brasil sob o título Mestre Gil de Ham e é imperdível. É off-Arda, mas é fantástico. O Ferreiro de Wooton Major é fraquinha, mas o Folha de Niggle é fantástico, é um texto extremamente autobiográfico. Eu tenho a versão em inglês do livro, com o nome Tales from the Perilous Realm.
     
  13. Pearl

    Pearl Usuário

    8O :roll:

    Xi, verdade... os dois primeiros poemas são sobre Tom, feito pelos Hobbits.

    Já a utilidade do Tom na história, bom... Tolkien por algum motivo achava ele importante, e sinceramente, eu acho que ele dá um toque legal de fantasia a história...
     
  14. Eu não li o livro não, mas acho q pode baixar ele ne internet... :wink:
     
  15. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    :nope: Não pode não!!!!

    Isso é pirataria! :x

     

Compartilhar