1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Aventuras de Sharpe (Bernard Cornwell)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Gustavo Campello, 20 Jul 2010.

  1. Gustavo Campello

    Gustavo Campello Usuário

    Agora que terminei as Cronicas de Arthur do Escritor estava pensando em ler alguma outra coisa dele, havia me interessado sobre os livros de SHARPE, alguém leu? Alguém dá alguma opinião?

    Uma coisa que me deixou de cara em ler estes livros foi saber que o primeiro livro aqui no Brasil seria O TIGRE DE SHARPE, porém este é o 16º livro nos EUA.

    Alguém me da uma luz porque a editora cortou 15 livros? Interfere na leitura?

    Ordem de Leitura: com título em inglês seguido do ano de lançamento

    Sharpe's Eagle (1981)
    Sharpe's Gold (1981)
    Sharpe's Company (1982)
    Sharpe's Sword (1983)
    Sharpe's Enemy (1984)
    Sharpe's Honour (1985)
    Sharpe's Regiment (1986)
    Sharpe's Siege (1987)
    Sharpe's Rifles (1988)
    Sharpe's Revenge (1989)
    Sharpe's Waterloo (1990)
    Sharpe's Devil (1992)
    Sharpe's Christmas (1994)
    Sharpe's Battle (1995)
    Sharpe's Ransom (1995)
    Sharpe's Tiger (1997) - O Tigre de Sharpe
    Sharpe's Triumph (1998) - O Triunfo de Sharpe
    Sharpe's Fortress (1999) - A Fortaleza de Sharpe
    Sharpe's Skirmish (1999)
    Sharpe's Trafalgar (2000) - Sharpe em Trafalgar
    Sharpe's Prey (2001) - A Presa de Sharpe
    Sharpe's Havoc (2003)
    Sharpe's Escape (2004)
    Sharpe's Fury (2006)

    Não sei qual é A Devastação de Sharpe e Os Fuzileiros de Sharpe. Talvez tenham pulado o Sharpe's Escape, além do Skirmish e os Fuzileiros de Sharpe seja o Sharpe's Fury.

    Enfim, meio que desanimei, talvez leia o Cronicas Saxonicas.
     
  2. Izze.

    Izze. What? o.O

    RE: Os Livros de Sharpe (Bernard Cornwell)

    Gustavo, aqui no Brasil optaram por publicar As Aventuras de Sharpe na ordem cronológica, e não da publicação original. Ou seja, O Tigre de Sharpe seria o primeiro, por contar o início da tragetória de Sharpe no exército.

    O que prova que a ordem não influi em nada na leitura.

    Eu li só O Tigre, mas recomendo fortemente. Dizem que a série só fica cada vez melhor!!!

    Enfim, não seria melhor mudar o nome do tópico pro nome da série? Ou já tem um de Sharpe por aqui? Não lembro de ter visto.
     
  3. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    RE: Os Livros de Sharpe (Bernard Cornwell)

    Há previsão de lançamento para o resto da saga?
     
  4. Izze.

    Izze. What? o.O

    RE: Os Livros de Sharpe (Bernard Cornwell)

    Olha, o sétimo livro foi lançado esse ano ainda, se não me engano. Como são muitos livros, nem devem ter um cronograma exato de lançamento. Não ouvi falarem nada sobre alguma data para o próximo =/
     
  5. Gustavo Campello

    Gustavo Campello Usuário

    RE: Os Livros de Sharpe (Bernard Cornwell)

    Hummmmmmmmmmm.... não sei mudar titulo de tópico não, mas qual o nome da série? SHARPE só? Não tem nenhum tópico sobre Sharpe não, pesquisei antes.

    Interessante isso então, quer dizer que esse livros lançados depois contam o que aconteceu antes? Essa moda de Star Wars..... hehehehehe
     
  6. Izze.

    Izze. What? o.O

    RE: Os Livros de Sharpe (Bernard Cornwell)

    O nome correto da série é As Aventuras de Sharpe. =]

    Não sei como foi o critério do Cornwell ao escrever os livros. Penso talvez que, em certos momentos, ele estivesse mais inclinada a uma ou outra batalha e acabou escrevendo sobre elas antes. E depois se interessou por outras que tenham acontecido antes e foi continuando a série com ela.. sei lá, teoria minha xD
     
  7. Gustavo Campello

    Gustavo Campello Usuário

    Prontinho..... atualizado ;)
     
  8. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    RE: Os Livros de Sharpe (Bernard Cornwell)

    Eu tenho (e li) todos os lançados, e, entre os personagens de Cornwell eu acho o Richard Sharpe o melhor dos melhores. Eu só fico louca com o tempo que tenho que esperar entre um livro e outro (6 meses a um ano), pq assim que sai eu acabo comprando e devorando. Mas eu não sei se sou parâmetro. Sou fã incondicional do cara...
     
  9. imported_Galahad

    imported_Galahad Usuário

    Tenho vontade de comprar esses também, estou esperando aliviar minhas contas e compros todos na estante virtual xD mas como é do Cornwell deve ser muito bom
     
  10. Bruno Knott

    Bruno Knott Usuário

    Tô na dúvida entre As Aventuas de Sharpe e Crônicas Saxônicas... do que se trata exatamente esse Aventures de Sharpe?
     
  11. Izze.

    Izze. What? o.O

    Sharpe é Richard Sharpe, um militar inglês.. Os livros contam sua trajetória no exército, desde quando ele era um simples soldado até figurar no alto escalão. Os livros falam das batalhas em que ele, personagem totalmente fictício, participou, misturado com a realidade (incluindo até personagens que realmente existiram).

    Como diz
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , a maioria dos livros tratam das Guerras Napoleônicas.


    Do pouco que li de Cornwell até agora, também considero Sharpe a melhor personagem. Isso porque ele não parece ser indestrutível (como Sandman em O Condenado), fora que ele tem um humor divino, e fraquezas como qualquer outra pessoa. O que ele tem de "diferente", pelo que da pra ver em O Tigre de Sharpe, é uma baita cara-de-pau e bastante talento pra guerra. xD
     
  12. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    A base do Aventuras de Sharpe é a carreira do Duque de Wellington, que venceu Napoleão em Waterloo. Richard Sharpe é um soldado raso, órfão e entrou para o exército para não ser preso, como vários de sua companhia. O primeiro livro lançado no Brasil, o Tigre de Sharpe, se passa na Índia, na guerra entre franceses e ingleses pelo domínio da colônia.

    Nhá....já faz quase 3 meses que li o Águia de Sharpe...saudades do morenão
     
  13. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Só uma curiosidade, o Sharpe, na série feita pra TV inglesa, foi interpretado pelo Sean Bean, mesmo ator que interpretou Boromir em "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel".
    Neste filme, em uma cena na qual Boromir segura os restos de Narsil (espada que cortou os dedos de Sauron) e a espada faz um pequeno corte em seu dedo, ele diz: "Its still sharp!", dizem que essa fala foi incluída pelo diretor Peter Jackson como referência ao personagem que o Sean Bean interpretou na série de TV.
    :dente:

    Só não me perguntem onde eu li isso.
    Mas é quase certeza que deve ter sido no Valinor.

    (Ahahn...)
    Depois desta pequena pausa contendo informações-inúteis-que-não-servem-pra-nada-mas-mesmo-assim-eu-queria-que-vocês-soubessem, voltemos ao assunto do tópico que é a série de livros. ¬¬
     
  14. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Adorei a referência! Eu baixei os filmes da série faz algum tempo, mas a maioria n ão tem livro lançado aqui. Apesar de loiro (e bem diferente fisicamente do que eu imagino o Sharpe), Sean Bean fica muito bem no papel. O Patrick é O melhor...
     
  15. Fluo

    Fluo Banned

    Filmes?
    Eu nem sabia que tinha filme, onde você baixou?
     
  16. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    achei no youtube....
     
  17. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Richard Sharpe, um britânico de origem humilde, órfão, que para fugir da prisão faz sua entrada no exército de Sir Arthur Wellesley, é o centro destra série de livros de Bernard Cornwell. Iniciada em 1981, ambientada nas campanhas militares conhecidas como Guerras Napoleônicas, a série Sharpe acompanha a carreira de Sir Arthur Wellesley, logo Duque de Wellington, através de Sharpe, seus amigos, seus inimigos e, como não poderia deixar de ser, suas mulheres.

    Dick Sharpe é um homem rude, mas inteligente, que aprende a ler a duras penas, fiel, exímio atirador, bom estrategista, um dos poucos a avançar em sua carreira militar unicamente em função de seu mérito e, como tal, alvo da admiração de uns e da inveja de muitos.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  18. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Muito boa sua resenha Kika!

    Eu já tinha visto estes filmes, mas achei melhor não assistir pra não estragar a leitura. Ainda não li nenhum dos livros do Sharpe.

    Mas adorei saber que o Sharpe tem bom humor. Estou lendo as Crônicas Saxônicas e estou adorando os momentos hilários do Uhtred.
     
  19. Arkin

    Arkin Usuário

    Conheci há pouco tempo, mas achei muito interessante.
    Texto se desenrola rápido. Águia de Sharpe... terminei em um dia...
    O personagem tem características muito marcantes, apesar de trapaceiro algumas vezes, seu senso de honra, companheirismo, coragem e um senso de humor intrigante... excepcional.
    Também serve de bom relato histórico. Fico rindo as vezes das taticas de guerra usadas na época em que simplismente se enfileirava soldados uns na frente dos outros e morria menos quem recarregava mais rápido.
    Águia de sharpe, Triunfo de Sharpe, O ouro de Sharpe... muito bons
     
  20. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Um autor que tenho muita vontade de ler, principalmente As Crônicas Saxonicas, agora essa série me desanimou, são muitos livros e tem de esperar ainda a boa vontade da editora brasileira em lançar todos.
     

Compartilhar