1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Boa noite. As Águias dos Senhores do Oeste, na qual Thorondor foi senhor, eram o que em especial?

    Eu li duas versões e quero saber qual em qual delas Thorondor se encaixa:

    1º Página 33 do Silma, sobre as aguias de Manwë:
    ...Espiritos na forma de Falcões e Águias sempre chegavam em vôo à sua morada e dela partiam; e seus olhos enxergavam as profundezas dos mares e penetravam nas cavernas ocultas nos subterrâneos do mundo. Assim, traziam-lhe notícia de quase tudo o que se passava em Arda.

    2º Página 43 do Silma, Manwë falando para Yavanna:
    Não te lembras agora, Kementári, que teu pensamento cantava, nem sempre sozinho? Que teu pensamento e o meu tampouco se encontravam, de modo que nós dois alçávamos vôo juntos como grandes aves que sobem acima das nuvens? Isso também irá se passar pela intenção de Ilúvatar; e, antes que os Filhos despertem, as Águias dos Senhores do Oeste surgirão com asas como o vento.


    Eu penso no segundo trecho...mas...não tenho como afirmar..alguém pode me garantir isso?
     
    Última edição: 10 Out 2007
  2. Müller

    Müller Eorlingas

    A primeira.
     
  3. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    O primeiro descreve os espíritos (Ainur) na forma de falcões e águias que serviam a Manwë; de fato, a raça de Thorondor, e que mais tarde haveria descendentes como Gwaihir.
    O segundo fragmento é uma "metáfora" acerca dos pensamentos que se entrelaçavam durante o Ainulindalë, porém, as "águias com asas de vento" são as águias das narrativas élficas da Primeira Era, como Thorondor.

    Abraços.
     
  4. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Então, são as duas?
     
  5. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    De fato, sim. =]

    obs: só não vá "viajar" nas "asas como vento", hehehe, é só uma metáfora.
     
  6. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Sim..mas, veja...essas aguias da Pag 43, surgiram quando Yavanna, após ouvir de Aulë que iriam derrubar as árvores dela, ficou triste e queria que, de alguma forma, elas se defendessem..e Manwë foi ter com Eru, e Eru "permitiu" a criação dos pastores das árvores e das águias....elas (THorondor) eram ainur?
     
  7. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Não posso afirmar categoricamente, mas é uma hipótese.
    Veja bem, na questão do segundo trecho, Manwë estava a falar acerca das intenções de proteção, para com a natureza, por parte dos Valar. Por isso ele diz que as idéias deles já havia sido um "ponto comum" desde o momento da criação, ele já havia pensado na proteção dos seres vivos. Então, para acalma Yavanna, diz que as Águias dos Senhores do Oeste já estariam cuidando da natureza (que Yavanna pensara) antes do nascer dos filhos de Ilúvatar (lembre-se que Kementári estava preocupada com a forma pela qual os filhos de Ilúvatar iriam usurfruir da natureza).

    Sendo assim, as Águias que Manwë cita são as mesmas do primeiro trecho, pois ele desejava acalmar Yavanna, mostrando a ela que seus seres estariam protegidos (até mesmo pelas Águias). Se estas eram Ainur, e assim pode-se pensar, não posso afirmar, a não ser entender que esses "Espíritos" eram os Espíritos da Primeira Criação, Ainur, que estariam a serviço dos Valar em formas Bestiais (não no sentido pejorativo), o que também explica o "plagio" de Melkor com relação a este tipo de servos; vide Ungoliant.

    Abraços.
     
  8. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Humm, sim...mas, então Antes mesmo de Yavanna vir a Manwë, as Águias já existiam? E eram as mesmas que os Espiritos da pag 33 certo?

    Bom, se for isso, não posso dar certeza mas, penso que sim, elas eram maiar. Veja: Thorondor arranhou Melkor e arranhou feio! Uam Simples Ave não faria isso facilmente.
     
  9. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Bem, nao se fala de thorondor no senhor dos aneis, pelo que me lembre. Sempre pensei que ele tivesse morrido, nao morreu? Se morreu, nao eh maia. Acho que esse foi um dos presentinhos de Eru para Manwe, algo como as plantas foram pra Yavanna e os anoes foram para Aule.
     
  10. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    O raciocínio é esse. =]
     
  11. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Mas as Águias poderia gerar descendentes, sendo Ainur? (considerando que a versão final não foi revisada)
     
  12. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Exatamente por não ter sido revisado, sim, poderiam, vide Ungoliant e Thorondor, mas creio que foram um dos únicos exemplares.
     
  13. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Bom, se for um daqueles casos onde Tolkien não revisou a parte dos Ainur terem filhos, creio que é muito provável que as Águias sejam Ainur. Isso dá pra perceber inclusive pelo respeito que todos os sábios tem por elas.

    Abraços.
     

Compartilhar