• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores! (9ª Semana) - Enya

Lissa

Chocolatier Honoris Causa
Enya é uma cantora irlandesa, batizada Eithnen Ní Bhraonáin e nascida em 17 de maio de 1961 (taurina :mrgreen:). Ela iniciou sua carreira artística na banda Clannad, composta por membros de sua família, mas não ficou muito tempo no grupo, logo iniciando carreira solo. O álbum Watermark, de 1988, foi o segundo disco da cantora e o que a fez ser reconhecida globalmente, graças ao hit single Orinoco Flow.

Suas características folk, reverberações etéreas, voz suave e potente, que alcança desde as notas mais graves às mais agudas, lançou a cantora ao estrelato. Seu álbum A Day Without Rain foi o mais vendido por artista feminina em 2001. Ao todo, seus discos venderam mais de 75 milhões de cópias, sendo 26 milhões só nos EUA, cujo mercado da música é influente e disputado, tornando-a assim, uma das artistas femininas que mais venderam no país.

Ela é muito apreciada por fãs de música étnica, celta e folk. Já cantou em mais de dez idiomas diferentes, até mesmo em um idioma fictício e criado especialmente para seu álbum Amarantine.

Nome conhecido entre os fãs dos filmes d'O Senhor dos Anéis, graças às músicas tocadas no primeiro filme da trilogia, Aníron e May It Be, seu trabalho na trilha sonora de Howard Shore lhe trouxe indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro (May It Be) e um prêmio Ivor Novello (um prêmio para letristas e compositores).

Com 4 Grammy Awards (o Oscar do mundo da música) e 8 álbuns lançados, 2 coletâneas e 3 box sets, a irlandesa é um ícone mundial da música, geralmente com melodias calmas e tranquilas, quase de meditação, uma mescla de New Age, Clássico e Folk. A Natureza é tema de várias canções.

Uma peculiaridade da cantora é não se apresentar em concerto, apesar do clamor dos fãs por uma apresentação pública, e a cantora já afirmou estar pensando no assunto, possivelmente em uma catedral. Cenário perfeito para suas músicas reflexivas, não?
Ela também teve seu nome lançado no espaço sideral quando o asteróide 6433 foi batizado com seu nome artístico, em 1997. Ela não foi a primeira artista a receber essa homenagem, mas foi a primeira mulher e única pessoa da Irlanda.

__________________________________________________ ____________________
Tive meu primeiro contato com essa super artista num trabalho sobre música celta da escola, e me apaixonei pelas músicas tranquilas e belíssimas. O talento dela vai além do canto e do manejo de instrumentos. Quando quero relaxar, esvaziar a mente, meditar mesmo, tenho sempre uma playlist especial dela. Tenho uma mania de criar meu mundo perfeito, em momentos de raiva extrema, e minha concentração é ativada pela música, e a Enya tem seu crédito nessa minha autoterapia.
Por isso, é quase doloroso escolher apenas 5 músicas, meu critério foram as que eu mais ouço, contabilizadas pelo meu iTunes.

1) Fairytale (Enya, 1986)
Enya-capa.jpg

Eu adoro fadas. Adoro mesmo. Tenho uma atração por elas desde a infância, tanto as figuras belas e idealizadas, tanto as versões mais góticas e sombrias, tanto as mitológicas simbologias da Natureza. Sou aficionada por FADAS em geral. E essa canção vocalizada me transporta para meu ''mundo secreto'' e claro que ele contém fadas. O próprio nome já diz tudo. É a primeira música da minha playlist de meditação, contabiliza 79 reproduções.

2) The River Sings (Amarantine, 2005)
200px-Amarantine-capa.jpg
Uma música mais animadinha. É uma mescla de música celta e indígena. E eu adoro essa mistura louca! Ainda mais por causa do Loxian (o dialeto artístico criado pela parceira de Enya, Roma Ryan, especialmente pra esse álbum - me lembra do nosso Tolkien!), tentei acompanhar a letra e não dá! Por isso ela é inspiração pessoal pra mim, já que quero trabalhar diretamente com idiomas. Contabiliza 118 reproduções.

3) Athair ar Neamh (The Memory of Trees, 1995)
200px-The_Memory_of_Trees-capa.jpg

Mais uma que mostra o incrível talento dela com idiomas. E a letra é como uma oração, escuto muito quando estou com raiva extrema. Contabiliza 81 reproduções.

4) Lothlórien (Sheperd Moons, 1991)
200px-Shepherd_Moons-capa.jpg

Nome muitíssimo conhecido por todos nós deste fórum, mas a música talvez nem tanto. Uma pena. É a minha preferida dela, e é a personificação da própria Floresta Dourada, ou como imagino que ela seja, com os elfos caminhando sob o pôr do sol, os mallorns dourados com suas folhas balançando ao som da música, as águas de Nimrodel fluentes também em harmonia com a melodia... Me sinto dentro da Terra Média por 2 minutos! Contabiliza 198 reproduções.

5) The Sun in the Stream (The Celts, 1992)
The_Celts-capa.jpg

Adoro esse instrumento (eu acho que é gaita de fole :think:) presente nessa música. É outra que está na minha playlist de meditação. O título das músicas é algo que levo em consideração na hora de ouvir, e o dessa me chamou atenção. Engraçado que a melodia me lembra muito a música do Titanic :lol: Contabiliza 109 reproduções.
 
Última edição por um moderador:
O meu top 5 da Enya é

Dan y Dŵr (Enya 1987)
Orinoco Flow (Watermark 1988)
Lothlórien (Shepherd Moons 1991)
La Soñadora (The Memory of Trees 1995)
Deora Ar Mo Chroí (A day without rain 2000)

Obs: mais tarde eu volto e edito caso encontre videoclips.

O meu primeiro contato com a música dela foi em 1988 quando visitei pela primeira vez um centro espírita kardecista onde a música dela estava sendo tocada como música de fundo de ambiente.

Depois com o tempo notei que as músicas dela começavam a marcar presença não apenas ali como também entre os esotéricos onde a Enya se tornou uma referência já que sua música caiu maravilhosamente bem na preferência deles. Com isso logo eu me vi influenciando, pois era uma música relaxante e diferente.

Depois com o tempo fui comprando os álbuns e procurando saber mais a respeito dela, notei o quanto ela é uma cantora diferenciada e única. Realmente no mundo não existe alguém igual a ela. :D

Certa vez eu já fiz uma divulgação em outros tópicos, mas agora que finalmente temos um exclusivo sobre a Enya faço questão de divulgar o site Enya - Música de Sonhos que é o site da maior fã da Enya do Brasil e do Hemisfério Sul!

Não é pelo fato da dona do site ser minha amiga pessoal, mas ela é de fato a maior autoridade pra falar de Enya aqui no Brasil, já que não apenas tem coleção completa de tudo a respeito dela, mas já esteve ali próximo dela na Irlanda e pode assistir suas apresentações, já que a Enya é uma pessoa muito reservada e só fato de conseguir assisitir uma única apresentação dela seja aonde for já é por si só um feito raro.

Agora aguardar o próximo álbum dela.
 
Conheço Enya desde pequena. Meu pai sempre gostou desse tipo de música pra escutar enquanto fazia suas leituras. Ele trabalha no Centro Espírita. Assim como o Fureur d' ville falou, Enya é muito usada nesses ambientes. Meu pai tinha uns quatro CD's dela. Lembro que eu era apaixonada pelos encartes. Eram muito bonitos.
Minha música favorita é Paint de Sky with Stars. Essa música passa muita calma e esperança.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo