• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores! - 77ª Semana - Madonna

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Madonna
images

Madonna Louise Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958), mais conhecida como Madonna, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e produtora musical e cinematográfica norte-americana. Ela se mudou para Nova Iorque em 1977 para seguir a carreira na dança moderna. Após se apresentar nos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de álbuns bem sucedidos a trouxeram popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes, que se tornaram constantemente exibidos na MTV. Ao longo de sua carreira, várias de suas canções se tornaram bastante lembradas e executadas, entre elas "Like a Virgin", "Papa Don't Preach", "Like a Prayer", "Vogue", "Take a Bow", "Frozen", "Music", "Hung Up", "4 Minutes"e "Celebration". Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.

Discografia:
1983 Madonna
1984 Like a Virgin
1986 True Blue
1989 Like a Prayer
1992 Erotica
1994 Bedtime Stories
1998 Ray of Light
2000 Music
2003 American Life
2005 Confessions on a Dance Floor
2008 Hard Candy
2012 MDNA

Singles

Turnês
1985 The Virgin Tour
1987 Who's That Girl World Tour
1990 Blond Ambition World Tour
1993 The Girlie Show
2001 Drowned World Tour
2004 Re-Invention Tour
2006 The Confessions Tour
2008-2009 Sticky & Sweet Tour
2012 The MDNA Tour

Fonte e mais informações

Comentários: Madonna teve uma carreira bem interessante e sempre se moldando bem ao longo das décadas. Gosto de todas as fases dela, mas em especial o início nos anos 80 que pude acompanhar em vinil e K7.


1° Oh Father - Grande Faixa da fase mais pop dela.


2° Spanish Eyes - A minha preferida do álbum Like a Prayer


3° Live to tell - A minha preferida do álbum True Blue


4° Vogue - Faixa que na virada dos anos 80 pros 90 marcava bem uma mudança de fase.


5° Miles Away - Minha faixa preferida do álbum Hard Candy

 
Acompanho Madonna desde que começou a fazer sucesso com "Everybody", portanto é natural que tenha dificuldade em escolher apenas 5 músicas. Depois de muito pensar (e mudar a seleção), eis meu top 5:

1 | "Cherish" (Like a Prayer, 1989)
Like a Prayer ainda é, provavelmente, meu álbum favorito de Madonna. A faixa-título (na versão Remix/Edit do 7") estava ocupando esta posição no top 5 até alguns minutos atrás, quando resolvi reouvir "Cherish" e mudar de opinião. :dente: Não que "Like a Prayer" não seja uma das melhores faixas do disco, mas "Cherish" é tão cativante que não resisti ao seu charme. Ainda consigo cantar junto boa parte da letra, a melodia é irresistível e aquele final com a junção das duas linhas vocais é maravilhoso. Talvez seja a última vez em que Madonna conseguiu soar tão inocente e romântica.​

2 | "Survival" (Bedtime Stories, 1994)
Bedtime Stories é outro que concorre seriamente a meu disco favorito da diva. E, certamente, foi o álbum mais difícil de se escolher apenas uma faixa: fora os ótimos singles ("Secret", "Take a Bow", "Bedtime Story"), há músicas bem bacanas, algumas, inclusive, que quase roubaram o posto da escolhida ("Sanctuary", "Inside of Me", "Forbidden Love"). No final, optei pela declaração de princípios que é "Survival" - bem adequada a uma listinha sobre Madonna.​

3 | "Holiday" (Madonna, 1983)
O que dizer, mesmo estando no primeiro disco de Mads e participado de quase todos os setlists das turnês da estrela, ainda é uma música extremamente dançante e contagiante. Um verdadeiro clássico do repertório de Madonna.​

4 | "Frozen" (Ray of Light, 1998)
Ray of Light deve ter sido o último álbum de Maddy a criar um impacto na minha vida de ouvinte. Não que eu não goste de partes de Music e Confessions, mas Ray of Light representou um triunfante retorno de Madonna ao mundo pop: as várias influências, principalmente da música eletrônica, casaram bem com as melodias pops e os melhores vocais que Madonna tinha gravado até então, arejando o trabalho dela e conferindo contemporaneidade ao mesmo. "Frozen" é um bom exemplo disso.​

5 | "I Want You" (with Massive Attack) (Inner City Blues: The Music of Marvin Gaye, 1995)
Bem, eu adoro o trabalho do Massive Attack, daí resolvi incluir esta cover de uma canção de Leon Ware e Arthur "T-Boy" Ross celebrizada na voz de Marvin Gaye. O que mais me atrai nessa versão é mesmo a produção: a batida hipnótica, as texturas vocais, o clima meio claustrofóbico - tudo acentua a angústia latente na música, tornando a canção uma das mais dolorosas e sedutoras na carreira de Madonna.

Originalmente, a faixa apareceu num álbum tributo a Marvin Gaye. Logo depois, foi incluída também na coletânea Something to Remember. Era para ter sido o primeiro single do disco (até clipe foi filmado), mas problemas legais entre as gravadoras envolvidas impediram isso.​
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo