• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores (70ª Semana) - Djavan

Eriadan

Well-Known Member
Djavan

djavan.png


Um dos meus compositores favoritos: poucos conseguem falar de amor de uma forma tão profunda.

Wikipedia disse:
Djavan Caetano Viana (Maceió, 27 de janeiro de 1949) é um cantor, compositor, produtor musical e violonista brasileiro. As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia-a-dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas de maneira distinta dos demais compositores. As músicas são amplas, confortáveis chegando ao requinte de um luxo acessível a todos. Até hoje é conhecido mundialmente pela sua tradição e o ritmo da música cantada. Djavan combina tradicionais ritmos sul-americanos com música popular dos Estados Unidos, Europa e África.

Artigo completo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Djavan

Repertório riquíssimo! Minha lista preliminar fica a seguinte:

5. Se

Assim como várias músicas de Guilherme Arantes, esta também marcou meu início de namoro: a frase precedente, da conquista. Ela adorava um "se".


4. Pétala

Poesia da mais pura.

Por ser exato
O amor não cabe em si
Por ser encantado
O amor revela-se
Por ser amor
Invade
E fim.



3. Um Amor Puro

Isto define a pureza de um amor: o desejo inconsequente de entregar-se. A própria entrega, e não o retorno, já é o que sacia.


2. Flor de Lis


Não precisa da história que inventaram por aí (sobre a morte da filha e da esposa de Djavan no parto a terem inspirado) para ser linda, tanto letra quanto melodia.


1. Samurai

A paixão é inexorável. Se te arrebata, não lute, você será subjugado. Caso não seja correspondida, talvez o poder do tempo o liberte, e nada mais.

 

Anexos

  • djavan.png
    djavan.png
    43,5 KB · Visualizações: 528
Última edição por um moderador:
1Linha do Equador (Coisa de Acender, 1992)
Esse imenso, desmedido amor
Vai além de seja o que for
Vai além de onde eu vou
Do que sou, minha dor
Minha Linha do Equador

Mas é doce morrer nesse mar
De lembrar e nunca esquecer
Se eu tivesse mais alma pra dar
Eu daria, isso pra mim é viver
:fones:
2Lilás (Lilás, 1984)
Acho que foi a primeira música do Djavan que eu realmente adorei. Já conhecia "Samurai", "Meu Bem Querer" e talvez algumas outras, mas foi "Lilás" que me marcou mais. A produção ficou um tanto datada, mas ainda gosto do álbum, em especial "Esquinas", "Miragem", "Infinito" e, é claro, a faixa-título.
3Sina (Luz, 1982)
Olho para a relação de faixas de Luz e a impressão é que se trata de uma coletânea, tamanho o número de sucessos que contém. "Açaí" e "Pétala" quase entraram aqui, mas optei por "Sina", uma canção que aprecio muito, tanto essa quanto a versão que Caetano gravou para o álbum Cores, Nomes.
4Fato Consumado (A Voz - O Violão - A Música de Djavan, 1976)
Junto com "Flor de Lis", acho que são as músicas mais famosas do disco de estreia de Djavan.
5Faltando um Pedaço (Seduzir, 1981)
Linda, linda... Fez até parte da trilha sonora de Sétimo Sentido, provavelmente onde devo tê-la ouvido pela primeira vez.

 
Última edição por um moderador:
A minha lista do poeta Djavan é praticamente um misto da de vocês ficando assim

1° Lilás
2° Samurai
3° Flor de Lis
4° Linha do Equador
5° Infinito
 
não podia deixar de marcar presença por aqui...
Djavan :amor:

minha listinha:

1º. Nem Um Dia:
"um dia frio, um bom lugar pra ler um livro"
precisa mais?

2º. Açaí:
"solidão de manhã, poeira tomando assento, rajada de vento"
palavras tão simples, mas que fazem o coração acelerar...

3º. Oceano:
"amar é um deserto e seus temores, vida que vai na sela dessas dores"
clássico dos clássicos, eu acho que gosto dessa música desde que eu me conheço por gente...

4º. Sina:
eu não sei dizer de qual parte dessa música eu gosto mais, mas sei que ela sempre me lembra de Confissões de Adolescente velha eu, né?

5º. Meu Bem Querer:
"amor e o que é o sofrer para mim que estou jurado pra morrer de amor?"
Djavan entende das putarias de amor
 
Última edição por um moderador:
Qualquer Top 5 do Djavan que não inclua "Oceano", com o violão do Paco de Lucía, é um erro.

Mas não foi pra fazer meu top5 que eu vim aqui. Foi só pra compartilhar este print e ressuscitar o tópico :hxhx: :

Screenshot_20230630_125831_Gallery.jpg
 
Linguagem neutra, coisa mais imbecil do mundo

E como diria o Enéas Carneiro, isso não é um preconceito que eu tenho e sim um conceito.
 
Pra não dizer que só desenterrei o tópico de zoeira, deixo aí minha singela listinha de preferências:

1. Lilás
2. Oceano
3. Nem um dia
4. Esquinas
5. Açaí

😋
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo