• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores (58ª Semana) - Vanessa da Mata

Erendis

Master Pretender
Vanessa da Mata

attachment.php

Vanessa da Mata nasceu em 1976, em Alto Garças, no Mato Grosso – uma pequena cidade 400 quilômetros de Cuiabá, cercada de rios e cachoeiras. De formação autodidata, ouviu de tudo na infância. De Luiz Gonzaga a Tom Jobim, de Milton Nascimento a Orlando Silva. Ouviu também de ritmos regionais como o carimbó, dos discos trazidos das viagens de um tio à Amazônia. Ouviu samba, música caipira e até música brega italiana, sons que chegavam pelas ondas da rádio AM.
Aos 14 anos, Vanessa se mudou para Uberlândia, em Minas Gerais, cidade a mil e duzentos quilômetros de distância de Alto Garças. Foi para lá sozinha, morar em um pensionato: se preparava, então, para prestar vestibular de medicina. Mas já sabia o queria: cantar. Aos 15, começou a se apresentar em bares locais.
Em 1992, foi para São Paulo, onde começou a cantar na Shalla-Ball, uma banda de reggae de mulheres. Três anos depois, excursionou com a banda jamaicana Black Uhuru. Em seguida, fez parte do grupo de ritmos regionais Mafuá. Neste período, ainda dividia seu tempo entre as carreiras de jogadora de basquete e de modelo.
Em 1997, conheceu Chico César: com ele, compôs "A força que nunca seca". A música foi gravada por Maria Bethânia, que a colocou como título de seu disco, em 1999. A gravação concorreu ao Grammy Latino e também foi gravada no CD de Chico, “Mama Mundi”. O Brasil descobria uma grande compositora. Bethânia voltou a gravar Vanessa: “O Canto de Dona Sinhá” esteve no CD “Maricotinha” – com participação de Caetano Veloso - e em sua versão ao vivo. Já “Viagem” foi gravada por Daniela Mercury em “Sol da Liberdade”. Com Ana Carolina compôs “Me Sento na Rua”, do CD “Ana Rita Joana Iracema e Carolina (2001).
A voz e a presença de Vanessa começavam também a chamar atenção. Fez participações em shows de Milton Nascimento, Bethânia e nas
últimas apresentações de Baden Pawell: estava pronta para estrear em carreira solo.

Prêmios:
Prêmio Multishow de Música Brasileira
Melhor Música:
2006 - Ai, Ai, Ai
2008 - Boa Sorte/Good Luck
2009 - Amado

Grammy Latino
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro
2008 - Sim

Álbuns:
2002 - Vanessa da Mata
2004 - Essa Boneca Tem Manual
2007 - Sim
2009 - Multishow ao Vivo
2010 - Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias

Página Oficial:
http://www.vanessadamata.com.br/

Minha lista:

Fugiu com a Novela:

Não me Deixe Só:

Amado:

Baú:

Boa Sorte/Good Luck:
 

Anexos

  • vanessa-da-mata1.jpg
    vanessa-da-mata1.jpg
    43,6 KB · Visualizações: 179
Última edição por um moderador:
Re: As 5 Melhores! - (58ª Semana) - Vanessa da Mata

1Não me Deixe Só (Vanessa da Mata, 2002)
2Eu Sou Neguinha? (Essa Boneca Tem Manual, 2006)
3Bolsa de Grife (Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, 2010)
4Vermelho (Sim, 2007)
5Nossa Canção (Vanessa da Mata, 2002)
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo