1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Evento As 5 Melhores (51ª Semana) - Creedence Clearwater Revival

Tópico em 'Música' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 25 Dez 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Creedence Clearwater Revival

    (1967 - 1972)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Creedence Clearwater Revival foi uma banda de country rock californiana formada por John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959.

    Adotaram o nome Creedence Clearwater Revival em 1967, com o qual lançaram as primeiras gravações em 1968. O nome surgiu pela junção do nome de um amigo de Tom Fogerty, "Credence Nubal", com "Clearwater", uma cerveja da época e Revival, simbolizando a união entre os membros, que já tocavam juntos desde 1959. Ao nome de Credence, adicionaram um e para lembrar creed (crença, credo). Em 1968 obtiveram o primeiro disco de ouro, com o álbum de estreia, Creedence Clearwater Revival.

    Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina. Separaram-se em julho de 1972. John Fogerty foi quem teve mais êxito na carreira solo. Seu irmão Tom faleceu em 6 de setembro de 1990. Em 1993 o Creedence Clearwater Revival foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame.

    Recentemente, Stu Cook e Doug Clifford formaram o Creedence Clearwater Revisited, e passaram a excursionar pelo mundo, tocando antigos sucessos da formação original.

    História


    Em setembro de 1959, John Fogerty (vocalista e guitarrista), Doug Clifford (bateria) e Stu Cook (baixo) formam The Blue Velvets. Dois meses mais tarde, Tom Fogerty (guitarrista), irmão mais velho de John, entra no grupo como cantor, mudando o nome da banda para Tommy Fogerty and The Blue Velvets. O nome do grupo muda para The Golliwogs em 1964, após assinarem contrato com a gravadora Fantasy Records, onde John trabalhava. Nos três anos seguintes alguns compactos foram lançados, fazendo grande sucesso local.

    Em 24 de dezembro de 1967, sob a influência de Saul Zaentz, novo dono da Fantasy Records, eles decidem então se tornarem profissionais. Começando pelo nome que faria história no mundo do rock: um amigo de Tom chamado Credence Nuball, um comercial da cerveja "Clearwater" e Revival, simbolizando a união do grupo, serviram de inspiração. A banda vem então com um novo estilo de música, definido por John Fogerty que, como cantor e compositor, passou a ser o centro da banda.

    Em julho de 1968 é lançado o primeiro disco, Creedence Clearwater Revival, e já dá ao grupo um disco de ouro. Também foram lançados os compactos "Suzie Q" (Partes 1 e 2) e "I Put a Spell on You/Walk on the Water".

    O segundo álbum, Bayou Country, é lançado em janeiro de 1969 e ganha disco de platina. Lançados também o compacto "Proud Mary/Born on the Bayou", que além de ganhar disco de ouro lança o grupo para uma carreira mundial de sucesso. Em abril, são lançados os compactos "Bad Moon Rising/Lodi" e "Green River/Commotion" (do terceiro álbum), ambos recebem disco de ouro.

    O terceiro disco, Green River, lançado em agosto de 1969, também recebe disco de platina. O compacto "Down on the Corner/Fortunate Son" é lançado, quarto disco de ouro.

    Em novembro de 1969 é lançado o quarto disco, Willy and the Poor Boys, que também recebe disco de platina. A banda, logicamente, esteve presente no festival de Woodstock, fazendo grande apresentação. O compacto "Travellin' Band/Who'll Stop the Rain" dá a banda o quinto disco de ouro, lançado em 1970. A banda começa sua primeira turnê pela Europa, fazendo também um enorme sucesso neste continente. O compacto "Up Around the Bend/Run Through the Jungle" também é disco de ouro.

    Em julho de 1970 é lançado o disco de maior sucesso da banda, Cosmo's Factory, que vende mais de três milhões de cópias, disco de platina portanto. O compacto "Lookin'Out My Back Door/Long as I Can See the Light" é lançado e também é disco de ouro.

    Ainda em 1970 é lançado o sexto disco Pendulum, que também foi disco de platina, o quinto do grupo. O ambiente no grupo porém já não é dos melhores: dizem que Tom, Doug e Stu não concordam em serem apenas uma banda para John Fogerty. Em 1971 é lançado o oitavo compacto disco de ouro: "Have You Ever Seen the Rain/Hey Tonight".

    Em fevereiro de 1971 Tom Fogerty abandona o grupo para seguir carreira solo. Os outros decidem continuar como um trio, começando uma grande turnê pelos EUA e logo em seguida uma pela Europa. É lançado o décimo primeiro compacto, "Sweet Hitch-Hicker / Door to Door", que ainda atinge o topo das paradas. Em 1972 perfeita turnê pela Austrália, Nova Zelândia e Japão. O compacto "Someday Never Comes / Tearin' Up the Country" é lançado, mas não faz o mesmo sucesso dos anteriores, sendo o único que não ganhou disco de ouro.

    É lançado o último álbum, Mardi Gras, em abril de 1972, que também ganha disco de ouro. A obra mostra que o grupo está próximo da divisão, com Stu Cook e Doug Clifford compondo algumas das canções (até então John Fogerty era quem compunha a maioria das canções da banda). Em 16 de outubro a gravadora Fantasy Records anuncia oficialmente o fim de Creedence Clearwater Revival .

    Todos os membros da banda participaram das gravações do álbum solo de Tom Fogerty lançado em 1974, Zephyr National. Tom Fogerty morreu em 1990, vítima de tuberculose.

    Reuniões


    Desde então reuniram-se eventualmente em 1995 para aparições em festivais diversos. Stu Cook e Doug Clifford chegaram a montar uma banda chamada Creedence Clearwater Revisited e se apresentaram tocando canções de seu grupo antigo.

    Em 2006 fizeram uma turnê pelo Brasil com a formação Revisited onde tocaram por uma semana, passando pelas cidades: Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Bauru, São Paulo, Jaguariúna e Tubarão. Passaram também por Porto Alegre alguns anos antes.

    Em 2011, houve outra turnê pelo Brasil, que lotou a casa e reuniu muitos motociclistas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.

    Discografia


    Dados da RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América) referem-se apenas a vendas nos EUA.

    Álbuns de estúdio


    Creedence Clearwater Revival (1968) (1X Platina nos EUA)
    Bayou Country (1969) (2X Platina nos EUA)
    Green River (1969) (3X Platina nos EUA)
    Willy and the Poor Boys (1969) (2X Platina nos EUA)
    Cosmo's Factory (1970) (4X Platina nos EUA)
    Pendulum (1970) (1X Platina nos EUA)
    Mardi Gras (1972) (Ouro nos EUA)

    Coletâneas


    Creedence Gold (coletânea, 1972) (2X Platina nos EUA)
    More Creedence Gold (coletânea, 1973) (Ouro nos EUA)
    Chronicle, Vol. 1 (coletânea, 1976) (8X Platina nos EUA)
    Chronicle, Vol. 2 (coletânea, 1986)
    Rollin' On the River (coletânea, 1988) (Ouro nos EUA)

    Álbuns ao vivo


    Live in Europe (ao vivo, 1973)
    The Concert (ao vivo, 1980) (1X Platina nos EUA)

    Compactos


    Susie Q (Partes I e II) (1968) (Ouro nos EUA)
    I Put a Spell on You/Walk on the Water (Junho de 1968)
    Proud Mary/Born on the Bayou (Janeiro de 1969) (1X Platina nos EUA)
    Bad Moon Rising/Lodi (Abril de 1969) (1X Platina nos EUA)
    Green River/Commotion (Julho de 1969) (Ouro nos EUA)
    Down on the Corner/Fortunate Son (Outubro de 1969) (1X Platina nos EUA)
    Traveling Band/Who'll Stop the Rain (Janeiro de 1970) (1X Platina nos EUA)
    Up Around the Bend/Run Through the Jungle (Abril de 1970) (Ouro nos EUA)
    Lookin' Out My Back Door/Long as I Can See the Light (Julho de 1970) (1X Platina nos EUA)
    Have You Ever Seen the Rain?/Hey Tonight (Janeiro de 1971) (Ouro nos EUA)
    Sweet Hitch-hiker/Door to Door (Julho de 1971) (Ouro nos EUA)
    Someday Never Comes/Tearin' Up the Country (Março de 1971)

    Componentes

    John Fogerty (28 de maio de 1945 - )

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Tom Fogerty (9 de Novembro de 1941 – 6 de Setembro de 1990)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Stu Cook (25 de Abril de 1945 - )

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Doug Clifford (24 de Abril de 1945 - )

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    __________________________________________________ __

    Meu Top 5

    Eu só conheci o CCR de verdade muito recentemente e não consegui filtrar para apenas 5 músicas. Mas como tenho que colocar escolhi as 5 que mais estão firmes na memória.

    1ª I Heard It Through the Grapevine

    Essa é de longe a melhor música deles, não dei dizer o motivo, é passional, não há razão para isso, só ouvindo mesmo para entender.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    2ª Born on the Bayou

    A mesma vale para essa música e o country está bem presente nessa música, talvez por isso eu goste tanto dessa.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    3ª Cotton Fields

    Essa é a melhor música country que já ouvi, não diria que é a melhor de todas, mas de todas que ouvi essa é de longe a melhor. Ela é A música country.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    4ª Wrote a Song for Everyone

    E essa é bem emocional também, bem intensa. Nem sou esse tipo de pessoa, mas essa música me faz me sentir bem.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    5ª Have You Ever Seen the Rain

    E essa é clássica, deve ser a mais conhecida deles. Foi graças a essa música que eu tive curiosidade de conhecer a banda, ela nem é a 5ª melhor, mas como foi graças a ela que eu tive o prazer de descobri-los assim tem seu lugar de honra.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Mas é impossível escolher apenas 5 músicas, mereciam também aparecer Hey Tonight, Run Through the Jungle, Someday Never Comes, Suzie Q, Travelin' Band, Who'll Stop the Rain, Molina, Green River, Before You Accuse Me e I Put a Spell on You entre outras.
     
    Última edição por um moderador: 5 Out 2013
    • Ótimo Ótimo x 5
    • Gostei! Gostei! x 3
  2. Liv

    Liv Visitante

    Delícia de músicas! Creedence era uma banda que eu sabia que precisava escutar, mas sempre esquecia de fazer. Morfs, belo tópico! :clap:
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  3. Quickbeam

    Quickbeam Rock & Roll

    Não consegui me desviar dos singles, o Creedence tem uma quantidade absurda de singles memoráveis. "Have You Ever Seen the Rain?" deve ser a mais antiga música do CCR que conheço, em boa parte por causa da cover da Bonnie Tyler (que não supera a original, btw). "Down on the Corner" me agradou desde a primeira audição e Willy and the Poor Boys certamente está entre os melhores trabalhos da banda. Só que meu álbum favorito do Creedence Clearwater Revival é mesmo Cosmo's Factory (tanto que foi bem difícil escolher uma faixa para representá-lo na lista).

    [TABLE="class: grid"]
    [TR]
    [TD]1[/TD]
    [TD]Down on the Corner (Willy and the Poor Boys, 1969)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]2[/TD]
    [TD]Have You Ever Seen the Rain? (Pendulum, 1970)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]3[/TD]
    [TD]Proud Mary (Bayou Country, 1969)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]4[/TD]
    [TD]Bad Moon Rising (Green River, 1969)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]5[/TD]
    [TD]Lookin' Out My Back Door (Cosmo's Factory, 1970)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/TD]
    [/TR]
    [/TABLE]
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 2
  4. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    1 - Lookin' Out My Back Door
    2 - The Midnight Special
    3 - Hello Mary Lou
    4 - Someday Never Comes
    5 - Fortunate Son
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  5. Excluído047

    Excluído047 Banned

    Muito difícil fazer um top five deles... Bem, vejamos:


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    []'s!
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Pearl

    Pearl Usuário

    :grinlove:

    Fase de vício! Teve época que eu achava que CCR combinada simplesmente com TUDO! Qualquer momento, qualquer ação, qualquer filme. Enfim, vício total!

    1 - Green River

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    2 - Jeremiah was a Bullfrog

    :mrgreen:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    3 - Proud Mary

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    4 - Up Around Bend

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    5 - Who'll Stop the Rain

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar