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As 5 melhores (35º semana) - AC/DC

Hamfast

Melodia e distorção
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BIOGRAFIA:
No começo, em 1955, a face do rock and roll estava mudando rapidamente. Este foi o ano em que Elvis apareceu pela primeira vez nas paradas, Bill Halley and the Comets fazia todos dançarem em volta do relógio, Chuck Berry encontrava Muddy Waters, e o maior guitarrista de todos os tempos, Angus Young, nascia. Mas ele não nasceu um rock-star, claro... para chegar lá ele teve uma pequena ajuda de seus irmãos.

Angus e Malcolm foram apresentados ao cenário do rock and roll por seu irmão mais velho, George. Ele se tornou um grande astro na Austrália em meados da década de 60 com um grupo chamado Easybeats. Isto deixou uma impressão nos dois irmãos mais novos e os dois acabaram aprendendo a tocar guitarra, tomando lições de George quando este não estava em turnê. Depois eles montaram a sua própria banda.

Malcolm participou de algumas bandas de garagem que não chegaram a lugar algum. Em 1971 chegou a participar de uma banda chamada Velvet Underground (uma homônima, não a que ficou famosa com Lou Reed e Nico). Angus, por seu lado, montou uma banda chamada Tantrum. As únicas apresentações foram em festas escolares. Isto durou até 1973, quando ambos se juntaram para formar o AC/DC.

A estréia do AC/DC ocorreu na festa de ano novo de 1973 no clube noturno Sydney's Chequers. A formação inicial da banda contava com Angus na guitarra solo, Malcolm na guitarra base, Colin Burgess na bateria, Van Knedt no baixo e Dave Evans nos vocais. A formação sofreu diversas alterações. Primeiro Colin Burgess saiu, sendo substituído por Ron Carpenter. Depois Larry Van Knedt saiu sendo substituído por Rob Bailey. Carpenter não durou muito e foi substituído por Russell Coleman, logo depois trocado por Peter Clark.

A formação Young / Young / Evans / Bailey / Clark gravou o primeiro single da banda, "Can I Sit Next to You Girl / Rockin' In the Parlour". As próximas mudanças na formação foram decisivas. O motorista da banda, Bon Scott, disse que sabia tocar bateria e logo tomou o lugar de Peter Clarks. Ele também trouxe para a banda Bruce Houwe, baixista, substituindo Bailey. Não demorou muito para que Angus e Malcon se cansassem de Dave Evans que assumia uma postura cada vez mais glam rock. Então Evans saiu e Bon se tornou o frontman do AC/DC. Logo depois Houwe saiu e George Young assumiu o baixo.

O álbum de estréia do AC/DC, "High Voltage" foi gravado em apenas 10 dias e lançado na Austrália em Fevereiro de 1975. Phill Rudd e Mark Evans foram chamados para assumir a bateria e baixo. Esta formação gravaria os próximos três álbuns, "TNT" em 1975 e "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" em 1976. As gravações de "TNT" foram lançadas em alguns países apenas como parte integrante do álbum "High Voltage".

"Let There be Rock" saiu em 1977. É deste disco um dos maiores clássicos da banda, presente em todos os shows desde então, "Whole Lotta Rosie". Durante a turnê uma briga entre Angus e Mark levou este último a abandonar a banda. Não se trataram de diferenças musicais ou coisa parecida, e sim de uma briga de verdade, com os punhos, aparentemente por causa de uma mulher.

O AC/DC não teve problemas em conseguir um novo baixista. Rapidamente contrataram Cliff Williams, que está na banda desde então. Esta formação gravou alguns dos melhores álbuns do AC/DC. Em 1978 saiu "Powerage". Depois lançaram o álbum ao vivo "If You Want Blood You've Got It" que foi gravado a partir de fitas de diferentes shows em 1978.

Finalmente gravaram o que é considerado o melhor disco da era Bon Scott, "Highway to Hell", em 1979. O título é uma referência (e uma sátira, claro) a "Stairway To Heaven", do Led Zeppelin. Vem deste disco (pelo título e por causa da gravura da capa) a fama de satanistas do AC/DC. Os boatos de pacto com o diabo e de que a banda seria uma má influência para a juventude foram reforçados quando um famoso assassino que se entitulava Night Crawler foi preso e se declarou fã da banda.

O AC/DC estava recebendo sua merecida popularidade mundial quando uma tragédia aconteceu. Em 19 de fevereiro de 1980 o vocalista da banda, Bon Scott, foi achado morto no banco de trás do carro de um amigo. Em um pronunciamento oficial à imprensa foi informado que Bon morrera de causas naturais, mas como ele havia bebido muito na noite anterior, acredita-se que ele tenha morrido ao desmaiar e se sufocar com seu próprio vômito. Há também boatos de que haveria heroína envolvida, mas a verdade nunca será comprovada.

A questão era decidir se deveriam continuar. Malcolm e Angus rapidamente decidiram que deveriam, e começaram a procurar o substituto em março. Muitos se apresentaram, mas nenhum parecia o artista certo por uma razão ou por outra. Um fã de 14 anos de Chicago enviou uma carta ao AC/DC recomendando o cantor Brian Johnson, que tocava na banda Geordie. Malcolm lembrou de ter assistido a um show da banda Geordie e que o próprio Bon havia comentado sobre que grande cantor Brian Johnson era. A banda fez uma audição com Johnson e pronto.

O próximo álbum da banda, "Back in Black", foi uma obra de arte. Bon havia escrito 15 músicas antes de sua morte, mas todas as composições foram abandonadas. A banda achava que não seria certo que outra pessoa cantasse as músicas de Bon, então compuseram o álbum inteiro novamente. O álbum foi lançado em julho de 1980, com uma capa preta como tributo a Bon Scott. Esta gravação se tornou na época o disco heavy metal mais vendido, com mais de 10 milhões de cópias.

O AC/DC alcançou o auge da fama por volta de 1981. "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" foi finalmente lançado nos Estados Unidos e rapidamente se tornou um sucesso, chegando a vender mais que "Back in Black" durante algum tempo. Eles finalmente eram super-stars.

A formação que gravou "Back in Black" gravou mais dois álbuns. Em 1981 lançaram "For Those About to Rock We Salute You", que foi o seu único álbum a atingir o número 1 na Bilboard.

Após uma imensa turnê mundial gravaram "Flick of the Switch" em 1983. O baterista Phil Rudd estava envolvido com drogas e pouco participou das gravações. Uma briga (de verdade, com os punhos) entre ele e outro membro da banda não revelado ao público foi a gota dágua para que ele fosse despedido da banda.

Para achar um novo baterista o AC/DC colocou um anúncio em uma revista de heavy metal, não dizendo de que banda se tratava. Quando Simon Wright, que tinha 20 anos na época, apareceu para a audição, ficou surpreso ao descobrir que estava sendo testado para o AC/DC. De qualquer forma a banda gostou do que viu, Simon se juntou à banda, e esta formação gravou "Fly on the Wall" em 1985.

Em 1986 lançaram "Who Made Who", que é considerado por muitos um álbum de greatest hits da banda. Na realidade é apenas a trilha sonora do filme "Maximum Overdrive", de Stephen King. As canções foram escolhidas por Stephen, que é um grande fã do AC/DC.

Em 1988 gravaram "Blow Up Your Video", e mudaram novamente de formação. Desta vez o baterista saiu voluntariamente. Simon Wright sempre foi um grande fã da banda Dio e quando Ronnie James Dio o convidou a se juntarem, Simon não demorou a tomar a sua decisão. O substituto foi Chris Slade, que havia tocado com Tom Jones e o The Firm. O novo álbum "The Razor's Edge" foi gravado em 1990. Apesar de desfalcados de Simon, o álbum, produzido pelo próprio AC/DC em parceria com Bruce Fairbain (que havia trabalhado com Bon Jovi e Aerosmith), foi considerado por muitos o melhor álbum desde "For Those ABout To Rock".

Até esta época a banda havia lançado apenas um disco ao vivo. Decidiram então que era hora de um novo registro. Em 1992 "Live" foi lançado em dois formatos, CD simples e CD duplo, com a versão dupla, de circulação limitada, mais direcionada aos colecionadores.

Em 1995 foi anunciado que Rudd estaria de volta à banda. O novo álbum, "Ballbreaker", foi lançado em setembro. A turnê mundial começou em 1996, incluindo apresentações no Brasil.

Para cumprir uma cláusula de contrato com a gravadora que previa o lançamento de uma boxset, em 1997 começou a ser preparada a caixa "Bonfire". Ao contrário do caminho mais fácil de lançar uma grande coletânea de greatest hits, a banda preparou um verdadeiro tributo a Bon Scott. Pesquisas foram iniciadas para recuperar fitas-demos deixadas pelo vocalista bem como registros de shows. Malcolm, Angus e George passaram meses ouvindo material e escolhendo as gravações que melhor capturaram Bon Scott. A caixa foi lançada em novembro, composta por cinco CDs: a íntegra de um show para uma rádio em 1977 ("Live From The Atlantic Studios"), uma das últimas performances de Bon em 1979 ("Let There Be Rock - The Movie - Live In Paris", CD duplo), uma coletânea de demos, músicas inéditas e versões raras ao-vivo ("Volts") e o relançamento de "Back In Black" (com encarte original da versão em vinil e colocado na caixa por se tratar de um tributo a Bon Scott). "Bonfire" trazia ainda um livreto, poster, adesivo, tatuagem, palheta de guitarra e um chaveiro abridor de garrafas.

Em 1998, após tour mundial de lançamento da box-set e merecidas férias, começaram os trabalhos de composição e gravação para o novo álbum, trabalho este feito com calma excessiva, que resultaria no lançamento apenas em 2000 de "Stiff Upper Lip". Brian Johnson praticamente não participou do processo de composição do novo álbum, ocupado com seu trabalho de produtor de outras bandas e participação em projetos solo.

Ultimo trexo atualizado:

Os ultimos shows do AC/DC aconteceram em 2003 e 2004. Depois disso, os integrantes sentiram a necessidade de se afastarem um pouco da midia para poder passar um tempo com seus familiares.

Durante esse periodo, foram lançados os DVDs Family Jewels (2005) e Plug Me In (2007).

Com composições feitas durante essa pausa e algum material que surgiram antes disso, é lançado em 2008 o mais recente albúm de estúdio Black Ice, considerado por muitos o melhor trabalho lançado, depois de Back in Black. O albúm contêm 4 versões diferentes de capa, sendo elas a capa Vermelha, a capa Amarela, a capa Azul e a capa Branca. Foi lançado também um Box de Luxo (Metalbox) do CD Black Ice, sendo esse edição limitada (25000 exemplares). Nesse box consta um CD Black Ice, um encarte especial, um DVD contendo o clipe Rock and Roll Train e o seu Making Off, adesivos e palhetas.

Fonte.

DISCOGRAFIA:

Estúdio:

1975 - High Voltage
1976 - T.N.T.
1976 - Dirty Deeds Done Dirt Cheap
1977 - Let There Be Rock
1978 - Powerage
1979 - Highway To Hell
1980 - Back in Black
1981 - For Those About To Rock We Salute You
1983 - Flick Of The Switch
1985 - Fly On the Wall
1988 - Blow Up Your Video
1990 - The Razors Edge
1995 - Ballbreaker
2000 - Stiff Upper Lip
2008 - Black Ice

Ao Vivo:

1978 - Live From the Atlantic Studios
1979 - Let There Be Rock: The Movie - Live In Paris
1978 - If You Want Blood You've Got It
1992 - Live

Compilações e EPs:

1976 - High Voltage
1984 - '74 Jailbreak
1986 - Who Made Who
1997 - Bonfire
1997 - Voltz
2009 - Backtracks
2010 - Iron Man 2

DVDs e VHS:

1980 - Let There Be Rock
1989 - AC/DC (Aus.)
1991 - Clipped
1992 - The Razor's edge Australian Tour Souvenir
1992 - Live at Domington
1993 - For Those About to Rock - Monsters in Moscow
1996 - Ballbreaker Australian Tour Souvenir
1996 - No Bull
2001 - Stiff Upper Lip Live
2003 - Live '77 (Japan)
2004 - Toronto Rocks
2005 - Family Jewels
2007 - Plug Me In
2011 - Live At River Plate.

INTEGRANTES:

  • Malcom Young - Guitarra base, backing vocals (1973 - presente)
  • Angus Young - Guitarra solo (1973 - presente)
  • Dave Evans - vocal (1973 - 1974)
  • Colin Burgess - bateria (1973 - 1974, 1975)
  • Larry Van Kriedt - baixo (1973 - 1974, 1975)
  • Neil Smith - baixo (1974)
  • Peter Clack - bateria (1974 - 1975)
  • Rob Bailey - baixo (1974 - 1975)
  • Bon Scott - vocal (1974-80)
  • George Young - baixo (1974-75)
  • John Proud - bateria (1974)
  • Tony Currenti - bateria (1974)
  • Phil Rudd - bateria (1975-83, 1994-presente)
  • Bruce Howe - Baixo (1975)
  • Mark Evans - baixo (1975 - 1977)
  • Cliff Williams - baixo, backing vocals (1977 - presente)
  • Brian Johnson - vocal (1980 - presente)
  • Simon Wright - bateria (1983 - 1989)
  • Stevie Young - guitarra base (1988)
  • Chris Slade - bateria (1989 - 1994)
  • Paul Gregg - baixo (1991)


O AC/DC foi a primeira banda de rock que eu conheci e gostei, consequentemente foi a banda responsável por me fazer gostar de música de uma maneira geral. Lembro de quando um amigo meu me apresentou o VHS Live de 92 quando eu tinha 11 anos, fiquei um bom tempo assistindo aquilo praticamente todos os dias. Desde então tenho acompanhado o trabalho da banda, já ouvi todos os discos lançados, incluindo EP's e compilações, e finalmente em 2009 pude vê-los ao vivo no Morumbi, uma das noites mais emocionantes da minha vida.

Dessa forma fica quase impossível fazer uma lista de 5 melhores, mas vou tentar resumir com as músicas que são mais representativas pra mim.

01. It's A Long Way to the Top (If You Wanna Rock N' Roll) (T.N.T., 1976)

Uma das primeiras composições da banda, com direito a um solo de gaita de fole do Bon Scott, o AC/DC já mostra a que veio e que está disposto a percorrer o longo caminho para o topo do rock n' roll.


02. T.N.T. (T.N.T., 1976)

Ainda no mesmo álbum uma música que fez parte da minha pré-adolescência toda, em grande parte por estar na trilha sonora do jogo Tony Hawk's Pro Skater 4, que eu joguei muito durante meus 13/14 anos


03. Touch too Much (Highway to Hell, 1979)

Na minha opinião essa é a melhor música da banda, peso e melodia se casando de maneira única, isso unido a interpretação sacana de Bon Scott na sua melhor (e infelizmente uma das últimas) performance.


04. Let There Be Rock (Let There Be Rock, 1977)

Se fosse pra resumir o AC/DC em uma música, com certeza eu escolheria essa, toda a essência do rock dos anos 50 que tanto influenciou a banda está presente aqui, sem falar que a energia dessa música ao vivo é algo inacreditável.


05. For Those About To Rock (We Salute You) (For Those About To Rock, 1981)

Fecho minha lista com a música que fecha todos os shows da banda em grande estilo, uma saudação a todos os fãs e apreciadores do bom e velho rock n' roll, apenas um dos inúmeros hinos que o AC/DC criou.

 
Última edição por um moderador:
Meu Top 5:

1º Highway to Hell (Highway to Hell, 1979)


2º Moneytalks ( The Razors Edge, 1990)


3º It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll) (High Voltage, 1975)


4º Jailbreak (Dirty Deeds Done Dirt Cheap, 1976)


5º You Shook Me All Night Long ( Back in Black, 1980)

 
Última edição por um moderador:
1. Highway to Hell (Highway to Hell, 1979)


2. Let There Be Rock (Let There Be Rock, 1977)


3. It's A Long Way to the Top (If You Wanna Rock N' Roll) (T.N.T., 1975)


4. Ride On (Dirty Deeds Done Dirt Cheap, 1976)


5. Whole Lotta Rosie (Let There Be Rock, 1977)

 
Última edição por um moderador:
1You Shook Me All Night Long (Back in Black, 1980)
2Jailbreak (Dirty Deeds Done Dirt Cheap, 1976)
3Highway to Hell (Highway to Hell, 1979)
4Moneytalks (The Razors Edge, 1990)
5Hard as a Rock (Ballbreaker, 1995)
 
Última edição por um moderador:
1º - Touch Too Much (Highway to Hell, 1979)

2º - Thunderstruck (The Razors Edge, 1990)

3º - Baby, Please Don't Go (High Voltage, 1975)

4º - Let There Be Rock (Let There Be Rock, 1977)

5º - Whole Lotta Rosie (Let There Be Rock, 1977)
 
Última edição por um moderador:
Desculpa ressuscitar o tópico, mas é minha banda favorita.
Não esquecerei jamais o show do morumbi.

Colocarei vídeos mais tarde, para não ter problema com meu líder aqui.

1° High Voltage
2° For those about to rock
3° Let there be rock
4° Dirty deeds done dirty cheap
5° You shook me all night long
 
Última edição:
A minha seria

1° Back in Black

2° For those about to rock (we salute you)

3° Thunderstruck

4° Jailbreak

5° Hard as Rock
 

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