• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores (30ª Semana) - Os Paralamas do Sucesso

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Os Paralamas do Sucesso

05.jpg


Os Paralamas do Sucesso (também conhecida somente por Paralamas) é uma banda de ska e pop rock, formada no Rio de Janeiro no final dos anos 70. Seus integrantes desde 1982 são Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). No início a banda misturava rock com reggae, posteriormente passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos. A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Legião Urbana.

Formação Atual: Herbert Vianna (vocal e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria e backing vocals)

Ex-Integrantes:
Vital Dias - "Bateria"
Demétrio Bezerra - trompete
Senô Bezerra - "Trombone"
Eduardo Lyra - "Percurssão"
Mattos Nascimento - "trombone"

Site Oficial: www2.uol.com.br/paralamas

Álbuns:
1983 - Cinema Mudo (Estúdio)
1984 - O Passo do Lui (Estúdio)
1986 - Selvagem? (Estúdio)
1987 - D (Ao Vivo)
1988 - Bora-Bora (Estúdio)
1989 - Big Bang (Estúdio)
1990 - Arquivo (Coletânea)
1991 - Os Grãos (Estúdio)
1994 - Severino (Estúdio)
1995 - Vamo Batê Lata (Ao Vivo/EP Bônus)
1996 - Nove Luas (Estúdio)
1998 - Hey Na Na (Estúdio)
1999 - Acústico MTV (Ao Vivo)
2000 - Arquivo II (Coletânea)
2002 - Longo Caminho (Estúdio)
2004 - Uns Dias Ao Vivo (Ao Vivo)
2005 - Hoje (Estúdio)
2007 - Rock in Rio 1985 (Ao Vivo)
2009 - Brasil Afora (Estúdio)
2010 - Arquivo III (Coletânea)
2011 - Multishow Ao Vivo (Ao Vivo)

Comentários: Os Paralamas foi uma banda que sempre se mostrou aberta e receptiva a mistura de ritmos pop, rock, ska, reggae e alguns outros mais experimentalmente. Depois do grande sucesso nos anos 90 experimentaram o mercado latino cantando em espanhol onde Fito Paez se tornaria um grande parceiro e aliado. O acidente de ultraleve do Herbet foi um grande susto mas felizmente não o fim. Uma grande banda que possui particularidades que raramente encontramos com a mesma facilidade em outras.

Segue abaixo a lista:

1- Vital e sua moto (Cinema Mudo - 1983) - Apesar da participação do Vital Dias na banda ter sido muito curta, essa faixa não deixa que seu nome caia no esquecimento.


2- Óculos (O Passo do Lui - 1984) - Um grande clássico do álbum que considero o meu preferido da banda e que fez com que Os Paralamas conquistasse a minha grande admiração.


3- Melô do Marinheiro (Selvagem? - 1986) - Uma letra divertida e num ritmo bem bacana.


4- Depois da queda o coice (Hey Na Na - 1988) - Som que no ritmo instrumental carrega a influência dos anos que eles experimentaram na chamada fase latina


5- O Calibre (Longo Caminho - 2002) - É a faixa que pra mim mais simbolizou a força do Herbet Vianna após o seu acidente.

 
Última edição por um moderador:
Eu sou meio suspeito para falar de Paralamas, sou fã de qualquer banda do anos 80'.
Mas Vital e sua moto é otima de se ouvir. :lol:
 
Gosto bastante dos Paralamas, mas nunca foi minha banda nacional de rock preferida, o que não quer dizer que não possua alguns discos do grupo (D e Big Bang em vinil; Selvagem?, Bora Bora, Os Grãos e Severino em CD). Conheço praticamente a discografia inteira, mas acho os álbuns dos Paralamas um tanto irregulares, não tenho um claro favorito, ainda assim citaria O Passo do Lui, Selvagem? e Nove Luas como os mais consistentes.


1Meu Erro (O Passo do Lui, 1984)
Dos primeiros trabalhos, ainda é a minha faixa favorita: simples, direta e contagiante. Pena que não encontrei o clipe completo, que continha uma introdução instrumental (tipo um aquecimento antes da música propriamente dita) que não aparece na versão de estúdio.
2Uns Dias (Bora Bora, 1988)
"Uns Dias" realmente consegue evocar uma viagem, menos cinematográfica que "Canção Noturna", do Skank, mas ainda assim sedutora.
3Não Me Estrague o Dia (Severino, 1994)
Do disco mais experimental da carreira da banda, é uma música que já explicita, na abertura do álbum, a tensão entre favorecidos e desfavorecidos, tema que irá repercutir em outras faixas de Severino. O som também é interessante, misturando influências de dancehall e dub com sonoridades "nordestinas".
4La Bella Luna (Nove Luas, 1996)
Nove Luas é, talvez, o álbum mais pop dos Paralamas, seguindo a retomada do sucesso que veio com "Uma Brasileira". Desse período, escolhi "La Bella Luna", uma linda balada de Herbert que está entre as melhores que ele já fez.
5O Rouxinol e a Rosa (Os Grãos, 1991)
Tenho um grande carinho por dois dos álbuns menos sucedidos comercialmente da banda, Severino e Os Grãos, que têm a sua parcela de problemas, mas cujas singularidades os tornam atraentes. "O Rouxinol e a Rosa" tem até o Herbert tentando o falsete. XD
 
Última edição por um moderador:
O que não pode faltar também:

 
Última edição por um moderador:
Já foi a minha banda favorita de rock nacional, na mesma época em que era fã de Titãs, Skank e Capital. Lembro de como eu chorei o dia inteiro quando Hebert se acidentou, achei que ele fosse morrer... o meu álbum favorito é, salvo engano, daquele mesmo ano, "Track-Track", quase todas as faixas são de excelente qualidade. O meu TOP (preguiça de botar os vídeos :tedio:):

1. Alagados

2. O Calibre

3. Ela Disse Adeus

4. Lanterna dos Afogados

5. Uma Brasileira
 

Selvagem com certeza é o meu álbum preferido. Se fosse escolher só um, seria esse também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo