• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores (29ª Semana) - The Beach Boys

Quickbeam

Rock & Roll

Biografia

The Beach Boys é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em Hawthorne, Califórnia, em 1961, e é tida como uma das mais influentes da história do rock e do pop. Emplacou dúzias de canções nas paradas de sucesso (também emplacou quatro compactos no primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos), além de álbuns recordistas de venda. Foi incluída no Hall da Fama do Rock and Roll em 1988. Seu álbum Pet Sounds, de 1966, que contém clássicos como "Wouldn't It Be Nice", "Sloop John B", "God Only Knows" e "Caroline, No", é considerado umas das maiores obras-primas da história da música pop.

O grupo original consistia do cantor-músico-compositor Brian Wilson, seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. Inúmeras mudanças tanto no estilo musical quanto na formação ocorreram durante a turbulenta existência da banda: os problemas psicológicos, o abuso de drogas e o eventual afastamento de Brian; as mortes de Dennis em 1983 e Carl em 1998 e as batalhas legais entre os integrantes sobreviventes do grupo.

Foi uma banda que fez praticamente de tudo: do surf rock (o estilo inicial do grupo, predominante até o sexto álbum, All Summer Long), passando pela música erudita, country, blues, soul, bossa nova, música havaiana, até o hard rock, como em "All I Want To Do", do álbum 20/20, de 1969.

:seta: Discografia dos Beach Boys


Não conhecia quase nada de Beach Boys (só alguns sucessos como "Surfin' USA" ou "California Girls") e relacionava o grupo apenas ao surf rock e à fase mais pop e ingênua deles. Só em meados de 92/93 é que fui perceber que a banda era muito maior e melhor do que imaginava. Foi a época em que ouvi Pet Sounds, "Good Vibrations" e mergulhamos, meu irmão e eu, na discografia do grupo. Em especial, o lançamento de uma box com 5 CDs, em 1993, chamada Good Vibrations: Thirty Years of The Beach Boys, definitivamente mostrou a nós o quanto o trabalho dos Beach Boys era espetacular. O booklet também nos apresentou à fascinante história do abortado álbum Smile, além da caixa vir com 30 minutos de material inédito das sessões de gravação de Smile.


1Wouldn't It Be Nice (Pet Sounds, 1966)
Foi inevitável, tive de abrir minha lista com uma canção de Pet Sounds. :dente: Não há muito o que dizer, é uma faixa maravilhosa, solar, cheia de esperança pelo futuro, embora trate das frustrações da juventude.
2Help Me, Rhonda (Summer Days (And Summer Nights!!), 1965)
Ah, as harmonias vocais... o refrão... Irresistível, charmosa, grande canção!
3Surf's Up (Surf's Up, 1971)
Se Smile tivesse sido finalizado e lançado, essa música seria um dos pontos altos do disco. Não é à toa que atingiu status quase mítico no panteão do rock. É praticamente uma mini-sinfonia pop, uma jóia multifacetada, complexa e de uma enorme beleza que, ironicamente, tem uma letra bem sombria, que fala do colapso de toda a civilização.
4Good Vibrations (Good Vibrations [Single], 1966)
Outra "sinfonia de bolso", fragmentada, mas extremamente cativante. Foi amor à primeira ouvida. :fones:

Não por acaso é considerada por muitos como A música dos Beach Boys, uma séria candidata a melhor single de todos os tempos.
5Be Here in the Mornin' (Friends, 1968)
Gosto muito do álbum Friends e, por isso, escolhi uma de suas faixas para representá-lo em minha lista. Aprecio sobretudo o encadeamento das faixas do lado A do vinil - qualquer uma delas poderia ter figurado por aqui.
 

Anexos

  • TheBeachBoys.jpg
    TheBeachBoys.jpg
    64,3 KB · Visualizações: 38
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo