• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores (28ª semana) - TITÃS

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

TITÃS


titas_01.jpg


Titãs é uma banda de rock brasileira formada em São Paulo, na década de 1980. Ativa há mais de 25 anos, tornou-se uma das quatro maiores bandas do rock nacional ao lado de Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, e Barão Vermelho. Algumas de suas músicas de maior sucesso são Sonífera Ilha, Flores, Polícia, Familia, Comida, O Pulso, Go Back, Domingo, Enquanto Houver Sol, Homem Primata, Bichos Escrotos, Cabeça Dinossauro, Pra Dizer Adeus, Marvin, AA UU, Epitáfio, Diversão e Porque Eu Sei Que é Amor.

Formação Atual: Branco Mello (vocal e baixo) , Paulo Miklos (vocal, guitarra e saxofone) , Sérgio Britto (vocal, teclado, e baixo) , Tony Bellotto (guitarra)

Ex-Integrantes:
André Jung - bateria (1982 – 1985)
Arnaldo Antunes - vocal (1981 – 1992)
Charles Gavin - bateria e percussão (1985 – 2010)
Ciro Pessoa - vocal (1981 – 1983)
Marcelo Fromer - guitarra (1981 – 2001)
Nando Reis - vocal e baixo (1981 – 2002)

Site Oficial: www.titas.net

Álbuns:
1984 - Titãs
1985 - Televisão
1986 - Cabeça Dinossauro (Relançado em 2012)
1987 - Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas
1988 - Go Back (ao vivo)
1989 - Õ Blésq Blom
1991 - Tudo ao Mesmo Tempo Agora
1993 - Titanomaquia
1994 - 84 94 (Um)
1994 - 84 94 (Dois)
1995 - Domingo
1997 - Acústico MTV Titãs (ao vivo)
1998 - Volume Dois
1999 - As Dez Mais
1999 - Sempre Livre Mix - Titãs e Paralamas Juntos ao Vivo
2001 - A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana
2003 - Como Estão Vocês?
2005 - MTV ao vivo Titãs
2008 - Paralamas e Titãs Juntos e Ao Vivo
2009 - Sacos Plásticos
2012 - Titãs e Xutos e Pontapés - Ao Vivo no Rock in Rio

Comentários: Titãs é uma leiteralmente foi uma banda de multiplas facetas seja no pop no rock e na versatilidade dos seus integrantes se alternando nos vocais principalmente com Arnaldo Antunes, Nando Reis, Branco Mello, Paulo Miklos e Sergio Britto.

Uma grande banda que sem dúvida agitou bastante o rock brasileiro chegando num momento de pico ter nove integrantes e durante a sua fase mais produtiva se manteve com oito e a partir da saída de Arnaldo Antunes e a inesperada e fatídica morte de Marcelo Fromer veio a inevitável queda, mas o legado deixado ao longo dos anos foi muito grande o que me faz até hoje ter uma grande admiração por essa banda.

Indo ao que interessa que são as 5 faixas onde procurei priorizar somente uma entre os vários álbuns da banda.

1- Marvin (Titãs - 1984 e Go Back-1988) - A letra que conta a sofrida historia de Marvin é a minha preferida com o Nando Reis nos vocais.


2- Bichos Escrotos (Cabeça Dinossauro - 1986) - Esse é uma faixa do que considero o melhor álbum da banda e não poderia deixar de escolher a letra em que eles chutam o balde, marca registrada da banda em diversas vezes.


3 - Desordem (Jesus não tem dentes no país dos banguelas - 1987) - Letra de mais de 20 anos, mas que permanece bem atual.


4 - Eu não aguento (Domingo - 1995) - Uma música com uma batida forte e ritmo acelerado que é a minha preferida desse álbum.


5- O Pulso (Õ Blesq Blom - 1989) - Fazer poesia com tantos nomes de doenças só mesmo o Arnaldo Antunes que mais a frente faria algo semelhante em sua carreira solo.



 
Última edição por um moderador:
Só sobraram 4 dos Titãs?!... :uau:

Virei fã da banda a partir do Acústico - para mim, o melhor da História da MTV. O legal de Titãs é que tem músicas de vários estilos: pegue um "Cabeça Dinossauro", depois ouça "Não Vou me Adaptar"; pegue um "Epitáfio" e logo depois "Alma Lavada", como é que diz que é a mesma banda? Infelizmente eu achei que deu uma caída nos últimos anos, principalmente após a saída de Nando Reis. Mas várias excelentes músicas ficaram imortalizadas.

Como o repertório é bastante grande, vou fazer um TOP interessante: uma música de cada vocalista (Sérgio, Paulo, Nando, Arnaldo e Branco):

1. Homem Primata
Titãs de raiz. Essa música virou hino! Vocal de Sérgio Brito.


2. Sonífera Ilha
Um dos grandes hits dos anos 80, seguindo o estilo New Wave da época. A melhor nos vocais de Paulo Miklos.


3. Os Cegos do Castelo
Ao lado de "Marvin", considero esta a melhor música dos Titãs cantada por Nando Reis. Prestem atenção na letra.


4. O Pulso
Na realidade é a única que eu conheço cantada por Arnaldo Antunes, mas eu adoro essa música!

Toda vez que quero lembrar do nome de alguma doença eu canto ela na cabeça. :lol:


5. A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana
Esta, "Epitáfio" e "Isso", na minha opinião, foram quem salvaram o álbum homônimo, que tem músicas loucas em demasia, pro meu gosto. Esta é na voz de Branco Mello.

 
Última edição por um moderador:
Já comentei antes, mas entre as bandas de rock nacionais grandes, os Titãs eram minha favorita nos anos 80. Acompanhei o início do sucesso deles, com "Sonífera Ilha" (lembro de uma apresentação no Raul Gil, era muita gente no mesmo palco XD), "Televisão", "Insensível", mas era apenas um ouvinte casual da banda. Foi só depois de Cabeça Dinossauro que virei realmente fã, a ponto de acompanhar de perto cada novo lançamento (já ouvi praticamente toda a discografia deles, mas o período entre o Cabeça e o Acústico é que é o meu favorito).

Minha ideia inicial era escolher uma música por álbum, cada qual com um vocalista diferente, mas não consegui. :tsc: Gosto de muita coisa da carreira solo de Nando Reis (tenho todos os CDs de estúdio, com exceção de Drês), mas tive de deixá-lo de fora.

1Miséria (Õ Blésq Blom, 1989)
Comprei Õ Blésq Blom logo depois do lançamento e só conhecia uma música, "Flores", que foi o primeiro single. Quando abri o encarte e vi a letra de "Miséria", fiquei pensando em como ela seria cantada, já que era bem minimalista e não parecia letra de música. Foi só escutar o álbum que tudo fez sentido: fiquei mesmerizado, foi uma revelação o poder daqueles versos e do som que os acompanhava. A produção pode soar datada, mas ainda acho que o arranjo complementa a circularidade da letra e transforma "Miséria" em uma das mais fortes músicas dos Titãs.

Cores, raças, castas, crenças
Riquezas são diferenças
2Agora (Tudo ao Mesmo Tempo Agora, 1991)
Tudo Ao Mesmo Tempo Agora não foi um grande sucesso comercial, como os 4 discos anteriores, mas gosto muito do álbum, só acho que perde a força nas últimas faixas. "Agora" me chamou a atenção cedo, pela letra inusitada, em que o narrador, talvez à beira da morte (como em "Tô Ouvindo Alguém me Chamar", dos Racionais), recorda toda a vida, mas ao contrário, da morte até o nascimento, culminando nos versos:

Agora eu nasço lá de fora
Agora minha mãe é o ar
Agora eu vivo na barriga
Agora eu brigo pra voltar

Agora...
3Diversão (Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas, 1987)
Outra grande canção com Paulo Miklos nos vocais (o melhor vocalista dos Titãs, IMO), que foi revivida com vigor no Acústico. Faz parte do lado do vinil que contém as faixas mais fortes de Jesus não Tem Dentes: "Comida", "Corações e Mentes" e "Diversão". Curiosamente, o vinil não tinha indicação de lado e eu considerava o que começava por "Todo Mundo Quer Amor" como o lado B (ao contrário do CD).
4 (Tudo ao Mesmo Tempo Agora, 1991)
Admiro muito o trabalho de Arnaldo Antunes (outro do qual tenho quase todos os CDs). Essa é mais uma dos Titãs que merecia ser mais conhecida.

Você já tentou varrer a areia da praia?
Já perdeu a hora quando o tempo pára?
Já gritou uma palavra até perder a fala?
5Cabeça Dinossauro (Cabeça Dinossauro, 1986)
Porradaria que abre o grande Cabeça Dinossauro. Ganhei o disco em um amigo secreto (era uma de minhas sugestões de presente), mas só conhecia poucas faixas ("AA UU", "Polícia", "Igreja"). Tornou-me fã da banda e é um disco que me traz muitas boas memórias dos anos 80.

Detalhe para os créditos dessa faixa, que dizem:

Instrumental adaptado do “Cerimonial para afugentar os maus espíritos” dos Índios do Xingu.
 
Última edição por um moderador:
1. Tô Cansado (Cabeça Dinossauro, 1986)

Fazer um top 5 só desse álbum já seria difícil. Além de eu me identificar muito com a letra, nessa música a letra e a interpretação se combinam perfeitamente, o vocalista parece que vai cair sem vida a qualquer momento.

2. O Que (Cabeça Dinossauro, 1986)

O estilo anarquista do Arnaldo Antunes atinge o nível máximo que pode ser atingido numa música. Mais do que isso e seria uma declamação de poesia.

3. KGB (Como Estão Vocês?, 2003)

A ironia dessa aqui é exatamente no nível que eu adoro. Falar dos vilões históricos numa melodia infantil e com um vocal também infantil, mas numa letra extremamente pesada. Genial.

4. Não Vou Me Adaptar (Televisão, 1985)

Mais uma do Arnaldo Antunes, essa mais no estilo fossa. Gosto mais da versão do álbum "Volume 2" com o Nando Reis no vocal.

5. Querem Meu Sangue (Titãs, 1984)

Fazendo esta lista descobri que essa é versão de uma música do Jimmy Cliff (The Harder They Come). Tira um pouco do mérito do Nando Reis, mas não deixa de ser uma das minhas favoritas. A interpretação dele é muito boa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo