• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As 15 bibliotecas mais incríveis do mundo – O Brasil tem uma delas!

F

fcm

Visitante
Fonte

Se você é, assim como a gente, amantes loucos de livros, aqui vão imagens das 15 mais incríveis bibliotecas do mundo e a sua localização. Admirem com a gente:

001-1.jpg
Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, Brasil
015-1.jpg
The Library Of Congress, Washington, D.C., Estados Unidos
009-2.jpg
Stuttgart’s Municipal Library, Stuttgart, Alemanha
014.jpg
Trinity College Library, Dublin, Irlanda
013.jpg
The National Library of Prague, Praga, República Checa
012.jpg
The Iowa State Law Library, Iowa, Estados Unidos
011.jpg
Bibliothèque Sainte Geneviève, Paris, França
010.jpg
The Admont Library, Admont, Áustria
008.jpg
State Library Of Victoria, Melbourne, Austrália
007.jpg
Bibliothèque Nationale de France, Paris, França
006.jpg
Handelingenkamer Tweede Kamer Der Staten, Haia, Holanda
005.jpg
Girolamini Library, Nápoles, Itália
004.jpg
George Peabody Library, Maryland, Estados Unidos
003.jpg
The National Library Of China, Beijing, China
002.jpg
Bibliothèque Mazarine, Paris, França
 
Eu perderia pelo menos uma hora andando e admirando a arquitetura de algumas dessa lista, antes de ver um livro legal pra ler.
 
:grinlove:
Passaria no minimo 15 minutos pensando se paquerava os livros ou a arquitetura. XD
 
Pessoalmente não sou muito apaixonado por bibliotecas no sentido físico de visitar e querer estar lá. Prefiro praticidade: que tenham um bom acervo e que sejam bons lugares para estudo.

Mas das que acho bonitas tem também:

A Biblioteca Filológica da Universidade Livre de Berlim (aqui)
bibliotecaberlim.jpg

E a da Universidade de Chicago (Joe e Rika Mansueto) que até aparece nos livros da série Divergente.
biblioteca chicago.jpg

Só não sei se são funcionais. Provavelmente não, considerando-se o histórico desses prédios "pós-modernos" e starchitects.
 
Última edição:
As da República Checa, Áustria, Irlanda e Nápoles, devem ser mais museu do que biblioteca, não?
Ou pelo menos devem ter as visitas controladas, pra não desgastar o prédio.
Alguém aqui as conhece pessoalmente pra dizer?
 
A biblioteca do Rio o visitante só pode olhar as do primeiro piso. É LINDA, mas QUEEEEENTE. Delícia estudar lá, acervo ótimo, mas um inferno em dias muito quentes, porque não tem ar (!!!).

Sobre as outras, gosto das que tem arquitetura mais antiga. Historiadora, sabe cumé, gosta de velharias :p
 
Um dos problemas dos leitores aqui no país parece ser a penetração nos hábitos na população. Em um dado recente o número de bibliotecas aumentou enquanto o de lojas de livros diminuiu e tenho visto bancas fechando com a crise. É muito bom ter bibliotecas nas escolas e faculdades, mas é preciso haver outros pontos de apoio de leitura pra servirem de ponte e deixarem o público à vontade.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo