• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As 12 melhores plataformas para publicação de livros

Béla van Tesma

Blood-sucker
As 12 melhores plataformas para publicação de livros
POR RICARDO SILVA


Da criação dos tipos móveis de Gutenberg às incursões corriqueiras ao universo da leitura na internet, muitos aspirantes a escritor ainda encaram como gigante, para não dizer hercúleo, o desafio que surge uma vez escrita a obra: finalmente publicar o próprio livro. Porém, diferentemente do distante século 15, ter hoje seu trabalho editado em diferentes plataformas e com imenso potencial de alcance tornou-se fácil, intuitivo e, o que é melhor, gratuito. A Revista Bula pesquisou e testou mais de quarenta plataformas disponíveis em todo o mundo — algumas desenvolvidas no Brasil —, como também aplicativos criados especialmente para uso mobile. O resultado é a lista abaixo, com as 12 melhores maneiras de se publicar um livro de forma autônoma. Aos futuros escritores — você, quem sabe? — que têm obras engavetadas e não dispõem de recursos para fazê-lo nos moldes tradicionais, esperamos poder ajudá-lo naquele que é objetivo também nosso de cada dia: alcançar os leitores.

Kindle Direct Publishing
O Kindle Direct Publishing é a plataforma mais popular do mundo. Nela, você pode publicar sem nenhuma burocracia (característica compartilhada por todas as plataformas sugeridas nesta lista): você cria seu livro nos formatos legíveis para aparelhos Kindle e pode comercializá-los para uma gigantesca base de audiência em todo o mundo.

Kobo Writing Life
Com proposta semelhante ao Kindle Direct Publishing, o Kobo Wrinting Life é uma plataforma do e-reader Kobo. Com um site bastante intuitivo, você cria sua conta, segue os passos para publicação, escolhe o preço (caso opte pela venda) do seu livro e monitora o impacto de leituras e vendas geograficamente.

Wattpad
Wattpad é a maior comunidade de leitores e escritores do mundo. Além de possibilitar que você publique seu livro, interaja com leitores e conheça outras obras, a plataforma já revelou vários novos autores para o mercado editorial, entre eles, Anna Todd, autora da trilogia “After” que teve mais de 1 bilhão de acessos e 6 milhões de comentários. Sus história foi publicada em todo o planeta e adaptada para o cinema.

Xinxii
Ainda pouco conhecido no Brasil, o Xinxii é uma das plataformas mais famosas da Europa. Bastante intuitiva (apesar do site em português não ser atrativo), você cria sua conta, publica e escolhe em quais lojas digitais quer vender o seu livro. Como ela própria se apresenta, o Xinxii é uma plataforma para escritores e editores independentes. Quem sabe se, de repente, você, autor recluso, não encontra um editor que aposte no seu talento.

Escrytos
Plataforma criada pela editora Leya, o Escrytos permite que você possa vender seu livro em lojas como LeyaOnline, Amazon, Apple Store, Barnes & Noble, Fnac.pt, Gato Sabido, Google, IBA, Kobo, Livraria Cultura, entre outras. A plataforma também permite acompanhar o fluxo de vendas em tempo real.

Creative Book Builder
Ao contrário das outras plataformas desta lista, o Creative Book Builder, como o seu nome já sugere, é um aplicativo onde você “constrói” seu livro exclusivamente no mobile. Ou seja, você não precisa upar um arquivo, você pode ir escrevendo e montando-o de forma totalmente interativa e depois decidir em qual formato irá salvá-lo.

Livrorama
Livrorama é um portal, bem dividido e organizado, para fazer sua publicação com a possibilidade de venda dos livros. Com ranking de obras mais vendidas, o site tem uma funcionalidade pouco explorada por outras plataformas: a impressão, transformar o e-book em livro físico. Para que não haja dúvida, o projeto traz uma página exclusiva de perguntas e respostas com os principais tópicos.

Perse
Agregando autores independentes, o Perse é uma plataforma que também facilita a publicação de livros impressos (sob demanda). Basta criar sua conta, selecionar o formato de arquivo que prefere salvar e, enfim, publicar. Sem complicações.

Book Creator
Com um objetivo mais específico em relação às outras plataformas, o Book Creator é um aplicativo disponível para mobile cujo o público-alvo são educadores que tenham projetos que possam ser trabalhados com alunos. Você pode montar seu livro no próprio aplicativo e compartilhar com seus alunos.

Clube de Autores
A maior rede social para escritores independentes da América Latina, o Clube de Autores, além das facilidade para publicação, também permite a venda das obras publicadas. Você publica e escolhe o quanto quer receber de direitos autorais.

Livros Digitais
Para quem optar pelo Livros Digitais não terá nenhuma dificuldade: basta criar uma conta, subir o arquivo, escolher a melhor capa entre as opções disponíveis, personalizá-la, e a partir daí você terá um link que poderá ser compartilhado. O livro também ficará disponível para download.

Widbook
Muito semelhante ao Wattpad, o Widbook é uma rede social, na qual você consegue publicar seu livro e ver comentários e avaliações a respeito dele. Você pode ainda migrar o conteúdo de um blog e transformá-lo em e-book. O site tem uma ótima navegabilidade e é bastante intuitivo. Ótima opção para você desengavetar o livro que está escondido lá no fundo da pasta “Documentos”.


 

Giuseppe

Eternamente humano
Só lembrando que quem tiver interesse em colocar seus escritos na internet deve ficar atento aos direitos autorais, porque postando textos em qualquer site que seja qualquer pessoa pode copiar. Eu mesmo não posto textos e poemas meus na internet, até porque ainda não registrei (e também nem sei se eventualmente vou querer publicar em algum lugar, acho que provavelmente não).
 

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
Só digo de coração uma coisa, se vocês tem um trabalho autoral bacana, gostam do que fazem não sejam egoístas consigo mesmos, registrem e publiquem (o mesmo aplico aos músicos). Vivemos em tempos mais favoráveis pra isso. Aproveitem!
 
Última edição:

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
Mais uma plataforma pra lista que conheci hoje

https://bibliomundi.com/
Seja um autor independente

É fácil e gratuito. Você poderá construir seu ebook gratuitamente com nossa ferramenta online. O seu ebook será distribuído em todo o mundo com total liberdade criativa e transparência nos pagamentos. Está esperando o quê?
 

Valinor 2020

Total arrecadado
R$1.870,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo