1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Árvore Genealógica das Línguas

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Zuleica, 5 Jul 2008.

  1. Zuleica

    Zuleica Usuário

    Um pôster de 55cm x 82cm sobre a aventura lingüística até o nascimento do idioma português, é o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    - junho/2008" de Língua Portuguesa.

    A árvore das línguas, traz informações sobre a pré-história dos idiomas, o ínicio do latim, dá dicas sobre aspectos de personalidade do português e o nascimento da língua portuguesa no "Regno Di Porto Gallo".
    Como não achei o link da publicação, fiz um scan. Adorei o trabalho, uma síntese ótima para uma apresentação.

    Obs.: para o pessoal interessado em Tolkien - a árvore é do Proto-Indo-Europeu e não do Urálico > fino-úgrico > fino-pérmico > fino-volgaico > fino-lápico > fino-báltico > finlandês

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Um livro recheado de coisa bacana hein? Kuin, não tem como você scanear o pôster pra gente ver? É que eu fiquei na maior curiosidade agora rsrs...:hihihi:
     
  3. Tilion

    Tilion Administrador

    Não entendi bem o porquê da observação. :think:

    Se a árvore for desde o proto-indo-europeu, eventualmente ela deve chegar até o finlandês seguindo esse caminho, não? Ou tu quer dizer que nela não consta o ramo urálico?
     
  4. Mohanah

    Mohanah Usuário

    Vou procurar essa revista na banca mais próxima amanhã :gira:
     
  5. Anica

    Anica Usuário

    O problema de comprar revista hoje em dia por aqui é que elas estão muito caras. Ok, eu sei que tem um custo e tudo o mais, mas às vezes pego umas revistas fininhas, fininhas que saem por algo em torno de 8 reais e começo a pensar duas vezes se compro ou não ¬¬'
     
  6. Zuleica

    Zuleica Usuário

    Quero dizer que nela não consta o ramo urálico.
    Segundo minhas pesquisas internéticas, não encontrei o urálico vindo do Proto-indo-europeu, caso você tenha uma indicação agradeceria, pois fiquei atônita em não encontrar o finlandês nela.
    Pior, o número reduzido de impressões, supostamente considerado de interesse específico e não geral.
    ________________
    A revista toda é um só poster, não é um livro.
     
  7. Tilion

    Tilion Administrador

    Ah, entendi.

    E eu havia esquecido, mas até hoje não há consenso sobre onde encaixar o ramo urálico. E, de fato, seja lá de onde ele for, indo-europeu ele não é. Não é tão bizarro assim, se considerarmos as migrações dos povos. Costuma parecer estranho imaginar o finlandês e o húngaro como idiomas não-indo-europeus porque eles se encontram atualmente em "ilhas" lingüísticas, cercados de idiomas indo-europeus por todos os lados, hehe.
     
  8. ajoaninha

    ajoaninha Usuário

    Consegui o poster, postei no link abaixo:
    http://www.sendspace.com/file/edagzo

    È só acessar e baixar o arquivo "ARVORE.zip"
     
  9. imported_?

    imported_? Usuário

    ajoaninha entrou no fórum e já ajudando o pessoal! :sim:
     
  10. Zuleica

    Zuleica Usuário

    Muito bom, eu ia fotografar o poster, ele é gigante. Grande ajuda mesmo AJoaninha!
     

Compartilhar