• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artigo muito interessante sobre D&D

Considerando que, se existissem essas regras, o jogo perderia muito mais do que ganharia, então deixa como está heeeh
 
Exato, não tem porque adicionar regras só por adicionar. A regra deve trazer algo interessante para o jogo, novas possibilidades para novas escolhas. Uma regra que só sirva para trazer dificuldades aos personagens sem dar nenhuma recompensa em troca é uma péssima decisão.
No caso da situação de medo, nervosismo e outros fatores psicológicos, nada melhor e mais eficiente que um bom roleplay.
 
No caso da situação de medo, nervosismo e outros fatores psicológicos, nada melhor e mais eficiente que um bom roleplay.

Estranho, já que o LdM nos dá uma lista de condições mentais e grande parte delas envolve medo. Além de um bom número de magias... As regras para efeitos psicológicos apenas não funcionam bem no D&D e vc diz que o roleplay compensa isso. Pela exposição do Armitage sobre UA, me pareceu que ele cobre bem isso e Cthulhu também.

CONCLUSÃO: Bom, acho que deu pra mostrar porquê seus 3 pontos são falhos. D&D é um sistema excelente para o que se propõe, e seu sistemas de magia é muito adequado para essa mesma proposta. Mas daí a dizer que ele é "Flexível" mecanicamente ( !!!) é duro de ouvir, e dizer que o que ele não cobre é de "Responsabilidade do jogador", é forçar a barra.
 
Cara, tu não quer comparar o medo que tu sente ao ver uma great wyrm vermelha abrindo as asas e rugindo com o medo que tu sente ao ver uma horda de orcs chinelos correndo colina acima, né? Isso sem falar nas magias... uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não misturemos as coisas aqui.

Sobre as regras de insanidade no Call of Cthulhu: "Ah, ok. Estou enlouquecendo. Alcança a Pepsi?"
 
CONCLUSÃO: Bom, acho que deu pra mostrar porquê seus 3 pontos são falhos. D&D é um sistema excelente para o que se propõe, e seu sistemas de magia é muito adequado para essa mesma proposta. Mas daí a dizer que ele é "Flexível" mecanicamente ( !!!) é duro de ouvir, e dizer que o que ele não cobre é de "Responsabilidade do jogador", é forçar a barra.

Bom, o cara que disse que o que as regras do D&D não cobrem é responsabilidade dos jogadores é um grande idiota mesmo.
Mas o roleplay é sim responsabilidade dos jogadores e do mestre principalmente.

Quem conseguiu a proeza de confundir as duas afirmações deve comprar e ler esse belo livro.
 
E, sim, o D&D é hiper flexível mecanicamente. Tu pode, com extrema facilidade, mudar sistema de magia, sistema de combate, progressão de feats e continuar sendo D&D.

Vide o próprio SdA d20, que tem sistema de combate e de magias totalmente diferentes do do D&D.
 
E, sim, o D&D é hiper flexível mecanicamente. Tu pode, com extrema facilidade, mudar sistema de magia, sistema de combate, progressão de feats e continuar sendo D&D.

Vide o próprio SdA d20, que tem sistema de combate e de magias totalmente diferentes do do D&D.

Falando em SdA, parece que a licença da Decipher acabou ontem...
 
No site da Decipher não tem nada, pelo contrário... tão lá os links pra comprar os livros, etc. :think:
 
http://www.tolkien-ent.com/current_licencees_pop.html

-

"With the expiration of Decipher's license with Tolkien Enterprises in 2007, the company will release their final expansion set for the Lord of the Rings TCG, Age's End."

http://en.wikipedia.org/wiki/Decipher,_Inc.

-

"Norfolk, VA—May 22, 2007) —Decipher Inc., New Line Cinema and The Saul Zaentz Company jointly announced today that The Lord of the Rings™ Trading Card Game will come to a close with shipment of the last expansion set, "Treachery & Deceit" and a final Limited Edition collector's, all-foil product called, "Ages End," which is designed to complete the game and celebrate many years of wonderful gaming. Everyone involved in the development and production of the game wishes to thank the player community for their enthusiastic support for the past five years."

"The Online commemorative package will be available for sale in early June 2007 through the end of the month. Thereafter, all sales of digital cards will end with the servers running for a minimum of three years."

http://decipher.fanhq.com/Articles/Article.aspx?ID=1263
 
Bah, foda. Vou entrar em contato amanhã mesmo com a Tolkien Society pra tentar transformar o SdA d20 em "oficial" heheeh
 
Então seu problema não é com o sistema de magia e sim com a falta de regras pra medo

No caso da situação de medo, nervosismo e outros fatores psicológicos, nada melhor e mais eficiente que um bom roleplay.

Mas o roleplay é sim responsabilidade dos jogadores e do mestre principalmente.

As regras do D&D não cobrem o medo, mas isso se resolve com um bom roleplay e como o roleplay é resposabilidade do jogador... Advinha quem fica responsável para suprir a falta de regras pra medo?

Bom, o cara que disse que o que as regras do D&D não cobrem é responsabilidade dos jogadores é um grande idiota mesmo.

Quem conseguiu a proeza de não ver a consequência de suas afirmações deve comprar e ler esse belo livro.
 
Vamos lá:

1- Existem aspectos do jogo que as regras do D&D não cobrem.

2- Um dos aspectos que elas não cobrem é o fator psicológico dos personagens e seu roleplay.

3- Portanto existem aspectos do jogo que as regras do D&D não cobrem além do fator psicológico dos personagens e seu roleplay.

4- Eu afirmei que roleplay dos fatores psicológicos é principalmente responsabilidade dos jogadores e do mestre.

5- Portanto existem aspectos do jogo que as regras do D&D não cobrem e que podem ou podem não ser responsabilidade dos jogadores e do mestre.

A conclusão ilógica baseada na minha afirmação foi de que tudo que as regras não cobrem é responsabilidade dos jogadores e do mestre. Isso pode ou pode não ser verdadeiro, mas não há base lógica pra afirmar que é verdadeiro, pois existem aspectos do jogos que as regras do D&D não cobrem e que não foram analisados no tópico. ;)


Portanto, livro.
 
A conclusão ilógica baseada na minha afirmação foi de que tudo que as regras não cobrem é responsabilidade dos jogadores e do mestre. Isso pode ou pode não ser verdadeiro, mas não há base lógica pra afirmar que é verdadeiro, pois existem aspectos do jogos que as regras do D&D não cobrem e que não foram analisados no tópico.

Já assumiu que jogou a culpa nos jogadores em pelo menos um ponto, já estou feliz. Claro, tudo não, pois nem sabemos totalmente o que as regras não cobrem, mas ao longo do tópico vc insinuou que a resposabilidade é dos jogadores mais de uma vez.

Concordo com o Armitage:

Olha, uma coisa é dizer que o fator humano é o principal fator na atividade do RPG, aí eu concordo com vocês. Mas esse argumento aí de que "Ah, mas X é de resonsabilidade dos jogadores; ou Y é responsabilidade dos jogadores;" eu não concordo, por que se formos por aí chegaremos a conclusão que nenhuma regra é necessária (já que TUDO pode ser responsabilidade dos jogadores), e cairemos na velha máxima de Gygax: "O segredo que nunca devemos deixar os jogadores saberem é que eles não precisam de regra alguma [pra jogar RPG]".

Saindo da discussão...
 
Já assumiu que jogou a culpa nos jogadores em pelo menos um ponto, já estou feliz.

Culpa ? Do que você está falando? Ter responsabilidade de algo não tem nada a ver com ter culpa de algo. O roleplay é responsabilidade dos jogadores porque é a parte do RPG que cabe ao "fator humano". Não tem nada a ver com culpa, tem a ver com poder de escolha.
Se o jogo não tem roleplay nenhum é porque os jogadores não gostam de jogar com roleplay, nem eles nem o sistema têm "culpa" disso porque é uma opção de jogo, não é "errado" jogar assim.
Se os jogadores querem jogar com roleplay, cabe a eles decidirem e colocarem o aspecto em prática no jogo, e não às regras. Por isso que as regras não devem, ou não deveriam, impôr o roleplay, ou um tipo de roleplay, ao jogo, porque existem pessoas que preferem jogar com mais ou com menos roleplay, ou sem nenhum.
Se os jogadores querem jogar com muito roleplay e ao não conseguirem colocam a culpa no sistema, aí sim eles tem culpa de serem idiotas. Isso é RPG e não videogame. Quem deixa sua imaginação ser limitada por números e dados ainda não entendeu direito o que é o RPG.
E se você acha que todo jogo de RPG tem que ter roleplay, procure uma parede e bata nela com a sua cabeça 100 vezes repetindo bem alto: "O único jeito correto de jogar RPG é se divertindo."

Será que você ainda não compreendeu que quanto mais fatores do jogo forem responsabilidade dos jogadores e do mestre, mais poder eles terão? E melhor será o jogo? Essa é a vertente pra qual todos os principais jogos nos últimos tempos se voltam, mais poder para os jogadores. Pras regras, apenas a resolução das tarefas e conflitos.
Regras não jogam RPG, pessoas jogam.

Por isso eu gosto do d20 system. Ele se limita a ser aquilo que um sistema de regras deve ser e nada mais. Eu não preciso de um sistema que me diga como interpretar meu personagem, como descrever minha magia ou o meu ataque, essa é uma das partes criativas, imaginativas e divertidas do jogo. Quem sabe e decide sou eu, e não um gringo do outro lado do mundo que nem me conhece, e muito menos um monte de números e tabelas. Eu preciso de um sistema de regras que determine o que eu posso ou não posso fazer, e não como eu faço.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo