• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artes Plásticas...

{Scarlet Rose} disse:
Alguém mais aí tem alguma visão diferente sobre arte???

Poxa, que pergunta mais vaga, Sra. Rosa dos Ventos.

Bom, minha visão é a seguinte...

Considero arte aquilo que a pessoa fez de coração, seja o que for e que ao menos pra ela. cause algum sentimento forte.

E há tambem as coisas belas e/ou estranhas crias pela natureza. Como cavernas ou canyons erodidos.

Dei uma descrição bem simplória da minha opinião, mas deu pra pegar meu ponto né?
 
Fox disse:
{Scarlet Rose} disse:
Alguém mais aí tem alguma visão diferente sobre arte???
Poxa, que pergunta mais vaga, Sra. Rosa dos Ventos.

Ai, eu sei Fox :oops: , é que eu preisava subir esse tópicopra fazer o merge, e não quis floodar, aí tentei escrever alguma coisa mais produtiva, mas como eu estava com pressa... fiz essa pergunta... :roll:
Mas falar de artes assim é muito difícil mesmo sabe, cada um tem uma visão do que é arte. Isso sim foi o que eu quis dizer... como cada um enxerga a arte atual... a predominância de trabalhos artísticos digitais... como a exposição que está tendo no Centro Cultural Itaú... toda digital... enfim, como as pessoas encaram a arte de um modo geral nas suas vidas, ou nem percebem ela ao seu redor...
 
Visão diferente da arte??? Eu tenho um amigo que tem uma visão bem limitada da arte... ele é cego de um olho... eheheh (piada infame, mas não poderia deixar passar...)
 
{Scarlet Rose} disse:
como cada um enxerga a arte atual... a predominância de trabalhos artísticos digitais... como a exposição que está tendo no Centro Cultural Itaú... toda digital...

Vou ser sincero. Eu desconhecia que esse movimento começava a predominar. :oops:

Bom, não o vi ainda pra julgar, mas a principio não tenho reservas grandes quanto a ele. A unica coisa que me incomodaria seria transformar isso tudo numa especie de "linha de produção" padronizada, algo que mataria todo o proposito da arte pela arte.

{Scarlet Rose} disse:
enfim, como as pessoas encaram a arte de um modo geral nas suas vidas, ou nem percebem ela ao seu redor...

Eu encaro de forma bastante positiva. Considero-a como algo que pode elevar o espirito das pessoas.

E eu com certeza percebo muito disso. Não procuro, mas capto. O que acho que é melhor, porque vem naturalmente.

Olho pra uma paisagem, ou pra uma decoração de um quarto e noto as nuances das cores e os formatos dos objetos em volta formando alguma supra-imagem que me causa alguma sensação. Isso tudo me fascina como se fosse a primeira vez que eu tenha visto o mundo.

Ontem (ou anteontem, nem sei que horas são) eu vi uma lua dourada que não via há anos, e foi algo completamente novo pra mim.

Notei as nuvens a rodeando, como se estivessem se reunindo pra comtemplá-la. e a montanha ao fundo parecendo que a segurava em seu dorso.

Só a arte pra me deixar poético, porque (como dá pra se notar) sou um péssimo poeta. :)

É disso que eu falo. :)
 
Fox disse:
Vou ser sincero. Eu desconhecia que esse movimento começava a predominar. :oops:
Bom, não o vi ainda pra julgar, mas a principio não tenho reservas grandes quanto a ele. A unica coisa que me incomodaria seria transformar isso tudo numa especie de "linha de produção" padronizada, algo que mataria todo o proposito da arte pela arte.

Bom, pra falar a verdade, esse "movimento" não é predominante... acho q me expressei mal... existem sim, alguns artistas que só usam esse tipo de recurso, mas a arte mais "comum" como telas e esculturas... também existem de monte, e tem artistas que não se adequam à essa nova cultura digital... e sempre vão existir, então a gente não tem que ter medo d "arte pela arte" como vc disse se extinguir, sabe? Muita gente ainda naum engole essa dominação dos meios digitais na arte... ainda eh muito novo, mas é bem utilizado...
Você falou algo sobre linha de produção padronizada... hum... na verdade essa arte digital não seria padronizada... pense assim... eu vou fazer um trabalho digital. Nele eu crio um programa com imagens e sons, que tenham a ver com o q eu quero passar pras pessoas... se é a importância da imagem, ou se é um acrítica social... bom, que seja, e aquele trabalho meu vai estar exposto em uma galeria. Como? Esse meu trabalho vai ser único, vai estar ali, tanto quanto um quadro estaria. Algumas coisas nessa era digital chamam a atenção... apesar de eu ainda ter um pouco de resistência em aceitar essa onda de pcs nas galerias e tal, tem algumas coisas q só esse tipo de arte oferece, como trabalhos online...
Você pode acessar os trabalhos dessa galeria, estando em outro lugar, outro país...
Teve um trabalho nessa exposição que eu fui, que o visitante colocava a mão num sensor. Na frente desse sensor, tinha uma tela de cristais líquidos, por onde passava uma imagem que era projetada atrás dela.
Então, quando você colocava sua mão lá, o computador mostrava as linhas mais fortes da sua mão, e, junto com as imagens das mãos das outras pessaoas que estavam usando a máquina (existem 5 no mundo) ao mesmo tempo...em diferentes lugares do mundo... criava uma combinação de imagens e sons, que eram projetadas a sua frente, na tela. Poxa, é um trabalho super interessante... mas daí, encarar isso como uma forma de arte... ainda não entra na minha cabeça...
 
{Scarlet Rose} disse:
Um monte de coisa até chegar nesse ponto:

"Poxa, é um trabalho super interessante... mas daí, encarar isso como uma forma de arte... ainda não entra na minha cabeça..."

Caramba! Já entrou na minha!!! Ficaria maravilhado, e mais pra frente tentaria ver as intenções do autor ao fazer isso. Mas só de imaginar, já gostei muito. :)
 
Eu vou começar a fazer arte!! :D

Não.... não eh arte plastica, eh arte mesmo... daquelas q vc faz qdo eh muleque levado!

Eu tive a ideia de "salvar" uma camiseta minha esses dias pintando a mancha q ela tinha.... e gostei da ideia!! Jah comprei mais 2 outras camisetas básicas e as tintas..... :D :D

Sobre essa "arte" da mão.. eh interresante, mais ainda assim não acho uma coisa mto bonita não.... eh uma combinação de coisas feitas pelo computador, a arte pra mim tem q surgir daquela inspiração momentanea q somente as pessoas podem ter.
 
Lukaz disse:
Sobre essa "arte" da mão.. eh interresante, mais ainda assim não acho uma coisa mto bonita não.... eh uma combinação de coisas feitas pelo computador, a arte pra mim tem q surgir daquela inspiração momentanea q somente as pessoas podem ter.

Isso é uma questão de ponto de vista (aliás, tudo depende do ponto de vista). Pode ser que a inspiração que ele teve, era maior que seu talento, e ele não coneguiu passar isso pro papel (seja lá como ele iria passar), e nescessitou de algo que deixasse o serviço mais facil pra ele, e que pudesse fazer exatamente o que ele queria........
Mas é dificil avalar algo assim sem ter visto, pra saber exatamente como q é, como q funciona, etc.......
 
Eu resolvi postar sobre isso aqui, porque o topico de desenhos é mais pra quem quer mostrar seus trabalhos mesmo.

Depois da minha desastrosa aula de desenho de hoje, fiquei curioso sobe como foi o começo do aprendizado artístico de cada um de vocês.

E aí? :wink:
 
Bem, eu nunca tive um aprendizado artístico, mas em desenho à mão livre até q consegui desenhar umas retas, uns círculos e umas formas geométricas. :P Mais alguns anos e consigo desenhar uma face! (se ela sair parecida com esses personagens poligonais de videogame, eu digo q é estilo!) :P
 
Bom... dexa eu ver...

Eu sempre gostei de desenhar, mais nunca curti parar so pra desenhar. Pra mim tem q ser algo mais natural e espontaneo. Eu estou tendo aulas de Produção Grafica e tive q desenhar varias formas pra trenar perspectivas... mais o meu prof disse sentarmos em circulo e desenhar uma outra pessoa. Mo dificil e talz... mais eu tentei e... ate eu me surpreendi!! Hj teve aula denovo e novamente voltei a desenhar legal... infelizmente não foi tao bom qto outro dia, mais ficou legal mesmo assim. :) :)
 
Bom, sintam-se à vontade pra descreverem suas aulas atuais.... mas eu perguntei sobre o inicio dos estudos... :roll:
 
Bom, desde o colegial, enqunto todos odiavam a aula de artes, eu era fascinada... poxa, fazia os meus trabalhos, e trabalhos pras minhas amigas também... ainda ganhava um troquinho... :lol: Eu sempre tive jeito pra trabalhos manuais, e desde pequena sabia que era isso que eu queria... claro q junto com um monte de coisas como oceanografia, psicologia... vix... bom, mas a arte sempre esteve do meu lado... Agora faço faculdade, descobri que eu gosto mesmo eh de escultura, e to fazeno bacharelado em escultura. Eu tive que aprender a desenhar modelo vivo..... nossa, no começo pareciam ETs... nossa, que desastre... mas depois que você se acostuma com a proporção e tem os traços definidos... tudo melhora. Hoje em dia gosto de fazer desenhos mais surreais... bom... será que é isso que o Sr. Raposa quer saber??? :roll:
 
{Scarlet Rose} disse:
bom... será que é isso que o Sr. Raposa quer saber??? :roll:

Isso! Obrigado, obrigado! :cry: :)


Eu quero poder compartilhar isso com o povo que estudas as Artes. :)
 
Muito obrigado a todas as centenas de pessoas que compartilharam de suas experiências comigo. :disgusti:

Eu ressucitei esse cadáver em decomposição pra divulgar dois sites que aprecio muito.

O primeiro é Spiderweb Art.

Um site bacana com muitas pinturas de diversos artistas, dividido em vários temas, mas predominantemente dos irmãos Hildebrandt, que já fizeram diversas pinturas Tolkien-based e várias outras ilustrações.

O segundo é The Art Renewal Center.

O maior museu online da Internet, com artigos sobre muitas obras clássicas e outras pouco divulgadas, além de ensaios técnicos sobre diversos trabalhos de variados artistas. Além de um gigantesco acervo artístico que ultrapassa duzentos autores.

Sem dúvida, um excelente site.

PS: Por favor, alguém que esteja no ramo de artes plásticas, participe do tópico. :wink:
 
Não conheço muito de artes plásticas, infelizmente... Mas espero que minha ida a Sampa mude isso (certo Scarlet? :wink: )
O interessante é q depois que eu entrei no fórum conheci diversas pessoas do ramo... Temos muitos artistas por aqui, hein... :D
Vou começar a prestar mais atenção nas artes plásticas...
 
PS: Por favor, alguém que esteja no ramo de artes plásticas, participe do tópico

Eu não estou exatamente no ramo de artes plásticas, mas eu gosto mesmo assim. Existem sites muito interessantes pela Internet com coleções inteiras de pinturas e informações sobre os artistas.

Eu gosto mais de pintores simbolistas (tipo Redon) e surrealistas (Dali) e tenho alguns amigos que pintam realmente bem.

O que eu não gosto muito é de ir a exposições... antes eu fazia isso com muita freqüência, mas meio que perdi a paciência com o pessoal que fica fazendo cara de intelectual em frente às obras e fazendo seus comentários altos para que todos ao redor possam ouvir. Sei lá, eu vejo a arte (de forma geral) como algo muito pessoal e íntimo que requer um momento bem tranqüilo para poder apreciar e é difícil (pra mim, pelo menos) fazer isso com tantas interrupções incovenientes (odeio pessoas que ficam falando durante o filme tb). O fato de ser pessoal, aliás, não significa solitário necessariamente, mas enfim...

E ainda acho que o melhor lugar para se comentar e discutir a respeito de arte (qualquer que seja) é numa mesa de bar! hehehehehe
 
Lord Henry disse:
O que eu não gosto muito é de ir a exposições... antes eu fazia isso com muita freqüência, mas meio que perdi a paciência com o pessoal que fica fazendo cara de intelectual em frente às obras e fazendo seus comentários altos para que todos ao redor possam ouvir.
Nossa, nem me fale!!! Isso eh um porre! Teve uma vez que eu fui a uma exposição, e um cara, senhor jah, começou a olhar pra uma tela de um artista contemporâneo, e ficou falando altas coisas pra mulher dele... que aquela obra tinha um toque de cubismo... dái eu tava perto... e ele se achando... e eu naum aguentei, e falei pra ele que naum tinha porcaria nenhuma de cubismo ali, que akilo era arte contemporânea... e outras coisinhas mais... mas claro que falei educadamente, e usando as palavras mais difíceis que eu conhecia :mrgreen: ... no final do meu falatório ele perguntou meu nome... se eu era artista, e nós conversamos um tempão pela exposição... foi bem legal. Mas a maioria desses caras naum sabem mesmo nada de arte, e ficam fazendo cara de que sabem.. eh ridículo...

meu fofinhu :grinlove: disse:
Não conheço muito de artes plásticas, infelizmente... Mas espero que minha ida a Sampa mude isso (certo Scarlet? :wink: )

Claro!!! Poxa, e essa exposiçào naum vai ser chata! Prometo!! E o Fox vm com a gente tb enh moço!?!? :D

:beer:
 
Fox disse:
Eu resolvi postar sobre isso aqui, porque o topico de desenhos é mais pra quem quer mostrar seus trabalhos mesmo.

Depois da minha desastrosa aula de desenho de hoje, fiquei curioso sobe como foi o começo do aprendizado artístico de cada um de vocês.
eu comecei pelas paredes, sabe, criancinha, 5/6 anos, giz na mão, parede branca na fremte.. ai ja viu neh....

auhhau brincadeiras a parte, eu só desenho bustos mais no estilo mangá (atualmente tou assimilando o mangá com o estilo classico, fica melhor).
eu comecei mais pela curiosidade, ja que eu gosto mtu de Anime, ai ja viu, da sempre aquela vontade de desenhar....
pena que sou PÉSSIMO³²³²³ no que se trata proporção do corpo....
mas gosto de desenhar mais rosto, axu que pela complexidade de emoções que ele pode passar, soh pela variação de como vc faz o traço do olho (de um olhar triste para um olhar perdido).

eu gosto de desenhar tb algumas locações, como salões grandes e rusticos...

axu que seria isso que vc queria saber???
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo