• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Ae galera, sei q faz tempo, mas...
Eu ganhei o Campeonato Paulista de TaeKwonDo...
Ia pro Campeonato Brasileiro, mas acabei estourando a idade...
Bom, eh isso...
 
Peregrin Tûk disse:
Ae galera, sei q faz tempo, mas...
Eu ganhei o Campeonato Paulista de TaeKwonDo...
Ia pro Campeonato Brasileiro, mas acabei estourando a idade...
Bom, eh isso...

Po, bem legal isso Pippin. Parabens!

Mas, como assim estourou a idade?
No tenis isso quer diuzer que vc passa dos vinte e um anos, e nao pode mais ser infanto-juvenil.... mas e no Taekwondo?
 
Tipo assim...
Pra ir pro Brasileiro, tem q ganhar o Paulista, e quando eu ganhei o paulista, tinha 13 anos, era da categoria infantil...
Soh q quando o Brasileiro tava chegando, eu jah tinha 14, e seria da categoria juvenil...
Entende ???
 
Peregrin Tûk disse:
Tipo assim...
Pra ir pro Brasileiro, tem q ganhar o Paulista, e quando eu ganhei o paulista, tinha 13 anos, era da categoria infantil...
Soh q quando o Brasileiro tava chegando, eu jah tinha 14, e seria da categoria juvenil...
Entende ???

entendo... mas eh meio errado: vc se esforcapra ganhar o Estadual, e depois nao vai por bRasileiro! Eh sacanagem! VC deveria ir, na categoria de 14 anos!... vai entender... :roll:
 
Oi, sei que estou pengando o bonde andando, mas é que entrei agora no forum... não li toooooooodo o tópico porque seria sobrehumano :D . Alguém aqui foi no Championship 2002 ( Kung Fu) no Ibirapuera ?
 
Primula disse:
Me explica esse lance de formas, que não entendi. Tem a ver com estética/dinâmica?

No karate o treinamento de KATA é importantíssimo para o desenvolvimento do equilíbrio, da força (kime) e da concentração.
A beleza do movimento é apenas uma consequencia do treinamento. O importante mesmo é, como disse o orc mau...ricinho, é a aplicação.

Um mestre de karate disse uma vez que "O kata é a pedra com a qual amolamos a espada, o kumite é usar a espada". :wink:

Mas Ugluk, vc tá lembrado que uma vez estávamos conversando no ICQ sobre katas e coisas do gênero e eu falei que só no karate (não estou puxando a sardinha pro karate não galera) se vê uma luta dentro dos padrôes do kata, e em outras artes marciais, como o Kung-fu a luta e a forma são estremanete diferentes?
Queria saber se mais alguém aqui pensa assim.
 
tenho certeza que o treinamento das "formas" é fundamental para evolução dentro da arte. Quando fazemos um campeonato de uma determinada arte há de se criar normas para identificar quem é ou não um praticante da mesma. No caso do karate, a meio proposto é a fidelidade às 'formas', no Kung Fu há outros critérios. em se tratando de campeonatos ou combates de uma determinada arte, qualquer postura que venha a coibir a participação de praticantes de outras artes, que não a proposta, é válida.

Agora, em se tratando de eventos de disputas multi-disciplinares sou totalmente contra a imposição de qualquer tipo de regra que venha a limitar a ação do combatente. Claro que devem ser definidas algumas normas como por exemplo a utilização de armas (incluindo o kimono). Mas por que deveríamos proibir dedo nos olhos, golpes baixos e etc e permitir estrangulamentos?
Se um cara é realmente bom em sua arte, ele deve estar preparado para enfrentar qualquer tipo de situação de confronto e da mesma forma que cabe a ele não deixar que seja imobilizado e estrangulado, também lhe compete a tarefa de proteger os olhos e as partes baixas. Aliás há pontos vitais que se forem golpeados são muito mais contundentes que os olhos e etc.
 
É Vilya, eu também não gosto muito dessas limitação impostas por regars desportivas, por assim dizer.
O karate por exemplo, como toda as outras artes marciais, é uma arte de guerra e como tal ela é usada para assegurar de qualquer forma a vida de quem a está utilizando, nem que para isso seja preciso quebra, torcer e até mesmo estrangular o adversário.

Quando o karate foi "transformado" em esporte, nessa adaptação foi necessário ocutar muita coisa para que as pessoas o vissem como um esporte. Mas ainda hoje você pode encontrar mestres que possam te ensinar as tais "técnicas secretas". Meu pai por exemplo foi aluno de um japonês e esse cara ensinou algumas dessas para meu pai, que posteriormente me passou alguma coisa também.

Mas o que eu quis dizer lá em cima foi que a luta do karate é exatamente igual (bem, alguns tentam :roll: ) ao treinamento das forma, os katas. Já no Kung-fu (quero deixar claro que não estou desmerecendo a arte, longe de mim) as formas são as umas das mais belas que eu já vi, enquanto que nas lutas vimos apresentações de total descontrole, selvageria e desespero por acertar o adversário (puts, eu sei que não são todos os praticantes, não me entendam mau...).

Acho que a idéia de formas nas artes marciais na cabeça dos praticantes brasileiros ainda está um pouco vaga demais.
 
ai Ptah... eu estava la no campeonato do ibira...( um coisa logica :roll: ), e vai ter o de Kyokushin q tb vou la ver ( outra coisa obvia :roll: ).


A sobre as formas... o nosso amigo Vilya colocou bem. A algumas formas q o objetivo nume a luta em si... E so um certo trenamento, alguans estilos de Wu Shu antigo tem forma q nem de longe são utilizadas em combate...Mas elas foratecem e treianm o interno...entendem?? Então um forma pode ter varias funçoes... Mas tb adimito... q aqui no Brasil o kung fu e muito fraco, então mesmo pessoas q praticam foram de enfase em combate, pecam na luta, e pecam feio...

Agora como todos ja sabem, quando eu morava na china... aff... eu vi lutas de tirar agua da boca, coisa de tigre e dragão... O lance e emocional tb, se vc esta querendo vencer num campeonato vc vai fazer tudo pra isso... E dane-se oq vc faz, a nãos er q vc derrube o adversario... Isso e um erro muito grande nos praticantes de kung fu por aqui... E ainda num vejo remedio pra esse erro... ego e fogo.

No Karate as formas eu vejo q saum quae todas voltadas para o combate, e combate decisivo... ne? Bate derruba! Isso facilita um pouco a utilizaçao deles e assimiliaçao na hora do combate... Mas e fato, os praticantes de karate aqui no brasil são muito mais concientes e respeitosos q os de kung fu... e falata muito aianda pro kung fu brasileiro chegar a esse nivel...
 
Infelizmente vc está certo e disse tudo, caro Orc...

Eu assiti uma vez um campeonato de Kung fu fimado na china que me fez pensar muito se aquilo não era um filme. Cara, os caras lá mandam muito.

Mas sonho com o dia em que o Kung-Fu daqui vai realmente ser assimilidado por todos os praticantes dessa belíssima arte.

Oss.
avatarkarate.gif
 
Uglûk o Uruk-Hai disse:
ai Ptah... eu estava la no campeonato do ibira...( um coisa logica :roll: ), e vai ter o de Kyokushin q tb vou la ver ( outra coisa obvia :roll: ).


A sobre as formas... o nosso amigo Vilya colocou bem. A algumas formas q o objetivo nume a luta em si... E so um certo trenamento, alguans estilos de Wu Shu antigo tem forma q nem de longe são utilizadas em combate...Mas elas foratecem e treianm o interno...entendem?? Então um forma pode ter varias funçoes... Mas tb adimito... q aqui no Brasil o kung fu e muito fraco, então mesmo pessoas q praticam foram de enfase em combate, pecam na luta, e pecam feio...

Agora como todos ja sabem, quando eu morava na china... aff... eu vi lutas de tirar agua da boca, coisa de tigre e dragão... O lance e emocional tb, se vc esta querendo vencer num campeonato vc vai fazer tudo pra isso... E dane-se oq vc faz, a nãos er q vc derrube o adversario... Isso e um erro muito grande nos praticantes de kung fu por aqui... E ainda num vejo remedio pra esse erro... ego e fogo.

No Karate as formas eu vejo q saum quae todas voltadas para o combate, e combate decisivo... ne? Bate derruba! Isso facilita um pouco a utilizaçao deles e assimiliaçao na hora do combate... Mas e fato, os praticantes de karate aqui no brasil são muito mais concientes e respeitosos q os de kung fu... e falata muito aianda pro kung fu brasileiro chegar a esse nivel...


Putz! Olha, como eu já disse, não li o topico inteiro entao me explica, vc é mestre de alguma arte marcial? De KF? De qual academia?
 
Só nãoconcordo com as pessoas que, por não entenderem a filosofia das formas, simplesmente despresam as formas. Dizendo que são repetitivas e cansativas e que não levam a nada.

Uma vez conversando com um amigo praticante de Kung Fu (mas era um praticante sério, discípulo de um mestre qualificado) eu perguntei por que é que ele sempre fazia aqueles movimentos (vi uns não sei quantos treinos do cara). Ele me respondeu na maior calma. Ainda não sei fazer direito, preciso treinar para que fique bom. Pô, pra mim o Kati (émesmo este o nome da forma do Chaolin do Norte?) estava perfeito. meses depois eu vi um combate em que ele acertou um oponente, diga-se de passagem bem melhor do que ele, com um golpe todo embasado naquela forma que tanto ele estava treinando. No fim eu comentei com ele: É,valeu a pena treinar tanto aquele kati, rendeu um excelente golpe neste combate...

Fiquei pasmo com a resposta dele. "Ah, nem percebi o que eu fiz na hora daquele golpe, simplesmente saiu sem querer."

Na minha opinião é essa a intensão de treinar tantos uma forma, quando realmente for necessário, o golpe sai sem pensar, simplesmente flui, como um ato involuntário. Mas para que cheguemos a um nível desses precisamos treinar até que o movimento fique tão natural quanto respirar ou o bater do coração.
 
A Vilya e essa e intençao mesmo... treinara a forma ate q fique involuntario...como falar, uam resposta automatica a um seuqecia de eventos q lavam a defesas e a ataques...

Mas assim, eu num vou dizer q vou corrigir oq vc disse q ai eu ia ser um baita arrogante, e seria pura demostra''cao gratuita de conehcimento... Mas eu vou fazer uam observação sobre isso... Q na verdade e um acressimoa cultura marcial de quems e interessa...

A palavra "Kati", não existe... Mas como ela se tornou uam forma popular de se chamar a forma de kung fu aqui no Brasil... bem deixamos... e como neologismo ne? hehe...

Mas "Kati" ninguem sabe de onde surgiu nem de onde veio... creio ser porq eles olhavam o KATA do Karate, e aia colocaram Kati no Kung Fu para diferenciar... Isso aqui no brasil.

Os nomes corretos , são... Tao Lu , Shia Tsu, Kui ou Shin. Mas eu achoq muiti certo aqui no brasil vc dizer forma. Alias achoq geito mais correto até.

E realmente seu amigo treina um dos unicos estilos originais chineses antigos aqui no Brasil... o Pak Siu Lan ( Shaolin do Norte), representado aqui no Brasil pelo mastre Chan Kowk Wai... Mas como disse numa dinta nada... Esse estilo tb se tornou fraco aqui... As formas estão bem rudimentares das originais, e eu tenho un negocio com eles q eles tem mania de fala q são os unicos originais do brasil, e descriminam muito os outros estilos e escolas de kung fu... Isso me da um mal estar! Q ja fico nervoso, eles perdem o sentido da frase "Kung Fu" fazendo isso... Ai quando disse q aqui agente num assimilo ainda essa forma de arte marcial do jeitoq ela deve ser assimilada.

Ptah disse:
Putz! Olha, como eu já disse, não li o topico inteiro entao
me explica, vc é mestre de alguma arte marcial? De KF? De qual academia?

Mestre??? Se ta loca eu sou um Orc!! :evil:

Onde ja se viu... tsc tsc :x
 
Uglûk o Uruk-Hai disse:
Mas assim, eu num vou dizer q vou corrigir oq vc disse q ai eu ia ser um baita arrogante, e seria pura demostra''cao gratuita de conehcimento... Mas eu vou fazer uam observação sobre isso... Q na verdade e um acressimoa cultura marcial de quems e interessa...

A palavra "Kati", não existe... Mas como ela se tornou uam forma popular de se chamar a forma de kung fu aqui no Brasil... bem deixamos... e como neologismo ne? hehe...

Mas "Kati" ninguem sabe de onde surgiu nem de onde veio... creio ser porq eles olhavam o KATA do Karate, e aia colocaram Kati no Kung Fu para diferenciar... Isso aqui no brasil.

Os nomes corretos , são... Tao Lu , Shia Tsu, Kui ou Shin. Mas eu achoq muiti certo aqui no brasil vc dizer forma. Alias achoq geito mais correto até.
Uglûk, acho que quem realmente entende de um assunto dificilmente se faz arrogante. Obrigado pelas correções e informações adicionais. :wink:
Uglûk o Uruk-Hai disse:
E realmente seu amigo treina um dos unicos estilos originais chineses antigos aqui no Brasil... o Pak Siu Lan ( Shaolin do Norte), representado aqui no Brasil pelo mastre Chan Kowk Wai... Mas como disse numa dinta nada... Esse estilo tb se tornou fraco aqui... As formas estão bem rudimentares das originais, e eu tenho un negocio com eles q eles tem mania de fala q são os unicos originais do brasil, e descriminam muito os outros estilos e escolas de kung fu... Isso me da um mal estar! Q ja fico nervoso, eles perdem o sentido da frase "Kung Fu" fazendo isso... Ai quando disse q aqui agente num assimilo ainda essa forma de arte marcial do jeitoq ela deve ser assimilada.
Conversei com este meu amigo. Ele comentou que realmente a arte do Shaolin do Norte está praticamente perdida aqui no Brasil, pois há pouquíssimas pessoas diretamente, ou mesmo indiretamente, ligadas à mestres chineses. Além das várias e várias brigas na tentativa de formar federações. Independente destes fatos, pelo menos da parte dele, nunca senti tom de arrogância ou de tentar afirmar que a arte que ele pratica é superior às demais.
Bom, ele me disse que o professor dele foi formado na China e ainda matém contatos periódicos com o seu mestre. Uma vez por ano ele volta para China e uma vez por ano o Mestre vem ao Brasil. Não sei se é o suficiente, muito menos se o mestre é de fato bom, de qualquer forma, me parece pelo menos uma tentativa de se manter fiel ao Shaolin original.
 
Então mas explica;coes para não confundirmos ok??

Os estilos Shaolin, e Shaolin do Norte são coisas diferentes.

Mas muita gente confunde por certos motivos como, o templo de Shaolin e no Norte, então algumas pessoas falam Shaolin do Norte se referindo ao Shaolin original, mas isso confunde por q Shaolin do Norte e um estilo a qual foi criado por um Mestre q treinou em Shaolin, e deu esse nome em homenagem ao templo. O Pak Siu lan, Shaolin do Norte q eh ensinado aqui no Brasil pelo mestre Chan Kowk Wai, não e o Shaolin puro do templo, e esse segundo ai q eu falei.

E tb na tecnica as vezes pode se confundir pois muitas formas do shaolin de honan se encontram tb no Shaolin do norte, como e o caso da forma de Luo Han.

Então Vilya, pode ser q agente esteja falando de estilos diferentes... hehe... acontece muito!

Mas então porq se for o Mestre Chan mesmo, ele realmente e formado na China e tal, ele vive indo e vindo de la.... So q ele se encontra aqui em sampa. So se for um aluno de Mestre Chan q fez isso, foi para a chian e se formou la. O q eu achoq difissilimo, ja q não havia nessecidade se o mestre Chan estava aqui ne?

Então mas salvo alguns atletas sim, quando digo q Kung Fu aqui no brasil e defasado me refiro as escolas, q são fracas, eles num dão o treino forte se não eles prdem aluno ne? Ai ja viu vai dinheiro embora... E tb a eles iludem muito os alunos... Po ninguem e o superman porq faz kung fu, não existe mestre sobre humano, temos q ter noção da realidade. E se a forma exigir pouquissimo de vc, desconfie ... Toadas a formas temq exigir de vc ate as mais basicas.

Po fora oq tem de nego aqui no brasil q invetou estilo ne?? Aff.. esses eu nem conto mais... Alguns invetam e falam q o emstre deles e um chines q ja morreu ou voltou pra china, esse papo e velho. Podes cre q e nego q treinou algo ai invetou e fala isso pra ganhar uam graninha com alunos ou simplesmnte ser "popular" na area ne?

Bem mas e isso... Adoro o Kung Fu, mas acho q aqui no Brasil nume do jeitoq eu gostaria, e do jeito q eu vi quando morei na china... Alias nem em Los Angeles, q la tb e muito bom.
 
Queria saber se há mais alguém aqui do fórum que pratica karate. Que estuda karate pra ser mais específico, tem alguém?
Quero saber pra trocar informações.
 
joaoeb disse:
Bem, eu já fiz kendô e sinceramente, é chato, além de já ter perdido sua característica de luta de verdade. Uma luta onde a posição dos pés é mais importante que o golpe que vc deu não é luta. É muito baseada em uma forma fixa, seus passos TEM que ser assim, seu golpe TEM que ser assim, você SÓ pode acertar em cinco pontos, TEM que segurar a espada com duas mãos... E sinceramente depois de você ter lido o Livro dos Cinco Anéis escrito pelo Musashi (a edicão antiga que ainda tinha as técnicas de espada), e ver aquele que é considerado o maior samurai de todos os tempos chamar de IDIOTA qualquer um que use SEMPRE a espada com duas mãos e dizer que qualquer um que siga uma forma rígida é um guerreiro morto, vc se decepciona um pouco com a luta. Pra não dizer que não valeu a pena, hoje ao menos tenho meu shinai...
Não vale a pena, a menos que você seja um maníaco por perfeição...

...

Seria porq vc praticou Kendo... Kendo e assim mesmo...

E Musashi era mestre em Kenjutsu?? :P

Tem muita diferença...
 
Ae vo me intromete ..
Eu jah vi como eh o kendo ..... eh bem decepcionante mesmo. Mas teve uma apresentação aqui de kenjutsu... estilo do musashi e tal .. eh bem legal, pois não fica preso a sempre a mesma forma como no kendo (pq eh kenjutsu).
Uma coisa q eu gostei foi a forma como eles aprendem, como se vivessem na epoca dos samurais a cada erro o sensei dizia "Se fosse na época dos samurais você ja estava morto".
 
Ae, eu acho que vou comecar a fazer Aikido! Eu jah fiz um tempo de tae kwon do e karatae quando era menor (o primeiro com uns 7 e o o segundo com uns 13) e achei que ia ser legal voltar a praticar uma arte marcial.

Alguem aki tem experiencia com Aikido? EU vou fazer pq um amigo meu vai comecar agora e eu vou junto com ele. Ele ta querendo treinar na Macaco. Algum comentario/sugestao sobre o Aikido em geral?

hehehe eu to dando uma pesquisada pra conhecer melhor a parada e tenho gostado do que eu vi!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo