• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Vídeos interessantes sobre desafios entre praticantes de artes diferentes (Kyokushin vs Taikiken vs Muay Thai):

http://www.youtube.com/watch?v=IkC35VbWGvw&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=xFqV2zZ50SU&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=zWhSh_huZGs&feature=related

- - - - -


Interessante notar que, mesmo com artes tão difrentes, no final a coisa toda acaba se reduzindo ao que há de mais elemental - socos, chutes, "pesco-tapas", etc. Ou seja, com toda a diferença de filosofia oriental, princípios marciais exóticos, técnicas inspiradas em animais e elementos da natureza, etc. no final é uma mera "porrada" como outra qualquer.

Já perceberam isso? Tipo, nas década passadas ( '70 e '80 ) havia uma espécie de romantização das artes marciais orientais, falavam em "Kung Fu Shaolin do Norte" ou "Hapkido" com olhos arregalados (como se fosse algo espetacular e quase sobrenatural! ), sem falar na carga de lendas e mitos que vinha agregado a isto ("Eu ví um Karateka arrebentar uma gangue de 6 caras sozinho - só com uma das mãos! Juro!!!! ) , e os sem número de "exibicionistas marciais" (cujo lugar deveria ser no circo ). Só que veio o MMA e acabou desmitificando a coisa toda, quando botou de frente praticantes desses estilos até então "exóticos" e o mundo viu que, no fundo, era tudo... "porrada". Viram que o Hapkidoka, o Sumo-ka , o Wing Shun, o Pentjak Silat, o Ninja, o [insira aqui sua arte marcial exótica carregada de mitos, filosofia e exoterismo] , "brigavam" da mesma forma que o brigador de rua, o boxer, o Judoka, o wrestler, que nós ocidentais já estavamos acostumados a ver, e no final os elementos que realmente compõem um combate são muito mais universais do que a miríade de artes marciais (e os mitos agregados às mesmas) fazem parecer. (aliás, Bruce Lee parecia já enxergar isso de alguma forma, quando pregava: "be formless, like water" )

Percebem isso?
 
Oos elementos de uma briga são universais.... Mas o modo de usar os elementos não..

:mrgreen: Realmenteo MMA desmestificou um pouco isso,mas nem tanto, tem gente que ainda acredita que se fizer Kung Fu vai fazer todas aquelas acrobacias dos filmes...
E tem gente que acha que algumas artes mais diretas como "Muay Thai" é ruim pois não tem "acrobacias"...

E os videos são interessante,mas não para generalizar por eles... XD


Uum BOM lutador e Karate(seja qual estilo for), tem um jeito diferente de lutar dos do Muay Thai,Boxe,Kung Fu ....

Até no MMA, pega Minotauro,Kharitonov,Cung Lee,Wand.... Artes diferentes... E o modo como brigam também.. :mrgreen:
 
Bom, depois desses videos, dá pra ver que o camera e´um bom lutador. Putz, o cara não entende nada de filmadora. hehehehe

O que é esse Taikiken? Não conheço, nunca ouvi falar.

Mas não dá pra falar sobre alguma arte marcial vendo esses videos da internet. E o problema do kyokushin, é que se treina muito condicionamento fisico, e equecem das defesas e esquivas. Podem ver, o karateca luta pregado no chão, não defende nada, só vai pra cima. Quando o lutador é forte, isso é um pesadelo pra qualquer um, mas, se tomar um porrada bem dada na cara, já era.

E luta é isso aí mesmo. É quem dá o golpe mais eficiente, mais forte... No kyokushin o basico empre foi chute na perna. Tem cara que ganha a luta só fazendo isso. Mesmo que vc defenda, tem cara que tem um chute tão forte, que vc sente da mesma forma. Eu já perdi uma luta assim.

Eu nunca acreditei muito em acrobacias e coisa e tal. Acho muito bonito de ver, mas pra luta não serve.

Ha, tambem não vamos confundir uma coisa. O kung fu que os monges treinavam na china, não tem nada q ver com esses de hoje. O kung fu de verdade é bem diferente. Muito mais eficiente do que acrobatico.
 
Olha de Kung Fu, o unico que eu gosto mesmo é o Sanshou... Dos outros eu rspeito bastante,mas não aprecio tanto.

Acrobacia serve para nada,agora tem certos golpes que parecem muito dificeis de se acertar,mas que numa luta(luta mesmo,em briga não vale a pena arriscar) se você esta cansado, você pode arriscar e=um chutes desses pro exemplo,que podem ser uteis se usados no momento certo.
O cara falou de chute na perna, no Muay Thai mesmo,isso é direto a coisa que define a luta,se vai levando chutes na perna e dentro da coxa,vai chegando e isso vai quebrando a resistencia,chutes baixos na perna e na custela,doi bastante.

E quanto ao do kyokushin, eles podem até treinar mais a resistencia do corpo e tal,mas isso não significa que eles tem baixa resistencias,XD até um lutador de Boxe pode ter resistencia fraca no rsoto,ou pode cair com um golpe bem dado... É que você acostuma quanto mais socos levar..
PS: tem jeito mais facil de desmair do que levando um soco no queixo :mrgreen:
 
E quanto ao do kyokushin, eles podem até treinar mais a resistencia do corpo e tal,mas isso não significa que eles tem baixa resistencias,XD até um lutador de Boxe pode ter resistencia fraca no rsoto,ou pode cair com um golpe bem dado... É que você acostuma quanto mais socos levar..
PS: tem jeito mais facil de desmair do que levando um soco no queixo :mrgreen:

Foi isso que eu queria dizer. Um karateca aguenta muito pancada. Mas um soco no rosto, não é bem assim. Se pegar no lugar certo, com a força certa, já era. Por isso que no kyokushin se peca muito não treinando defesas e esquivas.
 
Na verdade eles até se defendem bem, o que é ruim com us lutadores de Kyokushin no K-1 (Glaube Feitosa e Francisco Filho), é que eles tem uma resistencia muito alta, mas não se esquivam muito, quando o oponente ataca eles fecham a guarda e ficam levando porrada. Eles não sentem muito, e apesar de todos os socos irem na guarda, o adversário ganha pontos porque só ele tá atacando.
 
Todas as acrobacias nos estilos de Kung-fu tendem a ser treinadas para aprimroar os Katis, que possuem estas acrobacias para transformar demonstrações de técnicas de combate em performances até "teatrais". Essa era a idéia quando as técnicas foram desenvolvidas, afinal os monges foram caçados.
Quando você assiste e aprende as aplicações dos Katis, os golpes perdem todo o 'enfeite'.

E não generalizem os estilos de KF Tradicionais com o Wushu Olímpico (Wushu Moderno).
 
Então não existe mais arte marcial? Todas as artes marciais, que realizam campeonatos de luta (não exibição, até porque isso é nem pode ser considerado marcial), tem regras, regulamentos, e em sua maioria, categorias de peso/habilidade.

Sim, ainda existem artes marciais, mas a maioria delas "migrou" para esportes marciais, ou esportes de luta, ou qualquer coisa assim. Qualquer coisa que tenha regras não é arte marcial, porque guerra não tem regras.

Agora, nada impede que um artista marcial (por exemplo um praticante de algum estilo de bugei, kenjutsu, ninjutsu ou qualquer coisa assim) se submeta a regras e participe de uma competição de luta esportiva. Assim como nada impede que um praticante de judô, aikidô ou tae kwon dô, por exemplo, concorde em testar suas habilidades numa luta sem regras...
 
Sim, ainda existem artes marciais, mas a maioria delas "migrou" para esportes marciais, ou esportes de luta, ou qualquer coisa assim. Qualquer coisa que tenha regras não é arte marcial, porque guerra não tem regras.

Agora, nada impede que um artista marcial (por exemplo um praticante de algum estilo de bugei, kenjutsu, ninjutsu ou qualquer coisa assim) se submeta a regras e participe de uma competição de luta esportiva. Assim como nada impede que um praticante de judô, aikidô ou tae kwon dô, por exemplo, concorde em testar suas habilidades numa luta sem regras...

Se vendo por este lado,não existe arte marcial, ela precisa de regras,porque simplismente ninguem vai querer morrer num treino(nem num campeonato)... Até nos campeonatos Clandestinos como o Rio Heroes(escrevi certo?) tem regras... Ou o Krav Maga que usa golpes como dedo no olho (...) também tem regras. Tudo tem algum tipo de regras :mrgreen:
 
Qualquer coisa que tenha regras não é arte marcial, porque guerra não tem regras.

Pois é, esse argumento é problemático pois infere que as únicas "artes marciais" válidas são os diversos tipos de treinamentos militares - close quarters battle, guerrilla tactics, aerial dogfighting, etc. O que não está exatamente errado, mas descartaria 99% das artes marciais que conhecemos, por não serem mais praticadas tendo como paradigma a morte do adversário de fato.

E se por um lado tivemos uma migração de artes marciais para esportes marciais, tivemos também uma migração de artes marciais para "Philosiphycal ways of life" como as várias artes orientais indicam.

Aliás isso me lembra das velhas artes de guerra japonesas - os "Koryu bujutsu", artes desenvolvidas no Japão feudal que tinham como objetivo puramente a guerra, nada de esportes ou filosofias altruístas.
Dizem que essas artes possuem um curriculum técnico tão "potencialmente lesivo" que mal possuem sparrings/kumites ou outras alguma formas de pôr à prova o que se aprende (dizem que era nos campos de batalha que se tirava a "prova real"... e daí vem o alto respeito que as mesmas usufruem ).

Mas aí vem a ironia - os praticantes modernos não têm como tirar essa "prova real" já que não existem mais guerras (e as que existem são travadas com armas de fogo). Então por mais "letal" que sejam tais artes, seus praticantes têm muito menos experiência e vivência de "porrada" do que um praticante de um "esporte marcial" como Boxe, Judo, Muay Thai, etc. ao ponto de se encontrar veteranos que nunca sequer tomaram um soco na cara, nunca sentiram a adrenalina de um combate de fato. Irônico não? :think:


EDIT: e pensando bem, guerras também têm suas regras - tratados internacionais (não atirar em para-quedistas, dar um mínimo de tratamento à prisioneiros de guerra, não utilizar armamentos nucleares, químicos ou biológicos) , códigos éticos (como o bushido do japão feudal), direitos humanos, etc.

Esse argumento é totalmente furado, Donovan.
 
Pois é, esse argumento é problemático pois infere que as únicas "artes marciais" válidas são os diversos tipos de treinamentos militares - close quarters battle, guerrilla tactics, aerial dogfighting, etc. O que não está exatamente errado, mas descartaria 99% das artes marciais que conhecemos, por não serem mais praticadas tendo como paradigma a morte do adversário de fato.

E se por um lado tivemos uma migração de artes marciais para esportes marciais, tivemos também uma migração de artes marciais para "Philosiphycal ways of life" como as várias artes orientais indicam.

Aliás isso me lembra das velhas artes de guerra japonesas - os "Koryu bujutsu", artes desenvolvidas no Japão feudal que tinham como objetivo puramente a guerra, nada de esportes ou filosofias altruístas.
Dizem que essas artes possuem um curriculum técnico tão "potencialmente lesivo" que mal possuem sparrings/kumites ou outras alguma formas de pôr à prova o que se aprende (dizem que era nos campos de batalha que se tirava a "prova real"... e daí vem o alto respeito que as mesmas usufruem ).

Mas aí vem a ironia - os praticantes modernos não têm como tirar essa "prova real" já que não existem mais guerras (e as que existem são travadas com armas de fogo). Então por mais "letal" que sejam tais artes, seus praticantes têm muito menos experiência e vivência de "porrada" do que um praticante de um "esporte marcial" como Boxe, Judo, Muay Thai, etc. ao ponto de se encontrar veteranos que nunca sequer tomaram um soco na cara, nunca sentiram a adrenalina de um combate de fato. Irônico não? :think:


EDIT: e pensando bem, guerras também têm suas regras - tratados internacionais (não atirar em para-quedistas, dar um mínimo de tratamento à prisioneiros de guerra, não utilizar armamentos nucleares, químicos ou biológicos) , códigos éticos (como o bushido do japão feudal), direitos humanos, etc.

Esse argumento é totalmente furado, Donovan.

Nem tanto. Codigos de ética, acordos e etc não são como as regras de um campeonato que caso quebradas desclassificam o competidor. O que acontece com o cara que, lá no campo de batalha, no meio do mato, resolve atirar no para-quedista inimigo antes de ele aterrisar, com medo de não ter a mesma sorte depois? Vai preso no final da guerra? Vamos dizer isso pra família do pára-quedista que morreu...

E se algum país resolver usar armamento químico, biológico ou nuclear numa guerra? Vai sofrer sanções economicas depois? Vamos dizer isso pra quem sofreu o ataque...

Foi isso que eu quis dizer sobre a guerra não ter regras.

Krav Magá prepara para uma luta sem regras. É lógico que ninguém mata o companheiro de treino pra ver se funciona mesmo. E também não quer dizer que o praticante de krav magá é melhor lutador do que um praticante de qualquer outra coisa. O cara não enfia o dedo no olho e nem chuta o saco do companheiro de treino, mas ele está preparado para se defender disso.

Quem respeitava o bushido eram os samurais, outras castas tinham outros códigos de ética e conduta, mas tenho certeza que no japão feudal ninguém negligenciava esta ou aquela técnica simplesmente porque "não valia". O cara podia até nunca atacar ninguém pelas costas porque ele achava desonroso, mas com certeza ele não virava as costas pra ninguém. O cara nunca pensava "não vou treinar tal chave, ou tal estrangulamento porque não vale".

Ninguém precisa morrer ou matar no treino pra ser arte marcial. Se assim não fosse, como formar um exército na antiguidade?

Quando eu diferencio arte marcial de esporte marcial estou falando disso. Quando eu pergundo para um determinado praticante por que ele não treina tal tipo de técnica, eu espero duas respostas possíveis: Porque eu não gosto (ou não acho útil, ou não concordo por qualquer motivo, ou qualquer coisa assim) = arte marcial; ou Porque não vale = esporte marcial. Arte marcial é muito mais do que técnica de luta, envolve uma série de conceitos que incluem preparar o praticante para defender sua vida de verdade, sob pena de perder a sua...

No final das contas acaba sendo mais uma questão ideológica do que técnica. Vide o exemplo do próprio judo, hoje consagrado como esporte por excelência. O judo de Jigoro Kano era muito mais "cascudo" do que o praticado hoje. Mudou a técnica? Não, só o modo de encarar a arte.
 
Se vendo por este lado,não existe arte marcial, ela precisa de regras,porque simplismente ninguem vai querer morrer num treino(nem num campeonato)... Até nos campeonatos Clandestinos como o Rio Heroes(escrevi certo?) tem regras... Ou o Krav Maga que usa golpes como dedo no olho (...) também tem regras. Tudo tem algum tipo de regras :mrgreen:

O treinamento deve ter regras, mas deve preparar para um combate sem regras (no caso das artes marciais). Numa interpretação literal da palavra, não ha como ter "campeonatos de artes marciais", mas numa interpretação mais abrangente podemos chamar assim os torneios de lutas derivadas das artes marciais.
 
Nem tanto. Codigos de ética, acordos e etc não são como as regras de um campeonato que caso quebradas desclassificam o competidor.

São sim. Sempre existiram e sempre vão existir meios de burlar as regras, seja em campeonatos esportivos, seja em cenários políticos jurídicos, seja na guerra - é a mesma coisa. Quer exemplos?

- Maradona e o seu gol de mão (La mano de Dios) na copa de 86, que valeu o título de um copa do mundo;

- o Holyfield quando venceu o Tyson usava a cabeça toda hora, sem que o juíz percebesse, ou entendesse como ilegal;

- Pelé dando um cotovelada na cara de um jogador português sem o juíz ver;

etc. (eu poderia citar mil exemplos de ilegalidades que não desclassificaram competidor algum ).

O que acontece com o cara que, lá no campo de batalha, no meio do mato, resolve atirar no para-quedista inimigo antes de ele aterrisar, com medo de não ter a mesma sorte depois? Vai preso no final da guerra?
E se algum país resolver usar armamento químico, biológico ou nuclear numa guerra? Vai sofrer sanções economicas depois?

Esses países/organizações irão sofrer sanções políticas/economicas SE essas ilegalidades forem descobertas pelos "juízes" da guerra. De outra forma passarão desapercebido da mesma forma que o gol de mão do Maradona.

E para o argumento...

Vamos dizer isso pra família do pára-quedista que morreu...

Eu respondo: "vamos dizer isso pro time que perdeu uma copa do mundo por um gol de mão do adversário; vamos dizer isso pro Mike Tyson, que perdeu um título por causa de cabeçadas ilegais do adversário; vamos dizer isso pro jogador que teve que abandonar a partida por uma cutuvelada na cara que o juíz não viu"

- - - -

Veja bem Donovan: eu concordo em essência com o que você quer dizer - uma arte marcial deve preparar para a guerra, e se esta se utiliza de regras, é para viabilizar uma forma de treino em que se possa praticar princípios e técnicas potencialmente lesivos de maneira que não lesione os praticantes. E estas regras devem ser um meio, e não o fim. (senão temos o que aconteceu com o Judo moderno)

Eu só acho que você só se expressou de forma equivocada ("tudo que tem regras, não é guerra") por que no fundo, guerras também têm regras.
 
São sim. Sempre existiram e sempre vão existir meios de burlar as regras, seja em campeonatos esportivos, seja em cenários políticos jurídicos, seja na guerra - é a mesma coisa. Quer exemplos?

- Maradona e o seu gol de mão (La mano de Dios) na copa de 86, que valeu o título de um copa do mundo;

- o Holyfield quando venceu o Tyson usava a cabeça toda hora, sem que o juíz percebesse, ou entendesse como ilegal;

- Pelé dando um cotovelada na cara de um jogador português sem o juíz ver;

etc. (eu poderia citar mil exemplos de ilegalidades que não desclassificaram competidor algum ).



Esses países/organizações irão sofrer sanções políticas/economicas SE essas ilegalidades forem descobertas pelos "juízes" da guerra. De outra forma passarão desapercebido da mesma forma que o gol de mão do Maradona.

E para o argumento...



Eu respondo: "vamos dizer isso pro time que perdeu uma copa do mundo por um gol de mão do adversário; vamos dizer isso pro Mike Tyson, que perdeu um título por causa de cabeçadas ilegais do adversário; vamos dizer isso pro jogador que teve que abandonar a partida por uma cutuvelada na cara que o juíz não viu"

- - - -

Veja bem Donovan: eu concordo em essência com o que você quer dizer - uma arte marcial deve preparar para a guerra, e se esta se utiliza de regras, é para viabilizar uma forma de treino em que se possa praticar princípios e técnicas potencialmente lesivos de maneira que não lesione os praticantes. E estas regras devem ser um meio, e não o fim. (senão temos o que aconteceu com o Judo moderno)

Eu só acho que você só se expressou de forma equivocada ("tudo que tem regras, não é guerra") por que no fundo, guerras também têm regras.

Basicamente,as regras não devem interferir na sua eficiencia na "guerra"...Mas como não temos mais guerra,hoje me dia é considerado pela maioria Arte Marcial, todo tipo de combate... E se for ver é o que mais se aplica *ultimamente*.:mrgreen:
 
Veja bem Donovan: eu concordo em essência com o que você quer dizer - uma arte marcial deve preparar para a guerra, e se esta se utiliza de regras, é para viabilizar uma forma de treino em que se possa praticar princípios e técnicas potencialmente lesivos de maneira que não lesione os praticantes. E estas regras devem ser um meio, e não o fim. (senão temos o que aconteceu com o Judo moderno)

Eu só acho que você só se expressou de forma equivocada ("tudo que tem regras, não é guerra") por que no fundo, guerras também têm regras.

Legal. Então concordamos. Realmente me expressei mal. A essência do que eu quis dizer com tudo isso está na diferença entre preparar um cara pra uma situação em que ele pode perder um campeonato e uma em que ele pode perder a vida. É aquela velha história. A regra estabelecida (lei) diz que a polícia não pode atirar salvo em legítima defesa. Aí o cidadão, bem informado dessa regra, pilotando sua moto sem capacete e sem habilitação, resolve fugir da polícia pra não levar multa. Aí o seu guarda, estressado porque o companheiro dele acabou de morrer baleado por um ladrão de moto, vê o cara fugindo e mete bala nas costas dele...

Se o juíz tivesse percebido o gol de mão do Maradona ele teria sido expulso, o gol teria sido anulado, etc. Mas se o cara, numa situação real de luta, mantém a guarda baixa porque se acostumou que na modalidade que ele treina não vale soco na cara, corre o risco de levar aquele direto no queixo e sofrer todas as conseqüencias disso...

E vejam bem, não é uma questão de estilo ou modalidade, é muito mais uma questão de atitude.
 
Ola!Sobre Os Comentarios Do Armitage em Relação Aos Exageros das Artes Marciais Vindo De Um Praticante De Aikido,É No Mínimo Interressante. Pois Se Não Se Conhece Ou Não Acredita em ki, Não Pratica Aikido.Todos Aqueles Exercicios da Bolinha Ou De Arremesso Tão Comum No Aikido É Treino De Ki.Aikido Sem Ki Não É Aikido.É Interressante Que O Pessoal Trata Esse Pessoal De Luta Livre Como Semi Deuses Mas Não Acredita Que Alguém Entorte Uma Barra Com A Garganta.E Sobre Esse Negócio De Toda Arte Virar Porrada E Que K 1 É O Tira teima das Artes Marciais Eu Descordo.Um Praticante Mais Avançado De Kung Fu Acuado Por Três Ou Mais Pessoas Ele Não Troca Socos E Chutes Ele Golpeia Nervos e Quebra Braços.No Krav Maga Existe Diversas Técnicas De Golpe Na Garganta Para levar O Oponenente O Mais Rápido Possivel Para O Chão.Quando se Diz Que ToDa Arte Acaba em Porrada Se Espera O que O Praticante saia Voando?Eu Nunca Grandes Mestres De Kung Fu Ou Ninjutsu Em Torneios De Luta Livre,E Os Que Praticam Estes Estilos Dificilmente Fazem algo além de Soco-Chute-Luta No Solo.Pega Tudo Num Mix e Fazer Tudo Igual.Sinceramente Não É Referência De Estilos Marciais.
 
Ola!Sobre Os Comentarios Do Armitage em Relação Aos Exageros das Artes Marciais Vindo De Um Praticante De Aikido,É No Mínimo Interressante. Pois Se Não Se Conhece Ou Não Acredita em ki, Não Pratica Aikido.
Defina "Ki". (se você conseguir, te pago um salgado lá fora :mrgreen: ).

Sério Grahan, o conceito de Ki / Qi é tão abstrato que se indagarmos 10 pessoas, acharemos 10 definições diferentes, "Energia vital" sendo o mais comum. Então temos uma arte (Aikido) que também é tão ampla quanto - basta ver as diferentes linhas de Aikido, que vão desde as mais exotéricas (Ki-Aikido), às mais filosóficas (Aikikai) até a mais marcialmente inclinada (Yoshinkan), e até à mais esportiva (Tomiki ).

Aikido é a arte mais "aberta à interpretações que há". Mas uma coisa é certa - sua metodologia de treino está alienada de um combate real, da "porrada", já ha algum tempo. Ela se afastou deste paradigma e se aproximou de uma filosofia "paz e amor". Se você não acredita procure no youtube por "Aikido Randori" ou vá a uma academia mais próxima e confira por si mesmo, e verá o quão débil, marcialmente falando, é seu treinamento.

É Interressante Que O Pessoal Trata Esse Pessoal De Luta Livre Como Semi Deuses Mas Não Acredita Que Alguém Entorte Uma Barra Com A Garganta

Ninguém aqui desacredita nisso. Entortar barra com garganta, andar sobre brasa, deitar em cama de pregos, fazer calejamento de culhões, etc. isso tudo é muito bonito mas... qual a finalidade? Não é porque um jogador de futebol sabe fazer 1000 embaixadas e fazer malabarismo com a bola no nariz igual foca, que ele vai entrar em campo e jogar pra caralho... percebe? Uma coisa não está necessariamente ligada à outra. Zidane foi o melhor jogador de futebol que já vi, e ele fazia o feijão-com-arroz - passes simples, dribles simples, chutes simples... mas com uma inteligência, visão de jogo, e compostura extraordinária.

Se você quer ficar bom na "porrada" BRIGUE, lute, de soco na cara, e principalmente TOME SOCO NA CARA. Se voce quer ficar bom em futebol, JOGUE futebol, corra, receba, passe, chute, reaja a situacao on-the-fly, etc. Não pense que treinando só aqueles katás isolados e combinados de Aikido, vai te permitir chegar nas ruas e fazer igual o Steven Seagal (:hxhx: ). Aquilo é ficção. Também não pense que treinando só embaixadinhas, malabarismo com bola, drible em volta de cone, fundamento cabeceio, etc. vai virar um craque quando entrar no campo. Uma criança que cresce jogando só em peladas nas ruas fica melhor que uma criança que cresça só treinando fundamentos em escolhinhas, sabe por quê? Porque a experiencia prática adquirida na hora do "vamo vê" é muito mais enriquecedora do que a teoria e treinos isolados sem o "vamo vê". Treino de fundamentos é importante, mas como um complemento à experiencia prática, e não vice-versa.

Isso é com qualquer atividade na vida, e com artes marciais não poderia ser diferente. Um cara que tenha crescido brigando nas ruas está melhor preparado pra hora do "vamo vê" que um cara que tenha crescido em dojôs treinando filosofias e katás isolados.

Um Praticante Mais Avançado De Kung Fu Acuado Por Três Ou Mais Pessoas Ele Não Troca Socos E Chutes Ele Golpeia Nervos e Quebra Braços.
Baseado em quê você diz isso? Um praticante de kung-fu quebra braços em treinos? Se sim, beleza. Mas nós dois sabemos que não é isso que acontece.

É como eu falei lá atrás - quanto mais potencialmente lesivo é um curriculum marcial, menos sparring / kumitê ela tem. Isso causa um paradoxo - os praticantes treinam técnicas potencialmente lesivas isoladamente, mas não treinam aplicá-las num contexto realmente próximo do real ( com oponentes resistentes E ativamente buscando a vitória.)

É assim com os koryu bujutsu japones, é assim com Chin-na, é assim como uma pilha dessas artes. Antigamente havia a oportunidade de pô-las à prova nos campos de batalha, mas hoje em dia não (os campos de batalha são dominados por armas de fogo). E daí o que temos? Praticantes veteranos que sabem muito bem as técnicas, mas que têm muito pouca (ou nenhuma) experiência na hora do "vamo vê" mesmo.

Por isso, no final das contas, quem realmente costuma ganhar mais "experiencia de combate" ou "cancha de porrada" hoje em dia são os lutadores de MMA mesmo pois é a prática esportiva que mais se aproxima da hora do "vamo vê", que reúne estilos e técnicas diferentes e que realmente funcionam, e que mesmo com suas (poucas) regras esta ainda é muito próxima de um combate real pra fazer com que seus lutadores se condicionem ao caos sensorial-emocional e a natureza competitiva que advém do combate.
 
Ola!Sobre Os Comentarios Do Armitage em Relação Aos Exageros das Artes Marciais Vindo De Um Praticante De Aikido,É No Mínimo Interressante. Pois Se Não Se Conhece Ou Não Acredita em ki, Não Pratica Aikido.Todos Aqueles Exercicios da Bolinha Ou De Arremesso Tão Comum No Aikido É Treino De Ki.Aikido Sem Ki Não É Aikido.É Interressante Que O Pessoal Trata Esse Pessoal De Luta Livre Como Semi Deuses Mas Não Acredita Que Alguém Entorte Uma Barra Com A Garganta.E Sobre Esse Negócio De Toda Arte Virar Porrada E Que K 1 É O Tira teima das Artes Marciais Eu Descordo.Um Praticante Mais Avançado De Kung Fu Acuado Por Três Ou Mais Pessoas Ele Não Troca Socos E Chutes Ele Golpeia Nervos e Quebra Braços.No Krav Maga Existe Diversas Técnicas De Golpe Na Garganta Para levar O Oponenente O Mais Rápido Possivel Para O Chão.Quando se Diz Que ToDa Arte Acaba em Porrada Se Espera O que O Praticante saia Voando?Eu Nunca Grandes Mestres De Kung Fu Ou Ninjutsu Em Torneios De Luta Livre,E Os Que Praticam Estes Estilos Dificilmente Fazem algo além de Soco-Chute-Luta No Solo.Pega Tudo Num Mix e Fazer Tudo Igual.Sinceramente Não É Referência De Estilos Marciais.

Minha experiência pessoal com o aikido me mostrou que o tori tem sempre que dar uma colaborada com o uke pra técnica sair e ficar tudo bonito. Além do fato de os ataques serem totalmente inverossímeis, ninguém bate daquele jeito de verdade. É claro que qualquer um pode dizer que isso é só o básico, que lá pelo Xº Dan, depois de XX anos de treinamento as coisas mudam, mas eu ainda acho que só se aprende a nadar nadando. Katas ou qualquer outro tipo de luta combinada são muito bons para melhorar a base, solidificar fundamentos, mas é só isso.

No final das contas, crer ou não crer em Ki é parecido com crer ou não crer em Deus. O cara que acredita se beneficia disso, o que não acredita diz não fazer falta nenhuma. E olha que eu acredito em ki...

Tem um vídeo no you tube que mostra um "mestre do kiai" derrubando vários caras sem nem encostar neles. Isso poderia ter várias explicações, desde charlatanismo até um cara que realmente consegue usar seu ki em combate. Aí vem um lutador de MMA, que não acredita no mestre, e dá um pau nele...

Num outro vídeo, cujo título é "Aikido vs karate", um lutador de "karate", que nada mais é do que um praticante de aikido dando chutes e socos de fazer qualquer karateka dar risada, é facilmente controlado e "arremessado" pelo praticante de aikido... Nenhum soco direto, nenhuma finta, nada...

Sifu Duncan Leung, chinês, tradicionalista e um dos últimos remanescentes da epoca dos gong sao, os desafios interestilos, diz conhecer a existência do chi, mas desconhece qualquer aplicação prática para ele em combate...

Um dia desses li um texto, que muita gente deve ter lido também, de um praticante de aikido, policial nos Estados Unidos, que relata sua opção pelo aiki jujutsu en detrimento ao aikido. Ele diz que sempre dominava os suspeitos facilmente com sua tecnica, já que era um praticante experiente, até um dia que se daparou com um cara que realmente queria brigar. Um brutamontes alcoolizado num bar. E ele diz que seu aikido não funcionou. Depois disso ele concluiu que, de acordo com o objetivo do fundador, o aikido não era pra derrotar o inimigo, e sim pra não ter inimigo, e que até então todos os seus "inimigos", de certa forma, estava predispostos a ceder, a não insistir na luta. A partir dai ele percebeu que o aikido não era o que ele procurava...

Vejam bem, essa historia de querer ver pra crer é o preço que as artes marciais pagam por se inserirem no mundo ocidental... Nossa natureza é questionadora. É muito raro encontrar por aqui alguem disposto a seguir cegamente os ensinamentos de um mestre sem nunca perguntar por que. E o aikido sofre duplamente, pois o ki e uma dessas coisas que muitos relutam em acreditar, e porque a filosofia da arte é evitar o combate, e não vencê-lo. Não é questão de ser melhor e nem pior, é questão de objetivo.

Agora, não adianta tapar o sol com a peneira, tem certas modalidades que preparam melhor e mais rápido para o combate. E tem que ser assim, pois tem gente que tem esse objetivo. Não adianta falar pro cara que quer aprender a lutar que daqui a não sei quantos anos ele vai conseguir aplicar aquela tecnica num cara de verdade. E não adianta falar pro cara que procura bem estar e qualidade de vida que aqueles hematomas no corpo dele fazem arte do processo...

Mesmo um praticante avançado de kung fu, pra golpear nervos e quebrar braços precisa ter conhecimentos em combate de verdade... As técnicas do krav magá estão presentes em diversas outras artes marciais, a filosofia deles é que pode diferir um pouco...
 
É Interressante Que O Pessoal Trata Esse Pessoal De Luta Livre Como Semi Deuses Mas Não Acredita Que Alguém Entorte Uma Barra Com A Garganta.

E ainda no espírito do post anterior, Eu acredito que alguém entorte barras de ferro com a garganta, mastigue vidro, engula fogo... mas e daí? Essa passagem me fez relembrar a célebre frase do Bolo Yeung em O Grande Dragão Branco: "O tijolo não revida".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo