• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Ei, pessoal, continuem postando aqui, o universo das artes marciais é vasto,não vamos deixar este tópico (um dos mais legais, na minha opinião) "morrer" assim no esquecimento, praticantes de artes marciais, cientistas marcias, atletas, curiosos, etc... Por favor, postem aqui, ainda tem muita coisa para se falar. Valeu moçada, té mais...

Se você der uma olhada no primeiro post vai perceber que é um tópico que não cai no esquecimento. De tempos em tempos fica menos movimentado, mas sempre alguém acaba postando alguma coisa nele.



Aproveitando o post. Eu fiquei curioso a respeito do que o Ugluk falou de entortar espada com os olhos e tal e achei isso:

http://www.youtube.com/watch?v=co6G-vyAlII
 
Se você der uma olhada no primeiro post vai perceber que é um tópico que não cai no esquecimento. De tempos em tempos fica menos movimentado, mas sempre alguém acaba postando alguma coisa nele.
Sim, eu sei disto, usei apenas uma "figura de linguagem", mas obrigado por me corrigir, no entanto, funcionou, pois você voltou a postar aqui... :mrgreen: (Só brincadeirinha, não fique brabo). E sim, é um link muito interessante que você nos trouxe, é isto que eu acho muito legal, compartilhar informações diversas sobre artes marciais em geral. Parabéns... :yep:

Editando: bom, já que estamos tratando de fortalecer a resitência de partes do corpo, eu estou a preparar uma ótima pesquisa, para resumir, e em breve vou postá-la aqui, ela trata também de formas avançadas e pouco usuais de "Qi-Gong", (ou "Ch'i-Kung"), e "Shyugendo", e "Fa-Lun-Gong".
 
Última edição:
Editando: bom, já que estamos tratando de fortalecer a resitência de partes do corpo, eu estou a preparar uma ótima pesquisa, para resumir, e em breve vou postá-la aqui, ela trata também de formas avançadas e pouco usuais de "Qi-Gong", (ou "Ch'i-Kung"), e "Shyugendo", e "Fa-Lun-Gong".

Aproveitando. Já me falaram que existe, mas eu nunca vi uma pesquisa utilizando uma metodologia cientifica para "esclarecer" ou quem sabe ao menos verificar as mudanças fisiológicas que ocorrem em um praticante de Qi gong. Será o chi que permite entortar lanças e espadas? Ou será mais fisico, e que todo o segredo é o aprimoramento fisico obtido durante o treinamento do Qi gong?

O Ugluk falou algo parecido:
Eu mesmo me dou o beneficio da dúvida do q eu sei, eu não sei se os efeitos do eu faço são mesmos de energias internas ou de puro condicionamento fisico, hj em dia, eu não sinto quase dor no corpo em pancadas, ate faço brincadeiras com isso, isso e um dos resultados do treino da camisa de ferra, no meu braço.. é nulo oq eu sinto. Mas eu não me lembro com que idiade isso começou, sinceramente. Eu treinei camisa de ferro, e isso pode ser um dos resultados. Eh.. ou não. hehehe.

Será que há alguma investigação séria e metódica em relação a isso?
 
Aproveitando. Já me falaram que existe, mas eu nunca vi uma pesquisa utilizando uma metodologia cientifica para "esclarecer" ou quem sabe ao menos verificar as mudanças fisiológicas que ocorrem em um praticante de Qi gong. Será o chi que permite entortar lanças e espadas? Ou será mais fisico, e que todo o segredo é o aprimoramento fisico obtido durante o treinamento do Qi gong?

O Ugluk falou algo parecido:


Será que há alguma investigação séria e metódica em relação a isso?

Ah, ótima questão que você levantou, muito bem. Aí vai minha singela opinião:

Sim, existem referências puramente científicas a respeito, só que são raríssimas, ainda mais em língua portuguesa. Eu venho tentando me aprofundar durante anos em tais questões de um modo até "metódico", como você citou. O chi existe sim, com explicação científica. Se você quiser lhe envio algum material, modéstia aparte, minha pesquisa é extensa. O antiquíssimo "Yi-Jin-Jing", trata bastante de mudanças fisiológicas, mas existem inúmeras fontes. E o Uglúk, a meu ver está certo em dois modos diferentes, eu penso que é tanto o condicionamento, quanto o chi, só que este último a meu ver também não deixa de ser uma forma mais avançada de condicionamento. Ele tem razão.

Obs: na verdade "Qi-Gong", sería a "Ciência e a prática do Chi", não se pode traduzí-lo literalmente. Eu sou totalmente "anti-místico", hehehe, por isto prefiro analisar isto sob um prisma científico...

E para aguçar a sua curiosidade, meu caro Dark_Fëanor, vou deixar aqui uma gravura representativa, veja que o "chi" tem muito a ver com a circulação do sangue, (para os chineses, o fator mais vital do corpo humano), a oxigenação em geral, e a pressão atmosférica:

mman.jpg


A Acunpuntura e a Tui-Na se baseiam no Chi sobre os pontos vitais, certo? E levando em consideração que isto é em grande parte a irrigação do sangue em determinada áreas ou órgãos, para oxigená-los melhor, aí já está quase uma dica de parte do funcionamento geral destes processos, embora seja só a minúscula pontinha do iceberg... Respiração e circulação sanguínea são muitíssimo importantes para o corpo.
 
Última edição:
Em breve iniciarei-me no Tai Chi Chuan.
Alguém aí que conhece/pratica/ensina pode me dar algumas informações a respeito?
 
O Tai-Chi-Chuan ou Tai-Ji-Quan, é uma das mais terapêuticas artes marciais, faz parte da família dos estilos internos (nei-jia), sua filosofia estaria mais para taoísmo do que budismo, tem movimentos precisos e graciosos, existe o de movimentação mais lenta, e outros mais rápidos, (mas só na hora do treinamento, pois em combate todos usam de velocidade, uma das regras fundamentais do Kung Fu em geral), se fundamenta na fluidez, e em ludibriar o oponente.

Tai Ji Quan:

eixo1.gif


Esta nobre arte tem suas origens em um lendário monge-guerreiro taoísta do templo Wudang, e surgiu quando ele observava a luta entre um pássaro e uma serpente.

Observe a eficácia dos golpes de Tai Ji:

NEW%20YANG%202.jpeg


Este foi o inventor do alicerce dos sitemas Tai Ji:

Chang%20San%20Feng-Web.gif


O nome deste monge éra Chang-San-Feng, e ele éra um lendário lutador, e profundo conhecedor de diversos estilos de kung-fu.

Enfim, é uma boa escolha a sua, lhe desejo boa sorte, e que se identifique com as técnicas.
 
Última edição:
Ah, ótima questão que você levantou, muito bem. Aí vai minha singela opinião:

Sim, existem referências puramente científicas a respeito, só que são raríssimas, ainda mais em língua portuguesa. Eu venho tentando me aprofundar durante anos em tais questões de um modo até "metódico", como você citou. O chi existe sim, com explicação científica. Se você quiser lhe envio algum material, modéstia aparte, minha pesquisa é extensa.

Se puder me enviar sinta-se a vontade. E eu tenho um particular interesse nessas referencias "puramente cientificas" que você citou.

Se quiser fazer a gentileza de me enviar meu e-mail é: gustavo_akira13@hotmail.com
 
Ola a todos,

Estou começando hoje no forum e gostaria da ajuda de voces.

Estava triste por nao achar nada serio sobre KungFu e fiquei feliz ao achar esse forum.

Comecei a ler as mensagens mas estou longe de acabar a leitura e se não for muito abuso gostaria de perguntar se alguem sabe quais são os estilos (academias) serias em São Paulo (capital)?

Treinei a muito tempo atras Wushu por 3 ~ 4 anos e gostaria de voltar, comecei o treino em 2 academias e fiquei desapontado com o comercio que existe. Treinei Tae Kwon Do, que gostei muito, por apenas 6 meses, comecei Aikido, mas por motivos pessoais parei e tambem gostei muito, e agora estou tentando fazer Karate (Kyokushin) so que o que eu gostaria de fazer é Wushu pois é ... não sei como dizer, fantastico (é muito pouco pro que eu gostaria de expressar), nao tenho palavras essa é a verdade.

So que não acho nada serio em São Paulo e fico muito desapontado com toda a falsaria que so se preocupa com comercio isso acaba com qualquer atleta serio.

E caso não tenha Wushu serio / verdadeiro em Sampa gostaria, e se possivel, que fosse sitado os estilos serios e verdadeiro para que eu possa verificar se me agradam, e para que não fique nada chato ou desconfortavel para os participantes do forum podem me mandar por MP a ou as respostas.

Continuarei a ler o forum e talvez encontre essas respostas, por isso peço desculpas caso esteja fazendo uma pergunta repetida.

Obrigado pela compreensão de todos.
Olavo
 
Ola a todos,

Estou começando hoje no forum e gostaria da ajuda de voces.

Estava triste por nao achar nada serio sobre KungFu e fiquei feliz ao achar esse forum.

Comecei a ler as mensagens mas estou longe de acabar a leitura e se não for muito abuso gostaria de perguntar se alguem sabe quais são os estilos (academias) serias em São Paulo (capital)?

Treinei a muito tempo atras Wushu por 3 ~ 4 anos e gostaria de voltar, comecei o treino em 2 academias e fiquei desapontado com o comercio que existe. Treinei Tae Kwon Do, que gostei muito, por apenas 6 meses, comecei Aikido, mas por motivos pessoais parei e tambem gostei muito, e agora estou tentando fazer Karate (Kyokushin) so que o que eu gostaria de fazer é Wushu pois é ... não sei como dizer, fantastico (é muito pouco pro que eu gostaria de expressar), nao tenho palavras essa é a verdade.

So que não acho nada serio em São Paulo e fico muito desapontado com toda a falsaria que so se preocupa com comercio isso acaba com qualquer atleta serio.

E caso não tenha Wushu serio / verdadeiro em Sampa gostaria, e se possivel, que fosse sitado os estilos serios e verdadeiro para que eu possa verificar se me agradam, e para que não fique nada chato ou desconfortavel para os participantes do forum podem me mandar por MP a ou as respostas.

Continuarei a ler o forum e talvez encontre essas respostas, por isso peço desculpas caso esteja fazendo uma pergunta repetida.

Obrigado pela compreensão de todos.
Olavo

Hmm, em que bairro você mora? E quais academias te desapontaram, com relação ao wushu?

Treinei alguns meses com o Alexandre Lima, ele ensina Wu Shu muito bem e os alunos dele são bastante bons. Você pode conhecer ele do Garra de Águia, mas ele é bom sim. O Uglúk também treinou com ele e pode dizer o mesmo. O Alexandre dá aula na Penha.

Parece quem em Santo André tem um cara bom de Wu Shu também. Se tiver interesse posta que vou atrás do contato!
 
Cara, como disse estou lendo tudo mas ja postei minha pergunta, não tenho todo esse conhecimento que voce tem, mas o pouco que tenho e o bom senso me mostrou exatamente o que voce esta falando nessa msg passada, é visivel o que a maioria das academias fazem, e venda de propaganda enganosa discarada.

Me diz uma coisa, qual é o atleta que não deve treinar mais do que 3 vezes na semana e não mais que 1:30hr por vez? Eu ouvi isso do "mestre" da academia que eu treinei (fica na consolação perto da paulista pra quem é de sampa) ele ficava furioso comigo pq eu fazia de 3 ou ate 4 horarios por vez ja que não tinha aulas todos os dias. Ate o dia em que ele não aceitou o meu pagamento (mensalidade) dai como ja tinhamos varias diferenças de ponto de vista sai sem discutir.

Outra academia que fui visitar por que me fizeram uma propaganda desgraçada e falaram que ele era justo pq tambem tinha se "desentendido" com o "mestre" da academia da consolação e que ele estava ensinando a verdadeira arte me falou algo tambem proximo do anterior (nenhum atleta aguenta mais que 3x na semana e 1:30 h de treino) com isso nao quis nem ao menos treinar 1 aula de apresentação.

Por isso queria saber se exite alguem serio, verdadeiro e que não desgrace a arte mas pelo que voce esta falando no brasil temos a mania de banalizar tudo, lamentavel.

[]´s

Ixxe.... cuidado, esses caras adoram falar uams mintirinhas, como q a federação chinesa de kung fu aprovou Li Cho Pa? Não existe federaçao chiensa de kung fu. So existe a cofederaçao mundial de Wu Shu, e o presidente eu conheço muito bem, o Veneravel Metsre Lie Je, e lamento te descepcionar mas ele nunca aprovou estilo nem um do mundo sem ser chinas q tenha pelo menos 150 anos de existencia. Isso e simpels de explicar, eu lembro da nota oficial de 2001 quando foi mandada a Pequin para relacionar os paises e poderiam vir a particpar das olimpiadas de 2008 com o Wu Shu, e ai constava os 660 estilos reconhecidos por eles. E como disse Li Cho Pa, nem Fei Hok Pai, nem Tao Liun Chan, nem um outro estilo criado aqui no Brasil. E eles esplica um estilo de Kung Fu Wu Shu, so se torna verdadeiramente eficiente como estilo quando eles quebram a barreira do tempo estimado de existencia. Pois ume stilo não nasce da noite para o dia, e ninguem cria estilos, els se transformam de acordo com a nescessidade do usoario do estilo, e criar por puro caprixo e coisa de quem quer ganhar dinheiro ( alias o Gola ta muito rico), um estilod e 20 anos e existencia??? E no minimo extremamente limitado e fraco, se eu não posso dizer discosideravel como estilo, então não aidnata vc se dedicar o maximo q consiguir, se o ambiente leh propicia uam evolução. Te garanto q eles nem te ensinaram o q eh Kung Fu, por q se vc soubesse oq significa e quisesse aprender naum estaria mais em Li Cho Pa.
Eu adimiro ate uns praticantes de Li Cho Pa q querem elevar o estilo, mas eles nunca vão conseguir se eles continuarem a acreditar em sertas coisinhas... Por exemplo a mintira do campeão Brasileiro, vc sabe quantas vezes eu fui campeão Brasileiro?? Se eu falar vc naum acredita... E mundial então?? Puts esse e o pior... da ate vergonha e fala..
o pior foi eu achar q eu era bom!!!
O mito do campeão Brasileiro, existem masi de 30... isso mesmo 30 cofederaçoes Brasileiras de kung fu, me diga como alguem pode perder em uma delas se todos os atletas estão espalhados por todas elas?? Sao amis de 30 campeoes Brasileiros por ano!! Mas mesmo assim... Se vc ja assitiu um campeonato barsileiro de qualquer federação, vc sabe q da vergonha! O negocio e de extremo baixo nivel, sabe por q? Os poucos q tem no Brasil q conehcem kung fu e sabem, não se atrevem a entrarem em campeonatos, e tb se entrassem, coitados desse iludidos e acham q ganhar campeonato no Brasil e bom. Mas e bom para eles ne? Ai eel colocam no curriculo e pronto... ele viram "Deus".
Ja vi brasileiros lutarem na china, e na boa... ele apanharam tanto q dava ate dó, poucos brasileiros se deram bem... E hj emd ia tem um monte q volta de la como campeão mundial, e logico, tema categoria estrageiros, nem e tào dificl, ganhar, mas os brasileiros q o fizeram suaram muuuuuito. Mas isso foi nso velhos tempos... Hj em dia ta dificil qualidade aqui.

Eu trabalho coma verdade nessa parte, a lavagem cerebral nas "academias" hj em dia... E vc sitou os dois fatores principais, dizer q tem ligaçao com a china e professor campeão, esses dois fatores e oq eles lanção par iludilos e pegar o dinehirinho do bolso ne? Mas as vezes seu professor tb naum tem culpa, pois ele tb pode ser um engando, se ele ganhou o brasileiro encheram tanto a bola dele, q ele acabou acahndo q ele era bom de verdade.... Então por favor... vejam a verdade! As vezes vc acha o professor legal e ja treinou muitos anos ali... Mas não importa quanto e doloroido e a verdade.
Eu pratiquei 8 anos e fei Hok Pai... eu naum quiz acreditar tb. Mas eu tomei conciencia quando eu naum conseguia evoluir amis dentro do estilo, mesmo eu sendo dedicado, o estilo não em oferecia mais nada. Esse e o probela de estilos criados asqui no Brasil e estilos q se dizem novos... Aprovados mesmo so os q ja perdurama mais de 200 ou 300 anos, com esse vc com certeza evolui...

Novamente foi sem ofenças... mas e verdade ue??
 
Eu gostaria de perguntar a quem puder me esclarecer, uma questão: é sobre as artes marciais vietnamitas, é muito raro conseguir informações sobre isto, em especial sobre os "Moi-Phai" (não sei se escrevi certo), os "ninjas" vietnamitas.
 
Old Malk> Seus professores mentiram, realmente, mas eu não acho que ir treinar na academia mais que três vezes por semana seja tão eficiente assim. Meu professor (faço Kung Fu Garra de Águia) não nos proíbe, e deixa a nosso encargo que horas treinar e quantas vezes. Eu treino apenas duas vezes por semana lá na academia, onde eu só tiro dúvidas. O treino pra valer das formas e técnicas eu faço em casa, todos os dias. Isso sim, funciona pra valer.

aproveitando o gancho, vocês sabem de alguma academia no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Porto Alegre ou Caxias do Sul, que dê aulas sérias de Qi Gong?
 
Última edição:
Me diz uma coisa, qual é o atleta que não deve treinar mais do que 3 vezes na semana e não mais que 1:30hr por vez? Eu ouvi isso do "mestre" da academia que eu treinei (fica na consolação perto da paulista pra quem é de sampa) ele ficava furioso comigo pq eu fazia de 3 ou ate 4 horarios por vez ja que não tinha aulas todos os dias. Ate o dia em que ele não aceitou o meu pagamento (mensalidade) dai como ja tinhamos varias diferenças de ponto de vista sai sem discutir.

Outra academia que fui visitar por que me fizeram uma propaganda desgraçada e falaram que ele era justo pq tambem tinha se "desentendido" com o "mestre" da academia da consolação e que ele estava ensinando a verdadeira arte me falou algo tambem proximo do anterior (nenhum atleta aguenta mais que 3x na semana e 1:30 h de treino) com isso nao quis nem ao menos treinar 1 aula de apresentação.
[]´s

Isso foi na ASKF por acaso? Na consolação e perto da Paulista eu conheço só ela e treino na de Alto de Pinheiros. Tem sempre gente querendo fazer 12 aulas seguidas por dia e fariam todos os dias se pudessem. Moral da história: todos desempregados, hahahahahahahaha.

Eu pessoalmente considero mais que 2 aulas por dia besteira (minha humilde e muito foda opinião). Quando você não tem porra nenhuma pra fazer da vida pode até ser aceitável, mas todos os dias treinando que nem um condenado o que vc vai conseguir é uma lesão.

Quando eu era desocupado eu fazia isso com Karate e Kung fu, 3 a 5 horas de treino por dia, de Terça a Sábado. E da-lhe lesões.

Diz a lenda que o ideal para quem não é atleta de elite é treinar um dia e descansar o seguinte para dar tempo do seu corpo "assimilar" o esforço. Mas isso é outra discussão... De tempos em tempos até vale aumentar a frequencia, mas fazer disso uma constante é outra história. E a alimentação antes, durante e depois do treino tem papel fundamental nisso.

Consuma produtos POWERBAR =).
 
Na China, os antigos mestres acreditavam que para a assimilação completa da arte, no que diz respeito ao treino, éra necessário que o praticante "golpeasse com os braços 2000 vezes por dia para o alto", hehehe, mas atualmente os padrões são outros. Eu acho que cada um deve treinar o quanto quiser. O Bruce Lee, dava 1000 socos e chutes em cada treino, quando viajava de avião, ficava socando uma luva de borracha, quando dirgia automóveis, exercitava o abdômen, ao vestir as calças, treinava equilibrio, etc. Enfim, não parava nunca, mas porque os objetivos dele exigiam isto. Para mim não a necessidade de controvérsias a respeito, é uma questão muito pessoal, o tempo de treinamento de cada um, mas eu também considero muito ruim um mestre achar errado que um aluno treine três vezes por semana, ou todos os dias. Isto demonstra que o "mestre", só está interessado no ponto de vista comercial, etc, do que na divulgação da arte que representa, é lamentável. Concordo que alimentação seja fundamental, qual dieta você faz, Vatho?
 
Eu gostaria de perguntar a quem puder me esclarecer, uma questão: é sobre as artes marciais vietnamitas, é muito raro conseguir informações sobre isto, em especial sobre os "Moi-Phai" (não sei se escrevi certo), os "ninjas" vietnamitas.


So por que ninguem respondeu...

Se vc for da região de sp, Lobo, de uma visitada em uma escola de Viet Voo Dao em Sta André... não sei o endereço mas tem no google. La eles ensinam Kwankido e outras mais... todas praticadas pelos "Mon-Phai" (termo correto).

Na verdade se vc procurar no google, tb acha informações corretas sobre essas artes, mas ja adiantam q elas são bem.. mas bem parecidas com kung fu mesmo... eu não colo textos do google aqui, prefiro le-los e discuti-los, por isso creio q vc não vai ter trabalho em achar qualquer especificidade sobre o Viet Voo Dao...

Mas vc vai se espantar como é parecido com um kung fu assim, digamos, mais rustico... posições e técnicas de kung fu, mas sem muita exuberancia etc.... mas voltado ao pleno definitivo.

Alias.. o Vatho, tem dieta basica de churrasco e chocolate Nestle.. respondendo por ele ja.
 
Ah, muito obrigado Uglúk, eu realmente suspeitava que fosse semelhante a um modo mais rústico de kung-fu, devido a influência da China na cultura vietnamita. Agradeço-lhe pelas informações, saiba que eu admiro muito seus vastos conhecimentos em artes marciais. Novamente obrigado.
 
Well, adicionalmente ao chocolate e churrasco eu faço o seguinte (e não é propaganda).

1. Entre 1 e 2 horas antes do treino: PowerBar Performance (meia barra ou barra inteira, depende do que eu almocei no dia).

Se eu não comi nada e vou treinar, eu dou cabo de um PowerGel antes.

2. Durante: Raro, pois como eu disse acho mais de duas aulas besteira. Mas quando está muito calor eu mando ver Gatorade ou muito puxado um PowereGel. Ou algo de soja, como Muppy ou Ades.

3. Depois: PowerBar Protein Plus (meia barra ou barra inteira, depende de o quão puxado foi o treino). Depois de exercitar o esqueleto vc precisa de Proteina e Carboidrato e a barra tem isso. Quando eu não bebo gatorade durante o treino, eu bebo depois.

O problema é que a PowerBar Performance, o PowerGel e a Protein Plus no supermercado são uma nota preta (isso sem contar o Gatorade, que vai de 2 a 3 reais). Eu só faço isso porque compro com desconto no trampo. Se você tentar fazer isso depois de cada treino vai pagar mais caro que a mensalidade!!!
 
Acabei entrando numa academia de Hung Gar em Curitiba mesmo.
Clube Icaro.
To a 2 semanas e claro, nao sai das bases basicas e dos punhos basicos, mas to achando muito maneiro, e senti que o professor gosta de tentar passar a filosofia por tras da luta que é muito importante, já que ficamos naquele choque de pensamento ocidental x oriental. O Chi por exemplo, é algo completamente abstrato para nós, e no entanto, deve ser a base de todo movimento nas artes marciais.

Olá. Alguém poderia me dizer quem é o Prof. de Hung Gar nesta academia do Clube Ícaro? Alguém conhece o Prof. Douglas Melo? Poderiam me passar algum contato com ele?
Obrigado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo