• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

ahhh Artes Marciais..DEMAIS
amei este tópico!!!!
Eu pratico Kung Fu...
Amo o tradicional (fênix, garça, ^.^...) e o Wushu!
demais demais!!!!
e as armas poxa LEQUE é a minha paixão, mas todas são demai! até tonfa quando vc aprende é legal!
Falow pessoal!
 
Que legal!
Um tópico de Artes Marciais!

Eu estou querendo muito fazer Kung Fu aqui em Sampa, mas depois de ler este tópico, fiquei meio com o pé atrás. Será que eu encontro um lugar legal pra aprender, e que não seja muito caro?
Eu tenho interesse porque acho muito bonito, quero praticar um esporte, dar uma melhorada na coordenação motora :-) e não acharia ruim se além disso aprendesse a me defender também, é claro hehe.

Olhando alguns endereços eu vi que perto de casa tem duas academias, a Asociação Mantis (na rua Matias Aires) e a Associação Shaolin de Kung Fu (na Consolação). Pelo que entendi as duas ensinam o estilo Louva-a-Deus, que eu vi em uma demonstração uma vez e achei os movimentos incríveis.

Alguém conhece essas academias?

Se "sempre existem problemas" com o ensino do Kung Fu, com o que é importante tomar cuidado? Em particular nestas academias, será que eu encontraria algum problema sério?

Valeu!!!
 
Bem comentado...
gostaria apenas de fazer uma pequena correção...
das trê escolas que restam como ninjutsu, duas não existem de fato, pois delas só se tem noticias em makimonos , que foram recompilados por Takamatsu...

Não são só 3! Estudiosos japoneses consideram, se não me engano, em torno de 72 clãs de ninja. Muitos estão realmente extintos, mas om certeza restam bem mais que 3. Só que eles continuam ensinando só para membros da família, como era antes.
 
Olhem que interessante esse artigo que achei. É um texto muito relevante no contexto do Aikido, por abordar a polêmica discussão "Aikido é realmente eficiente para um combate real?", mas o artigo cai como uma luva para todas as artes marciais também:



"Um olhar sensato para o Aikido" ( http://www.aikidojournal.com/article.php?articleID=463 ), de Yoshio Kuroiwa, japonês, mais de 30 anos de Aikido.

"Todas as coisas têm dois aspectos, yin e yang. Nós devemos reconhecer que...prática é yin e realidade (briga real e competição) é yang. Numa situação real, nós precisamos da prática e algo mais... se falharmos ao enfatizar o elemento yang (valor utilitário e realista) do treinamento e continuarmos a pensar nele como prática yin, equívocos (ilusões) irão aparecer. Em particular, é perigoso infundir idealismo e filosofia aos estudantes. Os ensinamentos e princípios variados de nossos predecessores são as formas de expressão que eles usavam após ter entendido yang(prática). Então, para pessoas comuns como nós, eles representam a culminação de um ideal. Eu penso que o objetivo de nosso treinamento é nos aproximar deste estado.

..Usando baseball como exemplo, alguém passa a sentir que pode realizar um home run (tacada pra fora do estadio) somente por praticar o balanço do bastão enquanto declama filosofias e palavras de jogadores famosos de baseball. A realidade é que você não pode realizar um home run de fato. A razão é que a prática de balanço do bastão é yin, enquanto que jogos de baseball são yang. Nós devemos perceber que prática é somente yin."

"Se você realmente tem que lutar, a menos que você tenha realmente experimentado a prática Yang, os seus esforços gastos na prática yin seriam desperdiçados ".


- - -

Por isso, nesse sentido eu penso que a família Gracie foi muito importante para as artes marciais, pois fez o mundo re-enfatizar o aspecto prático, marcial (Yang), das artes, acabando com (ou ao menos enfraquecendo) os mitos, lendas e sensacionalismos que foram criados através das décadas (por Hollywood principalmente).
 
Última edição:
Por isso, nesse sentido eu penso que a família Gracie foi muito importante para as artes marciais, pois fez o mundo re-enfatizar o aspecto prático, marcial (Yang), das artes, acabando com (ou ao menos enfraquecendo) os mitos, lendas e sensacionalismos que foram criados através das décadas (por Hollywood principalmente).

Eu concordo plenamente.

Na verdade, concordaria, se isso realmente tivesse acontecido. Essa importâcia, foi tão mau explorada que ganhou sentido reverso. Mesmo após todas as provas que os Gracie passaram nos vale-tudo e afins, criando um nova geração de praticantes de todas as artes voltadas para a eficacia da mesma.

Um tom de hipocrisia é fato no homem moderno em relação a isso, e velha hist´ria da violência desnecessãria vem a tona, e claro q muito dos praticantes do Jiu Gracie provaram essa palvras levando as técnicas a richas de rua e até para humilhação de outros sem motivo aparente, a não ser a satisfação do próprio ego. Isso explica por q muitos deles ficaram musculosos e enormes, o que não faz sentido pratico na arte marcial em si, ja q ela foi, justamente, adaptada para pessoas fracas fisicamente, onde com chaves e técnicas conseguireim se resolver em um luta com alguem de maior força fisica.

Pois bem, oq aconteceu? Põe-se à prova todas as artes em sua eficiência, o que obvio, ia falhar em dezenas que provem de técnicas alegoricas que muitos, devido a influência mitologica de Hollywood achavam demostraçãoes mortais de combate.. etc.

Bem, essas falhas tem q ter uma valvula de escape, logo a idéia de violência gratuita entrou em cena, e tudo faz sentido quando digo hipocrisia do homem moderno. Eles "inventam" essa de violência para justificar um erro deles proprios... se a arte deles não funciona, é obvio que eles estão treinando elas errado, ou seja treinando da forma que Hollywood ensinou.

Então, ainda existem centenas de academias, escolas, professores, praticantes que gostam de usar essas desculpa para justificar o metodo ineficaz de seus treinamento, q no minimo deve ser um meio facil de treino so pra ele conseguir mais alunos.

Alguns até realmente acreditam que o metodo dele é extremamente eficaz, a claro.. eles so lutam entre eles nas proprias academias. E ai se sentem supresos quando em outro lugar encontram um lutador que a primeira coisa q ele faz e de tar um chute tão forte no saco, no estomago ou no joelho que ele quase fala... "ei, isso não vale!".

A supresa deles é obvia, se fechar em conceitos e em caminhos únicos de conhecimento é, na minha opinião, o primeiro erro de quem se propoe a saber arte marcial.
 
Sábias palavras Ugluk.

É uma pena realmente que essa jovem geração não tenha sabido lidar com este legado (em parte culpa dos próprios Gracie, que promoviam esse tipo de comportamento excessivamente agressivo em sua busca por "provar sua eficiência"). Mas creio que a onda dos "jovens deliquentes bombados" que batem em inocentes "por hobbie" já esteja passando.

- - -

Exemplificando:

http://www.comegetyousome.com/viewvid.php?id=1469


E aqui alguns desafios dos Gracie em sua busca para "re-enfatizar" a marcialidade real:

Rorion VS Hapkido http://www.youtube.com/watch?v=7ciYtazMQE4&mode=related&search=

Royce VS Judo: http://www.youtube.com/watch?v=vkwCwFEPpQM&mode=related&search=

Royce VS Kung Fu: http://www.youtube.com/watch?v=VN6PvPCrStI

Royler VS Kempo : http://www.youtube.com/watch?v=naWEbPDz80w

Ruas VS Ninjutsu http://www.youtube.com/watch?v=-dkEjIztwlg



PS: esses vídeos mostram Gracies derrotando mestres de outras artes, mas por favor o intuito não é comparar eficiencia das artes, mas sim dos mestres e academias em específico.
 
Falando nisso, hoje tem Pride E UFC. Ambos impossiveis de serem olhados pela tv (a não ser que voce more em outro país).
 
Última edição por um moderador:
Não são só 3! Estudiosos japoneses consideram, se não me engano, em torno de 72 clãs de ninja. Muitos estão realmente extintos, mas om certeza restam bem mais que 3. Só que eles continuam ensinando só para membros da família, como era antes.
Perdão acho que não me expressei bem...
quis dizer q das 9 escolas ensinadas na BJK, apenas tres são de ninjutsu (segundo eles)...mas na realidade....sabemos que não é bem assim pois, segundo os BJK, só eles fazem Ninjutsu, o que não é verdade, aliás nada mais longe da verdade porque na verdade, verdade mesmo, a BJK como a GBK não podem nem usar o nome Ninjutsu no Japão...por isso els usam Budô Tai Jutsu e Ninpo Bugei respectivamente....esse negócio de dizer que ensinam ninjutsu é coisa de marketing usado idiscriminadamente no ocidente...
abraço
 
De volta...

Bom dia!!
Saudações!

Ahn... Se lembra de mim Uglûk??? Faz um tempinho ja né ihihihih

Bem quem não me conhece sou de Mogi Mirim SP. Me formei em Wing Chun, e treino o Ch´an Tao Quan.
 
Ola!sou novo no forum ,para falar a verdade nunca participei de um Forum(eu
até acho que fiz alguma coisa errada).me graduei em Kung Fu Louva Deus e sou
2 Dan de Hapkido estilo Bum Moo.gostaria de começar falando sobre camisa de
ferro.esta técnica que traz muita confusão pois aprendi ela treinando com cerca
de 5 a 8 barras de 3/8,mais sei que não é nem o começo alguem teria um conhe
cimento mais profundo para nos conversamos.
 
Ola!sou novo no forum ,para falar a verdade nunca participei de um Forum(eu
até acho que fiz alguma coisa errada).me graduei em Kung Fu Louva Deus e sou
2 Dan de Hapkido estilo Bum Moo.gostaria de começar falando sobre camisa de
ferro.esta técnica que traz muita confusão pois aprendi ela treinando com cerca
de 5 a 8 barras de 3/8,mais sei que não é nem o começo alguem teria um conhe
cimento mais profundo para nos conversamos.

Tin Sin, a camisa de ferra esta um pouco alem ate do que nós conhecemos, criada pelo Hung Hei Kung, um dos fundadores do Hung Tao Choei Mei Gar, sendo hj o principal estilo conhecido como Hung Gar, é uma das coisas q muitos brasileiros fazem realmente com ate 20 barras de aço, mas eu pessoalmente acho q isso é quase mais 80% força fisica... Aquele ponto, odne as barras são colocadas é um musculo e pode ser treinado facilmente, enfim...

O q eu acho realmente imprecionante é o nivel em q as laminas não cortam mais, q eu com o pouco conhecimento q tenho sobre fisilogia, ja acho impressionante. Quando vi pela primeira vez, achei muito impossivel, mesmo.. parece magica, enfim.. mas o cutelo coratva tudo com muito bom corte, e ao ser passado na pelo no senhor lá nada acotecia.. parecia mesmo q ele tinha uma malha de aço no lugar da pele.

Mas eu nunca vi aqui no Brasil alguem chegar tão longe, so entortar espaças, lanças com os olhos, lingua e garganta... oq convenhamos, chega a ter um porcentagem de força fisica e de jeitinho tb... por em todos esses lugares existem pontos e ponto, de apoio e etc.
 
Ola!muito prazer.sobre a oigem eu conhecia mais é sempre bom falar,né?cara entortar lança com olhos eu nunca vi,em que estilo?em são Paulo tem uns caras bom como o Sifu Luis Melo ele manja muito disso e o Chan Kowk Wai e alguns outros,mais com os olhos eu nunca vi, as lanças tem pontas ,Né?eu mesmo ja entortei com a garganta ,braço e outros lugares,menos com os olhos..ja passei 6 meses em Macau,e vi coisas impressionantes ,tanto que da até aquela pontinha de dor(ou sera inveja)pois apesar de temos alguns bons professores nosso kung fu não é assim ,e tem muito para se quer encostar no deles.
 
Bom, eu levo artes marciais um pouco a serio
eu nao sou nenhum atleta de ponta, mas eu aprendi muito com cultura oriental no geral, não so relacionado a artes marciais.

atualmente eu pratico judo, kendo, procuro aprender tecnicas de aikido e talz...
arte marcial é uma coisa muito pessoal, vc tem achar um motivo particular pra treinar. é o que diferencia o "dô" do "jitsu"
eu acho que encarar algumas artes marciais como um simples esporte é um grande erro...

acho que seria bem melhor se as pessoas esquecessem um pouco o dinheiro e dedicassem um pouco mais de tempo pra se aprimorar de verdade, aprimorar o espirito, conhecer a si proprio.

lembra das fichas de rpg? fisico social e mental ?
pq temos que manter o padrão de desequilibrio em 7/5/3? xD
 
Armitage ... os Royce e a familia Greice toda são o "lado negro da força"
é melhor nao se iludir.
esses caras não chegem nem perto de serem pessoas decentes, lutam por dinheiro, fama, e são marketeiros.

esse não é o espirito de um bujin

nao tiro o merito deles por serem fortes, são fortes sim. (ja treinei jiu jitsu com um deles em um kangueiko em guaira-sp) mas são pessoas praticamente "inconversaveis", arrogantes entre outras coisitas mas.
 
Okay Ankou, os Gracies são arrogantes. Isso é fato. Mas justiça seja feita - os caras deram uma reviravolta no mundo das artes marciais. Ajudaram a acabar com mitos . (basta ver os vídeos.)

A questão principal, Ankou, é:

"o quê cada um considera Arte Marcial ? "



a) Num sentido lato, mais amplo, Arte Marcial é qualquer corpo de conhecimento voltado para a guerra. (Nesse caso até táticas-de-guerrilha, tiro-ao-alvo, etc. é arte marcial).

b) Num sentido histórico, menos lato, Arte Marcial é qualquer corpo de conhecimentos voltado para o combate a nível pessoal, desenvolvido pelos povos do planeta com objetivo de defesa, e que traçam suas origens (em geral), à períodos pré-"armas de fogo" - aí entram Boxe, Esgrima, Krav-Magá, JiuJitsu, Kali, Aikido, Judo, Ninjutsu, Karate, Kung-Fu, Tae Kwon Do, Muay Thai, Pankration, Capoeira, etc. independente de possuir ou não filosofia.

c) Num sentido específico, e por que não dizer, regional asiático da coisa, aí entram só as artes que atrelam a seu corpo de conhecimentos marciais, conceitos filosóficos ou espirituais - Aikido, Tai Chi Chuan, Bagua Zang, etc.

Tudo isso é arte marcial. Todos sentidos são válidos e devem ser respeitados. Sendo assim os Gracie são grandes artistas marciais.
 
Como eu disse kara ... eu nao tiro merito deles por serem fortes.
"Num sentido lato, mais amplo, Arte Marcial é qualquer corpo de conhecimento voltado para a guerra"

eu quero deixar bem claro que concordo com tudo que vc falou apesar de achar anti-etico e anti-estetico.
veja bem;

se a intenção é simplismente eliminar o inimigo em combate. faça tiro!
com uma garrucha calibre 22 de duas balas na mão eu chamo qualquer gracie pra "briga".
agora se vc quer ter saude fisica, saude de espirito, auto-estima, segurança... acho que bom vc procurar algum "dô" em algum lugar com boa indole.

a arte marcial, assim como a religião é so um meio pra algo maior...
as pessoas tem que lutar pra se aprimorar, nao se aprimorar pra lutar.
 
Ola!muito prazer.sobre a oigem eu conhecia mais é sempre bom falar,né?cara entortar lança com olhos eu nunca vi,em que estilo?em são Paulo tem uns caras bom como o Sifu Luis Melo ele manja muito disso e o Chan Kowk Wai e alguns outros,mais com os olhos eu nunca vi, as lanças tem pontas ,Né?eu mesmo ja entortei com a garganta ,braço e outros lugares,menos com os olhos..ja passei 6 meses em Macau,e vi coisas impressionantes ,tanto que da até aquela pontinha de dor(ou sera inveja)pois apesar de temos alguns bons professores nosso kung fu não é assim ,e tem muito para se quer encostar no deles.

Sim, eu conheço o Chan Kowk, e o Luis Melo é meu amigo pessoal, e eu treinei dois anos com ele, inclusive palma de aço. Ele realmente sempre fez coisas q me deixaram impressionado, a lança e espada na carganta e olhos, foi ele q fez.. eu tinha ate um foto dele fazendo isso por aqui. Eu vou pedir pra ele aqui no msn e posto aqui hehe.

O lance de entortar no olho tem um macetinho, mas mesmo assim eu acho impressionante, tem ponta mesmo, e ele faz.

Eu tb passei um tempo em Macau, e tb vi coisas impressionantes, o senhor q eu citei, era de la... um mestre de um estilo da familia Nan Quan... que deve ser o Hung Gar, mas não vou chutar.

Eu mesmo me dou o beneficio da dúvida do q eu sei, eu não sei se os efeitos do eu faço são mesmos de energias internas ou de puro condicionamento fisico, hj em dia, eu não sinto quase dor no corpo em pancadas, ate faço brincadeiras com isso, isso e um dos resultados do treino da camisa de ferra, no meu braço.. é nulo oq eu sinto. Mas eu não me lembro com que idiade isso começou, sinceramente. Eu treinei camisa de ferro, e isso pode ser um dos resultados. Eh.. ou não. hehehe.

Sim, na verdade, é q agente aqui no Brasil vevi com muita ilusão e muita gente querendo ganhar dinheiro rapido, isso é um dado cultura, mas afeta sim nosso desenpenho na arte marcial, mas principalmente no kung fu, que é justamente oq mais esta envolto dessas lendas e tecnicas misticas...


... se bem e eu ate exclui o ninjutsu dessa comparação por ele ja foi tão afetado por isso, q hj é até dificil destinguir as coisas.


editando:
acabei de encontra o Luis no msn, e ele me mandou uma foto, ta meio ruim, mas ja da pra sacar como é o esquema dos olhos:

attachment.php


Ta meio ruim, mas depois eu consigo uma mais detalhada, e com lança tb.
 

Anexos

  • olho.jpg
    olho.jpg
    5,9 KB · Visualizações: 585
Última edição:
Ola!senhor ugluk ,muito interressante,muito interressante mesmo.Luis Melo é um dos melhores professores que temos e uma das pessoas mais dignas que temos aqui no kung fu.sua escola das grandes é uma das melhores.você ja viu quanto custa a Sino-Brasileira?independente de serem bons professores.é igual a Tskf,e suas taxas exorbitantes e seus campeonatos Mundias,Kung Fu não é comercio.você falou de Ninjutsu,conheci dois alunos do Shidoshi Fabio R.Robin,eles eram 1 Dan,e diziam que dominava diversas tecnicas como
o Dim Mak,sim a mais mitica e mitologica das Técnicas(o Fabio é 3 Dan,acho).alguem no Brasil domina,e ensina facil assim,essa técnica.em um campeonato fui convidado por um senhor para praticar,me foi passado um endereço.era uma casa ,com algumas coisa escritas em japones na porta.fui atendido por um homem que não soube dizer se era uma escola,mesmo assim pediu meu nome ,endereço,telefone e CPF(?),uma semana depois entraram em contato teste para treinar com eles eram coisas estranhas ,que seria melhor não comentar.sai de lá ,confesso,achando eles meio louco.anos depois conheci um cara no alto da lapa que da aula na casa dele
so para pessoas estritamente selecionadas ,e eles possuem uma tecnica invejavel,inclusive esse senhor não cobra nada e apesar de seu estilo ser reconhecido(desculpa mas não lembro o nome)não existe nada de federação e tal.o cara é impressionante.os treinos dele como os outros eram feitos em florestas e aterros.visitei algumas escolas em São Paulo,mas é outra coisa completamente diferente.ouvi falar de uma ninja negro ,você sabe onde fica
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo