• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Vela disse:
se vc quiser treinar para torneio, é melhor vc ter mesmo medo de machucar. se vc quer treinar para saber lutar mesmo, é só vcaprender uma arte que tenha os golpes que vc quer (como o karate) e VC fazer eles com força e rápido.

Um soco de karate bem dado no meio do peito desliga o esôfago do estômago.

n intendi oq qis dizer com medo de machucar o_O e vc sabe alguma coisa sobre shorinji kempo ? n oq agente ve no google, sim alguma informacao do tipo se nos treinos agente pode usar socos e chutes sem medo, eu vi torneios de karate no google video, e esses parece n ter medo nenhum de machucar o oponente o kara vai com tudo pra cima do oponente, ja o shorinji kempo o unico q parece ser uma luta de verdade era o de 2 japonese q tinham graduacoes acima do 3o dan(dizia q era mestre soh n em ql dan) esses sim fico uma luta legal se acertaram em cheio sem medo agora tu ve os outros torneio de cara com shodan eh irritante ateh tu ver alguem batendo dakele jeito....

eh q tipo, arte q me interessei foi o kempo q parece ter golpes de soco e chute legais, mas oq adianta se vc n pode treinar no dojo =p vo pratica como dai =p
vlw
 
Última edição:
shorinji kempo

shorinji = shaolin
kempo = kung fu

basicamente... igual, so que com mais fundamentos da cultura japonesa.


alias, o karate kyokushin é bizarro nisso, de certo um dos estilos mais poderosos do karate... um particante de kyokushin e quase um rolo compressor lutando... eles socam sem parar ate o adversario cair... e o campoenato não é nada bonito de se ver... mas ele judaim sim, lutam pau a pau com os caras de muay thay e é luta feia... o pesoal do shotokan, e o goju ryu tb são feras... eles tem um karate de impacto pacas... batem forte tb.
 
Última edição:
E ai galera blz?
Vi nas páginas anteriores que vocês tavam postando sobre Ninjutsu e tal e até tavam falando do Bill que hoje é Sensei. chegeui a treinar com o cara a muitos anos atra´s quando ele ainda tava fundando a sua academia, tive de parar por causa do meu trampo, mas mesmo assim cheguei a treinar com ele durante tres anos. Depois ele mudou de academia e eu não tive contato com ele durante muito tempo. tive muitos amigos na academia e conheci pessoas muito legais lá também. Participei de varios treinamentos na mata, seminários, apresentações e tudo mais. Me lembro até da primeira Shaken que eu arremessei. hehehehe. nunca vou esquecer foi demais.
como não encontrei mais meu antigo Sensei (Bill Sensei), fui treinar Bujinkan. Treinei com o Fernando Cardoso durante um ano e não quero falar mal dele, mas só perdi meu tempo e dinheiro, pois tudo lá era caro e acabei saindo quando percebi que tinha alunos sendo formados em smeinários sem nem mesmo treinar Ninjutsu. fiquei puto da vida com aquilo, porque eu tava treinando enquanto tinha outros se graduando por fora somente porque tinham dinheiro. não pensei duas vezes nunca mais treinei na Bujinkan.
Tive uma oportunidade uma vez de ir para o Japão e fiquei em Nara por um ano e meio. Trabalhava pra caramba e quase não tinha descanso. Nas minha folgas eu tentava lembrar de tudo que eu aprendi no Ninjutsu, mas não na Bujinkan e sim com Bill Sensei. Lembro-me de um caso até engraçado quando eu não conseguia fazer o serviço de montar as peças da fábrica direito e pensava diversas vezes em desisti do tranalho, foi nesse dia que me lembrei de umas palavras do meu antigo Sensei : "eu acredito em você, por que você também não pode acreditar".
Bill Sensei que na época ainda era Shidoshi em 94, sempre incentivava seus alunos a nunca desistir. sinto saudades de treinar com ele. soube que ele abriu uma sede em Santana, já até visitei o site dele http://www.nembutsukan.com e fiqui orgulhoso de saber que ele tá agora no 4° dan, pois el tinha ficado no 3° dan durante mais de sete anos treinando diversas técnicas de Ninjutsu por exegencia do Sensei dele na época.Comparando o que ele me ensinava com a Bujinkan (não querendo falar mal), Bill Sensei dá de 10000 a zero, as aulas dele eram e com certeza ainda são, muito boas e ele conheçe Ninjutsu de trás pra frente e de frente para trás, o cara domina muito a arte e não exsite nada que ele não saiba de ninjutsu. É um professor extremamente exigente com seus alunos e passa para eles toda a tradição do Ninjutsu, até mesmo os principios do Ninpo e filosofia da arte.Nunca tive a oportunidade de lutar com ele , pois ele sempre teve muitos alunos, mas já vi varios alunso lutando com eles , inclusive varios ao mesmo tempo e vou falar uma coisa o cara é fera e não tem medo de mostrar o que realemnte sabe. nos treinamentos na mata praticamente era impossivel derrota-lo, ele sempre se camuflava muito bem, elaborava as melhores táticas de guerra e liderava o sgrupo como inguem.Pareceia até meso sun Tzu na arte da guerra.Ele até já deu aulas de etiqueta japonesa para "japoneses" para fazerem um intercambio com o japão. dá para imaginar uma coisa dessa? um profesor Brasileiro ser contratado por uam Escola que só tem alunos e professores japoneses para ensinar tudo sobre etiqueta japonesa para os alunos e professores? Bill Sensei é um nome altamente forte no Ninjutsu em São Paulo e até mesmo no Brasil, possui hoje mais de 16 anos de experiencia e tem varios professores até mesmo de Bujinkan filiados a ele, fora outras organizações. Desde o dia em que eu o conheci mudei muito o que eu pensava sobre Ninjas, pois eu achava que eles não existiam, mas depois de conece-lo mudei completamente minha forma de pensar, se existe um verdadeiro Ninja aqui no Brail, com certez eu treinei um dia com ele: Bill Sensei.
Acompanhei tudo da escola dele desde sua fundação e torço muito para que ele ser nomerado representante da Genbukan aqui no Brasil pois não exsite mesmtre mais honesto, tradicional e preparado para isso. Se bem que mandei um e-mail para Bill Sensei a meses atrás e ele mesmo não esta preocupado com titulos, na verdade ele nem precisa disso.
VALEU POR TUDO SENSEI
ABRAÇOS
 
Acho que as pessoas estão confundindo um pouco a história do Bill. Vou chama-lo de Bill Sensei, em razão do respeito e carinho que tenho pelo mesmo, mesmo não treinando com ele já a muitos anos (rsrsrsr).
Quando eu o conheci ele tava treinando Kungu fu, mas já era formado em faixa preta 1° dan de Ninjutsu isso em 95, o professor dele - Sifu Lopes - ficou seriamente doente e teve de parar de dar aula, e o instrutor mais graduado (se não me engano era Agnaldo) academia pediu se o Bill que na época era Shidoshi não poderia dar aula. Lembro-me bem do que ele disse para o instrutor porque eu tava saido do vestiário naquele dia e ia acertar minha mensalidade. Bill Sensei recusou de imediato o pedido para ministrar aulas de Ninjutsu, pois ele não tinha autorização do Japão e não queria tirar os alunos do professor de Kungu fu , já que o prefessor não iria mais ministrar aulas, era logico que os alunos iraõ treinar com Bill Sensei.
Se não me engano ele teve que esperar mais de seis meses para vir tal autorização, somente depois foi que ele começou a dar aulas. infelizmente o dono da academia explorava muito os alunos e Bill Sensei acabou saindo de lá . Lembro que quando começei a treinar Ninjutsu com Bill Sensei, pediamos varias aulas, porque sempre que ele ia dar aulas o dono da academia não tava lá para abrir e q auando tava, ele aparecia com uma cara de sono danada já que ele morava na academia. Bill Sensei discutiu com ele varias vezes por causa disso e disse para o dono que se era para os alunos perderem tempo de irem para a academia e não treinar porque ele tava fechada era melhor devolver o dinheiro dos alunos.É lógico que o dono não devolveu nem um centava, mas a parte da mensalidade que Bill Sensei recebia ele mesmo devolveu pessoalemnte para cada um dos alunos. Sempre gostei dele por essas atitudes e foi dai que percebi a honestidade de um verdadeiro professor.
Participei uma vez de uma apresentação de Ninjutsu que foi realizada pela Cobram e nesse mesmo dia pude assistir a um exame de faixa preta de ninjutsu para o 2° Dan e Bill Sensei estava nela. nunca vou me esquecer deste dia. Percebi Bill Sensei cansado varias vezes de tanto executar aplicações técnicas e demonstrações de armas, foi um exame de faixa para poucos, tanto que de muitos que realizaram Bill Sensei foi um dos poucos que passou. O Sensei dele, lembro-me bem dele, pois era um japones sério e bastante calado, o nome dele éra noguchi, ele cobrava muito dos que estavam fazendo exame, mas Bill Sensei não desistia de nada encarava tudo de frente e mostrava que realemnte sabia o que estava fazendo. foi neste mesmo ano que ele fundou a sua primeira academia de Ninjutsu (eu fazia parte dela, rsrsrsrs - o Sensie era bravo nas aulas), mas eu gostava bastante.
Vejo as pessoas falando que Bill Sensei mudou de Kyoto Ryu para Nembutsukan, quando na verdade foi o nome da Escola dele que mudou de nome 03 vezes, pois ele começou bem pequena e com pouco mais de dez alunos, na época ela era apenas uma associação, foi crescendo e virou uma federação e por último uma organização. Quando Bill Sensei recebu reconhecimento pele UIAMA que o reconheceu como um pilar das artes marciais no Brasil, a organização dele se trasnformou em internacional (Nembutsukan), pois ele se tornou representante da UIAMA aqui no Brasil. Alias a Nembutsukan é a 1° Organização a ser reconehcida no "mundo " pela UIAMA e Bill Sensei e representante do Ninjutsu Brasileiro para ela.
Qaundo fiz treinamentos na Bujinkan com Fernando Sensei, estranehi muito os treinamentos, são muito diferentes do que Bill Sensei ensinava já naquela epoca e o Fernando sempre falava que a Bujinkan era a única e coisa e tal.Qaundo treinaei com Bill Sensei e perguntei a ele sobre isso ele sempre me dizia que existiam varias escolas e até levava para o dojo documentos de outras escolas de Ninjutsu, ele sempre me dizia que a Bujinkan não era em hipotese alguma uma mal escola e sim que ela somente possuia alguns instrutores mals. Mas que ele ainda tinha esperanças de um dia a Bujinkan fazer a acoisa certa.
Bill Sensei nunca ensinou ninjutsu ele pelo que percebi visitando o Japao e outros dojos de Ninjutsu, ele ensinava na verdade Ninpo, ou seja a essencia mesmo do Ninjutsu.
Não quero puxar o saco do Bill aqui neste fórum, mas verdade seja dita, a Bujinkan esta muito longe de um dia ser como a Nembutsukan e Fernando Sensei esta muito longe de um dia se igualar a Bill Sensei embora ambos tenham a mesma graduação (4° Dan). Bill Sensei fala muito de ninjutsu, cultura, japonesa, etiqueta e história do japao para seus alunos e ensina e poe a prova todo seu conhecimento.
Acho que você não vai se arrpender nenhum pouco de conhecer Bill Sensei pessoalemnte ele é uma pessoa muito culta e sempre esta disposto a levar o Ninjutsu para dentro das pessoas. Só uma dica: Qaundo for se encontrar com ele não espere que á conecer o Ninjutsu em apens uma aula, Bill Sensei não é daqueles que revela o segredo da sua arte para recem chegados, mas não esconde nada de Ninjutsu para aqueles que são de fato seus alunos.
Obs: se possivel envia um abraço meu para ele (rsrsrsr) e fala que não me esqueci dele e de tudo que ele já fez por mim.
 
Olá a todos ;)
Gostaria de dizer que estou adorando acompanhar esses posts, penso que este tópico esta bem rico de informações ^^ :issoaih:
Bom, eu gostaria de dizer que estou organizando um Seminário de Ninjutsu em minha cidade, Sertãozinho - SP (interior, região de Ribeirão Preto), pois eu gostaria muito que houvesse aulas em nossa região desta arte. Mas depois de uma longa procura, tive a surpresa de não encontrar aqui por perto. Então resolvi trazê-la pra cá (hehe), pois seria impossível para mim e um amigo meu mantêrmos aulas frequentes em outra cidade e também gostaria que outras pessoas podessem ter essa oportunidade de conhecê-la.
Em Bauru, interior também de SP, tive contato com o Shidoshi-Ho Valdomiro Jr., 3° Dan. Se alguém o conhece, por favor, se pronuncie para trocarmos algumas idéias ^^. Logo resolvemos tomar essa iniciativa :cerva:
O Seminário será dia 19 e 20 de agosto (seqüencial), com um custo de 50 reais. Nesse valor está incluído: camisa do evento, janta no 1o dia(sábado) e almoço no 2o(domingo). Este seminário visa disseminar a arte Ninjutsu e a Bujinkan (bem criticada aqui :uhum:) na região de Ribeirão Preto.
Então, eu gostaria da opinião de vocês sobre o valor (se está alto ou não hehe) e algumas dicas pra ter um grande aproveito no dia!
Informações do evento: 6 hrs por dia de treino, será em um ambiente aberto(Go-tonpo), escolas que serão praticadas GyoKKo, Koto e TogaKure Ryu. Hmmm, é isso :)
Se houver algum interessado, entre em contato no meu e-mail ou msn : xandsic@hotmail.com. Obrigado ! e estarei acompanhando o tópico para poder aprender mais !:D Pois logo que assumi isso, comecei a fazer uma vaaasta pesquisa sobre o assunto, e ainda...estou confuso ^^ mas com o tempo se acerta huhu. Iniciarei meu treinamento junto ao seminário:slow:sou branquinho ainda. Só pratiquei Muay Thai durante um ano. E me interesso muito pela cultura japonesa. (só pra falar um pouco de mim).
Abraços ! NINPO IKKAN ! haha 8-)
 
Última edição:
Nesse sentido a aula do Bill me pareceu mais coerente com o que eu esperava de um treino de ninjutsu moderno: quedas, rolamentos, socos, chutes, defesas, armas para os mais "antigos" e cultura e filosofia para todos.

_________________________________________________________

Donovan,

Se vc acha que ele mesclou um monte de artes marciais, vc tbm tem que concordar que não se trata de Ninjutsu, ele teria que inventar outro nome para que ninguém questionasse a credibilidade do que ele ensina. Se ele vir a ensinar o Ninjutsu da Genbukan blz, mas não se aprende da noite para o dia.
São 9 escolas diferentes, e da forma forma que é colocado aqui no forum parece facil.
Também acho errado falar mal da Bujinkan sem ter treinado lá para saber como é.

Abs,

Ps.:Treino de Ninjutsu moderno? Não entendi essa parte?

Tá bom, vamos por partes...

1) Eu não acho que ele mesclou um monte de técnicas, mas a lógica diz que isso é possivel. A questão é que eu não consegui "rastrear" as origens do conhecimento dele, como conseguimos fazer com algumas escolas e estilos. Temos que levar em conta também que isso é perfeitamente plausível, tratando-se do assunto "ninja", já que o conhecimento foi passado durante muito tempo dentro de famílias tradicionais, com poucos escolhidos de fora. Porém, quanto a isso já tem um depoimento de um ex-aluno aqui no forum que lança alguma luz sobre o assunto. E pelo pouco que eu conheço de cultura e artes marciais japonesas, tenho certeza de que o Bill não é enrolador. E posso até afirmar que ele ensina "ninjutsu", já que esse era um nome genérico para um monte de coisas, conforme explicado mais abaixo.

2) O que eu disse é que qualquer um pode juntar um monte de coisas, se vestir de preto e falar que é ninja. E uma pessoa que fizesse isso não inventaria outro nome justamente pelo apelo comercial do nome "ninjutsu".

3) Para entender o que eu quis dizer com treino de ninjutsu modero temos que parar pra pensar o que é ninjutsu. Históricamente ninjutsu não é uma escola. Nem um estilo. É um modo de fazer as coisas. Estava muito mais relacionado com a "profissão" do cara do que com o jeito dele lutar. O ninja desenvolveu certas técnicas e fazia certas coisas que ninguém mais fazia. E eu não estou falando de técnicas de luta, porque no frigir dos ovos elas eram todas muito parecidas. Duvida? Compare um rolamento, por exemplo, de um ninja, de um samurai e de um moderno lutador de aikido e veja se tem grande diferença. Ou uma técnica de torção de pulso. Ou um soco.

No japão feudal, quando alguém dizia que o cara se utilizou de ninjutsu, ele queria dizer que o cara fazia todas aquelas coisas fantásticas que pareciam mágica aos olhos dos demais. O cara entrou lá e matou o daimyo sem ninguém ver? Ninjutsu... O cara desapareceu e se transformou num pássaro? Ninjutsu... O cara entrou na água e virou um peixe? Ninjutsu...

O ninja aperfeiçoou técnicas e táticas que não eram tão comuns na época. Espionagem, contra espionagem, guerra de guerrilha... Ou seja, ninjutsu NÃO ERA UM ESTILO DE LUTA CORPORAL. É claro que os ninjas sabiam sair na porrada, e muito bem. Mas, como eu já disse, isso qualquer um podia aprender. Bastava força de vontade, aptidão e alguém disposto a ensinar.

Agora vamos, enfim, ao que eu quero dizer com "ninjutu moderno". Acho que deve ser senso comum que nos dias de hoje fica um pouco complicado agir como um ninja agia a 600 anos atrás... A não ser que você seja agente de alguma agência de informações, ou membro de alguma tropa de operações especiais. E mesmo assim, se você viver em algum país belicoso...

Porém, de todo o conhecimento marcial que o ninja detia, ainda nos resta toda aquela parte do combate corpo-a-corpo, com armas, a filosofia, a cultura, que, mesmo que você nunca use para "assassinar" alguém, trazem todos aqueles benefícios que as artes marciais proporcionam. Além de ser um conhecimento bastante complexo e completo, já que os ninjas sabiam muita coisa, não se limitando a este ou àquele tipo de técnica, já que eles treinavam para as mais diversas situações.

Portanto, sob meu ponto de vista, o ninjutsu antigo só sobrevive na forma de conhecimento e tradição, sendo inacessível à maioria das pessoas (ou você acha mesmo que aquele velhinho japonês, mestre do meste do seu mestre, um dia vai te ensinar a como entrar no palácio da alvorada, matar o presidente com um veneno que você mesmo fez, e sair sem ser visto? Talvez até ensine, mas qual a qual a chance de isso acontecer?). O próprio Dr. Hatsumi diz isso quando fala que condensou os ensinamentos das nove escolas que herdou no sistema que ele batizou de Bujinkan Budo Tai Jutsu (e não ninjutsu). Ou quando afirma que sensei Takamatsu foi o último ninja de verdade.

Resumindo: enquanto o praticante de ninjutsu original se preparava para lutar uma guerra de verdade, e tinha que aprender a matar e não morrer o mais rápido possível, o praticante de ninjutsu moderno treina para conseguir os benefícios de qualquer praticante de qualquer arte marcial moderna não esportiva. Preciso explicar quais as diferenças que eu esperaria encontrar nesses dois tipos de treinamento? Será que algum praticante de ninjutsu acha que treina da mesma forma que um cara que morava lá em Koga por volta dos anos de 1400?
 
Última edição:
morria mais gente no treino que na guerra.

realmente não tem nada a ver com hoje em dia.

daqui a pouco vão fazer como outras artes e mudar o nome de "ninjutsu" pra "nindo"
 
daqui a pouco vão fazer como outras artes e mudar o nome de "ninjutsu" pra "nindo"

Na prática não chega a ser tão diferente disso, mas acho que não é o caso. O motivo é que os fundadores dos "do" fizeram questão de transformar suas artes em esportes. Ou, no mínimo, algo que realmente pudesse ser praticado pela maioria das pessoas. O que não é o caso do ninjutsu, salvo engano meu.

E antes que alguém me venha com algo do tipo "Ah, mas no dojo onde eu treino, treina um velhinho de 80 ano que é deficiente físico", me explico. Ao contrário de artes como judo e aikido, por exemplo, os estilos de ninjutsu (se é que se pode chamar assim) com os quais tive contato ainda mantém, na medida do possível, muito da sua originalidade e do seu espírito.
 
A o Jiu Jitsu nasceu do Ju Jitsu ou Ju Jutsu como preferir.

O Gracie mais velho, aprendeu Ju Justu, e num conseguia se adaptar a forma e o estilo por ser fracotinho e magrelo, ai ele desenvolveu uam tecnica dentro do Ju Justu para q se encaixase golpes q ele mesmo sendo mais fraco fisicamente pudese fazer efeito no adversario.
E ai ele criou o Jiu Jitsu, mudando o prefixo Ju para Jiu, q segundo a lenda tem algo haver com sua familia... e tb assim marca o dferencial do Ju Justu...

Ju Jutsu nasceu do Aiki Ju Jutsu, q e uma arte ensinada dentro do Bujutsu, a arte samurai... Quando houve a reforma do Jutsu para o Do, e uma das primeiras artes do Bujutsu, agora Budo, atingida por isso acabou sendo o Ju Jutsu q se tornou Ju Do... :obiggraz:
Segundo a fundametalizaçao de Sansei Gigorokano, q tirou toda a parte de guerra do Ju Jutsu e transformou no Ju Do...

Entendeu a ligaçao..? :obiggraz:
[/quote]

Aproveitando a deixa do companheiro, e contando com os praticantes de jiu jitsu do fórum, duas coisas:

1) Dúvida: alguém pode explicar essa história da origem do jiu jitsu? Até onde eu sei, o sensei de Helio Gracie (Mitsuyo Maeda, o conde Koma) era judoca. E um grande judoca, vencedor de diversos desafios pelo mundo afora, contra lutadores de diversas outras artes e estilos. Foi um dos caras escolhidos pelo governo japonês para divulgar o judo pelo mundo (me corrijam se eu estiver errado). E até onde eu sei, o que o Helio Gracie fez foi pegar as técnicas que ele achou que realmente resolviam as lutas reais, que são as técnicas de chão, mais algumas técnicas de levar a luta pro chão, treinou tudo à exaustão e acabou desenvolvendo estratégias para aplicar essas técnicas às mais diversas situações. Se alguém puder esclarecer eu agradeço. Mas sem aquela história de que o jiu jitsu é a arte mais completa, que surgiu na índia, que é a origem de todas as outras, que tem as torções do aikido, os socos e chutes do karate,as técnicas de respiração do yoga, a ginga da capoeira, o dedo no olho do krav magá...

2) Fato: jiu jitsu nada mais é do que a grafia da pronúncia japonesa de ju jutsu. O kanji "ju" (suave, suavidade, flexível, flexibilidade) tem a pronúncia parecida com "djiuu" (assim mesmo, com o "i" curto e o "u" um pouquinho mais prolongado). E, analogamente, a pronúncia de "jutsu" (arte) se assemelha a "djiutss" (o som do último "u" até existe, mas quase não aparece). Agora é só imaginar como um brasileiro, falante de português, escreveria "djiuu djiutss".

:D
 
sim, mas jujutsu é diferente de jiu jitsu. jiu jitsu tem apenas uma mera raiz no jujutsu


Básicamente isso que o Vela falou... o Hélio Gracie ja comentou várias vezes sobre a autonomia do Brazilian Jiu Jitsu... a grafia aportuguesada logo, surge como uma diferenciação do Ju Jutsu... original.
 
Vela e vc que conhece o Paulo, se não for pedir demais, poderia perguntar ao Paulo se ele conhece alguém que ensina Kawasaki aqui em Sampa? Se vc puder pergunta o endereço e/ou o telefone do sujeito que ensina Kawasaki em Sampa?

Estou muito curioso sobre este estilo

Paulo ninja disse:
Marcelo Satoshi Fujiwara. Estou tentando falar com ele novamente, último contato foi um mês antes de entrar na Bujinkan.
 
Básicamente isso que o Vela falou... o Hélio Gracie ja comentou várias vezes sobre a autonomia do Brazilian Jiu Jitsu... a grafia aportuguesada logo, surge como uma diferenciação do Ju Jutsu... original.

Quanto à grafia td bem, é isso mesmo. Foi uma aportuguesação de jujutsu. É diferente, é autônomo? Td bem, concordo. Apesar de eu, particularmente, achar que a diferença está mesmo é na ênfase que eles dão às técnicas de chão...

A dúvida é a seguinte: é derivado do judo (vide o que eu falei sobre o conde Koma no post anterior) ou do jujutsu? Se veio do jujutsu, quem ensinou? Recentemente a seleção japonesa de judo, em visita ao Brasil para treinar com nossa seleção, fez questão de treinar com atletas de jiu jitsu, pq eles reconheceram que não são tão bons no chão quanto gostariam, ao contrário dos nossos "jiujiteiros". Se fossem mesmo duas coisas completamente distintas eles fariam isso? Pergunto pq já ouvi de um professor de jiu jitsu que Helio Gracie aprendeu judo mesmo, que era o que o sensei Maeda ensinava. Porém quis diferenciar a arte que ele estava criando do judo que aprendera. Aí ouviu falar que o judo descendia do jujutsu dos samurais e resolveu chamar sua arte, muito mais combativa, muito mais "casca grossa", de jujutsu. Mas escreveu jiu jitsu, por causa da pronúncia. Depois fez questão de manter o nome pra se diferenciar do jujutsu japonês. Queria saber se a informação procede.
 
Quanto à grafia td bem, é isso mesmo. Foi uma aportuguesação de jujutsu. É diferente, é autônomo? Td bem, concordo. Apesar de eu, particularmente, achar que a diferença está mesmo é na ênfase que eles dão às técnicas de chão...

A dúvida é a seguinte: é derivado do judo (vide o que eu falei sobre o conde Koma no post anterior) ou do jujutsu? Se veio do jujutsu, quem ensinou? Recentemente a seleção japonesa de judo, em visita ao Brasil para treinar com nossa seleção, fez questão de treinar com atletas de jiu jitsu, pq eles reconheceram que não são tão bons no chão quanto gostariam, ao contrário dos nossos "jiujiteiros". Se fossem mesmo duas coisas completamente distintas eles fariam isso? Pergunto pq já ouvi de um professor de jiu jitsu que Helio Gracie aprendeu judo mesmo, que era o que o sensei Maeda ensinava. Porém quis diferenciar a arte que ele estava criando do judo que aprendera. Aí ouviu falar que o judo descendia do jujutsu dos samurais e resolveu chamar sua arte, muito mais combativa, muito mais "casca grossa", de jujutsu. Mas escreveu jiu jitsu, por causa da pronúncia. Depois fez questão de manter o nome pra se diferenciar do jujutsu japonês. Queria saber se a informação procede.

Assim, eu poderia achar em alguns sites essa informção, por q eu ja li e alguns... Mas acho mais interessante apurar assim, delegar um site como a verdade esta meio perigoso hj em dia...

Mas aparentemente era jujutsu q o senhor Helio treinava mesmo... Por que em muitos registros Mitsuyo Maeda era um um profundo conhecedor do Jujutsu quando chegou ao Brasil em 1914.

O relato do Hélio Gracie é q ele era muito pequeno e fracote na época e por isso acabou desenvolvendo para si um meio de adaptar a forma de lutar do seu jujutsu... o resto é historia obvia.

E bem, eu creio que os japoneses não são nada bobos se eles realmente vieram aprender com o brazilian jiu jitsu... fizeram bem, mas isso não significa ainda que não são coisas diferentes... eu estava dicutindo a pouco atraz o que faz a diferença de um arte para a outra, e essa nada mais é que a cultura onde ela esta imersa, karate poderia ser kung fu... mas não é, apesar de ser, em alguns estilos de kung fu, identicos em técnicas, justamente por um ter preceitos da cultura chinesa e outro da japonesa, eles tem propositos e fins distintos ligados a caminhos ideologicos... o jujutsu e o jiujitsu é a mesma coisa... quando Hélio assume a autonomia, q eu quiz dizer a autoria de um estilo criado a partir do jujutsu, e esse a empregnou com a sua cultura, ele criou uma arte marcial diferente.

... se não agente tem que adimitir que Shuai Shiao ou Din Na são Ju Jutsu tb... ja que tem muitas técnicas identicas e a base é praticamente identica variando alguma coisa ou ourta, so que ambos anteriores são estilos de kung fu... e assim considerados, mesmo que um lutador Shuai Shiao se por um kimono vire, aos olhos destreinados, um lutador de judo.

O fato dos japoneses virem treinar so mostra que o Hélio Gracie fez um bom trabalho, e que os japoneses não devem nada pra ninguem... e se mostram superiores no que se diz a se manterem sempre atualizados e abertos a novos meios de evolução.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo