• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Bom, ninjutsu na primeira graduação é realmente quase só rolamento, salto e queda. Não que isso seja pouco...

A Bujinkan não é inteira assim, existem maçãs boas e ruins. Só que as ruins são tão ruins e tão numerosas que fedem de longe...
 
ErwinEgon disse:
Poxa Kra é uma pena que vc não tenha conhecido a Bujinkan, eu treino justamente na Liberdade, e meus treinos são muito puxados e sei que a primeira vista não parece grande coisa, pois não temos aquelas acrobacias cinematográficas das escolas que se dizem ninjutsu, mas o que eu posso dizer é que só quem teve sua vida ou integridade salva por essa arte pode entender sua eficácia. Quem quiser ir aos dojos da Bujinkan praticar uma aula gratis, o dojo está sempre disposto, é muito diferente de olhar, quem vê não percebe o que acontece na realidade.

Eu realmente quero crer que a bujinkan realmente seja muito mais do que eu vi, mas infelizmente essa foi a impressão que eu tive... Além da história do dinheiro que eu nem citei.

Quanto ao fato de praticar uma aula ser diferente de olhar, concordo no sentido de que praticar a aula de rolamentos ia me fazer suar um pouco, talvez ficar um pouco dolorido, mas não mudaria minha impressão.

Quanto às acrobacias, se eu tivesse visto alguma patifaria, além de ir embora eu teria rido da cara deles... Pelo pouco que eu sei de história, eles primavam pela eficiência absoluta. Tipo "a gente faz assim pq desse jeito o cara morre mais rápido e sem fazer barulho". Eu sei que isso não tem cabimento mais hoje em dia, mas é suficiente pra constatar que, por esse princípio, vale mais a pena treinar pra dar um soco bem dado do que uma voadora giratória tripla...

Nesse sentido a aula do Bill me pareceu mais coerente com o que eu esperava de um treino de ninjutsu moderno: quedas, rolamentos, socos, chutes, defesas, armas para os mais "antigos" e cultura e filosofia para todos.

Será que o Bill "inventou" um estilo e chamou de ninjutsu? Inventou a tal da Kyoto Ryu pra justificar suas origens? Mudou pra Nembutsukan pra tentar maquiar o que não deu muito certo? Está tentando se filiar à Genbukan pra ter o respaldo de uma escola reconhecida internacionalmente? Não sei... Tudo isso pode ser verdade... Mas como eu já comentei, nas suas origens, "ninjutsu" está muito mais relacionado com a atividade profissional do cara do que com um estilo ou escola.

Hoje em dia a gente costuma relacionar "ninjutsu" com um cara vestido de preto distribuindo porrada. Na verdade, na maioria das vezes o ninja nem sequer usava as técnicas de corpo-a-corpo que, por força da profissão, conhecia tão bem. Na maioria das vezes seu trabalho se resumia a fazer o que se esperava que um ninja fizesse: espionagem, contra espionagem, guerra psicológica...

Muitas vezes a semente da discórdia, quando bem plantada, era mais eficiente do que tentar esfaquear, estrangular ou envenenar um daymio e correr o risco de ter que sair no braço com seus samurais. E isso era o que diferenciava os ninjas dos demais. Taijutsu todos podiam aprender... Era só arrumar alguém disposto a ensinar e ter força de vontade. É fácil constatar a veracidade disso. Basta observar como as técnicas chamadas genericamente de taijutsu são parecidas, independentemente da escola.

Mas uma coisa é fato (e isso é história, não minha opinião). Naquela época se treinava pra guerra. Pra matar e não morrer. Portanto, o ensino de combate era bem objetivo. Filosofia, religiosidade, isso podia vir com o tempo e com a idade, mas a se defender o cara tinha que aprender rápido, e com eficiência. Com 12 a 15 anos o cara ja era homem, e tinha que saber se defender. Então esse negócio de ter que passar um tempão treinando fundamentos (por exemplo, uma escola que no primeiro nível de ensino o cara só aprende quedas, rolamentos e a plantar bananeira), é coisa moderna. E não é ruim, já que, em tese, não precisamos mais lutar pela nossa vida e pela da nossa família. Se antigamente nem todos podiam praticar, já que nem todos tinham a aptidão física e mental necessária, hoje é diferente. A maioria das pessoas pode usufruir dos benefícios das artes marciais.

Porém, os príncípios que norteiam cada escola ainda são válidos. Já pensou, por exemplo, uma escola de Muay Thai que no nível iniciante o cara só aprende esquivar, algumas posturas e tal, sem levar nenhuma canelada bem dada na coxa? Uma academia de boxe onde o principiante passa os primeiros meses só treinando o "jogo de pernas" sem dar ou levar nenhum soco? Alguém aí se convenceria se a explicação fosse que o estilo foi modernizado para ser mais acessível a todas as pessoas? Não dá...
 
Ola, gostaria de saber se alguem conhece alguma arte marcial japonesa ou chinesa q usase principalmente socos e chutes? me interecei no shorinji kempo q tem aki em porto alegre, porem pelos videos q andei assistindo ateh msmo nos campeonatos eles dao socos e chutes MTO fracos n ha velocidade ou forca, eh basicamente derrubar e dar um soco/chute MTO lento n qro uma arte marcial q a luta eh armada.... karate tem mtos estilos e n sei ql deles q seria haver com oq qro... se alguem souber outra arte marcial q seja de dar socos e chutes sem medo de machucar o oponente num torneio ... se alguem souber...
vlw
 
se vc quiser treinar para torneio, é melhor vc ter mesmo medo de machucar. se vc quer treinar para saber lutar mesmo, é só vcaprender uma arte que tenha os golpes que vc quer (como o karate) e VC fazer eles com força e rápido.

Um soco de karate bem dado no meio do peito desliga o esôfago do estômago.
 
Oi pessoal de volta estou, sumi esse tempo , estava de férias do trabalho e resolvi me matar de treinar e saí da net uns tempos. tanto que depois de tanto treino fui promovido a 9º Kyu, faixa amarela na arte do Zenjutsu num exame de 4 horas muito difícil, dessa vez não mais sumirei. Qualquer pergunta sobre meu estilo de luta também é muito bem vinda.
Abraços a todos.
 
Última edição:
Nesse sentido a aula do Bill me pareceu mais coerente com o que eu esperava de um treino de ninjutsu moderno: quedas, rolamentos, socos, chutes, defesas, armas para os mais "antigos" e cultura e filosofia para todos.

_________________________________________________________

Donovan,

Se vc acha que ele mesclou um monte de artes marciais, vc tbm tem que concordar que não se trata de Ninjutsu, ele teria que inventar outro nome para que ninguém questionasse a credibilidade do que ele ensina. Se ele vir a ensinar o Ninjutsu da Genbukan blz, mas não se aprende da noite para o dia.
São 9 escolas diferentes, e da forma forma que é colocado aqui no forum parece facil.
Também acho errado falar mal da Bujinkan sem ter treinado lá para saber como é.

Abs,

Ps.:Treino de Ninjutsu moderno? Não entendi essa parte?
 
Última edição:
ErwinEgon, negativo. Treinei Bujinkan no ES com Sensei Klevin e Genbukan em Curitiba com o Paulo. Nem comparação, o Klevin é foda.
 
Eu acho isso mto legal. Na verdade qnto mais ramificações o Kung Fu tiver melhor. Agora depende do mestre. Não importa se ele é o melhor lutador, mas se não sabe dar aula então não vai adiantar em nada. Se este praticante graduado souber dar aula, mesmo com o seu estilo próprio então acho que ele está mais que certo mesmo.
 
Vou começar um de cada vez, tentando voltar ao ritimo do topico, que o pessoal do ninjutsu deu um esticada ae.

leandrolamimtrail disse:
eu gostaria de saber como é o boxe chines pq to afim de fazer...

Básicamente o boxe chines hj em dia é conhecido como San Da, mas deixa eu explicar uma coisa interessante sobre ele.

Todo o kung fu é boxe chines, devidamente apropriado do sufixo "Quan" em muitos dos seus estilos, que significam Punhos ou Boxe... logo um boxe chines.

Porem, o kung fu tem várias modalidades no combate esportivo com regras destintas, San Shou, Wu Shu, Kuo Shu e o San Da... que na verdade esse ultimo quase meio que um "vale tudo", cotovelo, joelho, punho e chute, não sei bem se nessa categoria vale-se arremesos, imobilização e lutas no chão, como vale em San Shou, mas eu sei que o San Da acabou virando uma pratica para aqueles lutadores que so querem lutar no kung fu...

Então o que é o boxe chines hj, chamado assim diferenciando-o dos demais Kung Fu? E simplesmente a parte mais impacto dessa arte, a parte full contact ou mesmo Muay Thay seria um exemplo apropriado.

Então esse partcantes que so treinam a parte de luta mesmo, foram formando essa "nova" escola de arte marcial chinesa que consiste em se especialidar em um parte do kung fu, a luta, e o chamaram de Boxe Chines.. ou San Da.

sifu Ricardo disse:
Gostaria De Saber O Que Os Participantes Deste Forum De Artes Marciais Acham Quando Um Praticante De Kung Fu Se Torna Graduado(faixa Preta) E Forma Seu Proprio Estilo De Kung Fu??

O seu post anterior foi um quote meu né? Tipo... vc deve ter quotado pra fazer a referencia e tal... não era nem uma duvida ou comentario?

Enfim, vamos a essa sua pergunta.

Na verdade o Sarcasmo ja falou que ai sobre essa questão pessoal de saber dar aula etc.

Mas a minha opinião é mais complexa, por que ao meu ver envolve coisas tais como necessidade da criação desse estilo, acho que todos sabem que estilos antigos não nasciam do nada... e sim de uma necessidade básica relacionada a alguma dificuldade ou adaptção que era necessária fazer naquele evolução do estilo... Exemplo, todos estilos da familia Nan Quan.. surgiram baiscamente do Hung Tao Choei Mei Gar... eram basicamente estilos de lutas vindos do templo shaolin que devido a descrição e a lugares pequenos que esses deviam treinar... os movimentos ficaram curtos, sem saltos e com enfase em punhos, e isso se espalhou por todo o sul da china, criando uma familia inteira de estilos, por causa das facções rebeldes que ia surgindo e precisavam treinar as escondidas.
Mas tem centenas de outros estilos, como o Próprio Tai Ji (Tai Chi whatever).

E mesmo assim, esses estilos não surgiram da noite por dia, existe a fundamentalização dele, e ai uma evolução de anos, as vezes seculos pra que ele se destaque como um estilo mesmo, ou seja mereça ser chamado de estilos dentro dos preceitos culturais que ele absorveu.

E ai tem outro rolo, existe uma clara diferença entre Estilo, Sistema, Técnica, e tal... Estilo as vezes é chamado de escola tb, mas prefiro não usar esse termo por que escola de Kung Fu tb é o lugar onde se treina ... e se alguem abriu um nova escola não significa que ele criou um novo estilo. Como eu ceio que estava respondendo pro Vela a uns posts atráz sobre abrir uma escola.

Enfim, essa questões que envolvem tb a fundação de um estilo, ele contem um sistema? Que contem técnicas? Ou são so técnicas? Ou quem sabe so um sistema? E ainda não chegou a aparecer no contexto de estilo ainda devido a sua preconce ainda enraização cultural.

E por fim, eu realmente acredito que para se fundametalizar um estilo, é preciso ter um formação solida, e não de kung fu somente, mas academica, como antigamente... sabemos que os grandes mestres eram eruditos, ou feitores de coisas deveras inteligentes, médicos e enfins.

Por que a diferença entre um mestre estudado, em qualquer área que seja, é q ele é esclarecido, sua mente é treinada.... ele sabe, releva e questiona. E ai esta a diferença entre o mestre ( que é ate uma incoerencia chama-lo assim) que não tem essa formação, ele fica na linha tênue do acreditar... ele simplesmente acha q é assim por acreditar que é assim... O que gera um conflito denso no aprendizado, ja que se vc simplesmente acredita, como vc vai ensinar pessoas com ideologias diferentes sem um consolidação básica de tudo aquilo? Vai dizer.. é assim por q eu sei q é? Ou por q eu acredito? Enfim.. questões que podem variar de pessoa a pessoa tb... mas é isso básicamente.

Mas voltando a necessidade, ai vai algo ineterssante... sabe-se que necesidade intelectual tb existe... mas a de ego tb, e a financera tb.

E essa duas ai nos dias de hj, são as que mais formam estilos... e isso me assusta, por que eles não vão ter nada, do q eu eu disse acima. São quase um caprixo do proprio professor.

Que na verdade acaba por não inrriquecer o kung fu com seu novo metodos, mas sim infraquece-lo com um releitura do mesmo, so que sem fundamento, ou seja.. não evoluiu pra lugar algum so mostrou outra dissolução de um estilo.

Mas em outros termos, sim... pode se dizer que fundamentalizar novos estilos, enriquece o kung fu.... :)
 
Última edição:
BEndita semana safada. Enfim recebi a noticia de q irei fazer parte da Associação Niteroiense de Kung Fu. Tá o que ganho com isso, poderei representar a minha cidade em campeonatos. Agora vou treinar diariamente pro camperonato carioca em setembro...
 
Sarcasmo disse:
BEndita semana safada. Enfim recebi a noticia de q irei fazer parte da Associação Niteroiense de Kung Fu. Tá o que ganho com isso, poderei representar a minha cidade em campeonatos. Agora vou treinar diariamente pro camperonato carioca em setembro...

Ai que esta, eu sou arbitro da federação paulista de kung fu... e tipo, do q vale isso em um pais que existem troicentas federações diferentes.

Vc vai acabar representando sua cidade em campeonatos de qual federação? Isso que dilui o kung fu.. é bizarro.. por ano existem 50 campeôes brasileiros... um para cada federação.. ou confederação.
 
Aí vc me pegou, ainda não sei. Só sei que tem um campeonato no Rio em Setembro.

Na terça eu pergunto pro meu instrutor e t passo qual é exatamente
 
E ai galera, alguém já ouviu falar no NINJUTSU SHIROI RYUU? (Sociedade do Dragão Branco),
Alguém sabe se a escola é séria?
Pois entrei no site (www.shiroiryuu.com.br) e tem pouca informação sobre o estilo.

PS: Vela não que seja uma cobrança, mas vc perguntou ao Paulo o endereço e/ou tel de alguma escola de Ninjutsu Kawasaki aqui em Sampa?
 
DARUMA TAISHI disse:
PS: Vela não que seja uma cobrança, mas vc perguntou ao Paulo o endereço e/ou tel de alguma escola de Ninjutsu Kawasaki aqui em Sampa?

nao tive aula com ele ainda, e enquanto tiver racionamento de agua aqui estou impedido de tomar banho sabado de manha e portanto vai demorar pra eu ir la =p

DARUMA TAISHI disse:
E ai galera, alguém já ouviu falar no NINJUTSU SHIROI RYUU? (Sociedade do Dragão Branco),
Alguém sabe se a escola é séria?
Pois entrei no site (www.shiroiryuu.com.br) e tem pouca informação sobre o estilo.

Todos os professores tiveram aula de karate. Pode ser equivoco meu, mas... mal sinal...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo