• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

sim, eh ele mesmo

teve um seminario com ele na vespera do campeonato, mas eu nao sei te dizer nada alem de isso.. :/
 
Bueno, está passando no Discovery um especial sobre artes marciais. Eu vi no último domingo e ontem a noite reprisou...

Em princípio achei que fosse um apanhado sobre as artes marciais em geral, mas não é bem isso. Na verdade se trata de uma espécie de documentário mostrando a volta de um campeão de artes marciais voltando a competir e da competição em questão.

Esta competição parece um campeonato de karatê, com apresentação de katas e algumas lutas tipo semi-contato. No entanto os "katas" são uma mistureba, o atleta (na verdade seu mestre) inventa uma apresentação rechada de saltos, chutes altos, gritos e muita força e tudo isto pode ser de qualquer arte marcial...

E a medida que o documentário fala sobre Matt (o campeão... na verdade pentacampeão) eles mostram algumas coisas genéricas sobre as artes marciais. Mostram técnicas de karatê, kung fu, capoeira, kick boxing entre outras...

Enfim, quem viu? O que acharam?
 
infelizmente nao tenho tv por assinatura, mas um amigo viu e gravou, daqui alguns dias eu vou ver ae posto aqui comentando
 
uma arte marcial q eu gostaria muito de praticar é o kendo igual aquele praticado pelo Musashi com duas espadas
eu acho muito loco, principalmente depois q li os livros e to lendo o manga
 
MaxDirty disse:
uma arte marcial q eu gostaria muito de praticar é o kendo igual aquele praticado pelo Musashi com duas espadas
eu acho muito loco, principalmente depois q li os livros e to lendo o manga

Famos dar ponto sem nó, assim num fica mal entendido depois...

Musashi num fazia Kendo não, era Kenjutsu. Porem no livro eles falam sobre Kendo, mas é um erro de tradução, o kendo q se refere no livro no original em japones e o Kendo = Caminho da Espada literamente falando, como a trilha q se toma para aprender a lutar coma espada ou seja o caminho do proprio kenjutsu. E não, o Kendo q conhecemos hj, q é a forma adaptada esportiva e "moderna" do combate coma espada q foi idealizado depois da reforma dos DOs no japão.

Mas tb não devemos nunca nos prender a termo nas artes marcias, nos ocidentais tempos muito esse problema, por exemplo: Um cara da um chute e vc comenta "po mas num parece chute de karate". Mas como vc se sabe se a pessoa q chutou aprendeu karate a vida toda porem o chute ele simplesmente acha melhor dar daquele jeito?? Bem, sendo mais rigido em termos marciais, se vc toma um chute na cara coma mesma intensidade q importa de q arte marcial o cara aprendeu se ele conseguiu te nocautar? Para aprender a unidade e preciso conhecer o todo e o todo coma unidade.

Arte Marcial foi criada em termos mitologicos e não lógicos, não podemos nunca analizar com frieza e tentando separar e organizar as coisas em blocos diferentes... uma influenciou a outra e essas outras influenciaram as q deram origem em sua aprimoraçao com os anos e uma acaba complementando a outra com diferentes especialidades.... em suma, todas as artes marcias sao uma só. Mas temos bom senso pra saber q não existe metodo de se aprender todas as tecnicas posiveis e versificadas de combate corporal e com armas, por isso todas as artes sao especializaçoes de algumas tecnicas q sao de arte marcial em geral...

a sim... o estilo q o Musashi deu origem foi o Niten... :obiggraz:
 
Aproveitando a deixa do kendo....
Alguem sabe onde arranjo videos de katas de iaijutsu? Procurei bastante e só achei videos do instituto niten, alguem sabe outro lugar?
 
MaxDirty disse:
a sim... o estilo q o Musashi deu origem foi o Niten...
so adicionando Ugluk, é Nitenryu
e outra coisa mais pessoal, qual dessas artes vc pratica???
so por curiosidade 8O

É q o Ryu depois do Niten é o sufixo de escola, entao eu acho q meio subentendido ja. Como em: Shorin Ryu, Goju Ryu, Kioto Ryu e assim vai de acordo com as varias formas de arte marcial de origem japonesas.

E bem, dessas ai atualmente eu não pratico nem uma não.. hehehe. Mas ja fiz Kendo, e ja fiz algumas aulas no Instituto Niten la perto da Vila Marina ai vi e estudei o Iaido tb, mas so por curiosidade tb. Assim como uma grande mairoia das q eu fui atraz.

A o Dark, sobre os videos, tenta em http://www.iaido.org/ ou http://www.yushinkan.com/

Bem... esse ;e o caminho, dai se vai fazendo links para outros sites..
 
A o Dark, sobre os videos, tenta em http://www.iaido.org/ ou http://www.yushinkan.com/

Bem... esse ;e o caminho, dai se vai fazendo links para outros sites..
Legal. :D Tem uns videos bem legalzinhos.

fiz algumas aulas no Instituto Niten la perto da Vila Marina ai vi e estudei o Iaido tb, mas so por curiosidade tb. Assim como uma grande mairoia das q eu fui atraz.
E o que vc achou do Intituto Niten? Eu tava pensando em ir dar uma olhada aqui em ctba no iaido.. vale a pena ?
 
Então o Niten e aquilo e muitos particantes ja sabem, Dark. Ele e rodeado de duvidas de credibilidade, justamente por se tratar de Kenjustu do q Kendo...

Kendo tem uma unidade, uma confederaçao mundial q todos q dão aula de Kendo tem q seguir, sem exeção. O negocios e muito rigido. Ja o Kenjutsu e qualquer arte japonesa q se lute coma espada, tipo vc pode ensinar e fazer oq vc quiser, e é isso q o Niten faz... Eles te ensinam da forma q eles "acham" q Musashi aprendeu. Todos sabemq Musashi simplesmente pegou a espada e foi dando golpes ate aprender a fazer as coisas... entao... o unico problema no Niten e essa sombre de duvida e desconfiança q o proprio pessoal do Kendo joga sobre eles... E questionam "isso não eh Kendo"... E ainda acusam o Jorge de ter partido a ensinar o Niten Ryu justamente para nao ter q prestar contas a Confederaçao mundial, ja q o proprio pai del é um exelente mestre de kendo.

Então, como sempre no Brasil... hehehe o amior problema esta na credibilidade..hehe

Bem podemos fazer um paralelo assim: O Niten se propoe a essinar uma forma de arte, como aqueles professores q se propoe a ensina o Jee Kune Do de Bruce Lee... entendeu?
 
Olá para todos. Navegando na internet achei este tópico sobre artes marciais e resolvi entrar. Vou começar comentando sobre o kenjutsu e o Instituto Niten já que pratiquei lá por alguns meses.

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Então o Niten e aquilo e muitos particantes ja sabem, Dark. Ele e rodeado de duvidas de credibilidade, justamente por se tratar de Kenjustu do q Kendo...

Kendo tem uma unidade, uma confederaçao mundial q todos q dão aula de Kendo tem q seguir, sem exeção. O negocios e muito rigido. Ja o Kenjutsu e qualquer arte japonesa q se lute coma espada, tipo vc pode ensinar e fazer oq vc quiser, e é isso q o Niten faz...
Eles te ensinam da forma q eles "acham" q Musashi aprendeu. Todos sabemq Musashi simplesmente pegou a espada e foi dando golpes ate aprender a fazer as coisas... entao... o unico problema no Niten e essa sombre de duvida e desconfiança q o proprio pessoal do Kendo joga sobre eles... E questionam "isso não eh Kendo"... E ainda acusam o Jorge de ter partido a ensinar o Niten Ryu justamente para nao ter q prestar contas a Confederaçao mundial, ja q o proprio pai del é um exelente mestre de kendo.

Então, como sempre no Brasil... hehehe o amior problema esta na credibilidade..hehe

Bem podemos fazer um paralelo assim: O Niten se propoe a essinar uma forma de arte, como aqueles professores q se propoe a ensina o Jee Kune Do de Bruce Lee... entendeu?

Isso é um equívoco, está certo que o kendo obedece a uma confederação mundial e o kenjutsu não, mas não significa que você possa ensinar qualquer coisa e de qualquer jeito sob o nome de kenjutsu, pelo menos não em uma escola séria. Cada ryu de kenjutsu tem um soke, que é o representante do estilo, o grão mestre. É ele quem diz o que e como deve ser ensinado. E é isso o que ocorre no Niten que sempre segue as determinações do soke, não só no que diz respeito ao Niten Ichi Ryu, mas também aos outros estilos ensinados no Instituto.

O treino não é feito baseado no que se acha que Musashi fez, ele é baseado no que tem sido passado de geração em geração desde Musashi até o sucessor atual. O sensei Jorge Kishikawa viaja constantemente ao Japão para treinar com os soke dos estilos ensinados no Instituto e ele não ensina nada que não tenha tido autorização para ensinar.

Também em relação a comparação com o Jeet Kune Do, eu acho difícil comparar o ensino de qualquer arte marcial que possua uma estrutura "fechada", por assim dizer, com algo que era a visão particular de Bruce Lee do que funcionava para ele em termos de luta, e portanto, não tinha uma estrutura.

Quanto a relação do sensei Jorge Kishikawa com o kendo, ele atualmente é sétimo dan (a mais alta graduação do Brasil) e faz parte da banca que avalia as promoções de dan, até sexto dan, aqui no Brasil.

E por último, o que eu falei aqui a respeito da idoneidade do Instituto Niten não foi algo que me disseram. Isso eu presenciei pessoalmente. No período em que estive treinando eu vi o Instituto Niten trazer para o Brasil nada menos que sensei Kaminoda, o soke do estilo Shindo Muso, que foi o estilo de jojutso criado por Muso Gonosuke para lutar contra Musashi e é um dos estilos ensinados no Niten. Além disso, trouxe em outra ocasião uma comitiva de mestres de kendo junto com alguns alunos para um seminário e intercâmbio, sendo que o principal mestre dessa comitiva era o sensei Baba Kinji, sétimo dan de kendo e um dos mais importantes do Japão, além de ser pesquisador do kobudo (artes marciais antigas do Japão). Nas duas ocasiões houve elogios profusos por parte dos visitantes com relação à qualidade de ensino do Niten. Sem contar que um dos monitores viajou para o Japão junto com o sensei onde teve oportunidade de treinar diretamente com vários soke, inclusive com o do Niten Ichi Ryu.

PS: Muito bom o tópico, tem muitas coisas interessantes apesar de ser enorme.
 
Hm.... como eu sou leigo no assunto não tenho nada a acrescentar, vamos esperar o orc responder.
Eu vou fazer uma aula experimental nesse sabádo la no niten.. vamos ver o que eu acho.

Mas seja bem vindo Angelo. Vc disse que praticou alguns meses no niten, e atualmente vc pratica alguma coisa?
 
Dårk_Fëanor disse:
Mas seja bem vindo Angelo.
Obrigado
Dårk_Fëanor disse:
Vc disse que praticou alguns meses no niten, e atualmente vc pratica alguma coisa?
Atualmente eu faço kung fu, estilo choy lay fut. Bom, eu também pretendo voltar a fazer kenjutsu no futuro, e mais algumas artes marciais que estão na minha lista, mas que no momento não tenho condições de fazer.
 
Ah, finalmente voltaremos ter algum tipo de discuçao aqui...hehe

Bem vindo Angelo, Choy lay fut é ume stilo manero, vc deve ser aluno do pessoal do Tat Wong ne? O De Paula etc... suponho. Conheço o estilo, e interessante pacas e sua historia dentro do contexto da formaçao de estilos mais rapidos e eficientes para os militantes aprendecem mais rapido a derrubar o adversario. "Golpear o adversario sem parar, ate ele estar no chão."

Mas então sobre o Niten, eu não me equivoquei não hehe. Eu, como vc deve ter percebido, não disse nada com pura certesa de fato, tipo falei: "Eles sao picaretas!".

Eu treinei lá tb, achei espetacular... Mas quando eu cheguei em Porto Alegre por exemplo, ou aqui mesmo em sampa no Bunka Kyokai, q sao escolas de kendo rigidissimas e super conceituadas... Todas, me falaram o mesmo. Uma coisa q eu odeio... e quando chego em uma escola de arte marcial e o professor dessa começa a diminuir as outras fazendo as caras e dizendo "a ele, conheço.. tsc tsc"... ja me sobe o sangue.. acho isso um puta falta de etica e de proprio espirito da arte marcial...

Porem, oq foi me dito do Niten, eu num tive nem como achar isso... forma mestres repeitadissimos do Kendo, q por alguma magoa, ou sei la oq, tipo... contam q o Jorge devia ensinar kendo como seu pai. Então pessoalmente, a atitude do Sensei Jorge de ensinar Kenjutsu foi uam opçao dele, porq ele fez isso so ele pode respnder... Mas a galera do kendo acha q ele fez so pra fungir da ieraquia do Kendo, criando assim sua propria federaçao.

Bem, sobre a unidade do kendo tenho certesa... a liberdade do kenjustu tb. E nao entenda mal quando eu disser "ensinar qualquer coisa", nao foi conotativo nao... foi um forma simples e pessoal de dizer q nao a uma linhagem unica de endinameto como no Kendo. Ja q Kenjusu no japão era qualquer forma de luta coma katana. Como o a forma do proprio Musashi, q ele num aprendeu uma forma de lutar, ele criao a propria, entao Kenjustu.

Mas tb, tenho q dizer outra coisa, esse negocio de "estilos oficiais" e uam questao para se discutir... afinal, oq importa é a eficiencia?? Entao se vc treina uam estilo q eh totalmente picareta... digamos eu quero inventar o kenjustu do orc... e vou dar aula disso. Q diferença faz se ele ;e ume stilo estremamente eficiente??

Então vamos contextualizar, com o exemplo da vez e supondo tudo:

Vc treina o Kenjustsu Niten, ai chag um cara de Kendo e afirma q vc é picareta... Ai vc diz "entao luta comigo"... ele luta e toma uma sova!! Então... vc pode ate perguntar... "oq vc aprendeu?" hehehe

Entenderam?
 
Obrigado pelas boas vindas.

Isso mesmo, sou aluno da Tat Wong. Quanto ao estilo, é como você descreveu. Foi um dos estilos criados na época de tentativa de revolução na China, em que a mentalidade era formar lutadores eficientes o mais rápido possível, você ataca o adversário com uma combinação de golpes (uma avalanche de golpes na verdade) até que ele esteja caído. Apesar de ser um estilo criado no sul, como um dos três estilos que formaram o choy lay fut era do norte há uma série de técnicas de chute que você normalmente não encontra em outros estilos do sul. Outro fato interessante é que havia uma rixa muito grande entre esse estilo e o wing chun em Hong Kong a partir da década de 50, em que Bruce Lee era um dos três principais lutadores do lado do wing chun. A rixa era tamanha que foram criadas técnicas específicas (embora eu não as conheça) do choy lay fut para combater as técnicas do wing chun e vice-versa.

Quanto ao que outros mestres de kendo falam do Niten, minha opinião pessoal é que existe uma certa resistência pelo fato do Niten estar ensinando kenjutsu para brasileiros. Se o mestre tiver uma formação tradicional muito rígida, é possível que ele sinta como se os brasileiros estivessem se apropriando de uma parte da cultura japonesa que por direito deveria pertencer apenas ao japoneses.

Mas não creio que apenas para fugir da hierarquia do kendo alguém se dedicar ao kenjutsu seja uma boa idéia.
Para aprender e ensinar kenjutsu, o sensei Jorge Kishikawa teve que viajar ao Japão (além da passagem, o custo de vida lá é muito alto pelos padrões brasileiros), sem contar o tempo gasto para conseguir ser aceito como aluno pelos soke e o tempo de treino até ter autorização para ensinar o estilo. Sendo que ele volta lá todos os anos para treinar e trazer novas técnicas para o Niten. Além disso tem o custo das aulas, os soke não dão aula de graça. Quando o sensei Kaminoda esteve no Brasil eu soube que o preço médio de suas aulas é de 100 dólares a hora, se não me engano. Considerando que ele já era um campeão conceituado e um mestre respeitado de kendo aqui no Brasil e que já dava aulas, sendo que a família inteira tem uma tradição de kendo (inclusive, na época que eu treinava recebemos a visita da mãe do sensei, que deu um excelente treino) é impossível que ele se desse a todo esse trabalho só para fugir da hierarquia.

Eu concordo quando você fala sobre essa liberdade que existia de você criar uma forma de lutar e aquilo ser kenjutsu. Provavelmente muitos estilos tradicionais nasceram assim e com certeza devem ser eficientes, já que se você criasse um estilo de kenjutsu, ou de qualquer outra arte marcial, que não fosse eficiente você morria com ele, considerando que a forma antiga de testar suas habilidades era por meio de duelos. O que eu me referi é sobre a autenticidade de transmissão desses estilos. Citando o seu exemplo, suponhamos que você tivesse criado o Orc Ryu. A partir do momento que você estrutura o seu estilo, com o kihon e os kata e o seu método de ensino, qualquer um que se dispuser a ensiná-lo deve seguir exatamente o seu método e ensinar o que você ensina e o autorizou a ensinar, senão ele estará sendo um picareta do ponto de vista do Orc Ryu. É claro que ele pode modificar o estilo, combinar com outros estilos, somar sua própria experiência e até mesmo chegar em algo mais eficiente e provar isso para qualquer um que queira testá-lo, mas então o que ele estaria ensinando seria outra coisa e ele teria que arranjar um outro nome para isso, porque não teria mais o direito de chamar de Orc Ryu. Sob esse ponto de vista, apesar da diversidade de estilos, a hierarquia no kenjutsu é tão rígida quanto no kendo.

Agora, mudando de assunto, pelo que andei lendo do tópico você tem um currículo invejável, parece que você já praticou várias artes marciais diferentes até mesmo em outros países. O que você pratica atualmente? Você dá aula? Outra coisa, você conhece alguém que ensine técnicas da camisa de ferro?
 
Angelo Melo disse:
Agora, mudando de assunto, pelo que andei lendo do tópico você tem um currículo invejável, parece que você já praticou várias artes marciais diferentes até mesmo em outros países. O que você pratica atualmente? Você dá aula? Outra coisa, você conhece alguém que ensine técnicas da camisa de ferro?

Por incrivel q pareça eu acho um "curriculo" errante hehe... Existe ate um duvida q me assola sobre isso... E a discuçao dele e valida...

Eu era um fanatico por artes marcias... sabe aqueles pivetes q vive comprando os livrinhos da EdiOuro de artes marcias? Marco Natali, D'Urbano, Ashida Kim. Eu era literalmente tarado por essas coisas, queria saber tudo! Assistiu varias vezes por dia Operação Dragão, e muitos outros filmes da epoca de ninjas, Kickboxer-sei-la-oq, ate os 7 Samurais a galera num entendi como eu tinha saco pra ver aquele filme varias vezes.

Então, mas meu problema, eu nunca me especializei fortemente, claro q achoq meu forte e kung fu e artes chinesas em geral... Mas mesmo assim, nunca tive uma q eu me dediquei inteiramente e aprendi o suficiente pra falar "opa essa to sabendo"....

Porem existiu um beneficio, q alias eu to devendo de terminar de escrever sobre ele q pode ate surgir um livro. Eu descobri um estado não logico na arte marcial. Mas eu consegui perceber o pensamento e raciocineo mitologico dela. Digamos q eh como vc jogaram tudo dentro da minha cabeça e vizeram uma salada, e ai quando e pra sair algo, sai tudo misturado porem com suas proprias definiçoes particulares... Assim, como vc tem na salada alfaçe, tomate e cebola, cada coisa q uma diferente, so q quando vc come aleatriamente pegando a salada e comendo e simplesmente tudo salada e vai aleatoriamente para boca....

Então por isso q eu sempre bato na tecla de q, se uam cara me ataca com karate eu defendo com kung fu... Mas pera, se coisas diferentes? Como se encaixam?? E ai foi um caminho muito legal q eu segui pra sempre analizar oq eu falo e estudo sobre a arte marcial em geral... Na verdade nao é novidade nao, é simplesmente o estudo do proprio comportamente do homem e sua cultura, como surgiu e tudo mais, arte marcial tb, é logico, resultado disso...

Então creio q meu curriculo, foi mais um dos diferentes caminhos q um curriculo de um brasileiro pode levar. Eu q peguei o caminho um pouco mais complicado... hehehe. Ai acaba parecendo alguma coisa...

Na verdade a úinica coisa q eu acho, q a no brasil, existe muito conhecimento passivo. Tipo: "Esse estilo é assim, por q o Mestre falou"... saca? É dificil vc ver alguem q tenha o conhecimento empirico da coisa, ultrapasse o limite do saber apenas com o Mistificado mestre sabe tudo... Pra tudo q eh daquele jeito, existe um motivo, e eu sou um apaixonado por estudar os motivos de ser daquele jeito...hehehe.

Mas agora as perguntas ehehe...

Eu pratico o Wu Shu atualmente, só... e mais para manter a tradiçao ea forma, por q nessa vida ocidental, temos outras prioridades q nao podemos deixar de lado ne? hehehe.

Talvez quando eu terminar essas coisas mais "urgenetes" para minha vida, eu retorne com força a me dedicar.

Eu dei aula sim, durante 4 anos, dei aula de Fei Hok Phay em academia propria. E tb dei aula de Hung Gar.

Sobre a camisa de ferro, vc so por ter citado deve saber q eh um das tecnicas mais mistificadas do kung fu ne? hehe.. digo e tb seu treino, segundo a historia da propria e muuito, mas muuito dificil de se conseguir. Mas eu conheci gente no brasil q diz ensinar sim, e olha eu não vou ousar muito de duvidar porq realmente ele sabia os estagios de treinamento para a Tie Sin ( Camisa de Ferro ), Esse era o Porf. Luis Melo do Institudo Lo Han de Cultura Chinesa: http://www.institutolohan.cjb.net/

E tb me dissera q o Mestre Chan Kowk Wai do Pak Siu Lan ( Shaolin do Norte) tb ensina essa tecnica, e tem outros profesres de Hung Gar, q ja vi "tentarem" executar.. mas nada q me impressiona-se.
 
Uglúk o Uruk-Hai disse:
Eu era um fanatico por artes marcias... sabe aqueles pivetes q vive comprando os livrinhos da EdiOuro de artes marcias?
Tipo...eu? Eu também vivia comprando aqueles livrinhos. Principalmente os do Marco Natali.

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Eu era literalmente tarado por essas coisas, queria saber tudo! Assistiu varias vezes por dia Operação Dragão, e muitos outros filmes da epoca de ninjas, Kickboxer-sei-la-oq, ate os 7 Samurais a galera num entendi como eu tinha saco pra ver aquele filme varias vezes.
Eu adorava aqueles filmes de kung fu antigos, a band chegou a reprisar alguns recentemente, em meio a outros não tão antigos. Tinha também aquele seriado que passava na globo, o mestre, lembra desse?

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Então, mas meu problema, eu nunca me especializei fortemente, claro q achoq meu forte e kung fu e artes chinesas em geral... Mas mesmo assim, nunca tive uma q eu me dediquei inteiramente e aprendi o suficiente pra falar "opa essa to sabendo"....

Porem existiu um beneficio, q alias eu to devendo de terminar de escrever sobre ele q pode ate surgir um livro. Eu descobri um estado não logico na arte marcial. Mas eu consegui perceber o pensamento e raciocineo mitologico dela. Digamos q eh como vc jogaram tudo dentro da minha cabeça e vizeram uma salada, e ai quando e pra sair algo, sai tudo misturado porem com suas proprias definiçoes particulares... Assim, como vc tem na salada alfaçe, tomate e cebola, cada coisa q uma diferente, so q quando vc come aleatriamente pegando a salada e comendo e simplesmente tudo salada e vai aleatoriamente para boca....

Então por isso q eu sempre bato na tecla de q, se uam cara me ataca com karate eu defendo com kung fu... Mas pera, se coisas diferentes? Como se encaixam?? E ai foi um caminho muito legal q eu segui pra sempre analizar oq eu falo e estudo sobre a arte marcial em geral... Na verdade nao é novidade nao, é simplesmente o estudo do proprio comportamente do homem e sua cultura, como surgiu e tudo mais, arte marcial tb, é logico, resultado disso...


Então creio q meu curriculo, foi mais um dos diferentes caminhos q um curriculo de um brasileiro pode levar. Eu q peguei o caminho um pouco mais complicado... hehehe. Ai acaba parecendo alguma coisa...
Mas você treinava vários estilos diferentes ao mesmo tempo ou se dedicava a um por vez? Eu tenho a intenção de aprender outros estilos, mas sempre tive a impressão de que se eu começasse um antes de absorver bem o outro acabaria confundindo e atrapalhando o aprendizado.

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Na verdade a úinica coisa q eu acho, q a no brasil, existe muito conhecimento passivo. Tipo: "Esse estilo é assim, por q o Mestre falou"... saca? É dificil vc ver alguem q tenha o conhecimento empirico da coisa, ultrapasse o limite do saber apenas com o Mistificado mestre sabe tudo... Pra tudo q eh daquele jeito, existe um motivo, e eu sou um apaixonado por estudar os motivos de ser daquele jeito...hehehe.
Não só no Brasil. Muitas técnicas existentes hoje em dia em muitos estilos foram criadas para situações específicas, mas continuam sendo ensinadas do mesmo jeito embora essas situações não mais existam e não tenham a mesma eficiência. Isso é verdade mesmo para os ex-discípulos de Bruce Lee que dizem ensinar o Jeet Kune Do (embora do meu ponto de vista seja impossível ensinar JKD).

Uglúk o Uruk-Hai disse:
Sobre a camisa de ferro, vc so por ter citado deve saber q eh um das tecnicas mais mistificadas do kung fu ne?
Eu sei. As vezes é muito difícil levar certas coisas a sério. Principalmente em algumas demonstrações que se vê por aí.

Uglúk o Uruk-Hai disse:
hehe.. digo e tb seu treino, segundo a historia da propria e muuito, mas muuito dificil de se conseguir. Mas eu conheci gente no brasil q diz ensinar sim, e olha eu não vou ousar muito de duvidar porq realmente ele sabia os estagios de treinamento para a Tie Sin ( Camisa de Ferro ), Esse era o Porf. Luis Melo do Institudo Lo Han de Cultura Chinesa: http://www.institutolohan.cjb.net/

Obrigado. Muito interessante o site.
 
Angelo Melo disse:
Mas você treinava vários estilos diferentes ao mesmo tempo ou se dedicava a um por vez?

A entao, isso ai depende da fase da minha vida hehehe.

Teve uma epoca q eu treinei so Wing Chun, durante uns dois anos, entao teve uma epoca, depois disso, q eu so treinava o Kung Fu Fei Hok Phay... uns 4 anos so nisso. Mas teve epocas depois q eu cheguei a treinar Kung Fu Hung Gar, Tae Kwon Do e Karate Goju Ryu ao mesmo tempo, dias de semana diferentes... Eu me usava da lei do colegio publico na epoca, q nao reprovava...hehehe. Sai da escola e ia para as academias...

Mas fiz tipo "cursos de ferias" tambem, claro da minha parte ne? Tipo, em cada ferias resolvia treinar uam arte diferente as ferias toda e com carga horaria maxima, so pra entender e absorver... e assim foi com Aikido, Hapikido, Capoeira, Kendo e Kenjustu...

E mesmo assim, num me bastava, eu sempre visitava outras academias pra ver como era o estilo, as formas etc. E vivia perguntando sobre tudo... E eu acabava tento varios amigos de outras artes, professores etc. E ai sempre marcavamos de treinar junto, onde eu semopre aprendia coisas das artes deles, e assim foi com Muay Thay outros estilos de Karate, Judo e Jujustu e Jiujitsu ( esse segunda pronuncia eu uso pra diferenciar o dos Garcie, do original).

Depois ainda deu aula em algumas academias aqui em são paulo onde tinha ninjutsu, full contact, boxe essas coisas e tb num deixava de praticar e aprender sobre elas...

Sobre o Kung Fu em si, eu fui me interessar mais afundo depois de um tempo, quando eu conheci o Boxe Shaolin dos estilo Luo Han, Xiao Hong, Dao Hong e tudo mais... E ai nesse ponto em parti em um crusada absurda para conhcer e fazer ligaçao entre varios estilo de kung fu, e estudar afundo eles...

E nesse meio tempo entre essas coisas ai eu viajem e acabei esbarrando com artes marcias por la tb... hehehe.

Ou seja, eu fui mais um curioso, e fucei em tudo... Mas como viu, eu cheguei a treinar outras artes todas juntas sim...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo