• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ARTES MARCIAIS!!!

Mestre Wey? O pai o Wey Bo? : :doh:

Treinou com Jet Li? :doh:


Caraca esse velho tb, ta em todo lugar... ¬¬


E eu sou amigo pessoa do Mestre Way e do filho dele q treina todo domingo comigo aqui em sampa o Way Bo... e num exiete nada de "treinou com Jet Li, a vida toda", se alguem te disse isso, e uma mestira da mais descarada possivel... Um vez q nem o mestre Wey nunca disse isso... E afinal, eles estavam beeeem longe um do outro por la, alem de classes sociais diferentes tb... bem, isso e coisa dele. Mas ele nunca disse isso... me parece uma daqueles contos da caronjinho do kung fu brasilero.

O Wu Shu no mestre Wey realmente é o Wu Shu original... Mas eu so desaprovo o metodo lendo de aprendizado, ele acha q o brasileiros num tem capacidade de aprender como os chineses, isso eu num gosto... Eu conheço alunos no mestre Wey e do Wey Bo q tem mais de 2 anos de treino e num sabiam oq era o Na Quan... :doh:

Quando questinei o Wey Bo sobre isso, ele me disse q era assim mesmo, eles ensinavam a medida do possivel, o resto era curiosidade propria... Mas po, 2 anos e num saber o nome da forma basica de rotina do sul.. ?? ¬¬

Mas bem.. boa sorte. E nunca va com tanta vontade assim, pelo q vi vc nem conhece afundo o wu shu pra realmente saber se é esola de boa fé ou nao. E ja percebi q vc esta largamente empolgado... ou seja: O q faz um cara q fala bem, e sabe algumas palavras de arte marcial chinesa sobre uma pessoa leiga heim?
Ele te convenceu q ele sabe ensinar.

Mas eu vou te dar um toque, num importe oq ele diga, se em pelo menos 3 ou 4 meses vc num estiver executando tecnicas muito bem, no caso furacão ou rabo de dragoa, ou vc e muito incompetete.. ou agente ja sabe q esse cara e um picareta. Rotinas em 3 meses Nan Quan creio q vc ja deve ter q ser iniciado... Num acredito nessa de ficar segurando o aluno pra ele ficar co,ma base forte, isso e treta pra ganhar mais grana na mensalidade.

Mas vou te passar um site com uns videos, aqui se encontram as forma oficiais e nao oficias de wu shu, é so vc compara, e ai se vc sentir muita diferença, ja desconfie.
Ta aqui: http://www.wushucentral.com/videos/index.php
 
Muot-Hart disse:
Quanto a ninjutsu, bem... Certamente, está entre as artes marciais mais versáteis, mas dizer que é também uma das mais eficientes seria no mínimo uma afirmação duvidosa. Ninja nenhum vai longe no Ultimate Fighting e outros campeonatos consagrados de vale-tudo. Eu sei que há técnicas poderosas e úteis, mas diante de um muai thai da vida... :?

Eu já fiz ninjutsu, não vou comprar com nenhuma outra, mais você está totamente errado em dizer que quem pratica ninjutsu participa de algum campeonato, não existe campeonato para o ninjutsu, a propria filosofia da arte diz não a isso... e também, vamos lá, no ninjutsu não existe regras e muitos dos golpes aprendidos são para matar o oponente, outro motivo por não haver campeonatos.

Como meu senshei dizia:
"Você precisa de um trofeu para saber o que realmente é ou se realmente é melhor que alguem?"

bom, hoje em dia quem liga pra filosofia né?
vamos fazer que nem os Estados Unidos, massacrar um pais por causa de pretroleo...

isso é pra pensar... :doh:

[]'s

Tiago
 
FlycKER disse:
Muot-Hart disse:
Quanto a ninjutsu, bem... Certamente, está entre as artes marciais mais versáteis, mas dizer que é também uma das mais eficientes seria no mínimo uma afirmação duvidosa. Ninja nenhum vai longe no Ultimate Fighting e outros campeonatos consagrados de vale-tudo. Eu sei que há técnicas poderosas e úteis, mas diante de um muai thai da vida... :?

Eu já fiz ninjutsu, não vou comprar com nenhuma outra, mais você está totamente errado em dizer que quem pratica ninjutsu participa de algum campeonato, não existe campeonato para o ninjutsu, a propria filosofia da arte diz não a isso... e também, vamos lá, no ninjutsu não existe regras e muitos dos golpes aprendidos são para matar o oponente, outro motivo por não haver campeonatos.

Como meu senshei dizia:
"Você precisa de um trofeu para saber o que realmente é ou se realmente é melhor que alguem?"

bom, hoje em dia quem liga pra filosofia né?
vamos fazer que nem os Estados Unidos, massacrar um pais por causa de pretroleo...

isso é pra pensar... :doh:

[]'s

Tiago
Aham, tá, tô careca de saber disso. Tanto é que o mundo é grande, as pessoas são diversas e os mestres do ninjutsu não possuem seus discípulos na coleira, alguns deram suas escapulidas para campeonatos de vale tudo e briga de rua e levaram a pior. Fato incontestável, irrefutável, indiscutível. Ninjutsu não tá com essa bola toda em termos de eficiência em combates profissionais.
 
bah...
soh tó comentando uq ele falou
nao estou falando que tem gente que praticou ninjutsu e tah competindo
toh falando que a arte (e quem ainda esta nela) nao participa de campeonato, se tá participando pode aposta que tá fora.
 
Bom tio Uglúk, estamos falando de mestres completamente diferentes, mas jah vi q sou leigo e incompetente para discutir wushu,então voce deve procurar se informar sobre esse meu treinamento para poder me falar depois...
Outra coisa, entrei no site e não vi diferença nenhuma do que nós fazemos lá...mas quem sabe neh?????
 
Eu pratico kung-fu (aguia), vou comecar Judô Chinês e devo entrar em mais uma luta nao decidi se sera Taekwondo,Muay Thai,Aikido ou Jiu-Jitsu.
Pronto acho que respondi a pergunta bye!
 
Bom Uglúk, sabia que estava dizendo alguma merda...Eu (tosco que sou) confundi o nome do mestre a quem me referia se chama Wang(naum sei como escrever) e é extremamente difícil se comunicar com ele, por q seu português eh horrível!!!
 
Bilbo Baggins disse:
Bom Uglúk, sabia que estava dizendo alguma merda...Eu (tosco que sou) confundi o nome do mestre a quem me referia se chama Wang(naum sei como escrever) e é extremamente difícil se comunicar com ele, por q seu português eh horrível!!!

Conheço tb, ele trouxe o Louva Deus do Norte para o Brasil...

Pak Tong Long, boxe do louva deus de Shaolin...

Eu conheci uns alunos dele, me pareceram muitos bons...
 
bilbo, sera q vc poderia me informar o endereço dessa academia, e se tem site, etc. eh q eu vou para brasilia mes que vem, e talvez me mude para la no proximo ano, aí ja queria dar uma pesquisada em possíveis novos lugares para praticar. brigadão :)
 
Opa, se descobrir algo interessante aí me avisa, pq eu sou de Brasília e poderia usar um endereço ou dois de boas academias de artes marciais.
 
AAAAAAEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!

Até q enfim falei as informações corretas :lol:

Bom, o endereço dessa academia eh na escola classe da308 (do lado da igrejinha) e o horário q eu conheço (eh q sou novo, sabe?) eh segunda a sexta, das 18:30 às 17:45 e os mais avançados costumam treinar das 17:45 até um horário q eu naum sei... :roll:
E Uglúk, quem vc conheceu?
 
caramba, eh 308 sul? se eu nao estou errado quanto ao sistema de quadras de brasilia, eh um poco "longinho" da casa da minha irma q mora na duzentos e quarenta e cinco (acho, mas eh duzentos e alguma coisa) norte. ah, err, agora q eu vi, nao eh esse mestre wang que da aulas ai neh?! eh um professor discipulo dele. eh q eu me interessei quando o ugluk disse que ele trouxe o pak tong long pro brasil.

ugluk, vc sabe em q cidades tem bons professores desse estilo?
 
Sei nada... ate agora so sei de Minas.


E eu conheci uns aqui em sampa, mas sobre esses estilos assim agente nunca tem certesa se eh o mesmo...

Agente tinha falado, existem muitos parecidos, so do Pak Tong Long deve existir umas 15 ramificaçoes diferentes...

Mas eu sei q o Mestre Wang foi um q trouxe uma delas pra ca...
 
Eh de um discípulo dele sim: Alessandro eh o nome dele.

E Luiz, eh longe da casa da sua irma por ser em asas diferentes, mas eh impossível ela morar na 245, pois as quadras soh vaum ateh a 16...(sempre com centenas, tipo:202,203,204,216...)
 
hehe, sabia q tava errado, mas eh duzentos e alguma coisa mesmo.
eu to procurando saber, pq eu treino shaolin tong long quan (ja falei umas 20 vezes :lol: :lol: :lol: ) e talvez vou ter q me mudar ano que vem. fico na maior angustia soh de pensar em ter q parar de treinar :/
 
Uma das principais duvidas sobre as artes marcias, e o treinamento e pra q serve o Ki ou Qi ( Ch'i)... A energia interna. O treinamento da mesma e o Qi Gong ( Ch'i Kong).

Então em algumas fuçadas por ai, eu elaborei um apanhado de textos, alguns eu dei umas modificadas e resolvi colocar aqui, como mais um dos meus ensaios.

Divirtan-se, e quanto mais perguntas melhor...heheh

QI GONG: A CIÊNCIA DA RESPIRAÇÃO


"Na antigüidade os homens viviam segundo o Tao, seguiam a lei do yin e Yang, conservavam-se em harmonia com as grandes leis e proteção da vida, eram moderados na sua alimentação, acordavam e descansavam de forma regular e trabalhavam sem excesso. Com isso mantinham o corpo unificado com o espírito, cumpriam seus destinos e atingiam o máximo de vivência, ultrapassando os 100 anos".

Nei Jing Huang Di So Wen
-O tratado de medicina interna do Imperador Amarelo

Definiçao e breve histórico

Não se pode identificar a origem histórica do Qi Gong.

Ela se perde nas brumas do passado da milenar história da China. Ele é o resultado de alguns milhares de anos de experiência do homem no desenvolvimento do uso da energia cósmica para inúmeros propósitos definidos. Os antigos mestres e sábios do passado desenvolveram as artes da energia para curar doenças, promover a saúde e a longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente e aumentar a capacidade intelectual, alcançar níveis diferenciados de consciência e atingir a espiritualidade.

Essas artes que se utilizam da energia cósmica se desenvolveram separadamente apesar de muitas vezes terem influenciado umas as outras e serem conhecidas por nomes diferentes: Arte de desenvolver o Elixir, Arte do fortalecimento interno, Alquimia interna, Kung Fu interno, Arte da longevidade. Porém, todas elas tinham um fator em comum – Todas envolviam o Chi ou energia.

Somente em meados da década de 50 é que essas artes ficaram conhecidas como Qi Gong, isto é, "arte da energia ou trabalho interno".

O Qi Gong começou quando o homem pré-histórico descobriu que podia manipular sua energia através da respiração, de diferentes maneiras, para propósitos específicos. Descobriu, por exemplo, que soprando delicadamente "shsss..." sobre uma ferida podia-se reduzir a dor, que gritando "heit" ou "hum..." poderia reunir mais força, talvez para mover ou levantar objetos mais pesados e que respirando leve e profundamente podia-se relaxar e descansar.


A arte da longividade

Atingir a longevidade é possível e uma vida que ultrapassa os cem anos não é ficção. A história chinesa nos mostra isso através de inúmeros chineses centenários ancestrais e seus folclores, lendas, documentos, livros históricos e tradições passadas boca a boca.

Qual é o segredo da longevidade de acordo com a medicina tradicional chinesa? Baseado nos clássicos, e nas histórias locais, pode-se formular a seguinte resposta: "Seguir os princípios do Yin e Yang, praticar regularmente os exercícios apropriados para o condicionamento do corpo, seguir um calendário regular no dia-a-dia, evitar a estafa e manter-se calmo e alegre em harmonia com o Tao (Caminho)". Todos estes tópicos são ilustrados com exemplos concretos e atuais. A ênfase na relevância da sabedoria e da virtude ligadas ao fenômeno da longevidade é altamente confirmada pela visão do filósofo Confúcio, que mostra sua adesão pela tradição ancestral de seu povo.

O povo chinês sempre cultivou a vida, desejou a longevidade e acumulou ricas experiências nesta área desde os tempos imemoriais. O caminho para a preservação da vida foi sendo desenvolvido e resultou em milhares de pessoas centenárias no país.

A lenda diz que muitos reis e líderes políticos antigos conhecidos por suas regras de benevolência e estratégias militares viveram mais de cem anos.

Entre eles esta Huang Di (o Imperador Amarelo), chefe do clã dominante do vale do Rio Amarelo há aproximadamente cinco mil anos atrás, o qual é conhecido hoje como fundador da nação chinesa.

A base de todo pensamento chinês iniciou-se a aproximadamente 8.000 anos, onde os camponeses concluíram que tudo na natureza era cíclico e natural.

Fu Hi o lendário Rei guerreiro fundamenta as leis que regem a teoria de Yin e Yang.

Uma das principais personalidades que ajudaram a fundamentar o Qi Gong foi Cho Chin Kei, autor da célebre frase : "fazei do alimento e da respiração seus principais medicamentos".

Os célebres alquimistas e estudantes de Qi Gong, Ge hong e Go Ko Hung, desenvolveram diversas técnicas que mesclavam alquimia e técnicas respiratórias. Hua Tou, um famoso médico do final da dinastia han do Oriente, foi o primeiro no mundo a aplicar anestesia em cirurgias. Ele desenvolveu o "jogo dos cinco animais". Tal técnica consistia em exercícios que imitavam o urso, o pássaro, o tigre, o macaco e do cervo.

Muitos Exercícios são atribuídos ao Lendário Templo Shaolin e seu místico Fundador, Bodidarma, vigésimo oitavo sucessor de Buda. Os mais conhecidos são o Yi Jin jing ( tratado da transformação dos músculos e tendões) e o Xi Sui Jing (tratado da lavagem da medula óssea).


As escola de Qi Gong

A escola terapêutica – Os registros chinesas mostram que até 2700 a.C. o Qi gong tinha se tornado um aspecto importante na medicina chinesa. O tipo mais antigo de Qi Gong provavelmente era uma espécie de dança meditativa que estimulava o equilíbrio de energia do corpo. Tal escola se baseou no tratado de medicina interna de Huang Di, o "Nei Jing Huang Di So Wen", onde tal tratado descreve como o indivíduo pode se harmonizar com a natureza e seguir o rumo natural.

A escola Taoísta – Desde a dinastia Zhou, no séc.VI a .C., os eremitas taoístas, cujo interesse era a longevidade, contribuíram grandemente para a dimensão da saúde do Qi Gong. Entretanto, os tipos de Qi Gong que eles desemvolveram não se preocupavam tanto com a cura das doenças como a sua prevenção e a obtenção de uma vida longa. Seu objetivo principal era o desnvolvimento espiritual, atingir a unidade através do cosmos e o Qi gong era o caminho ideal.

Tal escola destaca-se por técnicas de respiração profunda e exercícios de visualização e os praticantes de nível avançado frequente possúem habilidades paranormais.

A escola Budista – Mais tarde, o Budismo chega à China na dinastia Han (sec.I d .C.) trazendo a meditação que enriqueceu e infulenciou enormemente os princípios do Qi Gong.

Os tipos de Qi Gong desenvolvem nos praticantes budistas capacidades paranormais, apesar de os monges acharem tais poderes um impecilho a sua prática. Tal escola foi amplamente difundida por Bodidarma e seus conceitos e filosofias.

A escola Marcial – As artes marciais chinesas, sobre tudo o Kung fu Shaolin, atingiu um alto nível durante a dinastia Tang (sec.VII d.C.). Muitos mestres de Kung fu Fizeram uso do Qi Gong para aumentar suas habilidades de luta transformando o Qi Gong Marcial (Yin Qi Gong), em uma das mais conhecidas escolas de Qi Gong da China.

A escola Confucionista – Tal escola desenvolveu-se desde a dinastia Song (sec. X d .C) até os dias de hoje. Muitos estudiosos, artistas, cientistas, filósofos e outros grandes homens de cultura e saber praticaram e desenvolveram o Qi Gong para a saúde mental e a clareza dos pensamentos.


Objetivos gerais do Qu Gong

Curar determinada doença.

Aumentar a capacidade de resistência para a prática de esportes.

Ampliar as habilidades nas artes marciais.

Aumentar a concentração e a capacidade de suportar o trabalho.

Desenvolver uma mente clara e a capacidade de percepção.

Melhorar o desempenho sexual.

Praticar exercícios não vigorosos para manter a saúde e a forma física.

Ganhar ou perder peso.

Controlar o estresse.

Aumentar o conhecimento sobre Q Gong e as habilidades nessa arte.

Adquirir habilidades psíquicas.

Prevenir diversas moléstias.

Recobrar a energia.

Desenvolver –se em espiritualidade.

Nos últimos anos Qi Gong, tornou-se um grande parceiro da medicina tradicional chinesa conservando a saúde e curando as enfermidades e tem se difundido rapidamente nas cidades de toda a China. Todos os dias muito cedo, nas salas, jardins e parques, muita gente pratica religiosamente os exercícios característicos do Qi Gong.


Diferenças técnicas

O Qi Gong abarca principalmente os seguintes aspectos : controle do corpo ( Jing – a postura); controle do coração (Shen – a mente),e controle da respiração (Chi – energia). Pratica-se na mais absoluta tranquilidade, e consiste numa série de procedimentos para o controle da respiração, a automassagem e os movimentos do corpo.

Tu Na – Destina-se a controlar conscientemente a respiração

Jin Gong – Exercício que consiste em obter completo silêncio e quietude em total calma mental.

Zhan Zhuan Gong - Técnica de meditação energética conhecida como abraçar a árvore.

Don Gong – A combinação da quietude e do movimento.

Dao Yin Gong – Coordenação consciente da mente com o movimento e a auto-massagem.

Pode-se dividir o Qi Gong em duas grandes escolas principais: O Qi Gong Interno e o Qi Gong externo.

O Qi Gong Interno trabalha a respiração, a quietude, a meditação e o controle dos orgãos internos.

O Qi Gong Externo trabalha o movimento como o andar, o Tai Chi Chuan, o Kung Fu e a auto-massagem.

Qi Gong e o Fortalecimento Corporal no Kung Fu

A escola de Kung Fu "Song Shan Shaolin Szu" (Escola do Templo Shaolin de Song Shan) é definida como Wai Chia (Escola externa), principal e maior divisão do vasto universo do Kung Fu chinês. As escolas externas ou "duras" de artes marciais chinesas têm como característica central a prática de árduos exercícios físicos de fortalecimento que visam endurecer a estrutura corpórea do praticante e deixar seus golpes poderosos, "os punhos duros como o aço e seus corpos fortes como uma rocha", diz um ditado Shaolin.

Origens

Todos os estilos de Kung Fu que se baseiam neste mesmo fundamento nasceram em Shaolin e originaram as diversas artes marciais orientais. Essa tradição provém das origens budistas do monastério, religião que exige dos seus praticantes grande disciplina e controle físico e emocional. Este pensamento foi refletido no método de luta desenvolvido pelos monges que lá viviam.

A situação política e cultural da época também foi importante para a criação de uma arte marcial voltada ao combate direto e real. As sucessivas e sangrentas guerras que acompanhavam as dinastias do Império Chinês fez com que os monges criassem estilos de luta que utilizaram nas grandes batalhas, além das técnicas aplicadas à proteção do monastério e na defesa pessoal dos monges andarilhos.

Esses conceitos somados às tradições herdadas de Bhodidharma (vigésimo oitavo patriarca do Budismo e criador do estilo Shaolin), que aplicava os exercícios marciais para a preservação da saúde e elevação espiritual, culminaram no que hoje é conhecido como "Sistemas Shaolin". Suas infinitas variações originaram-se de uma única fonte. De acordo com registros históricos, as "18 formas das mãos de Lo Han" é a forma embrionária do sistema Shaolin.

A prática

Os elementos básicos envolvem o treinamento das mãos, dos olhos, do corpo e dos pés. Os movimentos são poderosos e indefensáveis, mas precisam ser flexíveis. "O lutador deve ser duro como aço e leve como algodão", afirma o ditado.

Por ser um estilo "duro", o calejamento do corpo deve ser praticado exaustivamente. Tais exercícios são denominados "Gongs" (trabalhos) e visam fortalecer o lutador das mais diversas maneiras, tanto para receber golpes como para aplicá-los.

As técnicas deste treinamento consistem em 36 exercícios externos e 36 exercícios internos. Elas formam as 72 mãos do combate Shaolin.

---------------------------------------

Quem escreveu os fundametos e base desse texto, foi:

Professor Luis Mello, q mestra aula de Kung Fu Shaolin no Instituto Lo Han de Cultura chinesa.

www.institutolohan.cjb.net

Eu tive o prazer de estudar um pouco com essa pessoa, e entao tomei a liberdade de mostrar pra vcs o trabalho dele. Eu so dei pequenas mexidas no texto, por q em alguns momentos me pareceu incompleto...

Mas vamos la... :mrgreen:
 
Saudações.
Estive sumido por um tempo por dois motivos: Primeiro estava me preparando para um evento que teremos no fim do ano.
E estava carregago com muitas aulas e treinos. Felizmente agora posso respirar novamente.
Muito interessante esse texto Sr. Uglúk interessante mesmo, eu tive a oportunidade de estudar muito o ch´i, e realmente esse é um assunto que causa descrença nas artes marciais inclusive eu tenho o Nei Jing, e acho uma leitura indispensavel para quem conhecer mais esse assunto de muita importancia.
No momento preciso ir, posterei com mais tempo amanha
Ate mais
An Le An Kan Jin King
 
Nihao Ma!
Ja fazia muito tempo que não aparecia por aqui,da ultima vez disse que estava aprendendo Lin Pow Chuan(ainda naum sei se é assim que esreve) e tinha dito que o meu mestre ensinava Hung Gar,booom,o tempo passou e eu cheguei a conhecer melhor ele,e descobri que teve um tempo que ele dava realmente Hung Gar,mais agora ele ensina Pak Hok(Garça Branca)E agora ja posso dizer que estou começando a aprender,não sei se por acaso você ja conhece ele,ele se chama Fabio(o sobrenome eu não sei)Mais deixando isso de lado....
Esse texto de Qi Qong que você transcreveu é muito interessante mesmo,então queria saber,hoje em dia qual dos estilos é mais ensinado??E é do Qi Qong q vem tecnicas como palmas de aço e camisa de aço(era isso??).
E é uma excelente ideia de difundir mais conhecimentos sobre Ki porque muitas pessoas de fora das artes marciais acabam por ter ideias erradas sobre isso,achando que essa "história" de usar uma energia do corpo é uma coisa ridicula,inclusive se não me engano,no Ibirapuera,o cara que faz acunputura no governador,esta para dar aulas de graça de Tai Chi,você sabe alguma coisa disso???

Booom,agora ja vou indo Uruk,até mais ver
 
A posso dizer q todos os estitlos de Shaolin e ramificados de tal ensinam o Qi Gong. Mas e claro q oa tem mais preferencia sao os internos, como Tai Ji, Pa Qua, I Quan, Hsing I... e por ai vai.

Tem sempre gente dando aula de graça no ibirapuera de Tai Ji.. e so vc se imformar, sao varios professores...


A sobre o estilo q vc pratica, eu ainda estou confuso. E fato q no Hung Gar não se aprende o Lin Pou Quan, porem no Pai Hok, a qual eu conheço muito bem o Mestre Paulo, eu ja não sei... Pode ate ser, ja q ele é um das bases do estilo Fei Hok Pai do Mestre Lope.

Mas ate hj, Lin Pow Quan eu so vi realmente no Fei Hok Pai...


Edit: Sim, sim.. Tie Zhang ( palma de ferro) e Tin Sin ( camisa de aço), sao tecnicas de Qi Gong.
 
Ninjutsu

Oi
Sou praticante de Ninjutsu da Bujinkan Budo Taijutsu, a qual é reconhecida pelo Império japonês, pois, possuem documentos históricos passados de geração para geração.
Acredito que não exista melhor arte marcial, mas, sim, praticante mais dedicado.
Devemos praticar qualquer arte com uma motivação adequada, penso que uma boa motivação poderia ser superarmos nossas fragilidades, desenvolvendo qualidades que nos tornem úteis e produtivos para nossa sociedade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo