• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Artemis Fowl" (Eoin Colfer)

Bom, finalmente postarei aqui.

Ganhei os três livros de uma só vez ano passado e só fui ler esse mês. Li um atrás do outro, então ficou mais ou menos como uma coisa só na minha cabeça.

Quando estava lendo o primeiro, achei um livro infantil demais para poder entreter um adulto, principalmente pela repetição de idéias e escatologias sem fim. Já não suportava mais analogias com aranhas e ratos e descrições nojentas de dos povos dos "Elementos de Baixo".

Todo o enredo por trás da história das fadas é pouquíssimo elaborado, mas bem divertido. Como a explicação de que Stonehenge era uma pizzaria. O autor se deixa levar pelo patriotismo exacerbado ao descrever a Irlanda, mas não chega a incomodar.

Os livros dois e três são melhores, em minha opinião, pois esquecem um pouco o lado explicativo e partem para ação pura e simplesmente. Todos aqueles manuais de "lançadores de magma", "neutrinos", "varredores de memória" davam no saco...

Gostei do personagem principal, mas devo isso mais à minha enorme capacidade de imaginar carinhas lindas do que pela personalidade em si. Artemis é pedante e gêniozionho demais para o gosto de qualquer um. Acho que o autor errou a mão em toda a prepotência de Artemis, mas isso é quase atenuado no terceiro livro, quando ele parece amolecer. Seria bom que nos próximos (dois?) livros Artemis errasse mais, como qualquer ser humano (ou qualquer adolescente, no mínimo).

Gosto bastante dos demais personagens, embora de maneira bem superficial. Holly é a típica policial-super-eficiente-que-não-segue-o-protocolo, é dinâmica, inteligente e até carismática para os níveis do livro. O humor sarcástico de quase todos os personagens também parece ser repetitivo, mas diverte. O diálogo entre Palha, Peits e Frits conseguiu me arrancar umas gargalhadas, assim como alguns outros instantes do livro. Um filme caberia bem aqui.

No mais, acho que é uma ótima leitura sem compromisso, como um passatempo, embora não tenha o carisma de Harry Potter (para aqueles que gostam de comparar). É um livro mais infantil do que esses que têm se tornado xodó da turminha mais velha, mas mantendo isso em mente não chega a aborrecer. Repita para si mesmo: "é um livro para crianças, é um livro para crianças" e se divirta.
 
Me parece também um pouco imitação de Harry Potter, mas eu gostei do livro.... Li há quase um ano os dois primeiros, então já não me lembro bem deles...
P/ qm costuma comparar, acho Harry p. mto melhor, a trama é melhor elaborada, é mais original.
 
Eu AAAAMOOO o Arty e já li todos os livros. Os livros me "chamam". Assim foi com o SdA, assim foi com o Silmarillion, e eu passei pelas estantes da Siciliano e não resisti àquela capa dourada. O Artemis é simplesmente alguém que não recebeu muito amor na infância, por isso é meio (meio, tá bom, completamente!) frio. O Palha é um pouquiiinho nojento (gás de anão, argh!) 8O.O Potrus é hilário, não só pelo sarcasmo,que eu adoro,mas pelo fato dele ser o gênio indispensável da LEP, por isso desrespeita o Julius. A Holy é demaaais!!!!
Decifrei todos os códigos dos rodapés (1,2 e o 3) e é muuuuito maneiro. Ah, é vou dar um tiro de Neutrino no próximo que disser que é cópia daquele NOJO do Potter :evil: !!
Ah, é o que vocês acham da Juliet? 8-)
 
Eu só li o primeiro livro. Gostei, mas não achei nada tão fantástico assim. Quero ler os outros dois, pq dizem que são melhores que o primeiro.
 
Finalmente alguem criou um tópico de Artemis. Eu amo e adoro, e tenho os três em inglês... eu quero ser ele... o que me interessa é o fato dele ter 11, 12 e 13 anos e ainda fazer planos super fod*sticos para humilhar todo mundo...

nota 10 pros três livros :grinlove:
 
Jedi Solo disse:
Finalmente alguem criou um tópico de Artemis. Eu amo e adoro, e tenho os três em inglês... eu quero ser ele... o que me interessa é o fato dele ter 11, 12 e 13 anos e ainda fazer planos super fod*sticos para humilhar todo mundo...

nota 10 pros três livros :grinlove:
Legal você gostar do Arty tanto quanto eu! :obiggraz: Tenho os 3 livros em português, mas pretendo comprar em inglês, pois tem piadas que você só entende em inglês (o "Cubo V" é legal, mas "the C cube" é um trocadilho melhor!). Valeu, parabéns pelo bom gosto!! :mrgreen:
P.S.: Me manda uma MP..... :D
 
Enfim vou postar aqui... minha mãe é bibliotecária de uma escola municipal, e ela comprou os três livros pra escola, então eu ja li os três. E a o contrário da Glorwendel, que destruiu os livros que eu gostei tanto, achei que a personalidade de Artemis foi um toque de gênio de Colfer. Um garoto que passe incólume pelas emoções da idade, tem uma perspicácia e calculismo sem iguais, essa é justamente a melhor parte dos livros. Artemis é incrível, assim como os que o rodeiam, seja Butler ou Peits e Frits (hilários esses, pontos fortíssimos do terceiro livro), que eu achei o máximo.
Essa coisa meio Harry Potter, que muita gente citou, eu discordo. Mesmo que tenha surgido na derrocada de Potter, Artemis é um livro bom por si próprio, sem ajuda de ninguém.
Achei legal também como Colfer trabalhou um algo de emocional em uma criança sem emoção, no terceiro livro. Como um sentimento despertado a ser vencido por Artemis, muito bom mesmo.

A História dos seres mágicos entrelaçados muito habilmente na trama são um ponto a mais, pq isso é difícil de se encontrar sem tornar o texto maçante. Julio Verne não conseguiu fazer isso. Colfer fez.

Eu achei o máximo a caracterização detalhada dos aparatos da PRecom e dos lançadores de Magma, e etc. Torna o texto mais enriquecido, pq Colfer descreve com clareza e prende sua atenção.

As tramas em si são soberbas, com todo o aspecto 007 de algumas sequências e de Phantasy Star em outras.
Artemis é extremamente cativante, a gente torce pra maldades dele derem certo. Mas o mais cativante da série toda é com certeza o anão Palha Escavator. Hilário e desprezivel ao mesmo tempo.

Colfer bate a Rowling de muito...
 
Gostei de Artemis Fowl. A única coisa que ficou ruim foi o fato do Artemis sempre ser mostrado como uma pessoa "que pode tudo", desde o ínicio do livro. E o quarto volume da série, The Opal Deception, deve ser lançado em maio deste ano.
 
História dos seres mágicos entrelaçados muito habilmente na trama são um ponto a mais, pq isso é difícil de se encontrar sem tornar o texto maçante. Julio Verne não conseguiu fazer isso. Colfer fez.
Discordo, os livros do JV não são maçante, longe disso... A riqueza de detalhes facilita muito mais do que prejudica.

Eu achei o máximo a caracterização detalhada dos aparatos da PRecom e dos lançadores de Magma, e etc. Torna o texto mais enriquecido, pq Colfer descreve com clareza e prende sua atenção.
Engraçado, eu achei ESSA a parte chata do livro... Junto com a vida da Molly... :eek: :tsc:
 
N eh Holly n?
Eu achei o livro mt mt tm bom....
e tanto JV quanto EC sao muito bons (na minha umilde opiniao... hehheh) em escrever em universos de magia....
 
D E T E S T O E S S E livro

pouquissima criatividade guiado por uma história levemente previsivel e irreal na parte psicologica... Desculpe... Mas não da pra tragar esse livro!
 
Saiu o quarto livro "A vingança de Opala" qu eu já li e é tão interessante quanto os outros, dos quais também gostei, fala do retorno de Opala koboi, que era um dos vilões do segundo livro e seus planos de vingança.
 
li os 2 primeiros e achei legauzinhos..... tao bom quanto HP

Eu achei a mesma coisa, mas acredito que Artemis é um pouco mais infantil que Hp, com aquelas fadinhas e tal. Mas tem mais ação! Isso sem falar nas mensagens secretas que tem nos livros. Muito interessante, apesar de eu não ter decodificado nenhuma!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo