• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artemis Fowl, de Eoin Colfer

JLM

mata o branquelo detta walker
artemis_fowl.jpg


Ao ler Artemis Fowl, é inevitável não imaginar que, se fosse um filme, seria parecido com... Harry Potter! Não nos aspectos negativos, mas em mostrar uma história que agrada o público infanto-juvenil. Eoin Colfer demonstra querer escrever apenas literatura juvenil passageira. Ele não quer o Nobel, nem imortalidade, muito menos elogios dos críticos. E justamente por focar bem seus objetivos, consegue entreter: cria um núcleo de personagens conhecidos – fadas, trolls, anões – com uma roupagem diferente. Ninguém vai esquecer a versão Colfer de como os anões fazem para cavar túneis, eca! O ritmo e fluidez do livro fazem com que ele possa ser lido em poucas horas, sem esforço algum. É um livro-passatempo. Uma falha: apesar de o autor tentar passar a imagem de anti-herói para o menino gênio, Artemis não faz NADA de ruim no livro todo, pelo contrário. E a tradução peca, ao tentar contemporaneizar gírias inglesas, algumas já se mostrando obsoletas e estranhas, mesmo poucos anos depois da tradução: berro, chongas etc. não devem fazer muito sentido para muitos adolescentes. Talvez o melhor fosse usar expressões menos regionalistas. O livro já rendeu 6 continuações e uma graphic novel, a versão em quadrinhos do primeiro livro.

ficha técnica
obra: Artemis Fowl: o menino prodígio do crime (Artemis Fowl) de Eolin Colfer
tradução: Alves Calado
edição: 9ª, Record (2004), 288 pgs
compare os preços: Buscapé - Americanas - Cultura
 
Olha, eu li os 3 primeiros livros até agora, e eu gostei.
Realmente não o que pode se chamar de "obra de arte", mas pra entreter ele cumpre seu papel.
E o Artemis é considerado anti-herói, eu acho, pelos crimes que ele comete que não tem grande relevância na história, só citados para ilustrar o quanto ele é gênio. E também tem o detalhe de só colocar o Povo das Fadas em encrenca... =B
 
Ah! Eu gostei bastante desse livro quando mais novo!
Mas acho que parei no terceiro da série... não sei, não me lembro muito bem deles.
 
Em 2005 o que eu mais via nas portas de cursinhos de inglês e preparatorios, eram garotos "nerds" lendo esse livro. Na época fiquei meio cabreiro de ler exatamente por isso, mas agora que você colocou um resenha interessante comecei a ver com outros olhos. Vou procurar e talvez compre, atualmente o que eu mais tenho gostado de ler são esse livros "livro-passatempo".

PS: Na sariva vende e o preço é meio salgado do segundo livro, mas varia no máximo entre 25 a 40 reais os 6 livros. Para quem quiser dar uma olhada >> Artemis
 
Li os três primeiros e gostei, passei umas horas divertidas apesar de achar o Artemis arrogante e pentelho... ¬¬
 
interessante todos aqui terem lido até o 3º livro e parado... será algum número cabalístico? vou jogar no bicho amanhã! alguém ae sabe q raio de bicho é o 3?
 
:rofl:

Nem tinha percebido carinha, olhei meio rápido para essa parada, mas agora que você falou...:rofl:
Tipo: mais um motivo para eu confiar na compra não é verdade?
 
Breno C. disse:
:rofl:

Nem tinha percebido carinha, olhei meio rápido para essa parada, mas agora que você falou...:rofl:
Tipo: mais um motivo para eu confiar na compra não é verdade?

La garantía soy jo!!! :hahano:
 
Eu li. Na verdade, essa semana eu achei os livros. Não é nada de extraordinário, mas eu ri demais com os dois primeiros livros, tem momento impagáveis. E os diálogos dos personagens são interessantes em alguns momentos. Vale com diversão, eu acho, especialmente com outras bombas que se acha por ai.
 
JLM disse:
interessante todos aqui terem lido até o 3º livro e parado... será algum número cabalístico? vou jogar no bicho amanhã! alguém ae sabe q raio de bicho é o 3?


Sei lá, mas eu tenho a impressão de que os outros livros demoraram bastante para serem lançados em relação aos três primeiros. E também, só se encontra os três em bibliotecas, geralmente.
 
JLM disse:
interessante todos aqui terem lido até o 3º livro e parado... será algum número cabalístico? vou jogar no bicho amanhã! alguém ae sabe q raio de bicho é o 3?

É verdade achei isso estranho tbm quando eu li aqui, pq eu ganhei o 4º livro do Artemis Fawl de aniversário de um amigo meu esse ano, e ele me deu o 4º pq ele só leu até o 3º. Mistério.
 
Eu li só até o terceiro porque são esses que se encontra nas bibliotecas que frequento.
Adoraria ler os outros mas, como já escreveram aqui, são muito caros.
Apesar de ter gostado dos três primeiros, existe uma grande número de livros que eu compraria antes da série Artemis Fowl. :sim:
 
Ah, pois é.
Artemis é um livro que eu gostaria muito de continuar lendo, mas não gastaria nada comprando ele. A não ser que eu fosse rica. =B

Enfim, uma amiga também ganhou o quarto de presente, até veio tirar comigo umas dúvidas dos livros anteriores. Parece que é assim mesmo, ou tu ganha, ou tu compra, ou espera mais não se sabe quanto pra aparecer em alguma biblioteca.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo