• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artaqueti Valinórëo - Debates de Valinor

Pandatur

Usuário
A Valinor possui um imenso repertório de textos e ensaios traduzidos, de grande importância para o enriquecimento das discussões em torno das obras de J. R. R. Tolkien. Contudo, poucos são os que se interessam pela leitura de tal material. Foi pensando nisso que resolvemos lançar no Fórum a proposta de "Artaqueti Valinórëo - Debates de Valinor".

Objetivos: A função de discutir textos e ensaios da Valinor é justamente fazer com que aqueles que ainda não tiveram contato com os mesmos possam conhecer e ler material da série "History of Middle-earth", "Letters of J. R. R. Tolkien", e ensaios como os de Michael Martinez, sempre importantes para elevar o nível dos debates. Para os veteranos, talvez ainda haja textos a serem lidos, e esta é uma boa oportunidade para tal, e, no caso dos textos já conhecidos, fazê-los emergir na memória mais uma vez é sempre viável.

Funcionamento: Inicialmente será escolhido um texto que deverá ser lido, e 15 dias depois será aberto um tópico para a discussão do mesmo (que também será noticiado e posto como Aviso Geral) no Sub-Forum J. R. R. Tolkien e suas obras. Haverá também um tópico fixo, com a lista dos textos (e links para seus respectivos tópicos de discussão), localizado no J. R. R. Tolkien e suas obras, sendo atualizado a cada novo debate.
Assim que o tópico de debate de um texto for aberto, outro tópico, contendo o nome do texto seguinte, será criado, colocado no Notícias da Valinor, como Anúncio na página inicial do Fórum*. Tal texto começará a ser discutido 15 dias depois, mesma data na qual será dado o nome do próximo texto, e assim sucessivamente.

* Como este é o tópico de inauguração do Artaqueti Valinórëo, será posto como Aviso Geral. Os tópicos que anunciarão os textos seguintes seguirão a regra acima estabelecida.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Iniciaremos o Artaqueti Valinórëo com um texto proveniente do “The Peoples of Middle-Earth”, 12º Volume da série “History of Middle-Earth” (HoME): A Nova Sombra.

“A Nova Sombra” se passa durante a 4ª Era, 105 anos após a queda de Barad-dûr. Gondor está em paz, mas será que todo o mal fora exterminado? É o que o leitor descobrirá ao ler o diálogo entre o velho Borlas (filho mais novo de Beregond, o primeiro Capitão da Guarda do Príncipe Faramir) e o jovem Saelon, neste texto que seria a continuação de “O senhor dos Anéis”, se Tolkien não tivesse abandonado a idéia.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Atenção!

Este tópico é apenas para notificar qual o texto a ser debatido! Portanto, não discutam nada referente ao conteúdo do mesmo aqui, mas no tópico próprio para o debate, que será aberto dentro de 15 dias, prazo dado para que todos possam ter lido o texto com calma e tranqüilidade.
Porém, este tópico pode ser usado para ser discutido o projeto Artaqueti Valinórëo em si - e nós encorajamos os usuários a fazê-lo!
 
Acho que o tempo está bom. Nem todo mundo lerá o texto no mesmo dia, assim como nem todo mundo o discutirá também no mesmo dia, certo?

Assim, sobra tempo para fazer as duas coisas. :wink:
 
As pessoas não passarão uma semana lendo o texto. Mas por outro lado uma semana é mesmo pouco tempo para se dicutir o texto :roll:
 
Não me referia a passarem uma semana lendo o texto, e sim que umas vão começar a ler em um dia e outras em outros dias. Ou tu acha que será tudo sincronizado? :roll:
 
Seria sincronizado por ter uma data de inicio, não?
Mas eu fico satisfeito com duas semanas também, só que prefiro uma. :D
 
Céus... :eek:

O "sincronizado" que eu perguntei foi no sentido de que se as pessoas iriam, todas, ler o texto no mesmo dia.

Não te ocorreu que isso "provavelmente" não irá acontecer e que cada um lerá quando puder e/ou achar melhor?

:roll:
 
É porque o Da Lua disse que o outro nome era muito simples e tal... aí inventou esse nome complicado. Mas até que ficou style. 8-)
 
Excelentíssima idéia :clap:

Vai ser ótimo poder fazer análises de textos com a discussão do pessoal, eu até analizava alguns textos, quando estes eram publicados na página inicial, mas foram poucos, isso claro por causa do meu tempo de cadastro.

No mais, tudo esta em perfeita sintonia :grinlove:
 
Sou parceiro pro debate!

Achei a iniciativa fantástica e sem dúvida uma opção para movimentar mais a área Tolkien. :D
 
Muito boa ideia. :clap:

Gostei muito, e acho que vai render boas discussões. Até porque eu sou um daqueles que está numa ansia terrívek por ter uma opurtunidade de ler mais textos das HoME, que não existem em Portugal nem na versão original.
 
BLIND WIZARD disse:
Exelente idéia. Eu só acho o tempo entre cada texto muito grande, poderia ser só uma semana.
concordo :mrpurple:

e,hum. meveio uma ideia idiota. vcs tem um monte de artigos traduzidos, pq vcs nao publicam eles de forma impressa? talvez um livro.. acho que os direitos autorais inviabilizariam isso, mas vcs ja pensaram sobre o assunto?

(ou melhor. os HoME sao muito longos? voces tem traduzido quantos % dele..? :obiggraz: )
 
Se não me engano pode-se colocar até 10% do material de cada um dos livros na Valinor, sem infringir os direitos autorais, Dark Light.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo