1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Artaqueti Valinórëo 08 - Dos Anões e Homens, parte 1

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Pandatur, 15 Mar 2005.

  1. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Iniciamos aqui o tópico para a discussão de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Como combinado, o AV 08 será voltado para as páginas 1 a 5 (até o término da parte I do texto), e 10 a 14 (notas 1 a 36).

    Preparados? Comecemos então!
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Lendo o texto a gente vê mais uma vez o quanto Tolkien era voltado para a questão lingüística. Ele vai falando sobre línguas, palavras, sufixos, e coisas do tipo e com o tempo o texto vai ganhando um caráter histórico, contando sobre um personagem, um povo, etc. É mais ou menos o que acontece aqui. Ele vai falando das línguas dos Anões e ao mesmo tempo contando a história desse povo.

    Outro ponto legal do texto é a citação das outras casas dos Anões além dos Barba-longas: Barbas-de-fogo, Vigalargas, Punhos-de-ferro, Barba-Bífidas, Ferrolhos-Negros, Pés-de-Pedra.
    É interessante também saber que os Anões não despertaram todos em um mesmo local como Elfos e Homens, mas em regiões diferentes, além de que como os Barbas-de-fogo e os Vigalargas teriam despertado em Ered Lindon, seriam então eles os Anões de Belegost e Nogrod.

    Durin foi o único que não tinha esposa ao acordar, e é interessante o comentário que Christopher faz acerca das decisões do pai:

    "Na margem do texto datilografado meu pai escreveu mais tarde (ao lado da Nota atual): "Ele vagou amplamente após acordar: seu povo eram os Anões que se uniram a ele de outras famílias a oeste e leste"; e no cabeçalho da página ele sugere que a lenda da Criação dos Anões deveria ser alterada (de fato alterada radicalmente) para uma forma na qual outros Anões foram postos a dormir perto dos Pais.]"

    Durin então acordou sozinho em Gundabad e vagou solitário até encontrar outros Anões vindos das demais Casas e com eles fazer seu povo. Ou seja, os Barba-longas na verdade seriam uma "mistureba" de Anões originalmente das outras 6 Casas. E aquela que veio a ser a esposa de Durin? Ao que tudo indica nada sobre ela é dito, nem ao menos sua Casa de origem.

    CT diz depois que o pai estava sugerindo uma mudança na origem dos Naugrim, onde outros Anões seriam postos para dormir perto dos Pais. Pra mim realmente seria uma idéia melhor, não sei ao certo porquê. Se bem que Adão e Eva segundo os mitos cristãos originaram toda humanidade, então não seria tão bizarro 13 indivíduos originarem todo o povo Anão.

    Há mais coisa para ser comentada, mas vou deixar o pessoal aqui falar um pouco e depois posto mais.
     
  3. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Sabe o que realmente me deixou intrigado? Foram as considerações acerca de Celebrimbor... Eu nunca tinha me deparado, ou pelo menos não me lembrava de qualquer dúvida quanto a sua origem... Para mim ele sempre havia sido um descedente de Feanor. Devo tá bem enferrujado mesmo...

    Outra coisa é quanto aos Eldar usarem a forma Arcaica da língua ao tratarem de assuntos importantes... mas eu não entendo o porque deles usarem isso apenas em determinados momentos, é estranho que de repente em uma conversa que tomasse o rumo mais sério eles começassem a pronunciar a língua de forma diferente...
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Sim, esse lance da origem do Celebrimbor é mesmo uma suruba. E o Tolkien ainda escreveu outra origem pra ele depois de ter dito em SdA que ele descendia de Fëanor. Mas o CT diz que talvez tenha sido porque o velho esqueceu desse detalhe presente nos apêndices.

    Eu achei interessante a citação que diz que Caranthir era casado e Maelor também. O texto fala para olhar o HoME X quanto a questão da forma "Maelor", mas como não tenho os HoMe fico na dúvida.. Maelor seria a primeira versão de Maglor ao que parece. Mas o Maglor que vemos no Silmarillion também seria casado? E não teria ele e Caranthir deixado descendentes?
     
  5. Tilion

    Tilion Administrador

    Na verdade, Maglor foi corrigido para Maelor no LQ2 (Later Quenta 2), tal como indicado no MR. Logo, é uma versão posterior.

    Maelor também ocorre na versão tardia da Lay of Leithian.
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Vixe... surubou ainda mais agora... :eek:

    Mas é dito em alguma versão sobre Caranthir e Maglor/Maelor terem prole?
     

Compartilhar