1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Artaqueti Valinórëo 07 - Carta 246: Frodo falhou?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Pandatur, 1 Mar 2005.

  1. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Aberto o espaço para o debate do 7º texto do Artaqueti, a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . E então, estão prontos? :D
     
  2. Smaug

    Smaug Cacho

    Só para citar o fato: Tolkien diz que qualquer que seja o ser que estivese dentro da montanha, no seu limite de exaustão de corpo e mente, seja aquele que ama o bem e quer livrar seus "companheiros" do mal de Sauron não conseguiria, pois ali é decidir se joga no fogo ou fica com o Anel.

    E também diz que num último momento o Anel trairia seu portador, no caso Frodo, testando ele e dizendo algo como "fique comigo, meu bem. Não me destrua". Não tenho aqui a parte que queria citar, mas diz que se Frodo ficasse com o Anel ele poderia ver glória, e reinado absoluto, se Sauron claro não corresse atrás dele.

    Então como diz na Carta, Frodo fracassou pela pressão, moralmente. Mas se dependesse do verdadeiro Frodo, aquele que se viu livre de todos sofrimentos antes de ser resgatado por Gwaihir, aí sim eu considero a hipótse de que o Bolseiro teria destruído.

    Achei interessante como Tolkien coloca também que se Gandalf governasse com o Anel, ele seria o mais temível e poderoso que pudesse existir.
     
  3. Allos

    Allos Usuário

    "A triste realidade não é a que vivemos mais sim a que sonhamos e que na maioria das vezes não podemos ter"


    Por Allos
     
  4. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Frodo pode até ter falhado como herói. Mas isso ressalta outra importância da obra: ela é realista o suficiente pra tirar de cena aquela baboseira de que o herói é invencível; mostra que todos temos fraqueza e que Frodo estava ali por humildade, não porque era o mais poderoso da Sociedade.

    :oops: Eu ainda não acabei de ler a carta, então por enqto é só :oops:
     
  5. Heruost

    Heruost Banned

    Não, ele não falhou e a carta responde isso:

    "Sua humildade (com a qual ele começou) e seus sofrimentos foram recompensados justamente pelo honra mais alta; e o seu exercício de paciência e piedade para com Gollum ganhou sua Misericórdia: seu fracasso foi reparado(...)

    Seu compromisso real era só fazer o que pudesse, tentar achar um caminho, e ir tão longe na jornada quanto sua força da mente e do corpo permitissem. Ele o fez. Eu mesmo não vejo que a ruína de sua mente e vontade sob pressão demoníaca depois do tormento fosse mais um fracasso moral que a ruína de seu corpo teria sido - digamos, sendo estrangulado por Gollum, ou esmagado por uma pedra caída.(...)"

    ou, resumindo 8-) :

    Não, não falhou. A misericórdia de Frodo para com Gollum é o que determina a destruição do anel. Quando Gollum escorrega e cai com o Anel e este é destruido, Frodo obtem um triunfo magnifico. Ao final, as humildes virtudes de hobbit de Frodo, sua qualidades mais brandas são aquelas que salvam a Terra Média.
     
  6. sephiroth

    sephiroth Usuário

    qualquer um teria ficado com o anel, até mesmo gandalf ou eurond, quando se está mais vulneravel é que o anel fica mais forte, ele iria persuadir seu dono com o poder absoluto, jesus disse ñao ao demonio quando esse lhe prometeu todos os reinos da terra, mas teria ficado com o anel já que esse estaria dentro de sua mente crescendo em poder.
     
  7. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Eu tambem prestei atenção nesse trecho, H. Nele tem todos os méritos do Frodo como herói resumidos e explica muito bem que as vitórias dele foram durante a demanda e não no final.
     
  8. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Ao meu ver fica bem claro que não é analisado a vitória de Frodo em partes, mas sim como um todo... Frodo realizou o seu máximo, logo mesmo tendo sucumbido ao anel no fim isso não foi uma derrota, pelo menos do ponto de vista moral do autor...

    É como eu comentei lá na Lista de Discussões, é interessante ver um conceito de herói que vai contra determinados dogmas que nos levam a associar perfeição, sucesso pleno, etc a o sentido do título e no caso de Frodo não... Enxergamos que ele simplesmente foi um herói por fazer o que estava ao seu alcance com empenho, etc...
     
  9. Smaug

    Smaug Cacho

    Aliás, entra a questão da que Frodo percorreu muitas trilhas perigosas e enfrentou seres maléficos muito poderosos para que no final chegasse lá e se rendesse ao Anel: fracassasse.

    Realmente do ponto de vista do autor, como Tolkien disse, isso não poderia ter acontecido, já que as coisas se resultam em: valeu a pena pela parte de Frodo ter ido até lá para no final dizer "o Anel é meu" e fracassar?

    "Frodo não tem moral para receber o título de héroi" poderiam dizer os olhares sem piedades no mundo. Mas será que esses olhares fariam a mesma coisa... passariam pelo mesmo teste? Frodo foi o mais corajoso e que mais se arriscou nessa demanda.

    E como você disse, Lordpas, Frodo até fez mais do que seu alcançe, mais do que a capacidade moral e física poderia suportar. E sim, isso diz na carta, e gostei muito.
     
  10. Excluído028

    Excluído028 Excluído a pedido

    Ele chegar até ali, passando por todas tristezas, infortúnios e sofrimentos já faz dele um herói. O que acham?
     
  11. Witchking

    Witchking Usuário

    Tolkien foi realmente um genio da literatura... q eu me lembre, foi a primeira obra q eu tenha lido com ese tipo d definição d herói, ou seja, naum akele q mostra suas virtudes no final da historia, mas akele q, ao longo do conto, mostra suas qualidades...
     
  12. Link

    Link The Hero of Time

    A missão do Frodo era levar o Um Anel até a Montanha da Perdição e destruí-lo lá.
    A primeira parte, apesar de ter sido extremamente sofrida, acabou sendo cumprida. Já a segunda é meio difícil de chegar a uma conclusão. Frodo não consegue livrar-se do Anel e acabar com Sauron, mas acredito que qualquer ser, a não ser Eru e os Valar, sucumbiria ao poder do Um. Uma outra conclusão que cheguei foi: Ainda bem que o Frodo não conseguiu jogar o Anel no fogo! Imagine se ele tivesse conseguido... Iria ser uma coisa totalmente esteriotipada. Não seria um bom para o final do livro. Por isso acho que Frodo falhou parcialmente. Levou o Anel até a Montanha. Não conseguiu desfazer-se do Um, mas a primeira ação dele (do Frodo) foi de suma importância para o desfecho.

    Quanto ao que o Heruost falou sobre o Frodo ter sido misericordioso com o Gollum: Esse ponto é complicado também, pois antes, aquele havia dito que não sabia porque Bilbo não tinha se livrado dele quando teve a chance. Então, Gandalf fala que Gollum ainda teria um papel na história do Anel, para o bem ou para o mal. Acho que se não fossem essas palavras de Gandalf, Frodo poderia ter matado o Sméagol e com isso o Anel não seria destruído.

    Enfim... acho que ficou meio confuso... preciso melhorar minhas redações.. eheh
     
  13. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Não acredito nisso. Frodo foi misericordioso com Gollum, pq assim como Bilbo, ele percebeu que Gollum era uma criatura completamente destruída, desgraçada mesmo (" Sua mente fervia com o ódio..... Seria justo matar essa criatura traiçoeira, assassina,.... Mas no fundo de seu coração havia algo que o impedia: ele não podia atacar aquela coisa caída na poeira, abandonada, arruinada, absolutamente desgraçada.” ) e mais do que Bilbo, ele percebeu que Gollum, era uma vítima do anel, Frodo se deu conta que poderia ser ele, ou alguém que amasse. Acredito também que a visão de Gollum e a sua total ruína, serviram como motivação para que Frodo resistisse com mais vontade ao domínio do anel. Foi isso que o levou a ser misericordioso com ele e não as palavras de Gandalf.
     
  14. Flamner

    Flamner Usuário

    Devemos nos lembrar que Gandalf foi um sábio, ele iluminava os caminhos e pensamentos dos que estavam a sua volta.Quando ele disse que Gollum seria importante, é claro que isso influenciou Frodo, aliado à sua inteligência e visão de que Gollum seria mais uma vítima do anel.
    E Frodo, como toda a história conta, não é perfeito, ou melhor, suas fraquezas o tornam um herói perfeito, o herói real, por isso concordo que Frodo não falhou em sua missão.Foi mais uma força externa(a do anel) do que sua própria vontade.Ou ele não tacaria se estivesse em "sã conciência"?
     
  15. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Ele não tacou. :gotinha:
     
  16. Flamner

    Flamner Usuário

    Porque não estava totalmente são.
     
  17. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Foi na sua totalidade. Supondo as consequências como frutos de ações, não é possível separar sua Piedade para com Gollum, do resultado final (acidente/previdência) quando Gollum caiu na Fenda.

    O ponto central da bela justificativa do Professor está aqui:

    Chamo atenção para o último parágrafo. Neste caso, podemos quase fazer uma ligação com os mártires e santos católicos cujo sacrificio em prol de um bem maior os glorificou.

    Estando no limite máximo de sua vontade e resistência física, não raro não é mais possível "voltar atrás" para muitos mártires. Decerto que há sacríficio mas normalmente antes de começar a flagelação, num momento onde nossas faculdades mentais e o grito primal de sobrevivência ainda não exerce sua poderosa influência em nossa vontade.

    Neste ponto, Frodo não tem essa vantagem dos mártires de continuar com o flagelo, mesmo quando o corpo grita e implora para que páre. Há para ele sempre o "voltar atrás", mesmo que racionalmente não haja. O flagelo pode ser parado para Frodo, enquato que se houver carrrasco e amarras, o mártir não pode escapar de sua decisão se ele se arrepender.

    Neste ponto, Frodo foi realmente muito longe, talvez mais até do que muitos mártires conseguiriam caso houvesse uma forma de escapar.

    Neste caso, a vitória moral de Frodo pode até ultrapassar de muitos mártires conhecidos se bobear.
     
  18. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Frodo NÃO falhou por si só. mas foi fraco, fraco como qualquer mortal (com excessão dos anões, talvez) ao não resistir ao poder do anel. Pelo menos em minha opinião.
     
  19. Gwen

    Gwen Usuário

    8-) Na minha opinião, Frodo não fracassou 8-) pois como já foi referido, Frodo empenhou-se durante toda a jornada, sempre resisitiu ao poder do Anel e foi bondoso e sentiu compaixão por Gollum; como já antes Bilbo tinha sentido. Foi a bondade, a compaixão, a lealdade e a preserverança que, na minha opinião, destruíram o Um.

    É verdade que Frodo reclamou o Anel para si, mas foi logo atacado por Gollum! Se tal não tivesse acontecido, o mais provável era que Frodo, ao sentir Sauron e ao saber que não tinha força para o vencer (mesmo com o Anel), tivesse feito o mesmo que Gollum: Frodo, incapaz de se desfazer do Anel, ter-se-ia atirado para a lava com ele, para o destruir!

    Ao empreender essa jornada, Frodo pensou muitas vezes que iria ter de dar a sua vida, em sacrifício! :( E em certa medida, isso aconteceu :| pois Frodo deu tudo o que tinha, deu o seu melhor :wink: se ele foi recebido e tratado por Aragorn, Gandalf, Elrond e todos os outros como um herói, bem... para mim ele também é um herói 8-) De todo, pessoalmente acho que ele não falhou :wink:
     
  20. Karnillë

    Karnillë Geologista

    Frodo

    Infelizmente Frodo cedeu, mas com muita coragem ele enfrentou o perigo, Frodo era apenas um Hobbit, um pequeno, mas de muita atitude.
     

Compartilhar