• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artaqueti Valinórëo 01 - A NOVA SOMBRA

Dyeison disse:
Pode ser, mas então não podemos comparar então Sauron com Hitler, pois todos nos sabemos oque Hitler fez, mas alguns o veneram, ja nessa sua hipotese, eles tinham poucas ideias.
Mas entao,por sabermos que existem cultos de personalidade a Hitler mantemos nossos ouvidos antentos.Agora sobre os cultos de personalidade que existiam na Idade Antiga nao sabemos praticamente nada,prova disso eh a incerteza sobre a historia de Cristo,exatamente por nbao haver mais a necessidade de nos protegermos de tais cultos.
 
Devem ser cultos as antigas sombras, devem ser pessoas que se dizem "sarcedotes" do escuro algo assim
 
Dando uma rodada pela Valinor (para procurar o texto que virá a ser o 3º a se debater no Artaqueti), encontrei um escrito pelo Michael Martinez o qual eu não me lembrava, e que teria sido muito bom que tivesse sido sugerido como leitura complementar. De qualaquer forma, vou deixar aqui o link para o texto, e aproveitar para citar alguns trechos interessantes que têm ligação com aquilo que foi discutido aqui ao longos desses quinze dias de debate sobre "A Nova Sombra".

A Quarta Era de Tolkien

Seguem aí trechos do texto do Martinez:


Michael Martinez disse:
Desafortunadamente para os fãs curiosos, Tolkien achou que o encanto da Terra-média morreu com Aragorn. Após seu tempo "as dinastias descendentes de Aragorn tornaram-se apenas reis e governadores - como Denethor ou pior." [Tolkien, "Letters", p. 344].
Vou aproveitar e transcrever essa carta do Tolkien aqui, visto que é pequena (obrigado ao Deriel que me deu uma força):

256 - De uma carta para Colin Bailey, 13 de Maio de 1964
[Um comentário de Tolkien sobre a estória não finalizada 'A Nova Sombra'. Veja tambpém a carta 338]

"Eu comecei uma estória situada cerca de 100 anos após a queda de Mordor, mas ela se mostrou sinistra e depressiva. A partir do momento em que estamos tratando com Homens é inevitável que nós devemos nos interessar pela mais lamentável característica de sua natureza: sua rápida saturação com o bem. De modo que o povo de Gondor em tempos de paz, justiça e prosperidade, se tornassem descontentes e irrequietos - enquanto as dinastias descendentes de Aragorn tornaram-se apenas reis e governantes - como Denethor ou pior. E eu percebi mesmo tão cedo que sugia um enredo conspiratório, sobre um centro secreto de uma religião Satânica; enquanto garotos Gondorianos brincavam de ser Orcs e saindo afora causando danos. Eu poderia ter escrito um 'thriller' sobre a conspiração e sua descoberta e derrubada - mas seria apenas isso. Nada de muito valor em se fazer."


Quanto à época em que o texto se passa,
Michael Martinez disse:
Existe um problema em se datar a história; contudo, Tolkien originalmente a colocou 100 anos após a Queda de Sauron, ao início do reino de Eldarion, mas anos mais tarde mudou o tempo para 100 anos após a ascensão de Eldarion ao trono.

Na carta que eu mostrei acima, datada de Maio de 1964, Tolkien afirma que o texto se passa 100 anos após a queda de Mordor. Mas em uma carta de Junho de 1972 (a carta 338 para Douglas Carter que a carta 256 indicava para que se desse uma olhada), ele já diz que 'A Nova Sombra' se passa 100 anós após a morte de Aragorn, o que então elimina aquela discussão acerca da falha por parte de Tolkien (nos apêndices de SdA ele afirma que Aragorn deu a coroa a Eldarion antes de morrer. Se 'A Nova Sombra' se situasse no reinado de Eldarion após 100 anos da queda de Mordor teríamos uma inconsistência, visto que Aragorn se encontrava vivo nessa época).


Solucionado o problema com a data, vem o problema com o personagem central da trama, Borlas, como Martinez aponta:
Michael Martinez disse:
Contudo, Tolkien manteve Borlas como personagem principal, e alguém pode perguntar porque ele fez isso. Borlas deveria estar com cerca de 200 anos, o que é um tempo inacreditavelmente longo mesmo para um Dúnadan viver, a menos que fosse descendente de Elros.
Em seguida, o colunista já ´sugere que Tolkien provavelmente perceberia isso e mudaria o grau de parentesco de Borlas com Beregond:
Michael Martinez disse:
Provavelmente Borlas teria se tornado o neto ou bisneto de Beregond.


Martinez depois comenta acerca do tal 'culto satânico':
Michael Martinez disse:
Mas agora os homens estavam sussurrando sobre um novo líder, Herumor [que significa "Senhor Negro" em Quenya], ao redor do qual um culto se formara [Tolkien o chamou de culto Satânico, e presumivelmente seria uma restauração da adoração a Melkor]
A suposição de Martinez é mesmo muito boa, na minha opinião. Na época em que Sauron esteve em Númenor ele incitara os Númenóreanos a adorarem Melkor, e é bem provável que tenha feito o mesmo na Terra-Média, ou seja, Melkor seria o Deus e Sauron seria aquele que levaria seus adoradores pelo "caminho de Melkor". sauron seria algo como o "sumo sacerdote", mas Melkor é quem era adorado, e mesmo com a queda de Sauron, o culto ao "Deus Negro" teria se mantido, e estaria ganhando forças na nova Gondor pós-Elessar.


Martinez aproveita para ir mais longe, agora fazendo suposições acerca do quse seria 'o velho mal' que Borlas dizia estar percebendo que retornara:
Michael Martinez disse:
Por exemplo, em The Peoples of Middle-earth nós aprendemos que Durin VII o rei dos Anões que estava destinado a restaurar os Anões barbalonga em Moria, seria provavelmente o filho de Thorin III Elmo-de-pedra, o filho de Dain II Pé-de-ferro. (...) Portanto, Durin VII tornou-se Rei sob a Montanha por volta do ano 100 da Quarta Era.

Quando os Barbalonga retornaram a Moria? Talvez no início do reino de Durin, mas provavelmente não antes da morte de Aragorn. Sem dúvida o evento ocorreu antes do ano 172 da Quarta Era, quando Findegil fez a última anotação na Cópia do Thain do Livro Vermelho do Marco Ocidental. Então, a recuperação de Moria provavelmente aconteceu entre os anos 120 e 172. Tal evento pode ter resultado, talvez, na última guerra com Orcs antes do tempo de The New Shadow. Borlas, o idoso protagonista de The New Shadow, poderia ter percebido "o velho mal", que aparentemente era o mal representado pelos verdadeiros Orcs, antigos servos de Sauron, e outras criaturas. Talvez ele tivesse lutado contra essas criaturas em sua juventude.

Martinez ainda dá outras sugestões (baseando-se em uma carta onde Tolkien afirma que durante o reinado de Aragorn algumas expedições foram feitas para vencer inimigos:
Michael Martinez disse:
Embora Faramir provavelmente tenha completado a maioria das funções necessárias, senão todas elas, seus sucessores podem ter lutado contra os Orcs nas Ephel Duath, as Montanhas da Sombra. E pode ser que o Príncipe de Ithilien [Faramir ou seus sucessores] tenha comandado quaisquer forças expedicionárias enviadas para ajudar a livrar a área dos Orcs. Expedição semelhante pode ter sido feita aos Vales do Anduin, para auxiliar os Anões Barbalonga a limpar Moria. Borlas, como um oficial na Companhia Branca, teria sido um candidato ideal a membro em tal expedição.


Adiante, o colunista chega a sugerir que Criaturas Tumulares poderiam ter envolvimento:
Outra possível fonte para o antigo mal que Borlas reconheceu ao final do fragmento de The New Shadow poderiam ser os Espectros Tumulares. (...)

Aragorn reconstruiu a antiga cidade de Annuminas ao norte do Condado, e visitou a região no ano 15 da Quarta Era. Gandalf contou ao Cervejeiro Carrapicho que, no devido tempo, muitas pessoas migrariam pela Estrada verde para recolonizar as antigas terras de Arnor. Aragorn parece ter se concentrado nas áreas norte primeiramente, mas a seu tempo Cardolan pode ter sido recolonizada também. Uma antiga tentativa durante o 19°. século da Terceira Era foi frustrada pelos Espectros, então Aragorn [ou Eldarion] provavelmente teria que lidar com eles em algum momento. Novamente, Borlas pode ter sido parte desta expedição.

E um Espectro faz certamente mais sentido para um culto Satânico do que a mera presença de orcs em Gondor. Sauron era associado com feitiçaria e necromancia, e era servido por muitos espíritos, não apenas os Nazgul. Embora os Nazgul tenham sido reduzidos à impotência quando o Um Anel foi destruído, os Espectros Tumulares e outros espíritos podem ter continuado a perturbar os vivos por muitos séculos ainda. Se Herumor e seus seguidores tivessem encontrado e envolvido-se com um Espectro, o terror que ele poderia exercer e o poder que ele possuiria seriam consideráveis.

O que era um Espectro? Tolkien na verdade não esclarece. Eles eram espíritos que originalmente vieram de Angmar e Rhudaur. No ano da Grande Praga [1636 da Terceira Era], Rhudaur havia sido abandonado há tempos, mas o povo das colinas que havia suplantado dos Dunedain em uma aliança secreta com Angmar praticava feitiçaria, e sem dúvida isto significa que eles invocavam e lidavam com espíritos ao serviço de Sauron. Os Espectros eram provavelmente estes espíritos, mas nós não sabemos que espíritos eles eram. É mais provável, pelos poderes exibidos pelo Espectro que capturou Frodo, que os espíritos fossem de elfos corrompidos [escravizados por Melkor na Primeira Era] ou Maiar menores, não tão poderoso quanto, digamos, um Balrog, nem mesmo como um Nazgul, mas mais poderoso que os espíritos dos Homens.

No Morgoth"s Ring, Christopher Tolkien publicou um ensaio de seu pai, onde J.R.R. Tolkien discutia o esvair-se dos Elfos. Após a derrota final de Melkor, Eonwe viajou por toda a Terra-média e novamente chamou todos os Elfos para que migrasse a Aman. Embora muitos recusassem, foram colocados sob a maldição dos Valar, de que deveriam se esvair e eventualmente tornar-se espíritos desincorporados se ao final não cruzassem o Mar. Este processo de esvair-se parece ter sido necessário para induzir os Elfos a deixarem a Terra-média, que estava em tempo de se tornar de posse dos Homens. Mas neste ensaio, Tolkien sugere que alguns Elfos se recusaram a deixar a Terra-média mesmo quando o esvair-se tornou-se inevitável, e a seu tempo se tornaram assombrações residindo em regiões que uma vez habitaram. Tais espíritos algumas vezes eram contatados por homens, através da feitiçaria ou necromancia, e eles poderiam até mesmo ter permitido a estes espírito possuí-los.

É concebível, portanto, que o culto Satânico tivesse alguma coisa a ver com a comunicação com Elfos que se esvaíram [assumindo que algum Elfos tivesse se esvaído a este tempo]. Por outro lado, Elfos podiam morrer por acidente ou na guerra, e quando isto acontecia, eles não precisavam responder ao chamado de Mandos se não desejassem eventualmente reencarnar. É dito que muitos dos Avari fizeram esta escolha, e o que era arriscado no tempo do reino de Melkor pode ter se tornado menos arriscado mais tarde. Então, alguns dos mais amargos e malignos Elfos poderiam ter permanecido na Terra-média após a morte, talvez envolvendo-se com o culto de Herumor.
É bom lembrar que o que o Michael Martinez escreve é a opinião dele sobre os fatos. Isso não quer dizer que as coisas "foram assim". Martinez é apenas um estudioso, mas por melhor e mais informado que seja, ele não é Tolkien, e não tem poder para "bater o martelo".
 
Unholy Master disse:
Sobre a questao da "perda" de memoria, na minha opiniao isso se deve ao fato de nao haver mais a necessidade de lembrança de tais fatos ruins.Podemos ver que enquanto o Inimigo,fosse ele Sauron ou Melkor,as memorias e fatos nao se perdiam facilmente,provavelmente devido a necessidade de " aprender com os erros".Nao havendo mais Inimigo algum,pelos menos nao um que se mostre,nao ha mais a necessidade de aprendizagem com os erros historicos passados.

Eu concordo com sua hipótese, mas não com o modo como você a explica.
Acho que os homens param, aos poucos, de contar as histórias de que não necessitam mais, e por isso a memória se perde. Mas isso não passa a acontecer apenas em um tempo posterior. Se você ler o diálogo de Finrod e Andreth, vai ver que eles levantam uma hipótese sobre os homens terem esquecido a origem da sombra que se abate sobre eles.
 
Na realidade, eu acho que pode ser que os homems do campo (Eu li o texto, e temos apenas uma visao rural) tenham um certo desinterece nesses assuntos. NÃo sabemos oque se passava em Minas Tirith, Osgiliath, Umbar, Pelargir e outras grandes cidades gondorianas.
Pode ser que la (pela grande numero de numenorianos), as pessoas ainda se interecem pelas tradições.
 
Cinceramente, acho que esse Michael Martinez viajou demais ou supor que Criaturas Tumulares poderiam ter envolvimento (elas não tem todo esse poder, serem incluidas na classe dos Maiar :eh: ). Acho que a hipotese mais coerente com a descição de Tolkien é um culto de homens comuns (isso ficou claro na carta), um fruto de um mal plantado por Sauron quando ainda estava na Terra-Média.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo