1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Artaqueti Valinórëo 01 - A NOVA SOMBRA

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Pandatur, 17 Out 2004.

1. Pandatur

Pandatur Usuário

Salve salve!

Tenho o prazer agora de abrir o tópico para a discussão do 1º texto do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    !

Como combinado, o texto escolhido para o primeiro debate foi
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , proveniente do “The Peoples of Middle-Earth”, 12º Volume da série "History of Middle-Earth" (HoME).

Iniciemos, portanto, a discussão!

EDIT:

Só para lembrar que o texto 02, que será debatido daqui a 15 dias já foi escolhido. O link a seguir tem os dados detalhados:

Há também agora o
    para que ninguém se perca.

2. Mith

Mith This server is too busy!

Opa, logo após o Salão das Árvores já vou dar as minhas opiniões sobre o texto! :mrgreen:

3. Pandatur

Pandatur Usuário

Vou começar a discussão apenas com um comentário de uma parte logo no primeiro parágrafo do texto que não sei se muitos prestaram atenção. É dito que (grifo meu) "Este conto se inicia nos dias de Eldarion, filho daquele Elessar de quem as histórias têm muito a dizer. Cento e cinco anos se passaram desde a queda da Torre Negra, e a história daquele tempo é pouco lembrada pela maioria do povo de Gondor;"

Por "dias de Eldarion" podemos subentender que o conto se passa na época do reinado de Eldarion, senão Tolkien teria escrito "nos dias do Rei Elessar".
    Mas, se "A Nova Sombra" se passa 105 anos após a Queda da Torre Negra (que ocorreu em 3019 TE), então estaríamos siruados no ano 103 da Quarta Era (visto que a Terceira Era termina oficialmente no ano 3021, dois anos após a queda de Barad-dûr).

Se Eldarion já era rei, então Aragorn já havia lhe entregado a coroa e o cetro e se deitado em Rath Dínen. Porém, "O Senhor dos Anéis" nos informa que Aragorn morreu no ano 120 QE, 15 anos após o tempo em que acontece "A Nova Sombra"!

Temos aí então uma falha do professor? Teria ele feito confusão?

4. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

Não creio que isso seja impossível. Tolkien podia ser o escritor mais perfeccionista do mundo, mas fica claro que ele não tinha revisado o texto quando o abandonou.

5. Décimo

Décimo The Swanson Code

Bom, isso foi um erro de Tolkien ao escrever o texto, mas na minha opinião sem dúvida teria sido corrigido quando Tolkien fizesse uma eventual revisão ao texto, algo que não aconteceu devido a desistresse por parte de Tolkien em desenvolver a Quarta Era e esta história.

Tolkien revisava muitas vezes os seus textos, devido ao seu perfeccionismo, e é por isso que poucos ou quase nenhuns erros encontramos nos seus livros; nunca tendo revisado o texto, é normal que este possa apresentar anomalias que entrem em conflito com a obra publicada.

6. Witchking

Witchking Usuário

mas fora os supostos erros de Tolkien, gostaria d levantar outra kestaum: a grande veia d suspense do professor... pra mim, esse eh um dos melhores textos q já li até hj d Tolkien, justamente por acabar com um suspense q talvez nunca se esclareça...

7. BLIND WIZARD

BLIND WIZARD Ice Ice Baby

Esse texto é muito bom mas possui umas passagens complicadas,como:

Não consegui entender isso direito.

8. Pandatur

Pandatur Usuário

Isso se refere ao comentário logo assima desse trecho, onde é dito que alguns marinheiros e uma pequena embarcação da Esquadra desapareceram em Ethir.

Borlas diz o seguinte para si mesmo:

O trecho que você cita, Blind, pelo que entendi é Borlas ainda refletindo, sobre as palavras que seu filho Berelach lhe disse sobre o tal incidente, pelo que ouvira de um sub-oficial.

9. BLIND WIZARD

Na parte que eu grifei o que ele quis dizer com brincadeira?

10. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Nunca saberemos o fim, se é que existe um. Fico pensando se os hobbits apareceriam nessa nova empreitada_ ou ainda os elfos que já não existiam na Terra-média.
    Bem, decepções a parte, achei interessante o personagem que Tolkien escolheu para a historia: o filho de um personagem secundário de SdA. Afinal Beregond não teve muito destaque na Guerra do Anel. E fico pensando como seria o filho de Aragorn, o Rei Eldarion. Será que era tão valente e imponente quanto o pai?

Panda, acho que a questao da data foi mesmo um erro ocrrido por falta de revisão.

1- Acho que isso seria explicado mais tarde, se Tolkien continuasse escrevendo a historia. Ou talvez esse texto nao fosse o inicio da historia e os "marinheiros perdidos" fossem ser citados antes do dialogo entre Saelon e Borlas.
    2- A TM tinha Costas Orientais??? :o?:

11. BLIND WIZARD

Não era o mar era o Anduin.

12. Smaug

Smaug Cacho

Sim, a Terra Média tinha costas orientais. Eram pra lá de Rhûn, no leste. Só não aparece isso nos mapas impressos nos livros por alguma questão de espaço. Quando você olhar uma imagem do mundo de Arda verá que TM será mostrado como um grande continente.

13. BLIND WIZARD

Mas ele não se refere a isso, como eu já disse se refere oa Anduin (fozes do Anduin) ou no maximo a algum lugar na Baía de Belfalas.

14. Smaug

Smaug Cacho

Sim, eu sei disso Blind, porém a pergunta em questão que surgiu para o Snaga era se existiam costas na TM na parte leste. Pois o mapa confunde um tanto, acredito que isso ocorreu com o Snaga. :wink:

15. Eli Nerwen

Eli Nerwen Usuário

Eu não consegui encontrar isso agora, mas não há nenhuma chance de Aragorn ter passado o poder para o filho antes de morrer?(não consigo adimitir que o Professor tenha errado...)

Esse texto aí é realmente muito bom, ótimo pontapé inicial para os debates. Pena que Tolkien não tenha terminado de escrevê-lo...
    Mas o que tem aqui na Valinor é tudo o que foi divulgado, ou tem mais coisa que não pôde ser publicada aqui?

16. BLIND WIZARD

Não o proprio texo cita a morte de Aragorn.

17. Tilion

Tilion Administrador

Fora que no Apêndice A, na história de Aragorn e Arwen, é dito que Aragorn passou a coroa para o filho quando já estava deitado sobre o túmulo. Eis o porquê da contradição.

Tolkien obviamente havia se esquecido dessa parte dos Apêndices quando escreveu A Nova Sombra. Caso ele resolvesse terminar o texto, uma revisão do mesmo poderia lhe mostrar o engano e ele provavelmente o consertaria, como o fez no caso do Glorfindel.

18. Pandatur

Pandatur Usuário

O trecho em negrito do seu post é um comentário do sub-oficial dizendo que os homens que desapareceram provavelmente foram navegar sem permissão e sem um piloto, ou seja, não era nada sério, e como as costas ocidentais são perigosas eles acabaram por se perder nas águas.

Como o Cachopardo disse, para além, no Leste, havia sim costas orientais. Mas o texto se refere a Ethir, as fozes do Anduin, como o Blind Wizard disse. Ou seja, são as costas ocidentais das fozes do rio que são citadas, não as costas ocidentais da Terra-Média.

19. Smaug

Smaug Cacho

Lendo aqui o texto eu percebi uma coisa que também reforça a idéia de quem a parte que o Panda citou seja um erro, porém pode ser equivoco meu:

Mais adiante no texto aparece o seguinte:

"Por quê, aqueles que ouviram o chamado do nome, claro," respondeu Borlas sem se perturbar. "Eles naõ são muitos ainda, para or contra todo o povo de Gondor, mas o número esta aumentando. Nem todos estão contentes desde que o Grande Rei morreu, e alguns agora estão com medo."

Sendo assim eu quero fazer algumas observações ao mesmo tempo com perguntas:

Fato é relatado que Elessar morreu no ano 120 da QE, porém o conto passa-se no ano de 105. Até aí tudo bem. Agora, quem seria o "Grande Rei" que eu grofei no texto ? Seria Elessar ? Ou é equivoco meu ?

Pois se for Elessar, Tolkien errou nas datas dos anos, sendo que Borlas estaria se referindo a morte do Grande rei, que na minha opinião é o Aragorn, certo ? Conseguem captar a essência da coisa ?

20. BLIND WIZARD

O Grande Rei é mesmo Elessar, Tolkien se confundiu (errou).

Compartilhar