• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Artaqueti Valinórëo 01 - A NOVA SOMBRA

Pandatur

Usuário
Salve salve!

Tenho o prazer agora de abrir o tópico para a discussão do 1º texto do Artaqueti Valinórëo!

Como combinado, o texto escolhido para o primeiro debate foi "A nova Sombra", proveniente do “The Peoples of Middle-Earth”, 12º Volume da série "History of Middle-Earth" (HoME).

Iniciemos, portanto, a discussão!


EDIT:

Só para lembrar que o texto 02, que será debatido daqui a 15 dias já foi escolhido. O link a seguir tem os dados detalhados:
Artaqueti Valinórëo: Texto 02

Há também agora o Catálogo de textos para que ninguém se perca.
 
Opa, logo após o Salão das Árvores já vou dar as minhas opiniões sobre o texto! :mrgreen:
 
Vou começar a discussão apenas com um comentário de uma parte logo no primeiro parágrafo do texto que não sei se muitos prestaram atenção. É dito que (grifo meu) "Este conto se inicia nos dias de Eldarion, filho daquele Elessar de quem as histórias têm muito a dizer. Cento e cinco anos se passaram desde a queda da Torre Negra, e a história daquele tempo é pouco lembrada pela maioria do povo de Gondor;"

Por "dias de Eldarion" podemos subentender que o conto se passa na época do reinado de Eldarion, senão Tolkien teria escrito "nos dias do Rei Elessar".
Mas, se "A Nova Sombra" se passa 105 anos após a Queda da Torre Negra (que ocorreu em 3019 TE), então estaríamos siruados no ano 103 da Quarta Era (visto que a Terceira Era termina oficialmente no ano 3021, dois anos após a queda de Barad-dûr).

Se Eldarion já era rei, então Aragorn já havia lhe entregado a coroa e o cetro e se deitado em Rath Dínen. Porém, "O Senhor dos Anéis" nos informa que Aragorn morreu no ano 120 QE, 15 anos após o tempo em que acontece "A Nova Sombra"!

Temos aí então uma falha do professor? Teria ele feito confusão?
 
Temos aí então uma falha do professor? Teria ele feito confusão?

Não creio que isso seja impossível. Tolkien podia ser o escritor mais perfeccionista do mundo, mas fica claro que ele não tinha revisado o texto quando o abandonou.
 
Bom, isso foi um erro de Tolkien ao escrever o texto, mas na minha opinião sem dúvida teria sido corrigido quando Tolkien fizesse uma eventual revisão ao texto, algo que não aconteceu devido a desistresse por parte de Tolkien em desenvolver a Quarta Era e esta história.

Tolkien revisava muitas vezes os seus textos, devido ao seu perfeccionismo, e é por isso que poucos ou quase nenhuns erros encontramos nos seus livros; nunca tendo revisado o texto, é normal que este possa apresentar anomalias que entrem em conflito com a obra publicada.
 
mas fora os supostos erros de Tolkien, gostaria d levantar outra kestaum: a grande veia d suspense do professor... pra mim, esse eh um dos melhores textos q já li até hj d Tolkien, justamente por acabar com um suspense q talvez nunca se esclareça...
 
Esse texto é muito bom mas possui umas passagens complicadas,como:

"A paz torna as coisas frouxas," ele disse, eu me lembro, na voz de um sub-oficial. "Bem, eles se foram em alguma brincadeira de si próprios, eu suponho - amigos em um dos portos mais ocidentais, talvez - sem permissão e sem um piloto, e afundaram. Serviu muito bem para eles. Nós temos tão poucos marinheiros de verdade nestes dias. Peixe é mais rentável. Mas pelo menos todos sabem que as costas ocidentais não são seguras para os amadores."

Não consegui entender isso direito.
 
Isso se refere ao comentário logo assima desse trecho, onde é dito que alguns marinheiros e uma pequena embarcação da Esquadra desapareceram em Ethir.

Borlas diz o seguinte para si mesmo:

"Eu falei para Saelon de Pelargir, citando Berelach. Ocorreram algumas pequenas inquietações no Ethir: alguns marinheiros desapareceram, e também uma pequena embarcação da Esquadra. Nada demais, de acordo com Berelach.

O trecho que você cita, Blind, pelo que entendi é Borlas ainda refletindo, sobre as palavras que seu filho Berelach lhe disse sobre o tal incidente, pelo que ouvira de um sub-oficial.
 
Nunca saberemos o fim, se é que existe um. Fico pensando se os hobbits apareceriam nessa nova empreitada_ ou ainda os elfos que já não existiam na Terra-média.
Bem, decepções a parte, achei interessante o personagem que Tolkien escolheu para a historia: o filho de um personagem secundário de SdA. Afinal Beregond não teve muito destaque na Guerra do Anel. E fico pensando como seria o filho de Aragorn, o Rei Eldarion. Será que era tão valente e imponente quanto o pai?

Panda, acho que a questao da data foi mesmo um erro ocrrido por falta de revisão.

"A paz torna as coisas frouxas," ele disse, eu me lembro, na voz de um sub-oficial. "Bem, eles se foram em alguma brincadeira de si próprios, eu suponho - amigos em um dos portos mais ocidentais, talvez - sem permissão e sem um piloto, e afundaram.¹ Serviu muito bem para eles. Nós temos tão poucos marinheiros de verdade nestes dias. Peixe é mais rentável. Mas pelo menos todos sabem que as costas ocidentais² não são seguras para os amadores."

1- Acho que isso seria explicado mais tarde, se Tolkien continuasse escrevendo a historia. Ou talvez esse texto nao fosse o inicio da historia e os "marinheiros perdidos" fossem ser citados antes do dialogo entre Saelon e Borlas.
2- A TM tinha Costas Orientais??? :o?:
 
Snaga disse:
2- A TM tinha Costas Orientais??? :o?:

Sim, a Terra Média tinha costas orientais. Eram pra lá de Rhûn, no leste. Só não aparece isso nos mapas impressos nos livros por alguma questão de espaço. Quando você olhar uma imagem do mundo de Arda verá que TM será mostrado como um grande continente.
 
Mas ele não se refere a isso, como eu já disse se refere oa Anduin (fozes do Anduin) ou no maximo a algum lugar na Baía de Belfalas.
 
Sim, eu sei disso Blind, porém a pergunta em questão que surgiu para o Snaga era se existiam costas na TM na parte leste. Pois o mapa confunde um tanto, acredito que isso ocorreu com o Snaga. :wink:
 
Se Eldarion já era rei, então Aragorn já havia lhe entregado a coroa e o cetro e se deitado em Rath Dínen. Porém, "O Senhor dos Anéis" nos informa que Aragorn morreu no ano 120 QE, 15 anos após o tempo em que acontece "A Nova Sombra"!
Eu não consegui encontrar isso agora, mas não há nenhuma chance de Aragorn ter passado o poder para o filho antes de morrer?(não consigo adimitir que o Professor tenha errado...)

Esse texto aí é realmente muito bom, ótimo pontapé inicial para os debates. Pena que Tolkien não tenha terminado de escrevê-lo...
Mas o que tem aqui na Valinor é tudo o que foi divulgado, ou tem mais coisa que não pôde ser publicada aqui?
 
Eu não consegui encontrar isso agora, mas não há nenhuma chance de Aragorn ter passado o poder para o filho antes de morrer?(não consigo adimitir que o Professor tenha errado...)
Não o proprio texo cita a morte de Aragorn.
'Nem todos estão contentes desde que o Grande Rei morreu, e alguns agora estão com medo."
 
Fora que no Apêndice A, na história de Aragorn e Arwen, é dito que Aragorn passou a coroa para o filho quando já estava deitado sobre o túmulo. Eis o porquê da contradição.

Tolkien obviamente havia se esquecido dessa parte dos Apêndices quando escreveu A Nova Sombra. Caso ele resolvesse terminar o texto, uma revisão do mesmo poderia lhe mostrar o engano e ele provavelmente o consertaria, como o fez no caso do Glorfindel.
 
BLIND WIZARD disse:
Na parte que eu grifei o que ele quis dizer com brincadeira?
O trecho em negrito do seu post é um comentário do sub-oficial dizendo que os homens que desapareceram provavelmente foram navegar sem permissão e sem um piloto, ou seja, não era nada sério, e como as costas ocidentais são perigosas eles acabaram por se perder nas águas.

Snaga disse:
2- A TM tinha Costas Orientais??? :o?:
Como o Cachopardo disse, para além, no Leste, havia sim costas orientais. Mas o texto se refere a Ethir, as fozes do Anduin, como o Blind Wizard disse. Ou seja, são as costas ocidentais das fozes do rio que são citadas, não as costas ocidentais da Terra-Média.
 
Lendo aqui o texto eu percebi uma coisa que também reforça a idéia de quem a parte que o Panda citou seja um erro, porém pode ser equivoco meu:

Panda disse:
"O Senhor dos Anéis" nos informa que Aragorn morreu no ano 120 QE, 15 anos após o tempo em que acontece "A Nova Sombra"!

Mais adiante no texto aparece o seguinte:

"Por quê, aqueles que ouviram o chamado do nome, claro," respondeu Borlas sem se perturbar. "Eles naõ são muitos ainda, para or contra todo o povo de Gondor, mas o número esta aumentando. Nem todos estão contentes desde que o Grande Rei morreu, e alguns agora estão com medo."

Sendo assim eu quero fazer algumas observações ao mesmo tempo com perguntas:

Fato é relatado que Elessar morreu no ano 120 da QE, porém o conto passa-se no ano de 105. Até aí tudo bem. Agora, quem seria o "Grande Rei" que eu grofei no texto ? Seria Elessar ? Ou é equivoco meu ?

Pois se for Elessar, Tolkien errou nas datas dos anos, sendo que Borlas estaria se referindo a morte do Grande rei, que na minha opinião é o Aragorn, certo ? Conseguem captar a essência da coisa ?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo