• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arsène Lupin (Maurice Leblanc)

Para os fãs de Sherlock Holmes essa série é indispensável, tanto que esse charmoso ladrão francês enfrenta Herlock Sholmes (se escreve assim mesmo) e o considera seu pior inimigo. Já li algumas das suas obras, infelizmente perdemos os posts da Luciane, que nos passou mais livros da série.

ARSENE_LUPIN_LADRAO_DE_CASACA_1254549209P.jpg


Bem, segue uma pequena sinopse para quem se interessou:

Ladrão de Casaca surgiu em 1907 com o título francês Arsène Lupin, gentleman-cambrioleur, ou seja Arsène Lupin, ladrão-cavalheiro.

Surgiu por encomenda para a revista francesa "Je Sais Tout": Pierre Lafitte, o editor da revista, encomendou a Maurice Leblanc uma novela policial, cujo herói fosse para a França o que eram para a Inglaterra Sherlock Holmes (de Sir Arthur Conan Doyle) e A. J. Raffles ao mesmo tempo.

Nasceu assim Arsène Lupin, personagem vivo, audacioso, impertinente, desafiando sem cessar o Inspetor Ganimard, arrastando corações atrás de si, zombando das posições conquistadas e ridicularizando os burgueses, socorrendo os fracos, Arsène Lupin é um Robin Hood da Belle Époque.

Como não poderia deixar de ser, Lupin se defronta diversas vezes com o maior detetive de todos os tempos, seu rival "Herlock Sholmes" (nome de Sherlock Holmes na obra de Leblanc), e cria várias situações embaraçosas para o grande detetive de Doyle. Lupin tinha uma característica peculiar: avisava sempre a vitíma antes do roubo. Mas, independentemente dos esforços da polícia, Lupin sempre "adquiria" o que queria.
(Wiki)

Alguns livros da série:


  • [*]A rolha de cristal
    [*]Arsène Lupin contra Herlock Sholmes
    [*]Ladrão de Casaca
    [*]813
    [*]a agulha oca
    [*]A Condessa de Cagliostro
    [*]A Vingança da Cagliostro
    [*]As 8 Pancadas do Relógio
    [*]O Estilhaço de Granada
    [*]O Paiol de Pólvora
    [*]O Segredo de Eunerville
    [*]Os Dentes do Tigre
  • Os Três Crimes de Arsène Lupin
  • As Confidências de Arsène Lupin

PS: os livros em negrito são os que já li.
 
Recuperei alguns posts do tópico:
- Primeiro post (Lelolelélêlegal) em 14-10-2009
- Último post (luciane) em 18-02-2010

Lelolelélêlegal disse:
Ainda não li, mas me falaram maravilhas dessa série. Vou atrás ( o problema é só a grana pra dar conta de tanto livro
icon_mrgreen.gif
).
Tem também o filme, que vou tentar assistir no próximo fim de semana.

Rafaela disse:
Lelolelélêlegal disse:
Ainda não li, mas me falaram maravilhas dessa série. Vou atrás ( o problema é só a grana pra dar conta de tanto livro
icon_mrgreen.gif
).
Tem também o filme, que vou tentar assistir no próximo fim de semana.

Lelo, esse livro é fácil encontrar em bibliotecas. E esqueci de falar dos filmes
icon_chuckel.gif
!

Lelolelélêlegal disse:
É que esse tipo de livro é bom a gente ter, né?
smile.gif
Eu gosto de reler, principalmente livros com esse tema.

Tem mais de um filme?

Rafaela disse:
Tem sim.

As Aventuras de Arsene Lupin (1957)

Arséne Lupin-O Ladrão mais Charmoso do Mundo (2004)

O Segredo de Mamo (1978)

Ladrão de Casaca (1955) - de Alfred Hitchcock

arsene_061229121133400_lupin_wideweb__300x375.jpg

Aielicram disse:
Mais uma vez a Rafa trazendo boas indicações de livros!
O problema é dar conta de achar/comprar/ler todos...
Mas vou pôr na lista de livros a ler e quando der quero ler alguns!

SrFA disse:
Sempre tive a curiosidade de ler, entretanto o dificil é achar o_O

Rafaela disse:
Esses livros são fáceis de encontrar em sebos e bibliotecas. Só falta 1 para eu ler da coleção: As confidências de Arsène Lupin, pois só esse não tem na biblioteca (para quem mora aqui na zona sul de SP, tem a maioria na biblioteca do Sacomã).

luciane disse:
Bom, para a coleção Arsène Lupin ficar completa, restam:
A Rival de Arsène Lupin;
A Ilha dos Trinta Ataúdes- segunda parte de Estilhaço de Granada;
Os 3 Crimes de Arsène Lupin- segunda parte de 813;
A moça dos Olhos Verdes;
O segredo de Florence;
Arsène Lupin na Pele da Polícia;
O estilhaço de Obus;
A câmara da Morte;
Estes livros vc acha em bibliotecas, mas a série completa é complicado. Já li quase toda a coleção e posso emprestar a quem se interessar. Eles são maravilhosos e uma raridade. Suas capas são pintadas a mão e eram publicados pela extinta editora Vecchi, na Rua do Resende, RJ. O filme O ladrão mais charmoso do mundo, não faz juz ao Arsène Lupin dos livros, engenhoso, inteligente, bem humorado, voraz e nada ingênuo, claro, que os fatos relatados no filme acontecem durante sua juventude, mas mesmo assim, poderiam ter explorado mais. E a idéia de colocar o pai da personagem como grande vilão não colou pq nos livros Lupin faz alusão ao pai com sendo seu herói. Curiosidade: O paiol de Pólvora e O Segredo de Eunerville, foram publicados após a morte de Leblanc.

luciane disse:
Ah, me esqueci: a coleção completa soma 33 livros da série Arsène Lupin, mas a Nova Fronteira só publicou estes que vc Rafaela, citou. Estou muito feliz de encontrar quem partilhe de minha paixão.


Mais dois livros da coleção: A Mulher de Dois Sorrisos e Aventuras de Arsène Lupin.

Mi Müller disse:
Báh mas uma série para correr atrás
nod.gif
e o moço me ganhou: Ele é francês XD

estrelinhas coloridas...

Rafaela disse:
luciane disse:
Ah, me esqueci: a coleção completa soma 33 livros da série Arsène Lupin, mas a Nova Fronteira só publicou estes que vc Rafaela, citou. Estou muito feliz de encontrar quem partilhe de minha paixão.

Nossa Luciane, fiquei pasma agora!!!
susto.gif
Adoro o Arsène Lupin, e agora que vc falou que a coleção tem mais livros vou correr atrás!!! Valeu mesmo!!!
highfive.gif

LucasCF disse:
Não estão todos publicados no Brasil?

luciane disse:
Todos estes livros foram publicados na década de 40 no Brasil, lançados todos ao mesmo tempo, pele Vecchi. Em alguns sebos vc os encontra com as páginas coladas. Uma raridade, um deleite, para quem como eu ama os livros, isso signifaica que os livros jamais foram lidos, sequer abertos, eu comprei 5 livros da séria nestas condições.


Relendo minhas pesquisas da adolescência lembrei de algo: o livro O Segredo de Eunerville, publicado após a morte de Maurice Leblanc, estava inacabado quando o autor morreu e foi terminado por seu filho Claude Leblanc, foi uma forma de dar fim a estória e um final glamuroso ao maior ladrão de todos os tempos. Porque matá-lo, isso ele não conseguiria. Bom não contarei o final, mas a gente sente vontade de reler toda a série novamente, e acredite eu fiz isso.

Mi Müller disse:
luciane disse:
Todos estes livros foram publicados na década de 40 no Brasil, lançados todos ao mesmo tempo, pele Vecchi. Em alguns sebos vc os encontra com as páginas coladas. Uma raridade, um deleite, para quem como eu ama os livros, isso signifaica que os livros jamais foram lidos, sequer abertos, eu comprei 5 livros da séria nestas condições.

Agora fiquei ainda mais interessada, adoro "arqueologia de livros" vou garimpar em sebos também... achei muito interessante!

estrelinhas coloridas...

Rafaela disse:
Mi Müller disse:
luciane disse:
Todos estes livros foram publicados na década de 40 no Brasil, lançados todos ao mesmo tempo, pele Vecchi. Em alguns sebos vc os encontra com as páginas coladas. Uma raridade, um deleite, para quem como eu ama os livros, isso signifaica que os livros jamais foram lidos, sequer abertos, eu comprei 5 livros da séria nestas condições.

Agora fiquei ainda mais interessada, adoro "arqueologia de livros" vou garimpar em sebos também... achei muito interessante!

estrelinhas coloridas...

Realmente. Vou fazer um, tour pelos sebos do centro!
smile.gif


Luciane, se der, tira umas fotos deles e posta aqui!

luciane disse:
Segue a relação dos livros por ordem de publicação. Faltam alguns que eu não consegui encontrar ainda para completar os 33 da série. Estes são os que possuo:

Arsène Lupin Ladrão de Casaca;
Arsène Lupin contra Sherlock Holmes;
813;
Os 3 Crimes de Arsène Lupin;
A Agulha Oca;
A rival de Arsène Lupin;
A Moça dos Olhos Verdes;
A Mulher de Dois Sorrisos;
As 8 pancadas do relógio;
As confidências de Arsène Lupin;
A rolha de Cristal;
A Condessa de Cagliostro;
A Vingança da Cagliostro;
O Segredo de Florence;
A câmara da morte;
O estilhaço de granada;
A Ilha dos trinta Ataúdes;
O estilhaço de Obus;
Os dentes do Tigre;
As aventuras de Arsène Lupin
Arsène Lupin na pele da polícia;
O paiol de Pólvora;
O Segredo de Eunerville.

Rafaela disse:
Luciane, vc que gosta do Arsène Lupin, já leu Sherlock Holmes? Eu adoro e graças a ele que me interessei pelo Lupin! É maravilhoso tb!

LucasCF disse:
luciane disse:
Arsène Lupin contra Sherlock Holmes;

Não é Herlock Sholmes? ~^

Aliás, vai rolar foto da coleção?

luciane disse:
É Herlock Sholmes é o vício de escrever certo. Vou mandar, é que eu não sei fazer esse trem, daqui a pouco mando.


Já li alguns livros de Sherlock Holmes, Mas não muitos.
 
Que legal, nem sabia que tinha edições em português. Pensava que era mais uma lacuna cultural nossa.

Se bem que edições tão antigas... Acho que é uma lacuna mesmo ter edições esgotadas para algo tão popular lá fora.

Talvez procure depois.
 
Estou lendo As confidências de Ársene Lupin. Estava com saudades desse salafrário francês... XD Muito legal esse livro e ele como sempre um ciníco inveterado. São vários contos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo