• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arquivos da Força Aérea dos EUA sobre OVNIs vão para a web

Pearl

Usuário
Em clima de relançamento do Arquivo X :lol:

.................................................

São Paulo - Os entusiastas da ufologia poderão se aprofundar ainda mais no tema agora.

Arquivos do Blue Book project, um projeto da Força Aérea dos Estados Unidoslançado para investigar relatos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs), foram disponibilizados em um banco de dados on-line.

De acordo com a CNN, após 15 anos de solicitações do entusiasta John Greenewald, ele conseguiu reunir mais de 10 mil PDFs com quase 130 mil páginas a respeito de casos relacionados a objetos que poderiam ser extraterrestres.

Cada documento descreve um caso diferente, e traz detalhes inclusive de investigações de casos famosos nos EUA, como o incidente de Exeter, o caso Kenneth Arnold e o caso Mantell.

Antes, documentos desse tipo estavam disponíveis apenas em microfilmes do Arquivo Nacional de Washington ou em sites dedicados ao tema, muitas vezes sem acesso livre.

"Acho que esse material poderia ser acessível", disse Greenewald, que afirma ser o primeiro a compilar cada documento do projeto. Mesmo assim, ele acredita que esses arquivos são "apenas a ponta do iceberg".

O projeto, que durou de 1947 a 1969 no quartel-general da Força Aérea em Ohio, foi encerrado após avaliação de que nenhuma informação relevante foi obtida.

FONTE
 
Um dos autores do livro abaixo disse uma vez sobre as tribulações das investigações da força aérea americana. Que havia desde o começo um racha de dois grupos de oficiais em que um coletava dados reais do jeito certo e outras se esforçavam para apagar e desacreditar as testemunhas e os pesquisadores por meio de mentira insinuando que era tudo sempre ilusão.


Nas palavras dele por causa das constantes tentativas de abafar, encobrir ou desbancar casos reais ocorreu de a própria marinha americana iniciar uma espécie de rivalidade contra a força aérea e criar o próprio "log" de casos ufológicos porque a marinha passou a não confiar nos desbancadores da força aérea uma vez que havia muita gente interessada em encobrir "na cara de pau" até mesmo sinais fortes como registros de radar e marcas em solo.

Segundo ele foi difícil descobrir isso e que o arquivo deles (da marinha) era mantido com muita reserva e de forma independente (obedecendo a outras instâncias superiores diferentes da força aérea).

Vale ler um pouco da história:

http://thebiggeststudy.blogspot.com.br/2013/06/society-for-scientific-exploration.html

Por causa desse tipo de problema é que nomes como o Colégio Invisível passaram a existir para tocar entre acadêmicos de universidades a pesquisa que o governo teimava em transformar em piada.
 
Aproveito esse tópico para deixar aqui um dos melhores textos ever do Gizmodo: O Paradoxo de Fermi: onde é que estão as outras Terras?

É um excelente exercício lógico sobre a vida extraterrestre.
é legal pensar no paradoxo do fermi e lembrar de mass effect.

btw, o projeto de catalogar UFOs no EUA era para verificar até aonde as pessoas sabiam de projetos de espionagem, que iam desde lançamento de foguetes, balões sonda a aviões espiões (u-2, a-12/sr-71), a fim de controlar qualquer possível vazamento.
 
é legal pensar no paradoxo do fermi e lembrar de mass effect.

btw, o projeto de catalogar UFOs no EUA era para verificar até aonde as pessoas sabiam de projetos de espionagem, que iam desde lançamento de foguetes, balões sonda a aviões espiões (u-2, a-12/sr-71), a fim de controlar qualquer possível vazamento.

Nossa que legal! O que mais me chamou atenção nos documentos que eu li não foi a expectativa de achar alguma coisa, eu não acho que algum relato ali vai ter alguma prova da existência de UFOs, mas em como os EUA são meticulosos. Eles criaram um formulário padrão com uma série de informações tipo fonte, número de objetos, tempo de observação, curso, foto, etc e eu pensei, será que nossa força aérea tem algo do tipo? Também tem um formulário de entrevista padrão em alguns casos. Agora eu entendi. Está explicado.

Será que até hoje é assim? Mas acredito que se eles ainda recolhem esse tipo de informação o número de fotos e vídeos devem ter aumentado horrores.
 
Com relação a fotos e vídeos infelizmente existe a fama de que são boas evidências, mas a verdade é que até mesmo entre ufólogos que são a favor dos pousos elas estão, dentro da hierarquia de evidências, lá embaixo na escala de valor e até mesmo entre círculos de esotéricos a percepção tem sido a mesma. Ficam atrás dos relatos e desenhos dos operadores de radar, exames de campo (marcas de pouso, radioatividade), entrevistas diretas, etc...

O método correto e científico é diferente e não era seguido pelos desabancadores oficiais da força aérea. Para conseguir uma boa investigação o que os bons ufólogos fazem é realizar entrevistas individuais e cruzar as informações pra verificar as testemunhas (nos casos verdadeiros elas sempre batem como toda entrevista policial).

Normalmente polarização sempre foi ridícula (ou é tudo et ou é tudo artificial ou é tudo espírito) mas é mais provável que apenas uma parte dos avistamentos seja realmente artificial no sentido humano (feita pelo homem tipo projetos secretos).

Tem alguns vídeos no youtube com entrevistas de dezenas de testemunhas da operação Prato. Se derem um olhada o valor já é bem maior porque nas imagens os traços e feições no rosto das pessoas (olhos, bocas, gestos) indicam que elas estão recuperando informações da memória e não criando da cabeça e também são demonstrações de expressões espontâneas que são totalmente diferentes de pessoas coagidas ou associadas com objetivo de mentir socialmente.

Outro mito comum é dizer que pilotos experientes ao verem ovnis podem ter visto o planeta Vênus e se confundido. Ora, mesmo entre os militares os pilotos veteranos internacionais são classificados como testemunhas de primeira categoria pelo governo, incapazes de serem iludidos facilmente por algo tão básico como um corpo celeste ou evento natural. E no entanto a primeira coisa que os safados fazem é querer descreditar da forma mais baixa possível seja pessoas simples, seja profissionais. Por isso eu entendo o quanto a Marinha deve ter ficado desconfiada ao ver a cortina de mentira e conveniência em torno do assunto.

Existe algo muito podre, coisa de vilão mesmo lá dentro da USAF.
 
Outro mito comum é dizer que pilotos experientes ao verem ovnis podem ter visto o planeta Vênus e se confundido. Ora, mesmo entre os militares os pilotos veteranos internacionais são classificados como testemunhas de primeira categoria pelo governo, incapazes de serem iludidos facilmente por algo tão básico como um corpo celeste ou evento natural.
piloto não confunde venus?
eu já confundi, mas esse canadense aqui então ó:
http://edition.cnn.com/2012/04/17/travel/canada-disoriented-pilot/
 
Pilotos (principalmente veteranos com milhares de horas em vôos internacionais) tem muito mais crédito como testemunhas do que leigos. E não é a toa. É diferente de dizer que não confundem.
eu sou piloto, e eu já confundi.
o canadense tem milhares de horas e confundiu.
é comum confundir estrelas com aeronaves, principalmente em ambiente de fadiga.

testemunhas oculares não são confiáveis. nunca foram e nunca serão.
 
eu sou piloto, e eu já confundi.
o canadense tem milhares de horas e confundiu.
é comum confundir estrelas com aeronaves, principalmente em ambiente de fadiga.

testemunhas oculares não são confiáveis. nunca foram e nunca serão.

Atenção com "nunca" e "sempre". Se testemunhas oculares tivessem zero de confiabilidade elas não seriam chamadas para depoimentos. E entre testemunhas existe separação entre graus de confiabilidade, adulto, criança, idoso, portador de deficiência psicológica. Você não pode dizer que toda testemunha é igual assim como pilotos não são iguais em relação a pessoas comuns e mesmo entre eles existem níveis e preconceitos. Até entre casos e casos existem diferenças e com uma vida de trabalho é impossível se ver tudo.
 
Atenção com "nunca" e "sempre". Se testemunhas oculares tivessem zero de confiabilidade elas não seriam chamadas para depoimentos. E entre testemunhas existe separação entre graus de confiabilidade, adulto, criança, idoso, portador de deficiência psicológica. Você não pode dizer que toda testemunha é igual assim como pilotos não são iguais em relação a pessoas comuns e mesmo entre eles existem níveis e preconceitos. Até entre casos e casos existem diferenças e com uma vida de trabalho é impossível se ver tudo.
http://www.apa.org/monitor/apr06/eyewitness.aspx da uma lida quando envolve distância.

nenhum piloto, mesmo com visão 20/20 é visto como confiável, principalmente para determinar detalhes de objetos longes, por maior que sejam. quero ver um piloto diferenciar a 500m um airbus a320 e um a319. imagina ver algo "não humano"

Sem prova, testemunha ocular não é confiavel. ponto final. piloto é pior ainda. tudo mentiroso (me incluo)
 
http://www.apa.org/monitor/apr06/eyewitness.aspx da uma lida quando envolve distância.

nenhum piloto, mesmo com visão 20/20 é visto como confiável, principalmente para determinar detalhes de objetos longes, por maior que sejam. quero ver um piloto diferenciar a 500m um airbus a320 e um a319. imagina ver algo "não humano"

Sem prova, testemunha ocular não é confiavel. ponto final. piloto é pior ainda. tudo mentiroso (me incluo)

E ainda assim as caixas pretas sempre precisam da confiabilidade das palavras do piloto. Os relatórios das torres também. Todos precisam de algum grau de confiança ou então não seria possível sequer acreditar que o piloto está vendo o painel, o que tornaria as próprias caixas pretas inúteis. Não importa o que se diga do ideal de provas (ou da orgia no uso delas).

É por causa disso que um piloto de caça tem permissão de pegar um avião civil mais simples pra pilotar, porque se confia mais nos olhos, sentidos e treinamento dele assim como se confia mais em um piloto de linha comercial internacional que em um piloto de teco teco. Mas já estou sendo repetitivo, novamente, comparado ao discernimento de um civil ignorante em terra o valor de testemunho e confiabilidade é sempre menor.
 
então, tenho um grupo do face que criei pra discutir esses assuntos de ovni's e tals, quem quiser entrar me avisa que eu add... é até bom, pq ainda não tem mta gente, queria fazer uma coisa com um pessoal mais ativo e tals...
 
E ainda assim as caixas pretas sempre precisam da confiabilidade das palavras do piloto.
não precisam. os gravadores de voo apenas gravam os dados de voo, divididos em dados de voo e conversação na cabine. ela não tem função nem valor juridico. existem apenas para registrar os momentos que antecedem um acidente/incidente grave. só quem tem acesso a caixa preta é investigador de acidente e em condições normais, mecanico.
qualquer tentativa de acesso não autorizado e não documentado de gravador de voo é visto como crime (tentativa de sabotagem). nem mesmo para auditoria interna da empresa é possivel acessar os dados dos gravadores.

Os relatórios das torres também.
Por questão estrutural (responsabilidade legal), toda comunicação em frequência publicada precisa ser gravada. sua real função é registrar comunicações entre pilotos-controladores a fim de criar um registro temporal e legal de ações tomadas antes/durante/após acidentes aéreos, além de gerar provas em caso de violação das regras do ar.

Todos precisam de algum grau de confiança ou então não seria possível sequer acreditar que o piloto está vendo o painel, o que tornaria as próprias caixas pretas inúteis.
Não torna, porque o sistema é redundante. em aeronaves de categoria de transporte de passageiros precisam de 2 gravadores, o de voz e o de dados.
adiciona que nenhum piloto tem tempo livre o bastante para ficar zuando gravação de voo, além de ser controlado por no minimo 6 microfones espalhados na cabine.
a confiabilidade não é no registro, mas no que é dito. um piloto canadense, experiente, confundiu vênus com um avião em sentido oposto.

É por causa disso que um piloto de caça tem permissão de pegar um avião civil mais simples pra pilotar, porque se confia mais nos olhos, sentidos e treinamento dele assim como se confia mais em um piloto de linha comercial internacional que em um piloto de teco teco. Mas já estou sendo repetitivo, novamente, comparado ao discernimento de um civil ignorante em terra o valor de testemunho e confiabilidade é sempre menor.
sabe o que acontece quando um piloto militar pega um avião civil sem o treinamento?
19111_pt-tys_florianopolis_12abr80_01.jpg
E não, piloto de caça algum tem permissão para acessar ou tomar posse de qualquer avião civil, seja ele simples (teco-teco) ou complexo.
ele precisa passar por treinamento e adaptação.

Todo piloto, civil ou militar, só pode operar as aeronaves da qual ele está habilitado e que sua licença de voo permita. Pessoas já morreram porque militares assumiram o comando de uma aeronave a jato

você está sendo burro e falando de algo que não sabe e muito menos domina e tomando como verdade.
 
então, tenho um grupo do face que criei pra discutir esses assuntos de ovni's e tals, quem quiser entrar me avisa que eu add... é até bom, pq ainda não tem mta gente, queria fazer uma coisa com um pessoal mais ativo e tals...

Se vocês conseguirem mais material da operação Prato além daquele que está no arquivo nacional me avisem. Baixei as fotos coloridas e os documentos e formulários de lá mas fico pensando nos vídeos que eles não colocaram porque a estrutura do site e do governo ainda não suportam.
** Posts duplicados combinados **
não precisam. os gravadores de voo apenas gravam os dados de voo, divididos em dados de voo e conversação na cabine. ela não tem função nem valor juridico. existem apenas para registrar os momentos que antecedem um acidente/incidente grave. só quem tem acesso a caixa preta é investigador de acidente e em condições normais, mecanico.
qualquer tentativa de acesso não autorizado e não documentado de gravador de voo é visto como crime (tentativa de sabotagem). nem mesmo para auditoria interna da empresa é possivel acessar os dados dos gravadores.


Por questão estrutural (responsabilidade legal), toda comunicação em frequência publicada precisa ser gravada. sua real função é registrar comunicações entre pilotos-controladores a fim de criar um registro temporal e legal de ações tomadas antes/durante/após acidentes aéreos, além de gerar provas em caso de violação das regras do ar.


Não torna, porque o sistema é redundante. em aeronaves de categoria de transporte de passageiros precisam de 2 gravadores, o de voz e o de dados.
adiciona que nenhum piloto tem tempo livre o bastante para ficar zuando gravação de voo, além de ser controlado por no minimo 6 microfones espalhados na cabine.
a confiabilidade não é no registro, mas no que é dito. um piloto canadense, experiente, confundiu vênus com um avião em sentido oposto.


sabe o que acontece quando um piloto militar pega um avião civil sem o treinamento?
Ver anexo 61001
E não, piloto de caça algum tem permissão para acessar ou tomar posse de qualquer avião civil, seja ele simples (teco-teco) ou complexo.
ele precisa passar por treinamento e adaptação.

Todo piloto, civil ou militar, só pode operar as aeronaves da qual ele está habilitado e que sua licença de voo permita. Pessoas já morreram porque militares assumiram o comando de uma aeronave a jato

você está sendo burro e falando de algo que não sabe e muito menos domina e tomando como verdade.

Não servem apenas pra gravar e você sabe disso. Pessoas perdem empregos por elas. Máquinas são controladas por interesses humanos e você leu o manual todo e está dizendo que pensa que só acontece aquilo que está lá dentro. É exatamente isso que você dá a entender com texto que não existe contexto e gravador é ele sozinho e basta obedecer ordens no conforto da simulação.

Chamar de burro é fácil. Mas quando resolve insultar nem parou pra pensar que os princípios aeronáuticos são ainda mais rígidos quanto mais complexa a aeronave. Ou vai negar? E um piloto de caça que caiu com um avião civil vale tanto quanto dizer que existem maus pilotos que ignoram os fundamentos em aviões de qualquer porte.
 
Última edição:
Pilotos (principalmente veteranos com milhares de horas em vôos internacionais) tem muito mais crédito como testemunhas do que leigos. E não é a toa. É diferente de dizer que não confundem.

Você não pode dizer que toda testemunha é igual assim como pilotos não são iguais em relação a pessoas comuns e mesmo entre eles existem níveis e preconceitos. Até entre casos e casos existem diferenças e com uma vida de trabalho é impossível se ver tudo.

Então. se pilotos não são iguais entre si porque você falou que pilotos (coletivo) tem mais crédito do que pessoas "comuns"? Estou com o Omykron nessa. Pessoas se confundem. Ilusões acontecem com todos. Se um cientista ou militar treinado vê algo numa situação que não está dentro de condições controladas, estressantes, isso não significa que obviamente o que ele viu é real. Tem tanta chance de ser real quanto de não ser. Dependendo da estranheza a probabilidade pende pra não ser real.
 
Então. se pilotos não são iguais entre si porque você falou que pilotos (coletivo) tem mais crédito do que pessoas "comuns"? Estou com o Omykron nessa. Pessoas se confundem. Ilusões acontecem com todos. Se um cientista ou militar treinado vê algo numa situação que não está dentro de condições controladas, estressantes, isso não significa que obviamente o que ele viu é real. Tem tanta chance de ser real quanto de não ser. Dependendo da estranheza a probabilidade pende pra não ser real.

Sabe que ele também disse que todos os pilotos são mentirosos, não? Colocando eles no mesmo nível de um pescador falando em pegar um peixe grande. Mas ainda não se viu um pescador ter que tomar conta de vidas humanas ou que um relato de pescador estimulasse que um mecânico fosse buscar defeitos em partes de um avião caído.

Muito simples e por várias razões. Sempre recai sobre eles bem mais responsabilidades de atenção que em uma pessoa comum. E quanto mais sofisticada e perigosa a máquina sob o comando do piloto maior a exigência de um corpo perfeito com visão, audição e raciocínio rápido e claro.

Aliás espero muito que não encontre um piloto com esse grau de ingenuidade porque só ser piloto não autoriza a pessoa esquecer que o básico na hora de relatar o percurso do vôo se aplica do porte pequeno ao grande, e mais que isso que a descrição precisa ser ainda mais fiel quando a pessoa pode parar numa corte marcial.

O agricultor que retira minerais do solo não pede licença do ministério de minas, a pessoa que lança papel na lixeira usa o espaço aéreo de forma não autorizada e da mesma forma caixa preta não serve só de registro só porque se lê no manual. Se não tiver ninguém pra dar crédito e confiabilidade todos viram selvagens.
 
Última edição:
Então. se pilotos não são iguais entre si porque você falou que pilotos (coletivo) tem mais crédito do que pessoas "comuns"? Estou com o Omykron nessa. Pessoas se confundem. Ilusões acontecem com todos. Se um cientista ou militar treinado vê algo numa situação que não está dentro de condições controladas, estressantes, isso não significa que obviamente o que ele viu é real. Tem tanta chance de ser real quanto de não ser. Dependendo da estranheza a probabilidade pende pra não ser real.

e quando é mais de uma dessas pessoas treinadas? Igual um caso de avistamento que teve aqui em foz em 1985, foi o piloto, o co-piloto, o terceiro membro da cabine (não sei o nome que dão, mas é usado em vôos internacionais e antigamente era em nacionais tb) e a torre (pelo radar) avistaram um OVNI, ilusão coletiva e do aparelho? Teve um caso em um aeroporto da Inglaterra em que o piloto deixou de decolar por causa de vários OVNI's na cabeceira da pista, depois os funcionários da torre viram e até o metereologista do aeroporto viu.

Tem mais muito caso estranho, mas o que as pessoas até hoje não entendem: não é pq é um OVNI que é um objeto voador controlado por alienígenas, pode ser várias coisas, OVNI é simplesmente um objeto que não conseguimos identificar.

Edit: Esqueci de citar uma coisa que aconteceu comigo: eu já fiz curso teórico de piloto privado, uma vez perguntei brincando pra um dos meus professores (que era controlador de vôo) o que eu teria que fazer se eu avistasse um OVNI, ele disse que a melhor coisa era ficar quieto, pois vários pilotos avistam OVNI's todos os dias, mas se vc assumir abertamente será ridicularizado e as empresas não gostam quando o piloto assume, pois ao fazer isso a empresa é "ridicularizada". Meio estranho...
 
nao-pode-se-1.jpg
ele continua!



Não servem apenas pra gravar e você sabe disso.
servem para o que? engravidar comissárias?
Pessoas perdem empregos por elas.
pessoas perdem o emprego por deliberadamente desligarem gravadores de voo, ou tentar acessar os dados sem motivo aparente (violação ou fraude).
mas pelo visto você sabe de casos que ninguém na aviação sabe. ia ser interessante você contar essas estórias.

Máquinas são controladas por interesses humanos e você leu o manual todo e está dizendo que pensa que só acontece aquilo que está lá dentro.
não penso. eu vivencio o que está no manual, tal qual minha familia, que está na aviação a aproximadamente 5 décadas, ninguém nunca ouviu história de ovni de pessoas confiaceis, agora, contador de lorota tem umas 3 histórias de ovnis por ano. garanto para você.

É exatamente isso que você dá a entender com texto que não existe contexto e gravador é ele sozinho e basta obedecer ordens no conforto da simulação.
o gravador está lá fora de contexto gravando os dados das últimas 2 horas em loop (aeronaves modernas) com divisão por canal de audio nos 6 microfones nos últimos 30 minutos.
a unica ordem do gravador é gravar.

Chamar de burro é fácil. Mas quando resolve insultar nem parou pra pensar que os princípios aeronáuticos são ainda mais rígidos quanto mais complexa a aeronave. Ou vai negar? E um piloto de caça que caiu com um avião civil vale tanto quanto dizer que existem maus pilotos que ignoram os fundamentos em aviões de qualquer porte.
Vou negar. porque você está confundindo certificação com esoterismo. Os princípios aeronáuticos permanecem imutáveis, seja ele um teco-teco ou o super jumbo. eles tem de se comportar de forma genérica aos comandos executados pelo piloto, apresentar comportamentos previsíveis e constantes e sistemas que aprimorem e refinem as características aerodinâmicas de voo. O que é mais rígido quanto maior a complexidade de um aeronave são os processos de certificação. Processos estes que envolve a garantia legal do fabricante para qualquer pessoa que tenha o interesse em usar aquele veiculo por ela fabricado de que, diversos processos de analise de risco, desenvolvimento e manufatura, desgaste e utilização foram realizados e que eles atendem ou superam os mínimos requeridos para carregar pessoas.

Sabe que ele também disse que todos os pilotos são mentirosos, não?
sim. adoramos contar causos e aumentar as situações do dia a dia.
Colocando eles no mesmo nível de um pescador falando em pegar um peixe grande.
não. pilotos são piores.
Mas ainda não se viu um pescador ter que tomar conta de vidas humanas ou que um relato de pescador estimulasse que um mecânico fosse buscar defeitos em partes de um avião caído.
nenhum relato de piloto vira busca de mecânico por defeitos, seja ele pós voo ou pré voo.
para um relato de piloto ter validade ele tem de falar o sistema que apresentou erro, as condições e as medidas por ele apresentadas. O mecânico então vai fazer pesquisa (quando possível) ou libera o avião com a pane mediante a procedimentos alternativos de voo (normal).
tanto é que é por esses e outros motivos que existem investigações de acidentes aéreos. Descobrir as falhas, buscar formas de se corrigir as falhas e criar procedimentos ou rever procedimentos para que eles não ocorram. nenhum mecânico ou piloto aparece dando uma de sherlock em um acidente aéreo.

E quanto mais sofisticada e perigosa a máquina sob o comando do piloto maior a exigência de um corpo perfeito com visão, audição e raciocínio rápido e claro.
aviação militar de combate é assim, mas aviação comercial?! não. pqp, meu deus, não.
eu uso óculos. minha visão não é perfeita. meu pai de 63 anos usa óculos e não tem visão perfeita, muito menos a audição perfeita. meu irmão de 31 anos é gordo e está longe de ter raciocínio rápido e claro, muito menos corpo saudável.
Um bom piloto reage de acordo com o treinamento. Uma tripulação eficiente em emergência trabalha de forma coordenada, sem nervosismo. Um péssimo piloto é concentrador e dominador.

Por Odin, para de falar de aviação. Claramente é uma área que você não consegue dominar o básico para ser chamado de leigo.
chega. continua a sonhar que o mundo é uma grande conspiração de proteção aos alienígenas. e cuidado para não acabar "sondado" pelos homens verdes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo