• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arquitetura da Terra Média

Hm... o do Howe é verde, mas é aquele verde bem escuro. O Glaurung do Howe me lembra o Godzila, hahaha. É legal, mas eu prefiro ele menos "lagartão", se me entendem.
Mas tenho quase certeza que o Galurung que estão falando é o do Nasmith, que até está na revista Universo Fantástico... não me lembro bem se é dele, mas tem um horroroso, que é bem verde mesmo. No desenho o Túrin, que é louro ainda por cima, tira a espada do corpo do dragão.

Mudando de assunto. Inegavelmente, Tolkien tinha uma habilidade pra desenhar bem acima da média, isso é fato... ele não era nenhum pintor profissional ou grande desenhista, mas estava sim acima da média. Concordo que alguns desenhos são bem fracos, mas outros são bem legais sim, apesar de estarem longe do que fazem o Howe, o Alan lee e o Nasmith.
 
Maglor disse:
não me lembro bem se é dele, mas tem um horroroso, que é bem verde mesmo. No desenho o Túrin, que é louro ainda por cima, tira a espada do corpo do dragão.





Não só é loiro como está usando um elmo com penas muito suspeito...
:twisted: Além disso, a ESPADA NEGRA, é bem clara para mim... ;-)








Maglor disse:
Inegavelmente, Tolkien tinha uma habilidade pra desenhar bem acima da média, isso é fato...





Ele podia não ser um grande desenhista, mas se esforçava muito para expressar aquilo que ele imaginava. O que, convenhamos, não é nada fácil.
 
Morgoth fala...

Saradoc disse:
Não, não é. Orthanch por exemplo, Tolkien diz que ela era como se fosse quatro torres se unindo e formando uma só, já nos seus desenhos, a torre de Saruman mais parece um bolo de casamento. O Smaug de Tolkien não é nem um pouco assustador, aliás´chega a ser até patético. Barad-Dûr não tem nada de sinistra, parece mais uma torre medieval, Taniquetil mais parece uma ilha vulcâniva, pequena e sombria. O portão de Moria nada tem haver com a descricão do livro. Se reclamam da Lórien de PJ, devem também reclamar da Lórien de Tolkien, pois além de ser feia, não tem nada de mágica, ou menos ainda élfica.

Se Tolkien imaginou tudo daquela forma então os númenoranos, os elfos e anões não eram tão bons assim na arquitetura como Tolkien diz que eles são, pois em todas as suas gravuras a arquitetura é medíocre mesmo, com toda certeza se os ilustradores exageram quando ilustram Tolkien, então a TM não tem nenhuma riqueza de detalhes, e eu nunca iriaa querer visitar um continente como aquele. Mas como prefiro imaginar a TM mais ou menos como os ilustradores a descrevem, então imagino apenas que Tolkien não estava disposto a desenhar nos dias em que fez aquelas gravuras.

Sim, concordo com vocë. Mas o que eu quis dizer é que os desenhos de Tolkien dão a BASE do que aquilo é "realmente". Não digo que Lórien seja EXATAMENTE como Tolkien a desenhou, mas dá a base primária do seu pensamento podendo, daí, viajar em cima sem fugir de certos padrões que ele "estabeleceu", entende?

Tá, Glaurung verde e amarelo tá uma merda... mas nós podemos ter a idéia de que o Glaurung é um lagartão mais ou menos daquele estilo e não uma "lombriga" como em outros desenhos. :P
 
dermeister disse:
Maglor disse:
não me lembro bem se é dele, mas tem um horroroso, que é bem verde mesmo. No desenho o Túrin, que é louro ainda por cima, tira a espada do corpo do dragão.

Não só é loiro como está usando um elmo com penas muito suspeito...
:twisted: Além disso, a ESPADA NEGRA, é bem clara para mim...


Maglor disse:
Inegavelmente, Tolkien tinha uma habilidade pra desenhar bem acima da média, isso é fato...

Ele podia não ser um grande desenhista, mas se esforçava muito para expressar aquilo que ele imaginava. O que, convenhamos, não é nada fácil.
 
Maglor disse:
Hm... o do Howe é verde, mas é aquele verde bem escuro. O Glaurung do Howe me lembra o Godzila, hahaha. É legal, mas eu prefiro ele menos "lagartão", se me entendem.
Mas tenho quase certeza que o Galurung que estão falando é o do Nasmith, que até está na revista Universo Fantástico... não me lembro bem se é dele, mas tem um horroroso, que é bem verde mesmo. No desenho o Túrin, que é louro ainda por cima, tira a espada do corpo do dragão.

Mudando de assunto. Inegavelmente, Tolkien tinha uma habilidade pra desenhar bem acima da média, isso é fato... ele não era nenhum pintor profissional ou grande desenhista, mas estava sim acima da média. Concordo que alguns desenhos são bem fracos, mas outros são bem legais sim, apesar de estarem longe do que fazem o Howe, o Alan lee e o Nasmith.

Acho que dizer que Tolkien era um desenhista acima da média é um certo exagero, aliás um grande exagero, pois aquelas figuras qualquer um pode operar, ele é um desenhista ruim, muito ruim. São um dos piores desenhos que já ví na minha visa são aqueles, se eu desenhasse daquela forma, não me consideraria um desenhista acima da média.
 
Darth Morgoth disse:
Morgoth fala...

Saradoc disse:
Não, não é. Orthanch por exemplo, Tolkien diz que ela era como se fosse quatro torres se unindo e formando uma só, já nos seus desenhos, a torre de Saruman mais parece um bolo de casamento. O Smaug de Tolkien não é nem um pouco assustador, aliás´chega a ser até patético. Barad-Dûr não tem nada de sinistra, parece mais uma torre medieval, Taniquetil mais parece uma ilha vulcâniva, pequena e sombria. O portão de Moria nada tem haver com a descricão do livro. Se reclamam da Lórien de PJ, devem também reclamar da Lórien de Tolkien, pois além de ser feia, não tem nada de mágica, ou menos ainda élfica.

Se Tolkien imaginou tudo daquela forma então os númenoranos, os elfos e anões não eram tão bons assim na arquitetura como Tolkien diz que eles são, pois em todas as suas gravuras a arquitetura é medíocre mesmo, com toda certeza se os ilustradores exageram quando ilustram Tolkien, então a TM não tem nenhuma riqueza de detalhes, e eu nunca iriaa querer visitar um continente como aquele. Mas como prefiro imaginar a TM mais ou menos como os ilustradores a descrevem, então imagino apenas que Tolkien não estava disposto a desenhar nos dias em que fez aquelas gravuras.

Sim, concordo com vocë. Mas o que eu quis dizer é que os desenhos de Tolkien dão a BASE do que aquilo é "realmente". Não digo que Lórien seja EXATAMENTE como Tolkien a desenhou, mas dá a base primária do seu pensamento podendo, daí, viajar em cima sem fugir de certos padrões que ele "estabeleceu", entende?

Tá, Glaurung verde e amarelo tá uma m****... mas nós podemos ter a idéia de que o Glaurung é um lagartão mais ou menos daquele estilo e não uma "lombriga" como em outros desenhos. :P

Pois é Morgoth, eu acho que Tolkien é tão mal desenhista, que com algumas excessões, é impossível sequer de ter uma idéia do Tolkien queria passar através de suas gravuras horríveis.
 
Saradoc disse:
eu acho que Tolkien é tão mal desenhista, que com algumas excessões, é impossível sequer de ter uma idéia do Tolkien queria passar através de suas gravuras horríveis.

Dizer que ele é acima da media é de fato um exagero, mas dizer que ele é pessimo tambem é um exagero tãoi grande quanto. Ele apenas é mediano, no maximo. A estrutura de desenho dele é boa. Só não é incrivel.
 
Morgoth fala...

Poisé, podemos ter uma boa IDÉIA do que ele queria expressar. :)
 
Vamos lá então... tenho a impressão de que comparam o desenhista Tolkien com o Ted Nasmith. Aí realmente o nosso estimado Tolkien só rabiscava papel. Mas em relação às habilidades de alguém para o desenho, que varia do ser completamente desprovido de coordenação motora até os artistas geniais, Tolkien estava um pouco acima da média. Se algum amigo meu me mostrasse um desenho como a Lórien de Tolkien, eu diria que está muito bonito. Não chega ao nível profissional, mas está acima dos padrões normais...

Eu tomo as ilustrações do autor apenas como base para o que imagino, sempre. Cabe à imaginação melhorar as paisagens.
Mas como desenhista, Tolkien era um grande escritor mesmo.

Ah, e achei os desenhos que eu tinha falado.
O tal Glaurung-verde-com-o-Túrin-louro-e-espada-que-não-é-preta é do Darrel Sweet: http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/A... Image/Sweet 06 - O matador de Glaurung .jpg

Glaurung do Howe (acho bem melhor, mas como disse, prefiro com menos cara de lagartão): http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Artistas/John Howe/Full Image/Howe 14 - Turumbar e Glorund.jpg
 
Maglor disse:
Vamos lá então... tenho a impressão de que comparam o desenhista Tolkien com o Ted Nasmith. Aí realmente o nosso estimado Tolkien só rabiscava papel. Mas em relação às habilidades de alguém para o desenho, que varia do ser completamente desprovido de coordenação motora até os artistas geniais, Tolkien estava um pouco acima da média. Se algum amigo meu me mostrasse um desenho como a Lórien de Tolkien, eu diria que está muito bonito. Não chega ao nível profissional, mas está acima dos padrões normais...

Eu tomo as ilustrações do autor apenas como base para o que imagino, sempre. Cabe à imaginação melhorar as paisagens.
Mas como desenhista, Tolkien era um grande escritor mesmo.

Ah, e achei os desenhos que eu tinha falado.
O tal Glaurung-verde-com-o-Túrin-louro-e-espada-que-não-é-preta é do Darrel Sweet: http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/A... Image/Sweet 06 - O matador de Glaurung .jpg

Glaurung do Howe (acho bem melhor, mas como disse, prefiro com menos cara de lagartão): http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Artistas/John Howe/Full Image/Howe 14 - Turumbar e Glorund.jpg

O desenho do Nasmith parece aqueles dragões da disney, mas ficou legal( com a excessão que todos erram na cor...hehehe)
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Artistas/Ted Nasmith/Full Image/Nasmith 69 - Glaurung.jpg

Mas se formos comparar com o desenho de Tolkien, o que mais se aproximou foi o Howe(lagartão sem pescoço comprido)
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Artistas/Tolkien/Full_Image/Tolkien 12 - Glaurung.jpg
 
KADU disse:
Glaurung disse:
Mas se formos comparar com o desenho de Tolkien, o que mais se aproximou foi o Howe(lagartão sem pescoço comprido)
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Artistas/Tolkien/Full_Image/Tolkien 12 - Glaurung.jpg

Huhauhua, que desenho TOSCO! Fala sério, desenho melhor que isso.

Não sacaneia o pobre Tolkien, ele fez o possível e acertou na cor(pelo menos do corpo).

Viu como sou um dragão patriota? VERDE-AMARELO...heheheheh

Mas pelo menos, no desenho de Tolkien podemos ver que os primeiros urulókis eram "lagartões" cuspidores de fogo mesmo.

Engraçado, tinha uma passagem no Silmarillion quando Glaurung conversa com Turin onde Glaurung "se ergue" e fica alto. Eu sempre imaginei algo como ele erguendo o pescoço e olhando lá de cima para o pobre mortal..ou algo do tipo. Só não vejo como um lagarto sem pescoço se ergueria....só se ele estivesse deitado..hhehehehehe
 
Maglor disse:
Vamos lá então... tenho a impressão de que comparam o desenhista Tolkien com o Ted Nasmith. Aí realmente o nosso estimado Tolkien só rabiscava papel. Mas em relação às habilidades de alguém para o desenho, que varia do ser completamente desprovido de coordenação motora até os artistas geniais, Tolkien estava um pouco acima da média. Se algum amigo meu me mostrasse um desenho como a Lórien de Tolkien, eu diria que está muito bonito. Não chega ao nível profissional, mas está acima dos padrões normais...

Eu tomo as ilustrações do autor apenas como base para o que imagino, sempre. Cabe à imaginação melhorar as paisagens.
Mas como desenhista, Tolkien era um grande escritor mesmo.

Ah, e achei os desenhos que eu tinha falado.
O tal Glaurung-verde-com-o-Túrin-louro-e-espada-que-não-é-preta é do Darrel Sweet: http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/A... Image/Sweet 06 - O matador de Glaurung .jpg

Glaurung do Howe (acho bem melhor, mas como disse, prefiro com menos cara de lagartão): http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Artistas/John Howe/Full Image/Howe 14 - Turumbar e Glorund.jpg

Tomo como base os desenhos que eu faço e que pessoas próximas de mim fazem. Se eu mostrasse um desenho que eu faço para um meu amigo ele diria "esse você copiou de algum lugar" ou "esse não foi você que fez", agora te garanto que se mostrasse um desenho de Tolkien para um amigo meu, e eu dissesse que havia e sido eu que o tinha feito ele com certeza acreditaria e ainda por cima iria rir da minha kara e falar "que coisa horrível" modéstia parte eu desenho muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito melhor do que Tolkien, e nem por isso chego aos pés de Howe ou Nasmith, o que acontece é que a feiura dos deseenhos de Tolkien é assombrosa.
 
Nao sei, eu sempre pessei nele mais como dragao(daar) só que sem asas e menos como lagarto, uma postura um pouco mais ereta, pescoço mais fino e definido em relação ao tronco e a cabeça, pernas(membros) diateiros mais 'sofisticados' e nao como os de lagartos que realmente só servem pra locomoção. Esse desenho do Howe me faz pensar mais no Godzilla do que no Glaurung...

Um cara em que eu tiro o chapeu pros seus desenhos da Terra-Média é Luca Michelucci.

Só pra esculhambar um pouco, isso é um Balrog ou é o rei leao indo pra uma festa de fantasia? como eh que alguem tem coragem de fazer isso e acahr legal?
http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/A...ull Image/Rivoche 02 - O Balrog de Moria.jpg
 
Hm...tipo, eu tenho quase certeza absoluta que ouvi/li em algum lugar que o Glau era lagartao..mas, xa pra la, bem outra desenhista que eu acho maneira é a Natalia Nikitin, ela tem um estilo maneiro, com aquarela e tals...os desenhos sao mais suaves e etc...a Varda que ela fez é muito bonita...nao é muito perfeccionista, mas, a suavidade é o que marca....^^
 
Só uma pequena observação quanto a aparência de Glaurung. Se não me engano, Tolkien ao falar de suas andanças, diz que o Dragão rastejava o ventre asqueroso no chão. Para mim, isto indica que ele se parecia mais como um lagartão grandão.
 
Tolkien como pintor

Acho que coloquei o pior desenho de Tolkien para esse tópico. O Condado que ele desenhou para o Hobbit é muito bom. Acho que, como colocaram em cima, os desenhos de Tolkien deveriam formar a base para as artes dos outros e a partir daí, fazer algo mais elaborado. Ainda acho que a torre de Orthanc do filme (apesar de muito massa), está exagerada para o que Tolkien imaginava. Se bem que eu prefiro assim. :D
 
Galahan disse:
Só uma pequena observação quanto a aparência de Glaurung. Se não me engano, Tolkien ao falar de suas andanças, diz que o Dragão rastejava o ventre asqueroso no chão. Para mim, isto indica que ele se parecia mais como um lagartão grandão.

Bem, se querem uma confirmação melhor, Glaurung também era chamado pelos elfos de GRANDE LAGARTO DE ANGBAND.

Ass.
O próprio lagartixão :wink:
 
KADU disse:
Olha, sinceramente eu nao gosto dos traços do Tolkien. De forma alguma ele consegue passar em desenho o que descreve com palavras...prefiro arquitetura forte e imponente da Orthanc do filme do que essa simples torre desenhada por Tolkien.

Sem contar que o modo que ele desenha e o modo que ele descreve Orthac são completamente diferentes. No desenho mais parece um bolo de casamento, enquanto no livro, eu pelo menos imaginei Orthanc exatamente como no filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo