• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arnaldo Antunes

LatinoAmericano

Aqui jaz Alcarecco
Bem, Arnaldo Antunes é um cara, vamos dizer, multi-funcional, músico, cantor, compositor, poeta e escritor.

Desde os Titãs, onde já demonstrava que não era somente um cantor até os dias de hoje, Arnaldo sempre se destacou por suas letras e performances.

Discografia Titãs:
Titãs (1984)
Televisão (1985)
Cabeça Dinossauro (1986)
Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987)
Go Back (1988)
Õ Blésq Blom (1989)
Tudo ao Mesmo Tempo Agora (1991)

Discografia Solo:
Nome (1993)
Ninguém (1995)
O Silêncio (1996)
Um Som (1998)
O Corpo (2000)
Paradeiro (2001)
Tribalistas (2002) (em parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown)
Saiba (2004)
Qualquer (2006)
Ao Vivo no Estúdio (2007)

Livros:
Ou e (1983)
Psia (1986)
Tudos (1990)
As Coisas (1992)
Nome (1993)
2 ou + Corpos no Mesmo Espaço (1997)
Doble Duplo (2000)
40 Escritos (2000)
Outro (2001)
Palavra Desordem (2002)
ET Eu Tu (2003)
Antologia (2006)
Frases do Tomé aos Três Anos (2006)
Como É que Chama o Nome Disso (2006)

Das músicas eu já escutei boa parte de todas, principalmente as do Titãs. Dos livros eu já As Coisas e Frases do Tomé aos Três Anos.

Cantando Saiba:

Conhecem, gostam?
 
Última edição por um moderador:
Eu gosto muito do trabalho dele (quem me apresentou foi a Estrela =D ), tanto na poesia quanto na música. É um daqueles poetas que realmente sabem "manejar" as palavras, não ficam só rimando dor com amor e achando que estão fazendo algo lindo.
 
Então, estava lendo o excelente blog do marcelo sahea (que acabou de chegar no Meia Palavra -> http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=502&pid=6316#pid6316) e aí cheguei em um post que comentava sobre uma discussão que começou quando Arnaldo Antunes escreveu uma réplica para um artigo de Nelson Ascher, que falava basicamente sobre a questão do aquecimento global.

Enfim, a discussão acompanha quem quiser, o que queria comentar aqui é a coluna (achei o link no blog do marcelo) do Reinaldo Azevedo em resposta ao Arnaldo. Por alguma razão que desconheço, o sujeito resolveu partir para o ad hominem. Dá para ler coisas como:

O artigo do ex-titã está aqui. Como texto, eu lhe dou nota seis. Obedece aos padrões de correção da língua, mas o estilo é pobrinho. Quando dava aula de redação, alertava os alunos para o risco do “estilo cebola”, que é aquela argumentação que se vai apresentando em camadas. Compreendo: Antunes é um “poeta concreto”, né? Pensa por imagens, entendem? Rompeu com a velha tradição de fazer um parágrafo levar a outro...

E aí ele amarra as idéias com a pérola:

A pior herança do concretismo, acreditem, são seus acólitos midiáticos: medíocres, reduziram a poesia a uma conspiração de trocadilhos e a joguinhos de palavras, mas se têm na conta de grandes pensadores. Dos mestres, herdaram só a arrogância, mas não o talento; a pretensão, mas não o pensamento. Se lhes dão, como é o caso, um espaço generoso no jornal, nao conseguem ir além da redação ginasiana.

Nossa, de uma babaquice tremenda.
 
É Anica, eu estava lendo no blog do rapaz ai a mesma coisa ontem.
É engraçado como as pessoas tentam defender seus conceitos. Ambos foram bobos.
Gosto muito do Arnaldo Antunes e do Nelson Ascher eu posso dizer que a cada 10 coisas que ele fala/escreve 1 é boa.
 
Uma música que ele fez com Marisa Monte "Beija Eu", é de uma delicadeza que... nossa!
Foi a primeira vez que prestei atenção nele. Sei lá o que aconteceu, de repente ele estava com todos os que eu gostava de um jeito tão natural, que eu pensei, como não havia visto esse moço antes. Ainda não li nenhum livro dele. O destaque para mim são os Poemas Visuais, acho surreal, me agrada muito.
 
[align=justify]Confesso que até há alguns meses atrás não alimentava nenhum tipo de admiração pelo Arnaldo Antunes. Achava que ele era um artista extremamente normal e previsível. Atualmente, confesso que tinha esse pré-conceito porque não conhecia Antunes como devia conhecer.

Aqui em Belo Horizonte, a última terça-feira de cada mês, é organizado o Ofício da Palavra onde vão escritores para comentarem sobre suas obras entre outros assuntos. E antes de ir assistir a "palestra" de Antunes, me senti na obrigação de conhecê-lo um pouquinho melhor que seja. E desde então, tudo que eu pensava sobre ele mudou completamente.

É um cara extremamente criativo, que brinca e cria com as palavras, que dá um significado extremamente complexo para coisas tão simples e banais. Além de ser extremamente educado, inteligente e paciente. Conhecê-lo pessoalmente foi uma das experiências mais bacanas que já tive, pois entrei com uma visão sobre o artista e saí com outra completamente diferente. É um verdadeiro artista multi-funcional. :)
[/align]
 
Amélie disse:
acho bacana aquelas video poesias que ele faz... se eu achar alguma no you-tube, posto aqui!
[align=justify]
Também queria encontrar esses "vídeos-poesias". Procurei no youtube e não encontrei. No geral, só achei clipes mesmo. São vídeos super experimentais e criativos e lotado de criatividade! Fica a dica pra quem quiser conhecer as várias facetas do Antunes.
[/align]
 
Link para seus poemas visuais: http://www.arnaldoantunes.com.br/sec_artes_obras.php?page=1&id_type=4
 
kuinzytao disse:
Link para seus poemas visuais: http://www.arnaldoantunes.com.br/sec_artes_obras.php?page=1&id_type=4

Oh! Mui obrigada pelo site! Eu fiquei tão apegada na procura no youtube, que nem pensei em acessar o site oficial do Arnaldo Antunes!

:lol:
 
Sabe que o Arnaldo Antunes é uma das pessoas que eu menos admiro na galáxia? Acho ele pretensiosíssimo e fraco...
 
O único livro dele que eu li foi As Coisas (1992), mas não é por falta de vontade, é porque é muito difícil achá-los em bibliotecas. O ideal seria comprar, mas por enquanto não posso gastar com literatura, tenho tantos livros para comprar para a faculdade!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo