1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Armas

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Vela- o Rousoku, 26 Jan 2003.

  1. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    Bem, se temos tópico de carros, que é um assunto público, porém de maior interesse entre os homens, por quê não um sobre armas, que é ainda público mas que agrada quase tão somente a nós ?

    Eu, por exemplo, sou fanático fissurado por armas. o Joaoeb eu sei que tb é. Muitos o devem ser. Portanto... vamos às guns !

    PS: eu até postaria isso no fórum aberto... no entanto, numa época de proibição de armas, isso poderia atrapalhar a reputação da Valinor. Então acho que o melhor lugar é aqui.

    Começando: O que é calibre ?

    Conheça um pouco da história dos calibres das espingardas

    Os calibres nas espingardas – e portanto os cartuchos destinados a serem disparados nestas – não se medem ou são especificados da mesma forma que nas pistolas ou carabinas. O sistema utilizado é uma reminiscência da época dos mosquetes e das pequenas armas de carregar pela boca.
    A primeira impressão, para quem não estiver informado sobre o sistema utilizado, é que a sua nomenclatura é um tanto anárquica. Mas é completamente o contrário. Trata-se justamente da mais estabilizada e homogênea de todas as formas de expressão de um calibre, até melhor do que a de outras armas, que às vezes recebem denominações arbitrárias.

    Calibre zero, um e dois

    As armas que disparavam estes calibres foram quase todas da categoria “punt guns”, que eram pequenos canhões colocados na proa de barcaças ou botes. Essas armas tinham uma culatra como a das espingardas, mas só para efeitos de direcionar o tiro, já que estavam colocadas num suporte giratório que suportava um enorme recuo. Com um só disparo, podiam abater-se grandes quantidades de patos, por exemplo. Por isso, os calibres eram utilizados principalmente para caçadas industriais.

    Calibre 4

    O seu uso era recomendado em condições adversas para o tiro, através de matos ou florestas, ou para distâncias consideradas muito grandes para o alcance de uma espingarda. Também foi utilizado para caçadas consideradas perigosas. Não é utilizada desde a primeira década do século XX. As pressões, como norma, eram as mesmas do que para qualquer espingarda e a velocidade da carga idem, cerca de 400 m/s.

    Calibre 10

    Até a Segunda Guerra Mundial, este calibre era utilizado por caçadores, cuja principal forma de tiro era realizada a uma distância em que os cartuchos “normais” se tornavam um pouco escassos – convém ter em conta que nessa época o cartucho “mais normal”era o 16.
    A energia que possui é aproximadamente a metade do calibre 8, mas o recuo é sensivelmente inferior. Este calibre nunca teve uma difusão grande, ao contrário do 12, 16 ou 20.

    Calibre 12

    Este é, sem dúvida, o calibre mais utilizado atualmente. Mas nem sempre foi assim: até o período entre as guerras, o calibre 16 era o mais popular, tanto na Europa quanto na Ásia e na América, sendo que o utilizavam em armas para praticar tiro ao vôo.
    Quase todos os fabricantes desenvolveram canos especiais para este calibre com miras de espingarda e arma cilíndrica ou cilíndrico melhorado, destinados a disparar balas sólidas com uma extraordinária precisão tratando-se de uma espingarda.
    A sua fama foi incrementada também pelo desenvolvimento de espingardas de combate para uso policial.

    Calibre 14

    Este calibre obteve alguma fama antes da Primeira Guerra Mundial nos Estados Unidos, devido a diferença de características com o calibre 12, menor que a diferença de outras armas com o mesmo. No entanto, o seu melhor comportamento era quase igual ao calibre 16 – de fato a carga era a mesma – sendo a única vantagem a de contar com uma coluna de grãos mais curta devido ao seu maior diâmetro.
    Com a proximidade de características com os calibres 16 e 12 justificou que o calibre 14 caísse em desuso. Não devemos confundir o 14 com o 14 mm, como são conhecidos em alguns locais da América Latina os “gauge” 32.

    Calibre 16

    Esse foi o calibre mais usado durante a primeira fase das munições modernas. O seu êxito baseou-se na possibilidade de conseguir um rendimento igual ao do 12, em armas sensivelmente mais leves, e sobretudo, de linha mais esbelta. Ainda hoje as espingardas de canos paralelos ou sobrepostos de calibre 16 são esteticamente superiores do que as de calibre 12.
    Apesar de ser um excelente calibre, somente cerca de um por cento das armas vendidas anualmente são 16. Esta é a única justificativa para que fabricantes como a Remington, Winchester e a RWS continuem mantendo cartuchos deste calibre nos seus catálogos.

    Calibre 20

    Se a aceitação do 16 vai diminuindo pouco a pouco, a do 20 vem sofrendo um grande incremento. Nos EUA, o desenvolvimento de câmaras de 76 mm neste calibre foi um sucesso, e na Europa os atiradores (principalmente caçadores) estão se rendendo a este cartucho, cujas espingardas são mais leves e manuseáveis e o desempenho comparável ao dos cartuchos maiores. Ideal para disparos de curta distância, o calibre 20 são excelentes também para praticar tiro aos pratos.

    Calibre 24

    Este calibre é um dos mais práticos para caçar pequenas aves, como codornas, pombas e perdizes. O seu recuo é suave e agradável e a sua eficácia é mais do que suficiente.
    Em clubes de tiro, pode ser utilizado em algumas disciplinas, igualando-se em condições com os grandes calibres. No início do século XX foi muito utlizado e, atualmente, podem ser encontradas espingardas com este cartucho a Fiocci da Itália, a CBC do Brasil, entre outros fabricantes.

    Calibre 28

    Este é um calibre que se tornou muito popular na Europa, onde era utilizado para caça ao vôo. Nos Estados Unidos, além de ser utilizado para a caça de aves pequenas, é considerado um bom cartucho para o tiro de skeet.
    Em conjunto com o 20, o 12 e o .410 são os calibres mais comuns atualmente. Vários são os fabricantes que oferecem munições neste calibre, tanto na Europa como na América.

    Calibre 32

    As espingardas para este calibre são quase exclusivamente de origem européia. Na América, tiveram muito pouca, quase inexistente, divulgação, dependendo do local. Os fabricantes nos EUA não se interessaram muito por este calibre, e somente no Brasil pode ser encontrada alguma quantidade destas armas.
    Na Europa e na América do Sul, o calibre 32 é conhecido também como 14 mm.

    Calibre 36

    Mais conhecido como 12 mm, este calibre teve um invólucro de três polegadas ou 76 mm desenvolvido para ele, sendo o único cartucho pequeno que conta com essa característica. Este “novo” cartucho foi denominado .410 e atualmente foi adotada universalmente a medida 36 ou 12 mm para as cargas normais e .410 para as “Magnum” .
    A carga deste cartucho é sempre de chumbo fino entre os números 4 e 9. No entanto, há um capítulo à parte no que se refere à bala sólida: com estes projéteis, o .410 comporta-se de uma forma mais parecida a um cartucho de espingarda curta do que aos outros de espingarda.
    O pequeno projétil sólido (pesando entre 10 e 12 gramas) sai da boca da .410 a 560 m/s, sensivelmente mais rápido que o normal nesse tipo de arma. Também por esse motivo as pressões são um pouco maiores. Mas, em qualquer caso, se para os calibres menores que o 16 o uso de balas sólidas é desaconselhável, com o .410 podem ser utilizadas com êxito em peças de pequeno tamanho e pouco peso. Esse é mais um dos fatores que faz com que o calibre 36 sobreviva aos outros irmãos mais velhos.

    Fonte: Armas Ligeiras de Fogo – Espingardas – Número 24, Edições Del Prado.

    Já já volto com algumas fotos. Quem tiver... POSTE !
     
  2. Eu não tenho fotos, mas sou muito chegado em armas...
    O cara para quem eu alugo uma das minhas vagas da garagem, é de Departamento Anti-Sequestro...
    Todo dia eu encontro ele com o colete, e a Colt dele... :wink:
     
  3. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    PT 138 Millenium

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Calibre .380 ACP (9mm curto)

    Tiros: 12+1 com opção de 15+1
    Cano: 83 mm

    Acabamento: Oxidado ou em aço Inox
    Corpo em polímero

    ---
    PT 58 HC Plus

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Calibre: .380 ACP (9 mm curto)

    Nº de tiros: 19+1
    Cano: 102 mm

    Acabamento: Oxidado ou em aço Inox

    ---

    PT 938

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Calibre: .380 ACP (9 mm curto)

    Nº de tiros: 15+1
    Cano: 94 mm

    Acabamento: Oxidado ou em aço inox

    ---

    Carabina de pressão Delta

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Resistente e prática com excelente acabamento. Para atiradores jovens.
    Cano de aço, recoberto de polímero
    Coronha sintética
    Apoio para mira óptica
    Trava de segurança
    Alça regulável na vertical e na horizontal

    peso: 2,100 Kg
    calibre: 4,5 mm
    velocidade: 160 m/s

    ---

    Carabina de pressão semi automática Expomatic

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Rifle de ar comprimido, semi-automático, com capacidade para 25 tiros (match).
    Cano em aço e coronha em madeira de lei
    Apoio para mira óptica
    Apoio para ombro em borracha
    Alça de mira regulável
    Trava de segurança

    peso: 2,5 Kg
    calibre: 4,5 mm
    velocidade: 180 m/s

    ---

    Pistola de pressão P-800

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Simples e resistente. Desenhada para jovens atiradores.
    Cano em aço
    Trava de segurança
    Alça de mira regulável

    peso: 0,580 Kg
    calibre: 4,5 mm
    velocidade: 105 m/s

    ---

    Pistola de Pressão AF-10

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Pistola para atiradores experientes, com capacidade para 10 tiros (round).
    Cano em aço
    Isenta de vibração e recuo
    Alça de mira regulável
    Trava de segurança
    Maleta plástica para transporte

    peso: 0,590 Kg
    calibre: 4,5 mm
    velocidade: 115 m/s

    ---

    Pistola de competição Compact

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Pistola profissional para competição.
    Cano em aço
    Gatilho ajustável
    Coronha em madeira, anatômica, ajustável ao atirador
    Isenta de vibrações e recuo
    Alça de mira regulável

    peso: 0,88 Kg
    calibre: 4,5 mm
    velocidade: 120 m/s

    ===
    Fonte: Site da Taurus

    ************************

    Feanor: putz Colt é mto f.oda ! eu tenho 3 réplicas de colt's em minha coleção ! :obiggraz: mas ainda não supera a Walter :grinlove:
     
  4. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Posta uma foto duma colt .44

    Essa arma é do caralho.
     
  5. Ogden

    Ogden Usuário

    pow..
    eu tipo....
    naum gosto mto desses trem nao...
    sou mais da paz hehehehe

    mas tipo...
    aquela beretta m9 é uma belezinha q merece ser lembrada aqui... :obiggraz:
     
  6. _AsRrOuT__

    _AsRrOuT__ Usuário

    eu gosto de armas, mas naum de fogo, gosto de lanças, espadas, adagas, shourikens, nunchakus (num sei como escreve tá), etc...
     
  7. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    o título do tópico abrange qualquer arma. seja ela uma escopeta ou um shuriken. uma bazooka ou um nunchako.
    postem o que tiverem !
     
  8. NeoDeSampa

    NeoDeSampa Usuário

    meu....armas roix....mesmoq ue soh para ter de enfeite ou olhar...... armas de fogo..armas branca...curto todas.....mas sniper é algo muito loko....... meu vo tinha uma winchester ....ou seja....12 cano duplo...

    alguem sabe pq a bala da doze se divide em cinco pontos?
     
  9. Sauron- o Grande

    Sauron- o Grande Usuário

    Nem sou ligado em armas de fogo...Gosto mais de amas brancas...Mais precisamente da Europa Medieval.
     
  10. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    cara... eu nunca vi "bala" de doze. posso ser um ignorante nisso, talvez. mas se vc se refere à .12, bem, ela tem cartucho, e não bala. se se refere, finalmente, ao cartucho da .12, então eu não sei o que são esses 5 pontos.
     
  11. João E. B.

    João E. B. Usuário

    Cara, o que rola é que espingarda costuma usar chumbada. E existem vários tipos de cartucho para todos os calibres. O Cartucho 3t por exemplo consiste de 5 "balas" maiores que o chumbo de 38 mais um monte de chumbo fino para dar volume. é por isso que "saem" cinco tiros. E vela, tem bala pra espingarda sim, pesquise por balote que vc vai encontrar.
     
  12. NeoDeSampa

    NeoDeSampa Usuário

    ateh nos jogos..vc dah um tiro e o cartucho (falhas nossa) se "divide" em 5
    por isso 12 é boa pra perto..pra longe uma pt é melhor
     
  13. João E. B.

    João E. B. Usuário

    Cara, Não acredite em jogos. Depende tudo do modelo da espingarda. Uma 12 cano curto com um "choke" Feito para espalar a chumbada vai ser uma droga a longa distância. Já outra 12, cano longo e com "choke" feito para manter o agrupamento vai destruir qualquer coisa a 30 metros de distância.
     
  14. Eöl- o Escuro

    Eöl- o Escuro Usuário

    realmente num tem como acreditar mto em jogos!!!
    como um bom jogador de CS... eu sei o nome das armas pelo jogo...
    duas armas q eu piro
    Desert eagle(tah meio errado mas blz)
    AK

    ainda terei as minha armas!!!
     
  15. Eu me amarro em qualquer espécie de arma.
    Tenho uma pequena coleção de facas e canivetes, e tinha umas 4 daquelas réplicas que atiravam bolinhas e que foram proibidas depois.
    Tenho tb uma coleção de balas e cartuchos (incluindo balas de fuzis pesados).

    Se algum dia eu tiver grana o suficiente para minhas excentricidades, com certeza vou ter uma grande coleção de vários tipos de armas: espadas, arcos, bestas, machados, facas, adagas, armas japonesas e de artes marciais, armas de fogo, etc...

    E eu tb tenho 2 armas de chumbo e ambas foram citadas pelo Rousoku!
    :D

    Embora minha P-800 esteja quebrada e nunca achei um lugar onde consertassem ela...
    :(
     
  16. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Espada de Cavaleiros Templários


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Gládio, espada de generais romanos.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Heavy Metal Sword (fantasia)
     
  17. .: Tulkas Astaldo :.

    .: Tulkas Astaldo :. De volta... talvez

    Ei ei ei ei ei...

    Eu tenho uma P-800...
    Me amarro nela... Mas atiro muito mau...
    MAs com a carabina eu sou altamente preciso, e não estou exagerando...
     
  18. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    Bom Tópico, Vela!

    Eu sou um pacifista ao extremo, mas gosto de ouvir (ler) discussões sobre armas de fogo!
    Não tenho em casa nenhuma, nem tenho intenção de ter...
    Por motivos profissionais, eu aprendi a utilizar pistola semi-automática .380 e fuzil automático HK-33.
     
  19. .: Tulkas Astaldo :.

    .: Tulkas Astaldo :. De volta... talvez

    Ah sim... queria perguntar ao Vela e ao Turin e a quem mais souber...

    Tem como aumentar a pressão da p-800??? :o?:
     
  20. Cara...
    Da P-800 eu não sei...
    Como eu falei, não achei nem um lugar pra consertá-la...
    Mas acredito que tenha como sim.

    Agora eu aumentei da minha carabina. Não deu muita diferença não mas melhorou um pouco a precisão em tiros de distância mais longa.
     

Compartilhar