• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Armas de Fogo!?

Bom, o segredo para usar armas de fogo em histórias com um tom mais "medieval" é fazer com que elas não sejam elemento importante, ou sejam subjulgados com facilidade por elementos mágicos ou afins, além é claro de que sejam equipamentos extremamente rústicos, não passando normalmente de mosquetes, claro que se Rohan tivesse acesso a Mosquetes isso não teria alterado tanto a guerra, mas caso eles obtivessem AK-47 haveria um massacre. :lol:
 
Eu também acho que as armas de fogo na obra de Tolkien "estragariam" grande parte da obra! Não tanto pelo que o Veda disse:

Veda disse:
Seria uma chatice "os orcs estão invadindo Moria!" "ah, explode eles com pólvora", que merda de obra seria essa?

Quando falo em armas de fogo seriam objectos como os já referidos, mosquetes e pouco mais!

Duvido que os elfos pegassem em tais armas, até porque se elas aparecessem seria no final da terceira era pois mesmo Saruman apenas conseguiu a pólvora nesta altura. Seriam criadas, provavelmente pelo povo mais tecnológico na altura que seria, imagino os Anões de Erebor pois encontravam-se em relativa paz, ao contrário de Gondor que dificilmente se concentraria em tais descobertas e avanços científicos!

Estes anões seriam, portanto, os únicos, na guerra do Anel a usar armas de fogo! Sendo assim, lembro-me das batalhas do início do final da Idade Média em que os mosquetes matavam quase tantos do lado inimigo como aliados! Consigo imaginar até, em Erebor, um pequeno contingente de anões armados, numa reentrância qualquer da montanha, disparando para o massivo exército de orcs!

E esta imagem, devo dizer, que não me desagrada! Mas, sem dúvida, não fica bem quando associada ao trabalho de Tolkien e mesmo ao escritor pois, como todos sabemos Tolkien era "contra" a industrialização e a tecnologia e mostra isso muito bem com Saruman e Isengard!

Também imagino que para "compensar" a existência de armas de fogo, seria necessário Tolkien inserir, como o caro Tarik Khalil, algum tipo de magia ofensiva e defensiva como encontramos nos mundos já referidos de WoW e Warhammer e isso, sem dúvida empobreceria muito o legendarium pois destruiria uma das suas características mais próprias, o poder sub-criativo e a misteriosa e incompreensível natureza da dita "magia"!

Concluindo, sou um adepto desta ideia de armas de fogo em cenários medievais, MAS, apenas em certos casos e Tolkien, sem dúvida, não é um deles!

;D
 
Quem sabe se eles não possuiam tais conhecimentos, vejam Moria e as demais cidades dos anões, eram contruções magníficas que necessitavam de técnicas únicas para serem construídas, a questão acredito eu, é que eles estavam mais preocupados com as riquezas das profundezas do mundo...
 
Falando em armas de fogo no livro o hobbit logo no inicio no capitulo uma festa inesperada quando o bilbo abre a porta e os anões caem no chão o Gandalf fala:
Cuidado!Cuidado! Não é do seu feitio , Bilbo , deixar amigos esperando no capacho, e depois abrir a porta como uma Espingarda de pressão... Bom eu acho q essa expressão era para ser desconheicda na terra média...
=]
 
Falando em armas de fogo no livro o hobbit logo no inicio no capitulo uma festa inesperada quando o bilbo abre a porta e os anões caem no chão o Gandalf fala:
Cuidado!Cuidado! Não é do seu feitio , Bilbo , deixar amigos esperando no capacho, e depois abrir a porta como uma Espingarda de pressão... Bom eu acho q essa expressão era para ser desconheicda na terra média...
=]

8-O

Uma falha na obra!!! Alerta Vermelho. Defcon 1. Exigindo suporte!!!
 
Espingarda de pressão (como eu curiosamente li num post antigo, ainda hoje) poderia ser um instrumento que funcionava através do uso de pressão num cano para projectar objectos!

;D
 
Eu tenho aki em ksa uma versão do livro o hobbit em gibi....
E nele o Gandalf fala assim:
...e depois abri-la como como uma rolha...
Eu acho q essa expressão eh mais adequada.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo