• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Armas chinesas tradicionais

Bem, notei q existem muitos interessados em tal tema, praticantes de kung fu ou não, eu me interesso pelo assunto tanto no aspecto histórico, (q é o ressaltado por este tópico), quanto pelo aspecto marcial do mesmo. Este é o local para se falar de todo o arsenal chinês pré-pólvora (embora este não seja o termo mais adequado, fica ao menos elucidativo), aos interessados, postem aqui.

As armas chinesas tem uma longa história. Mas de todas elas, a que eu mais aprecio é sem dúvida a tradicional espada reta. A espada reta chinesa é muito diferente da maioria das outras espadas. Ela é fina, maleável, flexível, a mais tradicional da cultura da China. Obviamente as outras lâminas tem muita importância histórica, e surgiram de contatos com outros povos, como árabes, japoneses, e mongóis. A espada reta é uma das armas mais difíceis de serem utilizadas nas artes marciais chinesas. Formas, movimentos e respiração devem estar interligados em absoluta precisão. A lãmina torna-se uma extensão de seu braço. “Jian” é a palavra em mandarim para “espada”, (a pronúncia soa “tien”). É composta das seguintes partes:

Cabo ou punho – A maioria possúi uma ponta semi-triangular esculpida e voltada para baixo, na base inferior do cabo, para prevenir que a mão do esgrimista deslize. A empunhadura é revestida de materiais vários, como barbante de linho ou cânhamo, pele de arraia, couro de bode, ou até barbatana de peixes. Algumas tem revestimento a ouro.

Guarda – para proteger a mão e os dedos do espadachim, fica entre a lâmina e o punho. Existem dois modelos de guarda, a virada para cima, e a virada para baixo.

Lâmina – Os chineses preferem lâminas flexíveis, a lâmina em geral se afina a medida que aproxima-se da ponta. A Jian tem sempre lâmina de dois gumes.

Em determinados estilos de combate Louva-a-Deus, a empunhadura é mais longa do que o tamanho tradicional das outras espadas.

Quase sempre as lâminas chinesas tem ideogramas de adorno, ou gravuras de animais mitológicos e ferozes, como o dragão, fênix, tigres, etc...

As lâminas feitas a mão apresentavam marcas d’água. Quanto maior a presença de partículas de carbono na liga metálica, maior a flexibilidade da lâmina.

As Espadas Long-Quan se originaram de um vilarejo homônimo na província chinesa de Zhejiang, que durante a dinastia Song (960-1279), produzia lâminas excepcionais de qualidade admirada em todo o Império do Meio.

jian.jpg
 
Eu me interesso pelo aspecto ESTÉTICO =)

Eu particularmente acho muito bonito o manejo das Lanças e Alabardas, por parte dos chineses! Não que eu tenha idéia de que estilos utilizam essa arma, mas pelos filmes e jogos mesmo eu fico admirado em como eles mesclam a flexibilidade da madeira da arma, o comprimento e movimentos fluídos. Fico particularmente admirado com a noção de distanciamento dos inimigos ("quando é possível atacar com sucesso?"), a vantagem de alcance da arma e a precisão das estocadas.

A última grande utilização marcante de que me lembro foi no filme HERÓI, onde o Jet Li e supostamente vence o primeiro dos grandes mestres que ele enfrenta no filme. Esse primeiro mestre era o Donnie Yen, usando uma lança ou alabarda, não me lembro bem. Foi LINDO, como tudo no filme hehehe.
 
Última edição:
Eu particularmente acho muito bonito o manejo das Lanças e Alabardas, por parte dos chineses! Não que eu tenha idéia de que estilos utilizam essa arma, mas pelos filmes e jogos mesmo eu fico admirado em como eles mesclam a flexibilidade da madeira da arma, o comprimento e movimentos fluídos.

A última grande utilização marcante de que me lembro foi no filme HERÓI, onde o Jet Li e supostamente vence o primeiro dos grandes mestres que ele enfrenta no filme. Esse primeiro mestre era o Donnie Yen, usando uma lança ou alabarda, não me lembro bem. Foi LINDO, como tudo on filme hehehe.

Sim, de fato! :D A arma dele éra uma lança (Qiang), a alabarda se popularizou na China durante a época dos Três Reinos, devido ao general Gaun-Yu, que inventou entre outras armas a Guan-Dao, que se tornou o alabarda mais difundida entre as armas chinesas. De fato as lâminas chinesas são tão flexíveis, q durante certos movimentos mais ágeis, elas estalam com um ruído característico, causando uma impressão de poderio. :think:
 
Última edição:
Eu sempre me interesei por espadas antigas de antigos samurais que existiram na história...
Sempre achei que as espadas tinham um lado que me atraiam e quando eram acompanhadas de uma historia de um passado cheio de guerras e batalhas importantes... ISso era o melhor que me calhava na mao...
Por azar nunca consegui ter uma propria para mim...
Uma que pertencesse a um grande nome do passado...
Mas enfim, nao se pode ter tudo nesta vida
*yams*
 
Sim, é verdade. Bem, aqui está um exemplo de um modelo de Guan-Dao, a modalidade de alabarda chinesa mais famosa:

arm_306.jpg


E aqui uma representação de Guan-Yu, o superguerreiro inventor desta arma, em batalha, cavalgando seu veloz cavalo Lebre-Vermelha:

p3k_GuanYu_340.jpg


E aqui um modelo de utilização da Qiang (lança), cuja madeira tem q ser especial e trabalhado em um processo único, para adquirir flexibilidade e resistência:

qiang_demo1.jpg
 
Última edição:
Alabarda...Bonita é pouco hein? Se não jogou você devia jogar DYNASTY WARRIORS, Lobo.

O jogo tem tudo a ver com essa sua paixão =p
 
Quero o cavalo desse sujeito, é muito magnífico cavalgar num desses numa batalha! :joy:

Pelas lendas chinesas, o Lebre Vermelha seria o cavalo mais veloz do mundo, e poderia correr quase um dia inteiro sem se cansar. Mas existem outros personagens tão incríveis quanto Guan-Yu, por exemplo, o Lu-Bu, o guerreiro mais forte que já existiu em todo o império... :D

Post Original de Shazan
Alabarda... Bonita é pouco, hein? Se não jogou você devia jogar DYNASTY WARRIORS, Lobo.

Sim, realmente, eu não cheguei a jogar nenhuma das versões deste game, mas ouvi dizer qué é ótimo, e historicamente realista. Este tema da Éra dos Três Reinos, de q trata o jogo, é uma época que eu admiro muito, bem como os personagens lendários semi-históricos do período. Obrigado pela dica, Shazan.
 
Última edição:
Joga antes o jogo SAMURAI WARRIORS...
É sobre o mesmo assunto, mas em termos de jogo é muito melhor que o DESTENY WARRIORS...
Ou pode sempre jogar os 2...
*yams*
 
Certo, jogarei os dois, obrigado, mas creio que o Samurai Warriors trate a respeito do Japão, e não da China, não? A Éra dos Três Reinos ocorreu na China... O Samurai Warriors, que também ainda não joguei, deve referir-se ao período Sengoku Jidai da história nipônica, eu suponho...
 
Samurai Warriors também é da KOEI, mas como o nome diz, trata da história JAPONESA. Se for falar na chinesa o ideal são jogos como Dystasty Warriors e Romance of the Three Kingdoms. São totalmente estilizados nos padrões chineses de estética, dai a sugestão.

E, Lobo, anexa as imagens no fórum, pra não se perderem com o tempo. =)
 
Devem ser excelentes, Shazan, prometo que irei conferir, agradeço a sugestão. Faz tempo que ouço falar bem destes games, devem ser bem legais mesmo.
 
Eu nao gosto muito do Destiny warriors, mas gostos sao gostos...
E desculpe a troca de China com japao...
*yams*
 
Aliás, reza a lenda que o general Guan-Yu tinha 3 metros de altura, e que o golpe da sua alabarda era tão veloz que ele cortava os inimigos ao meio sem sujá-la de sangue.

Nada a ver com o tópico, mas enfim. Eu me interesso bastante pelo facão chinês, acho que o nome é Pu-Dao não? Lobo, Uglúk, alguém?
 
Bem, o facão (Dao) tem vários modelos, tem o Miao-Dao ou Ming-Dao, que é inspirado na kataná japonesa, e conhecido como o "sabre-da-espiga-de-arroz", e tem uma vasta série de tipos mais tradicionais de Dao, quando o Dao é combinado com a manufatura de uma lança, surge um tipo de alabarda, como o Qiang-Dao e o Guan-Dao, "Dao" também pode significar "foice", ou "sabre"... A língua chinesa é ambigua...
 
Última edição:
Bem que se podia fazer um RPG aqui no forum sobre este assunto nao?
Enfim...
So uma ideia...
*yams*
 
Eu tenho uma lista por aqui... de mais de 470 armas chinesas.. eu acho que ja ate postei no Artes Marciais... mas não to achando aqui no meu PC.

Alias, pode ser q esse tópico ficase mais interessante ligado a ao Artes Marciais... bem fodan-se vcs cruzem as inromações.. e virem-se.. na real as armas chineas são uma extenção das artes marciais chineasas.. por isso.

O grande fascinio das armas chinesas estão nas alegorias, existem as vezes duzias de armas "iguais" que mudam so uma coisa ou outra.. como as Marretas de Monge, as Massas de Dharma etc. As funlões são as mesmas, so muda o formato.. as Massas tb pode ser em formato de cabeça de Dragão mas tb tem as mesmas funões e tem movimentos de batalha iguais... porem suas representações simbolicas sujerem outros nomes e ate mesmo formas de lutar diferente... mesmo podendo-se utilizar as mesmas tecnicas tanto pra uma como para outra. Eles levam isso muito a sério.. e por isso as armas chinesas são as mais bem exploradas em questões tecnicas... e alias, de tudo.. TUDO MESMO surgi uma arma nova pra eles, Bengala, Leque, Cajado, Banquinho e qualquer ferramenta agricola. Isso parte da idéia do kung fu tb.. que se deve ter habilidade de luta em qualquer ambiente... isso gerou essas armas que são adptadas dos objetos comuns.

A corrente de nove sessões, o chicote, a corda, a corda com o dardo, a corda com as massas de metais... são armas que alem de curiosas tb exigem uma habilidade cirsence do particante... vc pode ate *morrer* manuseando uma arma dessas... esse é outro grande fascinio das armas chinesas, e creio eu isso é um diferencial mitologico tb... por aque afim.. vc quer matar o adversario ou se matar? hehe.. ai vem o aspecto KUNG FU no sentido literal.. o trabalho duro para ser melhor ate contra vc mesmo... essas armas crregam a metafora do "Seu maior inimigo é vc mesmo".. auto superação, etc.

Jaja eu acho a lista de armas.. ela era copiada de um livro que so tem na Biblioteca do Zu Lai... na net e dificil achar listas assim. Mas enfim.. fica por ae.
 
Aqui talvez a primeira arma de disparos "semi-automática" do mundo, a besta repetidora "Chu-Ko-Nu", uma invenção chinesa do periodo mongol (séc. XIII), arma muito letal a curta distância:

chu-ko-nu.jpg


Lista de armas chinesas da época do início da Dinastia Han:

Bing-Goi (Ferramentas do soldado)

Alabarda (Ji) (Anterior aos modelos Guan-Dao e Qiang-Guan)
Bastão Longo (Gun)
Barra de ferro (Tié)
Tridente (Cha)
Gancho (Gou)
Sabre (Dao)
Espada (Jian)
Forcado (Tang)
Machado (Fu)
Martelo (Chui)
Pilão (Chu)
Chicote (Bian)
Arco-e-flechas (Gong-Jiang)
Foice (Lian)
Ancinho (Ba)
Aros-afiados (Huan)
Bastões com manoplas (Guai)

Esta era a espinha-dorsal dos armamentos chineses do início da Dinastia Han, contemporânea ao Império Romano.
 
Última edição:
Lu-Bu foi um dos warlords da Éra dos Três Reinos. Éra simplesmente o guerreiro mais temido, o "Aquiles chinês"... Considerado o homem mais forte do mundo de seu tempo, o "Héracles chinês", hehe... Dizem que sua alabarda pesaria 100 kg, uma arma maciça que somente ele saberia usar. Seu cavalo, "Égua-Vermelha", poderia correr 100 léguas seguidas... O apelido de Lu-Bu éra "General-Voador". Em realidade, em dado período seu feudo hereditário foi conquistado por tropas de Cao-Cao, e Lu-Bu foi trabalhar como general mercenário para Liu-Bei, o legítimo descendente da linhagem imperial Han... Depois teve desavenças com o mesmo, e foi oferecer suas habilidades a Cao-Cao, o mais poderoso dos warlords, um grande estratego, e Lord de Wei. Mas após tentativas de traição, acabou sendo executado pelos própios soldados, que também o temiam muito. Ele teria assassinado o própio pai adotivo, por causa do amor de uma linda concubina, que amava Lu-Bu reciprocamente, mas pertencia ao pai adotivo do mesmo. Este triângulo amoroso acabou muito trágico... Tudo na vida de Lu-Bu tem um ar trágico e/ou grandioso, mas ele não foi um herói, foi um anti-herói. Certa vez ele teria enfrentado um exército sozinho, estraçalhando muitos guerreiros com sua alabarda incredível. Após isto, enfrentou Liu-Bei e outro grande guerreiro ao mesmo tempo, apesar do cansaço, e empataram...

lubu.jpg

(gravura representando Lu-Bu, o General-Voador)
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo