• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Áreas dos territórios da Terra-média

Para quem tem os mapas da Terra-média, uma dica para fantasiar com as distâncias e compará-las com a Europa atual é usar o Google Maps e clicar sobre o Velho Continente. Quem souber calcular as distâncias dos caminhos de Eriador até Mordor, vai poder visualizar como seria o trajeto entre os países da União Européia. É bem legal.
 
eu só queria saber como foi calculada a distancia de valfenda a mordor, digo, você simplesmente pegou uma régua e traçou uma linha reta ou foi medindo e estimando pelas estradas que existem ?
 
Eu nunca tive noção nenhuma de espaço, mas depois disso, dá pra imaginar mais ou menos o tamanho dos lugares.8-O (Se bem que na minha cabeça, era só virar a esquina que já chegava num lugar novo :lol:)

Parabéns pela paciência, Gabriel. :D
 
Primeiramente, parabéns ao esforço do Gabriel Souza. :clap:

Uau! Muito boa essa pesquisa. Bem, pelo que parece e que sempre pareceu, tudo era meio grande. Mas não sabia que poderia ser tão pequeno. Arnor do tamanho da Bahia?! Tem como saber mais ou menos, se é dito em algum lugar a extensão das Montanhas Cinzentas? É esquisito imaginar tudo tão comprimido. Mas se essas regiões, desde Gondor e Mordor até Arnor e Rhovanion, fossem a Europa, então talvez não esteja errado. Mas ainda assim é esquisito.

Já teve a oportunidade de viajar para o Nordeste de ônibus alguma vez? Se for pela BR-101, pelo litoral, só na Bahia vai quase um dia inteiro. Se for de carro, com o motorista tendo que dormir (como aconteceu com meu pai), são quase dois dias. Imagine a pé, ou de cavalo...

E não é "se essas regiões forem a Europa", essas regiões são parte da Europa. Mas isso já é uma discussão batida.


E se o tamanho fica menor, é quase impossível comparar a Terra-Média com o mundo em que vivemos pois o clima na TM varia com uma pequena distância, o que não acontece no nosso planeta, em algumas regiões talvez, mas como na Europa, eu não creio. Mas, como dizia Eistein, ''tudo é relativo''.

Não, o clima da Terra-Média é muito semelhante ao da Europa atual (claro que não há trevas eternas na Hungria ou Romênia, mas há lugares desolados na Europa Oriental semelhantes a Mordor). Se reparar bem, o clima e vegetação do Condado, de gramíneas, chuva e neve no inverno, é muito parecido com a Grã-Bretanha ou a França. E por aí vai.


1-Gente, podemos sim compara a TM com o mundo..afinal foi analizado apenas o Noroeste da TM....Tolkien diz que as terras do leste e do sul eram enormes (Africa e Asia, quem sabe) certo?

E outra, parece pequeno, no nosso mundo, onde existem carros e aviões e todas as tranqueiras..mas tentem ir de cavalo até Coritiba, ou a pé, puxando um ponei até o Rio de Janeiro...

Exato, Neithan. Assim como as Terras do Sol, surgidas após a Akallabêth, são claramente a nossa América.

Aliás, pra não ter mais dúvidas, vão na Galeria de Imagens (a da Valinor, não a do Fórum), na seção de Mapas, e dêem uma olhada no mapa de Arda da Terceira Era do Sol. Aí comparem com a nossa Terra. :wink:


Pois é. sempre entendi as dimensões da TM principalmente pq li a 294 antes. Não me surpreende. Aliás, já tinha feito uma estimativa mental das dimensões, o que me levou à, mais uma vez, dar o braço a torcer para a genialidade do Professor, o cara pensou em tudo.

Para perceber a proporcionalidade é só imaginar que a maior parte de Eriador compreende os território da Ibéria e França, beirando a Floresta Negra (na fronteira entre a França e Alemanha).

Neithan está certo, os ermos do leste e as terras pardas não tem dimensionamento concreto, dá para imaginar que seja do tamanho da Ásia, e o sul como a África. Além disso, o universo Tolkieniano foi pensado como passado da Terra. Lembrem-se que para os grego, também existia um oceano circundante no extremo-leste.

Só para constar... Belerinad é pouco maior que Eriador.

Exato, falou o que eu estava pensando também. :mrgreen:
 
Dasse temos homem para rivalizar com o Arcano. E este é mais objectivo, a minha Mestra sabe escolher bem, parabéns para ela. E parabens para o Gabriel Souza pela sua pesquisa.
 
eu só queria saber como foi calculada a distancia de valfenda a mordor, digo, você simplesmente pegou uma régua e traçou uma linha reta ou foi medindo e estimando pelas estradas que existem ?
Não, eu não calculei a distância entre Valfenda e Mordor, e sim a distância entre as latitudes de Valfenda e Minas Tirith. Mas foi tudo usando régua, não fui "percorrendo estradas".

Olha..eu vou pesquisar isso...mas acho que a escala do livro não é real.
Acho que a escala tá certa sim, Menegroth, pq tem um trecho da carta 294 que eu postei que Tolkien diz que Minas Tirith fica a 600 milhas ao sul da latitude de Valfenda (algo desse tipo). Com base na escala fornecida, chega-se à mesma medida da distância.

Mais uma vez, obrigado pelos elogios e, só pra comparar "covardemente", se Gondor atingiu 1,7 milhões de km², o Império Mongol atingiu 33 milhões (!!!!!!!!!!)
 
Última edição:
Realmente eu estou impressionado como os demais gabriel...eu nunca imaginei em calcular essa distância, pensava que a terra média era enorme, mas sempre fiquei com um pé atrás tendo em vista o tempo de resolução da destruição do anel não etr sido lá essas coisas... mesmo assim parabéns pela pesquisa.:yep:
 
Eu gostei muito. No Atlas da Terra-Media, no final, dá uns numeros bem legais, como os tamnha odas montanhas, algos, amres, Reinos, etc....quando vi os tamanhos...percebi que não era tãão grande...mas, elvando em conta que o plano de Tolkien seria fazer com que o noroeste da TM era a Europa...eu vej que o Mestre é um gênio, pois os números são bem parecidos.
 
Gabriel Souza,

impressionante trabalho! Meus parabéns!

Realmente algo muito interessante!

você poderia, por favor, me passar as áreas calculadas em uma MP?
Estou muito curiosa agora para comparar com um mapa real!

Agradeço.

Abraço!
 
Pessoal, estou postando um tópico que coloquei no orkut uma vez. Digam o que vcs acham. Valeu...


Antes de mais nada, vou perguntar: tá correta a escala do mapa contido nos livros em português da 2ª edição do Senhor dos Anéis (são os 3 livros separados)????

Porque com base nessa escala eu fiz algumas estimativas do tamanho de certos reinos na Terra-média. Mas cheguei a conclusões de que as terras onde as histórias ocorrem são menores do que eu esperava.


Sim, a escala está correta!!!! E mesmo se não estivesse não tem problema pois, há como corrigir!!!!

Realmente o mundo de Tolkien é pequeno se comparar com o nosso mundo. Mesmo assim, para a realidade de todos os povos da Terra Média esse mundo era muitíssimo grande, grande até demais. Um bom exemplo disso é o próprio Bilbo Bolseiro em sua grande aventura com Gandalf.
Bilbo foi conhecer as terras do ermo, lá longe distante de sua realidade, vivência e da toquinha hobbit, que é muito confortável né? Até eu queria uma toca assim..he he he.

Eu acabei de finalizar o cáculo da Terra Média, entretanto, não vou colocá-lo agora porque estou na verdade produzindo um artigo sobre isso primeiro. Já fiz dois outros artigos sobre cartografia e encaminhei para o Depto de letras da ufmg e devo encaminhar para o de tratamento da informação espacial e de letras da puc. Além claro de ter encaminhado a Valinor para apreciação.

Um abraço a todos!!!!
 
Legal, eu nunca tive saco para calcular esse tipo de coisa. Mas eu não me surpreendi com o tamanho das coisas... Não só por já saber que a Terra-Média equivale à Europa, ou por imaginar o trabalho de andar tudo à pé, mas porque essas dimensões não são pequenas. Vocês querem comparar com o Brasil, que é o 4º país com maior território contínuo? Comparem com a França, Inglaterra, locais mais próximos da vida de Tolkien. Considerem a diversidade étnica, e vejam se não é grande um reino como Gondor, dominando tantos povos. E imaginem o poderio de Númenor, com todos os seus domínios além-mar, ou o Reino Reunido da 4ª Era...
 
Sim, a escala está correta!!!! E mesmo se não estivesse não tem problema pois, há como corrigir!!!!

Realmente o mundo de Tolkien é pequeno se comparar com o nosso mundo. Mesmo assim, para a realidade de todos os povos da Terra Média esse mundo era muitíssimo grande, grande até demais. Um bom exemplo disso é o próprio Bilbo Bolseiro em sua grande aventura com Gandalf.
Bilbo foi conhecer as terras do ermo, lá longe distante de sua realidade, vivência e da toquinha hobbit, que é muito confortável né? Até eu queria uma toca assim..he he he.

Eu acabei de finalizar o cáculo da Terra Média, entretanto, não vou colocá-lo agora porque estou na verdade produzindo um artigo sobre isso primeiro. Já fiz dois outros artigos sobre cartografia e encaminhei para o Depto de letras da ufmg e devo encaminhar para o de tratamento da informação espacial e de letras da puc. Além claro de ter encaminhado a Valinor para apreciação.

Um abraço a todos!!!!

Nossa, pelo jeito será um tratado geográfico!

Legal, eu nunca tive saco para calcular esse tipo de coisa. Mas eu não me surpreendi com o tamanho das coisas... Não só por já saber que a Terra-Média equivale à Europa, ou por imaginar o trabalho de andar tudo à pé, mas porque essas dimensões não são pequenas. Vocês querem comparar com o Brasil, que é o 4º país com maior território contínuo? Comparem com a França, Inglaterra, locais mais próximos da vida de Tolkien. Considerem a diversidade étnica, e vejam se não é grande um reino como Gondor, dominando tantos povos. E imaginem o poderio de Númenor, com todos os seus domínios além-mar, ou o Reino Reunido da 4ª Era...

Tem razão, em relação às dimensões de países como Inglaterra ou Países Baixos, são territórios extensos. Porém, comparei com locais brasileiros pelo fato de serem mais conhecidos para nós.
Mesmo assim, lembro que me surpreendi bastante com tais cálculos porque no meu imaginário, os locais que se passam as estórias pareciam muito maiores. Parece que o meu cérebro interpretou que eventos grandiosos só ocorreriam em locais extremamente grandes!
 
Ressucitando o topico eu achei um otimo site que compara em um quadro o tamanho da terra media, condado e Beleirand.Gabriel seus calculos estão realmente certos porque segundo a este site que eu vi a Terra-Media da segunda era pra frente tinha 6 milhões quilometros quadrado.

Regiões da Terra-Media:
tabela_tamanho_condado_regioes_terra-media2.jpg

Condado com regiões da realidade:
tabela_tamanho_condado_paises-do-mundo1.jpg

Região da Terra-Media na 1 e 2 Era,Beleirand e a Ilha de Balar:
tamanho-dos-territorios.jpg

Comparação entre Terra-Media na 1 e 2 Era,Beleirand e os maiores países do mundo:
quadro-comparativo-2.jpg

Quadro comparativo entre a Ilha de Balar e alguns lugares:
quadro-comparativo-3.jpg
 
Última edição por um moderador:
O palco onde se desenrolam todos os eventos da Seguda Era e da Terceira Era nos contos de Tolkien tem uma área de mais ou menos 4,2 milhões de quilômetros quadrados. Das terrras que aparecem no mapa, não estou contando apenas as regiões ao sul do Harnen e nem os Ermos do Norte (ou territórios ao norte de Carn Dûm).
Agora, 4 milhões e pouco de km² é apenas metade da área territorial do Brasil ou cerca de 40% do tamanho do continente europeu.
(...)
Enfim, antes eu achava que todas essas terras cobriam um espaço geográfico maior. Mas, por outro lado, isso até bate com o fato de que todos esses territórios não apresentam diferenças gritantes de clima e vegetação, o que condiz com uma extensão não muito grande de terras.

Muito legal sua análise e iniciativa! Adorei o tópico!
E olha só, apesar de lhe parecer pequena, a Terra-Média, dá uma olhada na história da Inglaterra, desde a era dos vikings pra você ver o que pode acontecer num "pequeninho" pedaço de terra como ela. Haviam os dinamarqueses, noruegueses, saxões, homens do norte, escoceses... e uma sorte de tantos outros que vinham em busca de fortuna, entre outras coisas. Nas narrativas de Bernard Corwell, as terras bretãs parecem ter o tamanho do Brasil!!!!

O tópico de drag047 é show!

Bom, eu não me decepcionei com o tamanho da Terra-Média. Até acho que alguns lugares são imensos demais. O que acontece é que a gente não tem mais noção de distância, como já disseram, porque estamos acostumados com conduções rápidas, modernas e eficientes. O lombo de uma mula, só mesmo no interior do Brasil, hihhihihihihi!
 
Muito legal sua análise e iniciativa! Adorei o tópico!
E olha só, apesar de lhe parecer pequena, a Terra-Média, dá uma olhada na história da Inglaterra, desde a era dos vikings pra você ver o que pode acontecer num "pequeninho" pedaço de terra como ela. Haviam os dinamarqueses, noruegueses, saxões, homens do norte, escoceses... e uma sorte de tantos outros que vinham em busca de fortuna, entre outras coisas. Nas narrativas de Bernard Corwell, as terras bretãs parecem ter o tamanho do Brasil!!!!

O tópico de drag047 é show!

Bom, eu não me decepcionei com o tamanho da Terra-Média. Até acho que alguns lugares são imensos demais. O que acontece é que a gente não tem mais noção de distância, como já disseram, porque estamos acostumados com conduções rápidas, modernas e eficientes. O lombo de uma mula, só mesmo no interior do Brasil, hihhihihihihi!

A Terra-Media parece muito pequena aos nossos olhos porque estamos acostumados com carros e aviões enquanto Frodo em O Senhor dos Aneis demora dias para chegar em Valfenda nos demorariamos apenas algumas horas de carro ou avião.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo