1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Área territorial do Brasil teve incremento de 0,01%, diz IBGE

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 26 Jan 2013.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    O Brasil teve crescimento de 0,01% na sua extensão territorial, de acordo com a atualização da área oficial do País e de Estados e municípios publicada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Diário Oficial da União. A nova estimativa de área do País passou a ser 8.515.767,049 quilômetros quadrados, contra os 8.514.876,599 quilômetros quadrados relativos a 2002, quando o último valor foi publicado.

    explica Miriam Barbuda, coordenadora de Estruturas Territoriais do IBGE.

    Segundo a técnica, o Brasil aumentou, principalmente, em razão de alguns arquipélagos que não foram contabilizados anteriormente e que hoje já estão contemplados dentro do cálculo de área. Ela deu como exemplo as lagoas dos Patos e Mirins, no Rio Grande do Sul,
    Conforme Miriam Barbuda,
    A técnica do IBGE explicou que a inclusão de áreas de alguns arquipélagos e lagoas que anteriormente não eram computadas decorreu do aprimoramento da metodologia do trabalho.
    explicou.

    As novas modificações na área territorial brasileira foram feitas a partir do Censo de 2010. Em consequência das novas estimativas, a área do Estado da Bahia passou a incorporar os valores das áreas insulares do Arquipélago de Abrolhos, subordinado ao município de Caravelas. Do mesmo modo, a área do Estado de Santa Catarina passou a incorporar os valores referentes às águas internas da Baía Sul e Baía Norte.

    O IBGE esclareceu que, no reprocessamento da área territorial do Brasil, em relação aos valores oficiais de 2002, foi adotado o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (Sirgas2000), cuja principal vantagem, em relação aos demais sistemas de referência utilizados, está no uso direto da tecnologia de GPS (sigla em inglês para Sistema Global de Referenciamento). O Sirgas2000, segundo o IBGE, permite maior precisão no mapeamento do território brasileiro e na demarcação de suas fronteiras.

    A primeira estimativa oficial para a extensão superficial do território brasileiro data de 1889, com o valor de 8.337.218 quilômetros quadrados, obtido a partir de medições e cálculos efetuados sobre as folhas básicas da Carta do Império do Brasil, publicada em 1883. Com a promulgação do Decreto-Lei 237, de 2 de fevereiro de 1938, a estimativa de área do País passou a ser uma atribuição do IBGE.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Desculpem a piada super nada a ver, mas...

    Uma anã!!! 8-O

    :lol:
     
    • LOL LOL x 5
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. abylos

    abylos Usuário Usuário Premium

    Bom, ela pode falar o quanto quiser que são computadores e tal a causa do aumneto do territorio, mas de grão em grão... :lol:
     
  4. Placebo

    Placebo O Bonitão das Tapiocas

    Mas uma vez Ulmo agindo na surdina xD

    geográficas saudações, Placebo.
     
    • LOL LOL x 3
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar