• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arda...semelhanças com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Fior

Capitão de Gondor
Bem...não sei se isto ja foi discutido antes, nem sei se fui o único a reparar nisto, mas em alguns mapas de Arda que vi (até foi na Duvendor e tudo) o "mundo" de Tolkien tem sérias paresenças (não sei se é assim que se escreve) com o nosso mundo...geograficamente. E olhem que o mapa é precisamente da 3ª Era do Sol, era em que se passa o Senhor dos Aneis (não que isto tenha alguma coisa a ver mas...):tsc:


:think: Intrigante...:think:
 

Anexos

  • Mapas_Era6_Sol.jpg
    Mapas_Era6_Sol.jpg
    178,7 KB · Visualizações: 48
Última edição por um moderador:
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Tem uma seção inteira de Mapas na Galeria Valinor =]

Não é nem coincidência nem questão de se basear. Arda é a Terra, em um passado histórico alternativo.
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Outras duas coisas que de certa forma me intrigam são...o que há nas "Sun Lands" e nas "Dark Lands"?
E pelo que posso ver também pelos mapas apenas é mostrada uma face da Terra, e o que há do outro lado...será também um grande oceano como o nosso Pacífico...?
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Fior disse:
Outras duas coisas que de certa forma me intrigam são...o que há nas "Sun Lands" e nas "Dark Lands"?
E pelo que posso ver também pelos mapas apenas é mostrada uma face da Terra, e o que há do outro lado...será também um grande oceano como o nosso Pacífico...?

No "Dark Lands" tem como conhecido o Portão da Noite por onde Eärendil teria passado... Mas em "Sun Lands" ainda tenho que pesquisar...

Esta IMAGEM de John Howe mostra esta passagem de Eärendil, meio surrealista... :eek:

Em relação ao outro lado, ele não existe, imagine um Atlas aberto, ali está mostrando o todo, porém não em 3 dimenções... :think:
 
Última edição:
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Statues Argonath disse:
Em relação ao outro lado, ele não existe, imagine um Atlas aberto, ali está mostrando o todo, porém não em 3 dimenções... :think:
Na verdade, existe sim um outro lado. A oeste da Terra-média existe Valinor e além das terras de Valinor, o "Oceano de Fora" onde Ulmo vivia.
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Um "outro lado" só depois da Queda de Númenor. Até então, Arda ela plana e não redonda =]
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Deriel disse:
Um "outro lado" só depois da Queda de Númenor. Até então, Arda ela plana e não redonda =]
É, mas ele falou que globo anexo era da Terceira Era. E na Terceira Era Númenor já havia ido pro beleleu!

Editado:
Agora me sugiu uma dúvida: a visão apresentada por Eru aos Ainur, era "um globo no meio do Vazio". Não é isso que está no Ainulindalë?
 
Última edição:
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Snaga disse:
Na verdade, existe sim um outro lado. A oeste da Terra-média existe Valinor e além das terras de Valinor, o "Oceano de Fora" onde Ulmo vivia.
Quando Arda ficou "redonda", Valinor caiu fora dos círculos do mundo. =]

Snaga disse:
Agora me sugiu uma dúvida: a visão apresentada por Eru aos Ainur, era "um globo no meio do Vazio". Não é isso que está no Ainulindalë?
Vejamos o que diz o livro...

The Silmarillion" disse:
And he showed to them a vision, giving to them sight where before was only hearing; arid they saw a new World made visible before them, and it was globed amid the Void, and it was sustained therein, but was not of it.
Oops. Verdade ein...
Pois então, o negócio é saber se esse trecho do Ainulindalë publicado (ou ele inteiro) foi escrito numa época em que Tolkien imaginava Arda esférica desde o princípio, ou se foi apenas um deslize do velho.
Ou, quem sabe, a visão não era de Arda (Terra), mas de Eä (Universo), e Eä poderia ter a forma de um globo. =]
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Pois é, devia ser o Universo inteiro, Eä, e não só o cantinho (embora palco principal) chamado Arda. Tolkien deve ter imaginado que a melhor forma de apresentar algo que existe mas ainda não tomou forma seria a de um globo.
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Eu to boiando. :'( !
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

.{Ascagalad}. disse:
Eu to boiando. :'( !
Dê uma lida em todos os posts com calma.
Mas primeiramente, pra entender a situação com amis facilidade você tem que ter lido "O Silmarillion". ^^
Qualquer dúvida, é só perguntar. Fique boiando não. :]
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Eu imagino arda assim: imaginem um pires: este é arda. Por cima dele. um xícara: o ceu. E por baixo, outra xícara: o mundo subterraneo de aulë: fica esferico e plano ao mesmo tempo!
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Capitão Nemo disse:
Eu imagino arda assim: imaginem um pires: este é arda. Por cima dele. um xícara: o ceu. E por baixo, outra xícara: o mundo subterraneo de aulë: fica esferico e plano ao mesmo tempo!
Na verdade, quando Arda era plana ela era mais ou menos assim mesmo (mas essa de Céu e Submundo de Aulë).
Mas depois qda queda de Númenor, Arda se tornou um globo mesmo. Uma bolinha. ^^

http://www.tolkienfrance.net/images/cartes/pa_8.jpg
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

No Atlas da Terra-Média Arda plana é descrita com uma "atmosfera" redonda (Ilmen, Lugar da Luz e Ekkaia, os Mares Circundantes): o solo onde caminhamos seria um disco em meio a um globo, a parte arredondada desse disco seria o céu, que teria forma arredondada, e a parte de baixo as camadas inferiores do solo (Ambar), assim como disse o Capitão Nemo. Ou seja, mesmo sendo plana, ela como um todo teria uma forma arredondada.

A propósito, as "Terras Escuras" seria a Oceania, "Terras de Cá" a África e talvez as terras a oeste da Europa (ou das terras onde se passa O Senhor dos Anéis), e as Muralhas do Sol ficariam na América.
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Haran Alkarin disse:
No Atlas da Terra-Média Arda plana é descrita com uma "atmosfera" redonda (Ilmen, Lugar da Luz e Ekkaia, os Mares Circundantes): o solo onde caminhamos seria um disco em meio a um globo, a parte arredondada desse disco seria o céu, que teria forma arredondada, e a parte de baixo as camadas inferiores do solo (Ambar), assim como disse o Capitão Nemo. Ou seja, mesmo sendo plana, ela como um todo teria uma forma arredondada.
Exatamente parte da imagem que postei ali em cima mostra isso. =]
Só que não tem "submundo de Aulë" pelo que sei. E ok, tem Céu. É que pensei que ele relacionou Céu com Paraíso, essas coisas, que não tem. ^^
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Haran Alkarin disse:
A propósito, as "Terras Escuras" seria a Oceania, "Terras de Cá" a África e talvez as terras a oeste da Europa (ou das terras onde se passa O Senhor dos Anéis), e as Muralhas do Sol ficariam na América.

Pois entao...o que haveria nesas terras? (falo das muralhas do sol e das terras escuras, pois ate agora so sei que la ha o portao da noite.:oops:

:D
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Er... quando eu disse submundo de aulë eu qis dizer o subterraneo, entenderam? eu não consegui me lembrar da palavra certa...
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Capitão Nemo disse:
Er... quando eu disse submundo de aulë eu qis dizer o subterraneo, entenderam? eu não consegui me lembrar da palavra certa...
Eu entendi como se fosse um "Hades" da vida, ou coisa do tipo. :lol:
 
Re: Arda...parecença com o nosso mundo ou apenas coincidencia?

Pandatur disse:
Exatamente parte da imagem que postei ali em cima mostra isso. =]
Só que não tem "submundo de Aulë" pelo que sei. E ok, tem Céu. É que pensei que ele relacionou Céu com Paraíso, essas coisas, que não tem. ^^

Foi exatamente dessa imagem no Atlas que eu peguei as referencias. Não vi que você tinha a postado, escrevi tudo aquilo à toa. :drunk:

Fior disse:
Pois entao...o que haveria nesas terras? (falo das muralhas do sol e das terras escuras, pois ate agora so sei que la ha o portao da noite.:oops:

:D

Bom, talvez nas Terras de Cá houvesse remanescentes avari e outros humanos, dos quais Melkor e posteriormente Sauron exerciam grande influência. Talvez tenham chegado, através de embarcações, a Oceania e a América. É sabido que os numenorianos chegaram a esses dois continentes até lado oeste do que viria ser a América, portanto deveriam ter deixado remanescentes por lá. Bom, ao menos foi isso que eu vi no Atlas.

E pelo que sei, as "portas da noite" ficaria pra lá das Terras Imortais, não? E não nas Terras Escuras.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo