1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Arda e deuses de SdA, o que eles são e quais os seus papéis?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Bia_aDJ, 24 Jun 2003.

  1. Bia_aDJ

    Bia_aDJ Usuário

    Bom, depois de fazer uma minunciosa pesquisa,pra naum dar furo de novo, e perceber q naum há nenhum tópico desse tipo, eu pergunto: O q são os deuses do mundo de SdA e quais seus papéis??? E o q é Arda????? :o?:

    São dúvidas q podem ser consideradas bestas, mas fazer o q, neh??? :mrgreen:

    Pelo q sei, os deuses mandaram os Istari para a TM e "escreveram" o destino de todos os povos livres do mundo, além de terem previsto essas guerras com Sauron, Melkor e outros....

    Também é sabido q foram eles quem ensinaram tudo o q os homens sabem e também q foram eles q deram o livre arbítrio para os homens.

    Kem puder contribuir com mais informações sobre esse assunto, eu jah agradeço! :wink: :mrpurple:
     
  2. Riff

    Riff Usuário

    Arda é o mundo de Tolkien.

    Os "deuses" são os Valar, q vivem no oeste, eles não são bem deuses, são como guardiões do mundo enviados pelo deus maior: Eru(E não estou me referindo a um usuario engraçadinho).

    Disponha :wink:
     
  3. Anor £

    Anor £ Usuário

    É vc está no caminho mas precisa ir um pouco mais a fundo, acho que posso te dar um auxilio quanto a isso. Bom em relação a Arda podemos dizer o seguinte:

    "Quando tudo era escuridão e um grande vazio, havia um ser onisciente que vivia sozinho na vastidão. Ele era chamado Eru, o Único, ou como os Elfos o chamariam depois, Ilúvatar. De Seus pensamentos elementares surgiu a raça dos Ainur e de Sua "Chama Imperecível" Ele deu-lhes vida eterna.
    Para essa classe de deuses habitar, Ilúvatar construiu uma morada no vazio, chamada Halls Eternos. Ilúvatar ensinou-os a cantar e eles formaram um coro celestial. Da música destes espíritos divinos surgiu a Visão de um mundo esférico girando no vazio.
    Arda, o mundo de Tolkien foi literalmente cantado à existência e cada um dos espíritos celestiais teve uma participação em sua concepção. Até mesmo o poderoso espírito satânico chamado Melkor, cujo canto destoou diante da harmoniosa melodia. Mas a música dos Ainur criou apenas uma visão e foi preciso a "Chama Imperecível" de Ilúvatar para dar substância e realidade a Eä, O Mundo que Existe. Então desceram a este mundo aqueles dos Ainur que tiveram maior participação em sua concepção e quizeram tomar parte também na sua formação."

    Ou seja Arda seria o planeta terra, mas não para por ai:

    "a maioria dos Ainur permaneceram nos Halls Eternos com Ilúvatar, ele não nos diz mais nada sobre eles. Suas histórias tratam apenas daqueles que entraram nas esferas do Mundo."

    portanto temos o seguinte:

    "Os Ainur que adentraram Arda são divididos em duas ordens: os Valar e os Maiar - os deuses e os semi-deuses."

    Maiores detalhes vc encontrara no Silmarillion e nos Contos Inacabados.

    Ah...os trechos foram retirados do site da Valinor :D se vc for pesquisar irá encontrar uma série de complementos e muitas outras informações sobre o que eu escrevi aqui.
     
  4. Pearl

    Pearl Usuário

    Pois é... pra esse tipo de dúvida nada melhor do que o Silmarillion...

    Bom, como já disseram os "deuses" seriam os Valar e os Maias.

    Porém eles todos eram subordinados ao poder de Ilúvatar ( Deus), já que nenhum dos Valar/ Maia tinham o poder de criação. Portanto, não podem ser chamados de Deuses (como há nas mitologias antigas).

    O papel deles foi muito mais como instrumentos da criação de Arda e como Guardiões também.

    Existe uma idéia de Destino, que é relacionada aos temas que Ilúvatar propos aos Ainur antes e para a criação de Arda. No entanto, é muito vago pra poder afirmar que existe Destino em Arda, já que existe o Livre Arbítrio na história também... (é esse assunto normalmente é complicado de discutir, exitem vários tópicos sobre isso aqui no fórum, e são super interessantes).

    O conhecimento dos Homens (nesse caso vou falar dos bonzinhos da história :roll: ) vieram em grande parte dos Elfos. E parte desses elfos que viviam na Terra Média na 3a Era, chamados Noldor (Galadriel por exemplo), tiveram conhecimentos vindos dos próprios Valar e Maia.

    Esse é um pequeno resuminho... parece um pouco complicado, mas é assim mesmo. Existe muita coisa sobre isso aqui na Valinor, mas o melhor mesmo é ler o Silm... que é muito bom. :D
     
  5. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Re: Arda e deuses de SdA, o que eles são e quais os seus pap

    Não, não existe isso de "dúvida besta", não. :wink:
    Ninguém sabe de tudo, e se queremos aprender, temos que correr atrás mesmo.

    Já responderam a você muito bem, não foi? E eu sugiro que você leia o Silmarillion e depois o Contos Inacabados, já que pareceu ter gostado bastante do SdA. :D
    Neles você vai aprender por si mesma e poder tirar várias conclusões.

    Uma última coisa que eu posso te dizer é que Arda é a Terra, o mesmo planeta em que vivemos. Mas Tolkien queria "reescrever" o passado lendário do mundo, e o resultado foi o Silmarillion (que incluiria o Senhor dos Anéis).

    E aqui um link de que você vai gostar bastante também:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  6. mestre_yoda Æ

    mestre_yoda Æ Usuário

    para essas duvidas, o remédio é silmarillion, o mundo ARDA é uma criação de tolkien, ja os deuses ha apenas um deus ILUVANTAR criador dos valar, que por sua vez tinham como misão o termino de arda para a chegada dos outros filhos de iluvantar, os elfos
     
  7. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    eu acho interessante como o tolkien cria uma história q condiz com a do mundo real, de modo q naum é absurdo acreditar (naum q eu acredite, mas é muito bem feito) q é tudo verdade......

    os valar eram chamados de deuses... isso pq as primeiras civilizações do mundo eram politeistas........ o culto a iluvatar seria uma evolução da civilização, o q fazia sentido na crença de tolkien, q era católico, portanto, monoteista........

    são detalhes pequenos q só mostram a qualidade do texto do professor.....
     

Compartilhar