• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Archibald Joseph Cronin

Ash Nazg

Usuário
A. J. Cronin(1896-1981):

Na minha mera opiniao ele eh um dos grandes autores do seculo 20. Li ao todo tres livros dele e achei eles muito bons, sendo o melhor deles o "A Cidadela", considerada a obra prima do autor.

Nascido na Escocia ele teve uma infancia conturbada pela pobreza da familia dele, e pela morte e seu pai. Se formou como medico e serviu na guerra na marinha inglesa. Depois da guerra continuou seu trabalho como medico em varios hospitais.

Depois de ter parado de praticar medicina ele comecou a escrever e se consagrou num grande escritor. Morreu em 9 de janeiro de 1981.

Livros:
A cidadela
A Arvore de Judas
A Sombra do Passado
Um erro judiciario
Encontro de Amor
O Farol do Norte

o que voces sabem dele ou leram dele?
 
8-) A Cidadela é um dos meus livros favoritos.

- É interessante como ele destrói um pouco o mito do "médico perfeito", aquele que sabe tudo, resolve tudo. Simplesmente amei!!!

[spoiler:8f83638807]
Achei extremamente piegas a parte em que a Cristine morre. Meio desnecessária, como se fosse um castigo pelo mau comportamento que ele teve durante um período, mas isso não chega a comprometer o livro. :wink:
[/spoiler:8f83638807]

Outros livros dele que eu li:

- Um Erro Judiciário

- Três Amores
 
A Cidadela tbem eh um dos meu livros favoritos.
é legal saber de algumas "sacanagens" dos medicos, mas espero que isso nao existe mais hoje né?

Qto ao livro Um erro Judiciario, eu gostei muito desse livro, a vontade do personagem em libertar o pai q nao conheceu, simplesmente arrasa :D

eh isso!
LEIAM E NAO SE ARREPENDAM
 
Ash Nazg disse:
A Cidadela tbem eh um dos meu livros favoritos.
é legal saber de algumas "sacanagens" dos medicos, mas espero que isso nao existe mais hoje né?

:? Não foi isso que eu quis dizer. Profissionais picaretas existem em todas as profissões e em todas as épocas.

O que eu quis dizer foi aquela imagem que "medicina é sacerdócio". Putz!!! Me dá vontade de rir quando eu escuto uma coisa dessas.

Uma coisa que eu gostei de ler, é que ele combatia o mito que o médico precisa saber tudo sobre todas as especialidades. Ele defendia a especialização, que o médico precisa sim, ser competente dentro da sua especialização...
 
Eu já li bastante coisa do Cronin, minha mãe tem quase tudo.

A cidadela
O castelo do homem sem alma
coragem de resistir
anos de ternura
anos de tormenta
vigilia na noite
a dama dos cravos
tres amores
um erro judiciário (detesto)
as chaves do reino - MARAVILHOSO
a árvore de judas
encontro de amor

Teve mais, só q não tou lembrando de tudo até agora.
Eu Adoro o Cronin... tudo bem q tem coisas meio piegas, tipo akele spoiler lá em cima... mas eu gosto muito do estilo dele...
 
acabei de ler o livro A Arvore de Judas se eu achei um otimo livro, muito triste por sinal com um final (esperado) muito bom....

Narra a historia de um medico que larga a mulher amada em troca da possibilidade de ficar rico. Adulto e rico ele tentar corrigir o erro do passado..

nota: 9/10 :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo