1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Archibald Joseph Cronin

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Ash Nazg, 15 Jun 2003.

1. Ash Nazg

Ash Nazg Usuário

A. J. Cronin(1896-1981):

Na minha mera opiniao ele eh um dos grandes autores do seculo 20. Li ao todo tres livros dele e achei eles muito bons, sendo o melhor deles o "A Cidadela", considerada a obra prima do autor.

Nascido na Escocia ele teve uma infancia conturbada pela pobreza da familia dele, e pela morte e seu pai. Se formou como medico e serviu na guerra na marinha inglesa. Depois da guerra continuou seu trabalho como medico em varios hospitais.

Depois de ter parado de praticar medicina ele comecou a escrever e se consagrou num grande escritor. Morreu em 9 de janeiro de 1981.

Livros:
    A cidadela
    A Arvore de Judas
    A Sombra do Passado
    Um erro judiciario
    Encontro de Amor
    O Farol do Norte

o que voces sabem dele ou leram dele?

2. Anigel

Anigel Eu atropelo duendes!

8-) A Cidadela é um dos meus livros favoritos.

- É interessante como ele destrói um pouco o mito do "médico perfeito", aquele que sabe tudo, resolve tudo. Simplesmente amei!!!

[spoiler:8f83638807]
    Achei extremamente piegas a parte em que a Cristine morre. Meio desnecessária, como se fosse um castigo pelo mau comportamento que ele teve durante um período, mas isso não chega a comprometer o livro. :wink:
    [/spoiler:8f83638807]

Outros livros dele que eu li:

- Um Erro Judiciário

- Três Amores

3. Ash Nazg

Ash Nazg Usuário

A Cidadela tbem eh um dos meu livros favoritos.
    é legal saber de algumas "sacanagens" dos medicos, mas espero que isso nao existe mais hoje né?

Qto ao livro Um erro Judiciario, eu gostei muito desse livro, a vontade do personagem em libertar o pai q nao conheceu, simplesmente arrasa :D

eh isso!
    LEIAM E NAO SE ARREPENDAM

4. Anigel

Anigel Eu atropelo duendes!

:? Não foi isso que eu quis dizer. Profissionais picaretas existem em todas as profissões e em todas as épocas.

O que eu quis dizer foi aquela imagem que "medicina é sacerdócio". Putz!!! Me dá vontade de rir quando eu escuto uma coisa dessas.

Uma coisa que eu gostei de ler, é que ele combatia o mito que o médico precisa saber tudo sobre todas as especialidades. Ele defendia a especialização, que o médico precisa sim, ser competente dentro da sua especialização...

5. Ilyriä

Ilyriä Usuário

Eu já li bastante coisa do Cronin, minha mãe tem quase tudo.

A cidadela
    O castelo do homem sem alma
    coragem de resistir
    anos de ternura
    anos de tormenta
    vigilia na noite
    a dama dos cravos
    tres amores
    um erro judiciário (detesto)
    as chaves do reino - MARAVILHOSO
    a árvore de judas
    encontro de amor

Teve mais, só q não tou lembrando de tudo até agora.
    Eu Adoro o Cronin... tudo bem q tem coisas meio piegas, tipo akele spoiler lá em cima... mas eu gosto muito do estilo dele...

6. Ash Nazg

Ash Nazg Usuário

acabei de ler o livro A Arvore de Judas se eu achei um otimo livro, muito triste por sinal com um final (esperado) muito bom....

Narra a historia de um medico que larga a mulher amada em troca da possibilidade de ficar rico. Adulto e rico ele tentar corrigir o erro do passado..

nota: 9/10 :mrgreen:

Compartilhar