• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Araras gays viram atração no minizoo da Redenção, em Porto Alegre

Eu acredito que seja questão de escolha, mas não uma escolha do tipo 'vou ser jogador de futebol', tudo na vida é uma escolha, tanto para mudar quanto para manter quem você se tornou.

ah, quer dizer então que eu posso decidir começar a amar dobradinha e a detestar lasanha, ok.

não é assim.

eu posso decidir me forçar a comer dobradinha (mesmo querendo vomitar depois disso) e deixar de comer lasanha, mas não vou mudar o que eu realmente sinto por esse tipo de comida. o mesmo é válido para atração sexual (que oi, é basicamente o que define um homossexual, a atração sexual por alguém do mesmo sexo). se eu fosse gay poderia optar por reprimir meu desejo por alguém do mesmo sexo, fingir que curto alguém do sexo oposto e tocar uma vida infeliz mas "dentro dos padrões aceitos pela sociedade". mas a minha escolha não mudaria o tipo de pessoa por quem eu me atrairia. então não, ser homossexual não é uma questão de escolha.
 
Ser homossexual não é uma questão de escolha, mas o ato é sim. Do ponto de vista da moral sexual a qual eu me refiro, é a livre e responsável escolha racional do ato que determina a intenção do agente, e tal intenção é que é julgada pela lei moral.

Agora, a presença de comportamento homossexual em animais nada diz a favor da moralidade os atos homossexuais realizados por seres humanos. Foi isso o que eu disse, que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Da mesma forma, você não decide aquilo que você gosta de comer mas você decide quando vai comer, se vai comer. Isso enquanto se comportando como um ser humano, livre e racional, e não como um animal, que se guia apenas pelos seus apetites. Do contrário, o jejum que eu faço seria irracional. Mas não, eu o faço por uma escolha livre e racional, contrariando meus apetites.

E ainda assim não estou dizendo que não possa existir uma escolha livre e racional de ato sexual homossexual. A moral que julga tal intenção não precisa ser a abraâmica, pode ser a budista, a hindu, a epicurista, platônica, schopenhaueriana etc. Só disse que uma coisa não puxa a outra.
 
Última edição:
Agora, a presença de comportamento homossexual em animais nada diz a favor da moralidade os atos homossexuais realizados por seres humanos. Foi isso o que eu disse, que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Tem a ver no sentido de comprovar que o sujeito não acorda um belo dia sentindo tesão por alguém do mesmo sexo. Esse tipo de informação dá uma pista de que existe algo biológico que ainda desconhecemos, que faz com que a pessoa curta alguém do mesmo sexo. Mais ou menos assim: mostra que é algo natural.

(A parte do seu post falando sobre moral eu pulo, pq né, é sua noção de moralidade e não a minha, e nesse ponto acho que em nossas discussões já ficou bem claro que não concordamos um com o outro, hehe.)
 
Creio que seja uma questão cultural também...na Antiquidade(Roma e Grécia) o homossexualismo ou bissexualismo(como são definidos hoje), eram muito naturais. A masculinidade ou a feminilidade não eram definidos pelos parceiros ou pelas atrações sexuais. Um homem ou uma mulher, poderiam ter relações com outros do mesmo sexo e não haveria discriminação por isso, não haviam taxações como gay, lésbica, etc. Homem era homem e mulher era mulher...simples.

Depois de um longo processo de mudanças nas sociedades clássicas, e com o advento das ideias judaico-cristãs, este comportamento passou a ser reprimido, ora quando há repressão e marginalização de qualquer coisa, isto tende a ser evitado e é natural que haja uma "diminuição" de casos. Em partes, pode ser um produto social, assim como a algumas décadas uma mulher ser divorciada era considerado um absurdo para a sociedade.
 
Última edição:
ah, quer dizer então que eu posso decidir começar a amar dobradinha e a detestar lasanha, ok.

não é assim.

eu posso decidir me forçar a comer dobradinha (mesmo querendo vomitar depois disso) e deixar de comer lasanha, mas não vou mudar o que eu realmente sinto por esse tipo de comida. o mesmo é válido para atração sexual (que oi, é basicamente o que define um homossexual, a atração sexual por alguém do mesmo sexo). se eu fosse gay poderia optar por reprimir meu desejo por alguém do mesmo sexo, fingir que curto alguém do sexo oposto e tocar uma vida infeliz mas "dentro dos padrões aceitos pela sociedade". mas a minha escolha não mudaria o tipo de pessoa por quem eu me atrairia. então não, ser homossexual não é uma questão de escolha.
Como eu falei, não é uma escolha desse tipo, 'vou ser jogador de futebol'. Se você ama lasanha e detesta dobradinha você tem motivos para tal, mesmo que não saiba, não entenda ou não se lembre, da mesma forma se você decidiu detestar lasanha você tem seus motivos, uma pessoa que viu o documentário de como a carne é feita e decide ser vegetariana teve um motivo para passar a odiar carne, mesmo que ela amasse churrasco com o tempo ela verá aquele pedaço de carne de uma forma diferente, com nojo, visualizando o animal sofrendo, enfim, ninguém decide detestar lasanha sem motivos, ninguém decide nada sem motivos, pois se não existe alguma razão para mudar a pessoa não irá mudar, ela não quer mudar. Você só seria capaz de adorar dobradinha se tivesse um motivo que lhe fizesse mudar sua visão com respeito a dobradinha, ou descobrisse um novo tempero, qualquer coisa, mas nunca sem motivo.
Forçar uma mudança não é certo porque você não quer aquilo de verdade, se você quiser mudar você tomará uma decisão, se sente atração sexual por alguém do mesmo sexo e acha que isso é errado você buscará entender daonde vem esta atração, se acha certo não existe motivos para mudar. Eu conheço uma amiga que decidiu deixar de ser lésbica e se consultou com uma psicóloga, que identificou o que levou ela a ter este comportamento e então ela pôde mudar, também existem os casos de "ex-gays" que mudaram por motivos religiosos, mas ainda não pesquisei nada sobre isso para poder comentar, o principal aqui é que se a pessoa se força a fazer algo que não deseja, não tem como ela mudar.


Agora, a presença de comportamento homossexual em animais nada diz a favor da moralidade os atos homossexuais realizados por seres humanos. Foi isso o que eu disse, que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Tem a ver no sentido de comprovar que o sujeito não acorda um belo dia sentindo tesão por alguém do mesmo sexo. Esse tipo de informação dá uma pista de que existe algo biológico que ainda desconhecemos, que faz com que a pessoa curta alguém do mesmo sexo. Mais ou menos assim: mostra que é algo natural.

Segundo este caso das araras, assim como a pesquisa citada, mostra que os animais não se importam com o sexo, a arara macho não formou casal com outro macho por gostar de machos, mas por necessidade de ter um par, independente do sexo.
 
Última edição:
Mas quantos homosexuais vivem em sigilo, ignorando suas próprias vontades para não se submeterem aos olhos julgadores da sociedade?
Acho que no final vai ser sim uma questão de ESCOLHA, se essa pessoa quer admitir que tem essa preferência. Enfim, acho que tudo na vida é uma questão de escolha, o simples fato de não fazer uma já não é uma escolha também?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo