• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aragorn

Nos filmes, é porque Aragorn ameaçava a posição de poder dos regentes. "Gondor has no king, Gondor needs no king". Nos livros tem um pouco disso, mas em intensidade bem menor, ele nunca chega a se opor verbalmente aos direitos reais de Aragorn, ao que me lembro. Mas Faramir relembra que mesmo na infância Boromir pensava que os regentes deveriam assumir a coroa de Gondor. Faramir ainda conjectura que, apesar de tratar Aragorn com honra, Boromir não teria se oposto a ele meramente porque não houve ocasião propícia para tanto:
This I remember of Boromir as a boy, when we together learned the tale of our sires and the history of our city, that always it displeased him that his father was not king. 'How many hundreds of years needs it to make a steward a king, if the king returns not?' he asked. 'Few years, maybe, in other places of lesser royalty,' my father answered. 'In Gondor ten thousand years would not suffice.' Alas! poor Boromir. Does that not tell you something of him?​

"It does," said Frodo. "Yet always he treated Aragorn with honour."​

"I doubt it not," said Faramir. "If he were satisfied of Aragorn’s claim, as you say, he would greatly reverence him. But the pinch had not yet come. They had not yet reached Minas Tirith or become rivals in her wars."​
 
Última edição:
Haran, pq o Boromir não se portava como sudito de Aragorn ?
Lucas, como não sei o quanto você conhece dos livros (que pra mim é o que importa), vou supor que você desconheça o que vou falar. Se conhece, me desculpe.

Elendil, pai de Isildur governou Arnor no norte e Gondor no Sul como um reino unido. Ele governaria de Arnor como alto rei dos homens. Mas ele morreu na guerra da Última Aliança, contra Sauron. Isildur então se tornou alto rei e colocou seu sobrinho para governar Gondor. Mas Isildir também morreu logo e Arnor e Gondor passaram a ser governados de forma indepentende um do outro.

No norte, Arnor se fragmentou em três reinos menores em 861 TE (Terceira Era). Dos três reinos, os antepassados de Aragorn governavam no reino de Arthedain. Os três reinos caíram, cada um no seu tempo, sendo que Arthedain durou mais tempo e com a queda deste em 1974 TE, a linhagem real no norte passou a viver como rangers, guardiões, fazendo uma vigilância velada... é dessa linhagem que aparece Aragorn.

No Sul, Gondor não se fragmentou mas um de seus reis morreu sem descendentes, Earnur, e a partir daí (2050 TE) Gondor passou a ser governado por regentes por quase mil anos, até a chegada de Aragorn.

Aragorn era descendente de Valandil, filho de Isildur, governante no Norte, não de Anárion, cujos filhos governaram Gondor. Então não era fácil aceitar um rei que descendia de Isildur e não Anárion, numa Gondor que era independente dos descendentes de Isildur já por três mil anos... três mil anos... muito tempo.

Arvedui, último rei de Arthedain, antes da queda deste reino, casou-se com Fíriel, filha do rei de Gondor, Ondoher. Ele e seus filhos homens morreram em batalha. Arvedui reclamou o reino de Gondor e tentou recriar o reino unido, sendo ele descendente do alto rei Isildur, e sendo sua esposa a herdeira de Gondor pelos costumes numenorianos. Gondor rejeitou.

Foi somente Aragorn, descendente de Fíriel e de Arvedui, portanto de Isildur, que conseguiu o feito. Como você pode ver, não era uma questão simples, um guardião no norte chegar e dizer "sou descendente de Isildur" e o primogenito do regente dizer "ah meu rei, te devo obediência". E perane Boromir Aragorn não tinha reivindicado a coroa ainda.
 
Última edição:
Uma observação curiosa:

'He is Aragorn son of Arathorn,' said Elrond; 'and he is descended through many fathers from Isildur Elendil's son of Minas Ithil.
Fellowship of the Ring Book II Chapter 2: "The Council of Elrond"
Aragon threw back his cloak. The elven-sheath glittered as he grasped it, and the bright blade of Andúril shone like a sudden flame as he swept it out.'Elendil!' he cried. 'I am Aragorn son of Arathorn and am called Elessar, the Elfstone, Dúnadan, the heir of Isildur Elendil's son of Gondor. Here is the Sword that was Broken and is forged again! Will you aid me or thwart me? Choose swiftly!'
The Two Towers Book III Chapter 2: "The Riders of Rohan"
'It is not clear to me that the will of Théoden son of Thengel even though he be lord of the Mark, should prevail over the will of Aragorn son of Arathorn, Elendil's heir of Gondor.'
The Two Towers Book III Chapter 6: "The King of the Golden Hall"
'Because Aragorn is descended in direct lineage, father to father, from Isildur Elendil's son himself. And the sword that he bears was Elendil's sword.'
The Two Towers Book IV Chapter 5: "The Window on the West"
Then Aragorn said: 'The hour is come at last. Now I go to Pelargir upon Anduin, and ye shall come after me. And when all this land is clean of the servants of Sauron, I will hold the oath fulfilled, and ye shall have peace and depart for ever. For I am Elessar, Isildur's heir of Gondor.'
Return of the King Book V Chapter 2: "The Passing of the Grey Company"
Tirando a última passagem, sempre se menciona o nome de Elendil, como se "Isildur's heir" não fosse suficiente. Isso faria sentido se Isildur nunca tivesse se tornado rei de Gondor, mas apenas de Arnor; mas é bem claro na obra que após a morte de Anárion ele reivindica soberania sobre ambos. E, já que foi ele o último a governar sobre ambos (corrijam-me se eu estiver errado), parece mais lógico - e suficiente - se falar em herdeiro de Isildur, num contexto de reivindicação ao trono dos dois reinos, do que de Elendil.

Ou talvez isso se explique porque o nome de Elendil tem uma espécie de importância na tradição e no imaginário dos homens, superior ao nome de Isildur.
 
é bem claro na obra que após a morte de Anárion ele reivindica soberania sobre ambos. E, já que foi ele o último a governar sobre ambos (corrijam-me se eu estiver errado), parece mais lógico - e suficiente - se falar em herdeiro de Isildur, num contexto de reivindicação ao trono dos dois reinos, do que de Elendil.
Concordo com isso, Isildur seria o último alto-rei do Reino Unido. Seu herdeiro deveria ter direito a essa herança. Penso que Gondor se governar de forma independente desde a morte de Isildur, por sei lá, 3 mil anos, e ver o norte se fragmentar depois sumir como reino, pode fazê-los receosos de aceitar uma reivindicação como a de Arvedui e Aragorn. O fato de o regente Denethor se matar, e o príncipe Inrahil e Faramir aceitarem a reinvindicação deve ter ajudado muito, mas Aragorn ter liderado uma luta contra Sauron foi um baita cartão de visitas.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo